1. INTRODUÇÃO
Este manual de utilização e manutenção refere-se às eletrobombas com engrenagens tipo 37000, 3400000, 3410.
É conveniente conservar o manual de forma a que não se danifique com facilidade ao longo do tempo e mantê-lo sempre à
disposição do pessoal que pretenda consultá-lo.
É possível obter mais cópias do presente manual, atualizações ou esclarecimentos, dirigindo-se diretamente ao Gabinete Técnico
Comercial da Dropsa.
O fabricante reserva-se o direito de atualizar o produto e/ou o manual de utilização e manutenção, sem obrigação de rever as
versões anteriores. É ainda possível solicitar ao Gabinete Técnico Comercial a última versão disponível, ou consultando o site
http://www.dropsa.com.
A utilização da bomba objeto do presente manual deve ser confiada a pessoal qualificado com conhecimentos básicos de
mecânica e hidráulica.
É da responsabilidade do instalador utilizar tubagens apropriadas para a instalação; a utilização de tubagens inapropriadas pode
originar problemas para a bomba, danos para as pessoas e provocar poluição.
O afrouxamento das ligações pode provocar problemas graves de segurança; realizar controlos antes e depois da instalação, e,
se necessário, apertá-las.
Não submeter a bomba, os acessórios, os tubos e as partes sob pressão a choques violentos; tubos ou acessórios danificados são
perigosos, proceder à sua substituição.
Após longos períodos de inatividade, verifique a estanqueidade de todas as peças sujeitas a pressão.
É necessário que os funcionários utilizem os dispositivos de proteção, vestuário e acessórios necessários em relação ao local e
utilização da bomba, tanto durante o trabalho como durante as operações de manutenção.
É necessário efetuar o controlo da integridade da bomba e dos acessórios que nela possam estar montados logo após a respetiva
receção. Em caso de reclamação, contactar imediatamente o gabinete comercial da Dropsa SpA.
A Dropsa S.p.A. declina quaisquer responsabilidades por danos pessoais ou materiais em caso de não observação de tudo o
previsto no presente manual.
Eventuais alterações das partes componentes do sistema ou utilização diferente do mesmo ou das respetivas partes, sem
autorização escrita por parte da Dropsa SpA, exoneram a mesma de todas as responsabilidades por danos pessoais e/ou
materiais e libertam-na da obrigação da garantia.
2. DESCRIÇÃO GERAL
Estas unidades foram realizadas com base em mais de trinta anos de experiência acumulada no campo da produção e do
desenvolvimento de bombas de engrenagens.
São muitas as possibilidades de aplicação; as bombas são autolubrificantes e são capazes de funcionar com óleo ou com
qualquer outro fluido de comprovadas capacidades lubrificantes.
É assim possível utilizá-las na área da lubrificação, da refrigeração, da hidráulica e, mais genericamente, da circulação de fluidos
para máquinas, motores e cinemática; estas unidades podem ainda ser utilizadas em sistemas de recirculação sem tornar
necessária uma filtragem especialmente fina do fluido em circulação.
Uma das caraterísticas mais relevantes destas bombas é o grande silêncio de funcionamento obtido, utilizando engrenagens com
novo design especialmente estudadas para a aplicação neste tipo de unidades.
Também foi possível, graças a um trabalho e a um acabamento especialmente cuidado, obter uma melhoria sensível do
rendimento relativamente a todas as anteriores unidades análogas.
As bombas têm os vedantes exteriores protegidos por uma junta “O” ring colocada entre o corpo da bomba e a correspondente
tampa e uma junta de lábio colocada no eixo condutor.
O corpo da bomba pompa é realizado em ferro fundido hidráulico, as engrenagens e os respetivos eixos são em aço com níquel –
cromo cementados, temperados e retificados.
O corpo da bomba de pequeno fluxo (até 500 cm³ por min) é realizado em aço sinterizado; os eixos e as engrenagens em aço
cementado e temperado com uma junta de vedação no eixo condutor.
ADVERTÊNCIAS:
Para todas as eletrobombas, apresentamos algumas das potências aplicadas aos motores em função da pressão máxima
necessária indicada na tabela. Para pressões superiores o motor deverá ser especialmente dimensionado; deve ser pedida
proposta, indicando a tensão, a pressão máxima de utilização e se é para serviço contínuo ou intermitente. (Pressão max. = 30
bar para serviço contínuo). (Pressão max. = 60 bar para serviço intermitente). Temperatura de trabalho do fluido –20 - +100
graus com óleo de baixa e média velocidade.
Mediante pedido motores elétricos à prova de explosão e diversas tensões.
Para a disponibilidade pedir sempre na Sede.