Roland S-1 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
S-1
Manual do Proprietário
Índice
2
Índice
Manual do Proprietário do S-1 ............................................. 3
Descrições do painel ................................................................ 4
Painel superior ........................................................................ 4
Painel traseiro .......................................................................... 7
Como tocar com os pads de teclado ................................. 8
Seleção e reprodução de um padrão ................................ 9
Selecionar um padrão ............................................................. 9
Configurar o andamento ...................................................... 11
Criação de sons ....................................................................... 12
Seção OSCILLATOR................................................................ 12
Seção FILTER .......................................................................... 15
Seção AMP .............................................................................. 18
Seção ENV............................................................................... 19
Seção LFO ............................................................................... 22
Seção do controlador ............................................................ 24
Seção EFX ............................................................................... 26
Criação de formas de onda originais para o oscilador (OSC
DRAW)..................................................................................... 29
Corte de uma forma de onda e enfatização dos
harmônicos (OSC CHOP) ....................................................... 31
Edição de notas, dados de performance e
movimentos ............................................................................. 32
Entrada com os pads de etapa ............................................. 34
Edição com os pads de teclado (acorde) ............................. 37
Edição de uma etapa ............................................................. 39
Inserção da performance em tempo real............................ 41
Edição de uma etapa ao mesmo tempo em que a
performance é verificada ..................................................... 42
Apagar um grupo de notas ................................................ 44
Inserir/excluir um movimento ........................................... 45
Funções úteis do sequenciador ........................................ 46
Salvar um padrão.................................................................... 48
Copiar, inicializar e recarregar um padrão .................... 49
Outras funções úteis .............................................................. 50
Uso de arpejos ....................................................................... 50
Uso da função manual........................................................... 53
Loop de etapas específicas (loop de etapa) ........................ 54
Transposição (key transpose) .............................................. 55
Controle dos parâmetros com a inclinação deste
equipamento (D-MOTION) ................................................... 56
Configuração do D-MOTION...................................................... 56
Adição de um som ascendente ou descendente à sua
performance (Riser) ............................................................... 58
Uso do metrônomo................................................................ 60
Definição da probabilidade para todo o padrão
(probabilidade mestre) ......................................................... 61
Uso de delay/reverb global .................................................. 62
Conectar um computador ou dispositivo móvel ....... 63
Restaurar as configurações originais de fábrica
(Factory Reset) ......................................................................... 65
Backup e restauração dos dados ...................................... 66
Usar as funções ........................................................................ 67
Uso dos menus ........................................................................ 70
Atribuições de botões giratórios ...................................... 73
Especificações principais ..................................................... 74
Fluxo de sinal ............................................................................ 75
Carta de implementação MIDI ........................................... 76
(Imprint) ...................................................................................... 77
Manual do Proprierio do S-1
3
Manual do Proprietário do S-1
© 2023 Roland Corporation
Descrições do painel
4
Descrições do painel
Painel superior(P.4)
Painel traseiro(P.7)
Painel superior
1. Conectores
Controlador
Explicação
Indicador CHARGE
Ao carregar pela porta USB:
laranja (aceso):carregando.
Verde (aceso): o carregamento está completo.
Verde e laranja (piscando):ocorreu um erro de carregamento. Entre em contato com o seu vendedor
ou o suporte da Roland.
https://roland.cm/roland_support
Quando não estiver carregando pela porta USB:
vermelho (aceso):a carga restante da bateria está baixa. Carregue a bateria.
* O equipamento desliga em 30 minutos.
Conector SYNC IN
Use esse conector para receber sinais de sincronização de um dispositivo externo.
Conector SYNC OUT
Use esse conector para enviar sinais de sincronização para um dispositivo externo.
Conector MIX IN
Esse é o conector de entrada de áudio.
O som dos dispositivos conectados é mixado com o som do S-1 e saída do conector MIX OUT.
Conector MIX OUT
Esse é o conector de saída de áudio.
Use para conectar um par de fones de ouvido.
Botão giratório
[VOLUME]
Ajusta o volume do áudio recebido pelos conectores MIX OUT.
* Para evitar problemas de funcionamento e falha do equipamento, sempre reduza o volume e desligue todos os
equipamentos antes de fazer qualquer conexão.
* Este produto está equipado com uma pilha de íon lítio.
Descrições do painel
5
Mesmo se não usar este produto por um período grande de tempo, você deverá recarregá-lo a cada três meses para evitar
que bateria interna de íon lítio estrague.
Faixa de temperatura ambiente durante o carregamento
5–35°C
No entanto, para que a bateria de íon lítio recarregável tenha desempenho máximo, recomendamos carregá-la em uma faixa
de temperatura de 1030 °C.
* Use cabos com plugues do tipo minifone mono para entrada/saída dos conectores SYNC IN/OUT. Não use cabos com
plugues do tipo minifone estéreo, pois eles não funcionam.
* Não conecte um dispositivo de áudio ao conector SYNC OUT. Isso pode causar mau funcionamento.
* Se um dispositivo externo estiver conectado ao conector SYNC IN, o equipamento sincronizará com os clocks recebidos pelo
conector SYNC IN, seja qual for a configuração MIDI Clock Sync.
* Use cabos com plugues tipo fone miniatura estéreo para conectar a entrada/saída dos conectores MIX IN/OUT. Não use
cabos com plugues do tipo minifone mono, pois eles não funcionam.
2.
Controlador
Explicação
Visor
Esse é um visor LED de quatro dígitos e sete segmentos.
Se um padrão for editado, um ponto acenderá no lado direito da tela.
Botão giratório
[TEMPO/VALUE]
Altera os valores mostrados no visor.
Use esse botão giratório com o botão [SHIFT] para fazer ajustes detalhados no andamento ou
ajustes maiores nos valores dos parâmetros.
Botão [
ø
] (PLAY)
Reproduz o padrão.
Pressione o botão de novo para interromper a reprodução.
Botão [
ó
] (REC)
Muda o equipamento para o modo de espera de gravação.
A gravação começa quando a reprodução do padrão começa.
Ao pressionar um pad de teclado ou girar um botão, a nota ou a alteração de parâmetro
correspondente é gravada no sequenciador de etapas.
3.
Seção
Controlador
LFO
Botão giratório [RATE]
Botão giratório [WAVE
FORM]
(onda dente de serra),
(onda dente de serra invertida),
(onda triangular),
(onda quadrada),
RND (aleatório),
OSCILLATOR
Botão giratório [RANGE]
Botão giratório [LFO]
Botão giratório [ ] (onda
quadrada)
Botão giratório [ ] (onda
dente de serra)
Botão giratório [SUB]
Botão giratório [NOISE]
FILTER
Botão giratório [FREQ]
Botão giratório [RESO]
Botão giratório [LFO]
Botão giratório [ENV]
ENV
Botão giratório [ATTACK]
Botão giratório [DECAY]
Botão giratório [SUSTAIN]
Botão giratório [RELEASE]
EFX
Botão giratório [DELAY]
Descrições do painel
6
Seção
Controlador
Botão giratório [REVERB]
Botão [D-MOTION]
(DESTINATION)
ângulo de inclinação do equipamento.
Para mais informações, consulte “Controle dos parâmetros com a inclinação
deste equipamento (D-MOTION)(P.56)”.
* Ao usar o D-MOTION, segure bem ambos os lados do equipamento e tome
cuidado para não dobrar excessivamente os cabos conectados.
Use essa função com o botão [SHIFT] para abrir a tela DESTINATION, onde você
Botão [PATTERN] (STEP
LOOP)
Botão [STEP] (KEY
TRANSPOSE)
pads de etapa [1][16].
Ao girar os botões enquanto mantém pressionado o botão [SHIFT], você pode acessar parâmetros de timbres diferentes dos
parâmetros normais. Também é possível verificar o valor de configuração sem modificá-lo.
Para mais informações, consulte “Atribuições de boes giratórios(P.73)”.
4.
Controlador
Explicação
Botão [SHIFT]
Mantenha pressionado o botão [SHIFT] enquanto pressiona botões diferentes para definir os parâmetros
e executar diferentes funções.
Botão [HOLD]
(MANUAL)
Liga/desliga a função de hold do pad de teclado.
Pressione os botões [SHIFT] + [HOLD] para operações manuais. Com isso, as posições atuais dos botões
serão aplicadas ao timbre do padrão selecionado.
Somente os parâmetros que podem ser acessados pelos botões do painel superior são aplicados ao
padrão.
* Isso não tem efeito nos parâmetros definidos em combinação com o botão [SHIFT] (Atribuições de
botões giratórios(P.73) ).
Pads do teclado
Use-os para tocar notas como um teclado comum ou para especificar uma escala e gravar no
sequenciador.
Quando o botão [STEP] está aceso, as teclas brancas funcionam como pads de etapa [1][16].
Você também pode usar os pads com o botão [SHIFT] para definir os parâmetros e executar diferentes
funções.
Consulte “Usar as funções(P.67)” e “Uso dos menus(P.70)” para uma visão geral.
Descrições do painel
7
Painel traseiro
A. Interruptor [POWER]
Liga/desliga o equipamento.
B. Porta USB (USB tipo C®)
Use um cabo USB 2.0 (tipo A a C) disponível comercialmente para conectar essa porta ao computador.
Ela pode ser usada para transferir dados de áudio do USB e MIDI USB.
* Não use um cabo USB projetado apenas para carregamento. Os cabos que servem apenas para recarga não podem
transmitir dados.
Se a unidade for alimentada pela porta USB, a bateria será carregada. Para verificar o status da bateria, consulte Indicador
CHARGE(P.4)”.
* Ao carregar este equipamento, conecte-a à porta USB do computador ou use um adaptador de energia USB disponível
comercialmente (pelo menos 5 V, 500 mA).
Não use um adaptador de energia USB de carregamento rápido (que produz tensões superiores a 5 V) para carregar este
equipamento, pois isso poderá causar problemas de funcionamento.
* Carregue o dispositivo usando o cabo USB que veio incluído.
C. Conectores MIDI IN/MIDI OUT
Use o TRS/TRS (BCC-1-3535 ou BCC-2-3535 vendido separadamente) ou TRS/MIDI (BMIDI-5-35, BMIDI-1-35 ou BMIDI-2-35, vendido
separadamente) para conectar este equipamento a um dispositivo MIDI externo.
Para fazer este equipamento tocar em sincronia com um dispositivo MIDI, conecte os dispositivos com um cabo MIDI disponível
comercialmente.
* o conecte dispositivos de áudio a esses conectores. Isso pode causar mau funcionamento.
Como tocar com os pads de teclado
8
Como tocar com os pads de teclado
Logo após ligar o equipamento, você pode usar os pads de teclado para tocar notas.
Troca de oitava
1.
Mantenha o botão [SHIFT] pressionado e pressione os pads [OCT-] [OCT+].
Faixa de ajuste: -4 a +4 oitavas
Ao manter o botão [SHIFT] pressionado e pressionar o pad [OCT-] e [OCT+], você pode redefinir a configuração de oitava (como
zero). (Ver. 1.02)
Seleção e reprodução de um padrão
9
Seleção e reprodução de um padrão
Selecionar um padrão(P.9)
Configurar o andamento(P.11)
Selecionar um padrão
O que é um padrão?
No S-1, os dados de performance (sequência) no sequenciador, bem como os timbres (sons) usados na performance, são tratados
em conjunto como um único conjunto de dados.
Isso é chamado de “padrão”.
Os padrões são organizados em bancos (14) e números (116), totalizando 64 padrões.
Esse equipamento contém os seguintes dados por padrão de fábrica.
Número do banco
Explicação
1-01–1-16
Padrões predefinidos (podem ser substituídos)
2-01 – 4-16
Padrões vazios
1.
Mantenha o botão [PATTERN] pressionado e pressione os pads [1][4] para selecionar um banco.
O pad do banco selecionado acende enquanto o botão [PATTERN] está pressionado, e os pads dos outros bancos piscam.
Se você mantiver o botão [PATTERN] pressionado e remover o dedo do botão sem selecionar um banco, poderá prosseguir
para a etapa 2 (selecionar o número) sem alterar o banco.
2.
Tire o dedo do botão [PATTERN] e use os pads [1][16] para selecionar o número.
O padrão selecionado enquanto outro estiver tocando será especificado como o padrão a ser reservado (tocado em
seguida).
Assim que o padrão atual terminar de tocar, o próximo padrão reservado começará a tocar automaticamente.
Seleção e reprodução de um padrão
10
Quando ativado, o botão [PATTERN] acende.
1.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para selecionar um padrão.
Você também pode usar os pads [1][16] para selecionar o número.
Seleção e reprodução de um padrão
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Configurar o andamento
1.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para definir o andamento.
Mantenha pressionado o botão [SHIFT] e gire o botão [TEMPO/VALUE] para ajustar detalhadamente o valor.
O valor pode ser ajustado (afinado) em incrementos de 0.1.
Criação de sons
12
Criação de sons
O S-1 apresenta várias funções que podem ser usadas para criar sons. Os timbres criados são salvos em cada padrão.
Os dados de performance e os timbres das configurações de fábrica (predefinições) são salvos nos padrões 1-01 a 1-16.
Se quiser criar um som do zero, recomendamos selecionar um padrão vazio de 2-01 em diante ou inicializar um padrão.
ØSelecionar um padrão(P.9)
ØInicializar um padrão(P.49)
Seção OSCILLATOR(P.12)
Seção FILTER(P.15)
Seção AMP(P.18)
Seção ENV(P.19)
Seção LFO(P.22)
Seção do controlador(P.24)
Seção EFX(P.26)
Criação de formas de onda originais para o oscilador (OSC DRAW)(P.29)
Corte de uma forma de onda e enfatização dos harmônicos (OSC CHOP)(P.31)
Seção OSCILLATOR
A seção OSCILLATOR apresenta um oscilador (doravante “OSC”) com uma altura (frequência) variável. O OSC gera a forma de onda
básica usada como fonte de som do sintetizador.
Forma de onda
Características da forma de onda
Estrutura harmônica
Onda dente de serra
(Sawtooth)
As ondas dente de serra são compostas por uma senoide
fundamental e as senoides dos harmônicos inteiros, todas em
uma proporção fixa.
Essas ondas são estruturadas da maneira mostrada no gráfico
à direita. A onda inclui o enésimo harmônico em um volume
de 1/n, com a onda fundamental considerada como “1”.
Onda quadrada (Square)
As ondas quadradas são compostas por uma senoide
fundamental e as senoides dos harmônicos ímpares, todas em
uma proporção fixa.
Para o enésimo harmônico, as ondas senoidais são incluídas
na proporção de 1/n, a mesma que para a onda dente de
serra.
No entanto, os harmônicos pares são deixados de lado.
Criação de sons
13
Forma de onda
Características da forma de onda
Estrutura harmônica
Onda quadrada assimétrica
Para ondas quadradas assimétricas, a composição harmônica
muda muito dependendo da proporção das larguras superior
e inferior.
Como característica, essas formas de onda perdem o enésimo
harmônico quando a largura superior é 1/n da totalidade.
O gráfico à direita mostra que com uma largura de 1/3 (33%),
o terceiro, sexto e nono harmônicos são perdidos.
Botão giratório [RANGE]
Esse botão giratório alterna entre as faixas de frequência do oscilador.
Ao alternar as configurações de 64’ até 2’, você pode alterar a faixa tonal em oitavas.
Quando definido como 8’, a afinação do dó mais grave (pad de teclado [2]) é equivalente ao dó central (número da nota MIDI: 60)
em um piano (com Transpose definido como “0”).
Você pode girar o botão [RANGE] enquanto mantém pressionado o botão [SHIFT] para alterar a afinação em uma faixa de ±1
oitava (isso funciona como um botão giratório FINE TUNE).
Configuração da fonte de controle de largura de pulso (PWM SRC)
O que é “largura de pulso”?
Uma onda quadrada com larguras superior e inferior diferentes é chamada de “onda quadrada assimétrica”. “Largura de pulso” se
refere à dimensão da largura superior em comparação à onda inteira, expressa em porcentagem.
Esse valor influencia muito a estrutura harmônica, assim como o som.
Essa largura de pulso é usada em um valor predefinido fixo, mas você pode aplicar alterações baseadas em tempo à largura de
pulso com o LFO ou o sinal do gerador de envelope.
Isso é chamado de “modulação por largura de pulso” (PWM).
Use a chave de fonte de PWM para selecionar se quer usar um valor predefinido fixo para a largura de pulso (“NAn) ou aplicar
alterações baseadas em tempo usando os sinais LFO (“LFO”) o ou gerador de envelope (Env”).
1.
Mantenha o botão [SHIFT] pressionado e pressione o pad [PWM SRC].
2.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para editar o valor.
Valor
Explicação
Env
Mudanças pelo sinal do gerador de envelope ao longo do tempo.
Use o botão giratório PWM DEPTH para ajustar a profundidade do efeito.
NAn
Especifica um valor fixo, definido em PWM DEPTH.
LFO
Mudanças pelo sinal do LFO ao longo do tempo.
Configuração do valor de largura de pulso ou modulação (PWM DEPTH)
Veja como definir o valor da largura de pulso e a profundidade da modulação.
1.
Mantenha o botão [SHIFT] pressionado e pressione o pad [PWM DEPTH].
2.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para editar o valor.
Valor
Explicação
0–255
Defina o valor da largura de pulso quando PWM SOURCE é “NAn”.
Ao usar a configuração “LFO” ou “Env”, a profundidade da modulação é ajustada.
Criação de formas de onda originais para o oscilador (OSC DRAW)
Ø Criação de formas de onda originais para o oscilador (OSC DRAW)(P.29)
Criação de sons
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Corte de uma forma de onda e enfatização dos harmônicos (OSC CHOP)
Ø Corte de uma forma de onda e enfatização dos harmônicos (OSC CHOP)(P.31)
Botão giratório [LFO]
Esse botão ajusta a intensidade da modulação, ao usar o sinal do modulador da seção LFO para controlar a frequência
fundamental (altura) do OSC.
O método de alteração depende da configuração do botão giratório [WAVE FORM] na seção LFO.
Mixagem da saída do oscilador (mixer de origem)
Quatro formas de onda sempre são enviadas do OSC e você pode mixar seus níveis na proporção que desejar. A saída do mixer de
origem é enviada para a seção FILTER.
Controlador
Explicação
Botão giratório [ (onda quadrada)]
Ajusta o nível da onda quadrada ou a forma de onda original criada pelo OSC
DRAW.
Botão giratório [ (onda dente de
serra)]
Ajusta o nível da onda dente de serra.
Botão giratório [SUB]
Ajusta o volume do suboscilador.
Botão giratório [NOISE]
Ajusta o volume do ruído.
Seleção da forma de onda de saída para o suboscilador (SUB OCT)
Veja como selecionar a forma de onda de saída para o suboscilador.
1.
Mantenha o botão [SHIFT] pressionado e pressione o pad [SUB OCT].
2.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para editar o valor.
Valor
Explicação
-2o.A
Forma de onda assimétrica -2 oitavas
-2oc
Forma de onda simétrica de -2 oitavas
-1oc
Forma de onda simétrica de -1 oitava
Seleção de uma forma de onda de saída de ruído (Noise Mode)
Veja como selecionar a forma de onda de saída do ruído.
1.
Mantenha o botão [SHIFT] pressionado e pressione o pad [15] (MENU).
2.
Use o botão giratório [TEMPO/VALUE] para selecionar “nS.Nd” (Noise Mode) e pressione o pad [2]
(ENTER).
3.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para editar o valor.
Valor
Explicação
Pink
Ruído rosa
ľhit
Ruído branco
Criação de sons
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Seção FILTER
A seção FILTER é usada para reduzir ou enfatizar os componentes harmônicos do som original mixado na seção OSC e para alterar
o timbre.
Isso permite passar as frequências mais graves cortando as frequências mais agudas (LPF: filtro passa-baixa).
Botão giratório [FREQ]
Esse botão define o ponto de corte (frequência de corte) do filtro.
Girar o botão no sentido anti-horário corta as frequências mais agudas e aproxima o formato de onde de uma senoide. Na
configuração mínima, não há som.
Botão giratório [RESO] (Resonance)
Enfatiza as frequências em torno do ponto de corte definido usando o botão giratório [FREQ].
Girar o botão no sentido horário enfatiza componentes harmônicos específicos, adicionando personalidade ao som.
Em especial, ao mover o ponto de corte enquanto a ressonância aumenta, você pode obter um som exclusivo dos sintetizadores.
Além disso, se você aumentar a ressonância ao máximo, o filtro oscilará no ponto de corte.
Botão giratório [LFO]
Ele ajusta a intensidade (profundidade) ao controlar o ponto de corte do filtro com o sinal do modulador da seção LFO.
O método de alteração do ponto de corte depende da configuração do botão giratório [WAVE FORM] na seção LFO.
Botão giratório [ENV] (profundidade do envelope)
Ele ajusta a intensidade (profundidade) ao controlar o ponto de corte do filtro com o sinal do gerador do envelope.
Gire o botão no sentido horário para alterar o ponto de corte do filtro de acordo com o padrão ADSR (a combinação de
configurações para os quatro botões na seção ENV), definido previamente para cada nota tocada.
Use para alterar o som em um curto período em notas únicas.
Alteração do ponto de corte de acordo com a nota (FILTER KYBD: siga o teclado
do filtro)
Esse parâmetro ajusta a intensidade (profundidade) ao controlar o ponto de corte do filtro com os sinais de altura da nota gerada
pelo teclado.
Ao fazer o ponto de corte seguir a afinação das notas tocadas, você pode manter os mesmos componentes harmônicos.
Por exemplo, ao tocar uma nota aguda enquanto o ponto de corte está definido para uma faixa de frequência mais grave, o ponto
de corte não muda mesmo quando a frequência fundamental muda, criando assim grandes mudanças no som.
Se não quiser que isso aconteça, aumente o valor de acompanhamento do teclado do filtro.
1.
Mantenha o botão [SHIFT] pressionado e pressione o pad [7] (FILTER KYBD).
2.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para editar o valor.
Valor
Explicação
0–255
Altera o ponto de corte do filtro de acordo com as notas tocadas no teclado.
Valores maiores fazem com que os componentes harmônicos mudem menos em resposta às notas tocadas.
Um valor de “255” faz com que o ponto de corte siga perfeitamente a nota.
Criação de sons
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Ponto de corte (frequência de corte)
Criação de sons
17
Ressonância
Criação de sons
18
Seção AMP
Essa seção controla o volume do som, permitindo alterar o ataque e o decaimento controlando o sinal de saída do gerador de
envelope padrão.
Troca entre as fontes de controle AMP
Siga este procedimento ao selecionar se quer controlar o AMP usando o sinal do gerador de envelope (“Env”) ou o sinal de gate
(“GAtE”).
1.
Mantenha o botão [SHIFT] pressionado e pressione o pad [AMP].
2.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para editar o valor.
Valor
Explicação
GAtE
Controla o AMP usando o sinal do gate.
Env
Controla o AMP usando o sinal do gerador de envelope.
Criação de sons
19
Seção ENV
Essa seção cria sinais de controle alterar o som com base no tempo.
Esses sinais são gerados ao tocar os pads de teclado. Os sinais controlam as seções FILTER e AMP para alterar o som e o volume de
cada nota que você toca ao longo do tempo.
Botão giratório [ATTACK] (A)
Esse botão define o tempo (de ataque) que leva para o sinal de controle atingir o nível de pico depois de o pad de teclado ser
pressionado.
Botão giratório [DECAY] (D)
Esse botão define o tempo (de decaimento) que leva para o sinal de controle atingir o nível de sustentação após atingir o nível de
pico.
O tempo de decaimento está intimamente relacionado ao nível de sustentação. Ao ajustar o botão giratório [DECAY] enquanto a
sustentação está definida no nível mais alto, o formato do envelope não muda.
Botão giratório [SUSTAIN] (S)
Esse botão define o nível de sustentação, que é o nível em que o som permanece depois que o envelope atinge o pico.
O nível é mantido enquanto o pad de teclado estiver pressionado.
Botão giratório [RELEASE] (R)
Esse botão define o tempo (de liberação) que leva para o sinal de controle cair para zero (onde o envelope chega ao fim) depois
que o pad de teclado é liberado.
Criação de sons
20
Configurações ADSR e formas de onda de envelope
Quando os botões giratórios [ATTACK], [DECAY], [SUSTAIN] e [RELEASE] estão definidos como “0”, uma onda de pulso
extremamente curta é gerada, produzindo um ruído de clique.
Seleção do sinal usado para controlar o envelope (ENV TRG: envelope trigger)
Siga este procedimento para selecionar o sinal usado para controlar o gerador de envelope.
1.
Mantenha o botão [SHIFT] pressionado e pressione o pad [ENV TRG].
2.
Gire o botão [TEMPO/VALUE] para editar o valor.
Valor
Explicação
LFO
LFO
O gerador de envelope opera repetidamente, seguindo a taxa LFO (ciclo) do modulador.
Nessa configuração, o envelope repete a fase de ataque enquanto o pad de teclado é pressionado e o envelope para
quando ele é liberado.
Cada vez que você toca um pad de teclado novamente (depois de tirar completamente o dedo de um pad e tocar o
próximo pad), o envelope retorna ao início (fase de ataque), independentemente do que está acontecendo com o LFO.
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Tipo
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