KTM Válvulas de esfera flutuante e corpo de duas peças OM-2 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
AVISO
• Durante o manuseamento das válvulas,
devem ser dimensionados e selecionados os
equipamentos e acessórios corretos (cabos
de elevação, elementos de ligação, guinchos,
etc.), tendo em consideração o peso individual
e/ou total das válvulas indicado na nota de
embalagem e/ou guia de remessa.
• A elevação e o manuseamento apenas
devem ser efetuados por pessoal qualificado.
A elevação inadequada pode provocar a
deformação ou avaria da válvula devido a queda.
• Não elevar as válvulas através da utilização
de pontos ou olhais de elevação situados no
atuador, dado que estes pontos/olhais de
elevação se destinam apenas ao atuador.
• Não elevar a válvula pela sua alavanca
manual, dado que estas alavancas não estão
dimensionadas para suportar o peso total
da válvula. A realização desta operação pode
provocar a fratura da alavanca ou o seu
desprendimento da válvula, resultando numa
eventual danificação da válvula ou acidente.
• Evitar a elevação sobre pessoas ou
equipamentos, ou sobre quaisquer outros
bens que possam sofrer eventuais danos ou
acidentes pessoais, no caso de queda da carga
do equipamento de manuseamento.
KTM VÁLVULAS DE ESFERA FLUTUANTE E CORPO DE DUAS PEÇAS OM-2
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
SECÇÃO 1 - ARMAZENAGEM
1.1 Preparação e conservação para
armazenagem
Todas as válvulas devem ser embaladas
adequadamente, por forma a proteger as peças
que estão sujeitas a deterioração durante
o transporte e armazenagem no local. Em
particular, devem ser tomadas as seguintes
precauções:
• As válvulas devem ser embaladas com a
esfera na posição aberta.
• A face de vedação da flange (ressalto) deverá
ser protegida com uma camada de óleo
protetor adequado.
As extremidades da válvula devem ser
protegidas com discos de vedação apropriados.
O tipo de embalagem deve ser definido na
Nota de Encomenda e deve ser apropriado
para garantir o transporte em segurança até
ao destino final e uma eventual armazenagem
antes da instalação. A embalagem e/
ou coberturas devem ser mantidas até
imediatamente antes da instalação.
1.2 Requisitos de manuseamento
1.2.1 Válvulas embaladas
Grades: Deve ser utilizado equipamento de
manuseamento apropriado para
grades, de modo a impedir danos
nas válvulas embaladas em grades.
Caixas: O manuseamento de válvulas
embaladas em caixas de cartão deve
ser realizado com extremo cuidado,
marcando especificamente os pontos
de elevação e a posição do centro de
gravidade.
1.2.2 Válvulas não embaladas
• O manuseamento de válvulas retiradas da sua
embalagem original necessita de ser efetuado
com proteção exterior adicional, de modo a
evitar a danificação das superfícies maquinadas.
Utilizar paletes, sempre que apropriado.
• Durante o manuseamento de válvulas de
grandes dimensões, devem ser utilizadas
ferramentas apropriadas (suportes, ligas,
cintas, cordas) para prender as válvulas de
modo seguro; e as cargas de elevação devem
estar equilibradas, de modo a evitar a sua
queda ou deslocação durante o processo de
manuseamento.
AVISO
As válvulas de macho esférico são expedidas
com a esfera na posição totalmente aberta e
devem ser armazenadas tal como se encontram.
A colocação da esfera noutras posições ou na
posição entreaberta durante um período de tempo
prolongado pode provocar fugas através da sede.
1.3 Armazenagem e conservação antes da
instalação
A armazenagem das válvulas deve ser realizada
de acordo com os seguintes critérios:
• O local de armazenagem deve estar limpo e
seco.
• A esfera deve estar na posição aberta
e as faces das extremidades devem
estar protegidas com discos de vedação
apropriados.
• Devem ser efetuadas inspeções periódicas à
área de armazenagem, para verificar se as
condições acima referidas são mantidas.
NOTA
• Não colocar a embalagem consignada diretamente
no solo.
• Não expor as embalagens consignadas à chuva/
vento ou diretamente à luz solar.
• Pode-se considerar a armazenagem numa zona
aberta durante um período de tempo limitado
apenas no caso das válvulas possuírem uma
embalagem apropriada (embaladas em caixotes
cobertos com folhas de vinilo para proteção contra
a chuva, vento, poeira, etc., e o conteúdo bem
protegido com sacos de acondicionamento).
• Armazenar num local seco e bem ventilado.
• Se estiver prevista a armazenagem durante
um período de tempo prolongado, os sacos de
dessecante (caso sejam fornecidos) devem ser
substituídos a cada 6 meses.
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As presentes instruções devem ser lidas e compreendidas integralmente
antes da instalação
O transporte de todas as válvulas e
componentes embalados deve ser efetuado de
modo seguro e cumprindo as regulamentações
de segurança locais. Prestar particular atenção
aos limites de elevação do equipamento de
manuseamento em relação ao peso total das
válvulas embaladas e não embaladas.
• Devem ser sempre observados e cumpridos
todos os regulamentos de segurança locais.
2
KTM VÁLVULAS DE ESFERA FLUTUANTE E CORPO DE DUAS PEÇAS OM-2
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
2 INSTALAÇÃO
2.1 Preparação antes da instalação
• Remover a válvula da embalagem de
expedição (caixa ou palete) com cuidado,
para evitar qualquer danificação da válvula
e do atuador (assim como acessórios, onde
aplicável).
• Antes da instalação, remover os discos de
vedação da flange. Limpar o interior da
válvula utilizando uma linha de ar que inclua
um filtro de ar apropriado. Assegurar-se
que não existem objetos sólidos, tais como
pedaços de madeira, plástico ou materiais de
embalagem no interior da válvula ou sobre a
sede da válvula.
• Confirmar que os materiais de fabrico
listados nas chapas de características da
válvula são apropriados para o serviço
pretendido e que estão de acordo com o
especificado. Em caso de dúvida, contactar a
KTM ou o representante Emerson local.
• Definir a orientação de montagem preferida,
no que se refere à pressão do sistema. A
seta no corpo auxilia a identificar o lado a
montante (alta pressão) e o lado a jusante
(baixa pressão).
• Assegurar que todos os pernos roscados
e porcas da junta do corpo estão bem
apertados.
AVISO
• Verificar se o sentido do fluxo na linha
corresponde ao da seta indicada no corpo da
válvula. As válvulas sem seta são bidirecionais.
• Consultar o Manual de Utilizador do Atuador
para a preparação do atuador.
2.2 Instruções de Instalação
• As válvulas de macho esférico são
normalmente instaladas em tubagens
horizontais, com a haste para cima.
No entanto, não existem limitações
relativamente à orientação da tubagem ou da
haste.
• Salvo recomendação em contrário da KTM,
a válvula deve ser instalada com a esfera
na posição aberta, para assegurar que os
anéis da sede não são danificados durante a
instalação.
• Deve-se ter um cuidado particular com as
válvulas equipadas com atuadores de "fecho
em caso de falha".
• Para temperaturas de funcionamento
superiores a 200°C (392°F), é recomendado o
isolamento térmico do corpo da válvula, para
proteger o atuador/acessórios do calor acima
da gama de temperatura recomendada.
• O manuseamento e a elevação das válvulas
durante a instalação DEVEM ser efetuadas
seguindo os mesmos critérios e instruções
descritos nos pontos 1.2. e 1.3.
2.3 Verificação da válvula antes do arranque
• Apertar a porca do bucim apenas o suficiente
para impedir a fuga através da haste.
O aperto exagerado diminuirá a duração do
empanque e aumentará o binário de serviço.
Não é necessário apertar excessivamente
os pernos roscados/porcas para garantir a
estanquidade da junta.
• Verificar o funcionamento da válvula,
manobrando-a para as posições "totalmente
aberta" e "totalmente fechada". A esfera da
válvula move-se no sentido horário durante
o fecho.
IMPORTANTE
• Recomenda-se a realização de uma sopragem
da tubagem antes da instalação da válvula. No
caso desta operação não ser possível, a válvula
deve permanecer na posição aberta até a
sopragem ser efetuada.
• Durante a realização dos testes de pressão
à tubagem, a válvula deve estar na posição
totalmente ou semiaberta. Verificar se existem
indícios de fugas através da junta da flange e no
bucim durante os testes de pressão.
• Se o sistema de tubagem for pressurizado com
água para realização dos testes, e se o sistema
de tubagem tiver sido fechado durante um
período de tempo longo após os testes, deve ser
adotada a seguinte recomendação:
1. Utilizar um inibidor de corrosão na água para
pressurizar o sistema de tubagem.
2. Após os testes, o sistema de tubagem deve
ser despressurizado e a água deve ser
drenada completamente.
3. Assegurar-se que o inibidor de corrosão não
deixa resíduos dentro do sistema, dado que as
partículas podem danificar as superfícies de
vedação da válvula.
AVISO
Durante a realização da prova de pressão à
tubagem, deve-se ter o cuidado de não colocar
a válvula na posição fechada, para evitar uma
sobrecarga de pressão que pode causar a
deformação da sede e a fuga através da sede.
3
15 - 25 25 4.9 1.000 - 25 m/m
40 - 50 31 6.5 1.000 - 25 m/m
65 - 100 39 8.0 1.000 - 25 m/m
150 - 200 - - 1.000 - 25 m/m
15 (½) 13 - 18 M8 18 - 23 M8 2 4
20 (¾) 13 - 18 M8 18 - 23 M8 2 4
25 (1) 27 - 35 M10 36 - 46 M10 3 6
40 (1½) 13 - 18 M8 36 - 46 M10 7 15
50 (2) 27 - 35 M10 61 - 77 M12 7 15
65 (2½) 49 - 54 M12 93 - 123 M14 16 30
80 (3) 49 - 54 M12 93 - 123 M14 16 30
100 (4) 75 - 86 M14 148 - 187 M16 19 40
150 (6) 118 - 131 M16 385 - 488 M22 19 40
200(8) 220 - 270 M20 492 - 625 M24 32 65
KTM VÁLVULAS DE ESFERA FLUTUANTE E CORPO DE DUAS PEÇAS OM-2
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
3 INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO
Tanto a alavanca manual como a direção
das faces paralelas na extremidade da haste
indicam as posições aberta ou fechada da
válvula de macho esférico KTM. Para válvulas
com comando por redutor, a posição é indicada
pelo indicador de seta (consultar a figura).
Um movimento excessivo para além do curso
durante a operação de manuseamento pode
quebrar a alavanca, ferir o operador e/ou
deformar o batente ou a haste, o que pode
provocar uma fuga através da sede.
As instruções seguintes auxiliam a
proporcionar um serviço satisfatório de longa
duração.
1. Realizar uma verificação periódica à válvula.
2. No caso de válvulas motorizadas, obedecer
sempre às instruções específicas fornecidas
pelo fabricante do atuador.
3. Nunca alterar a regulação do binário e/
ou dos interruptores de fim de curso
fixada durante o ensaio final realizado pelo
fabricante.
4. Nunca alterar a regulação dos batentes
mecânicos de posição da caixa redutora.
Dispositivo de bloqueio (opcional)
Pode ser fornecido um dispositivo de bloqueio
para impedir a manobra não autorizada.
Posição aberta
Posição fechada
Parafusos de Regulação
Indicador
DIMENSÕES DA CAVILHA DE BLOQUEIO (OPÇÕES) mm
Diâmetro nominal da válvula
(passagem total)
Dimensões da cavilha Número alfa do diâmetro
nominal do cadeadoL d
Cadeado
4 MANUTENÇÃO
Não é necessária manutenção de rotina, com
exceção da inspeção periódica para assegurar
um funcionamento satisfatório.
4.1 Manutenção do empanque do bucim
Caso sejam observados indícios de fuga,
através do empanque do bucim, apertar as
porcas do bucim lenta e uniformemente, até
eliminar a fuga. Não apertar excessivamente
as porcas do empanque. O aperto excessivo
aumentará o binário necessário para manobrar
a válvula. Seguir a tabela de binários para se
assegurar que é utilizado o binário correto
durante o aperto da porca do bucim.
BINÁRIO DE APERTO PARA A JUNTA DO CORPO E BUCIM
Junta de vedação do corpo Caixa
Classe 150 300 150 e 300
Mat. do empanque
RTFE ou carbono macio PTFE Carbono macio
Dimensões da
válvula
mm (polegadas)
Binário de aperto standard* (Nm)
Dimensões
do parafuso
Dimensões
do parafuso
* Standard para a sede Macia (E), sede de Grafite e sede de Metal
4
KTM VÁLVULAS DE ESFERA FLUTUANTE E CORPO DE DUAS PEÇAS OM-2
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
Substituir o empanque quando necessário.
• Remover o comando por alavanca ou por
redutor, freio e batente.
• Remover os parafusos do bucim e flange.
• Substituir o empanque.
Inverter o procedimento.
Parafuso do bucim
Batente
Freio
Parafuso do bucim
Flange do bucim
Empanque
Haste
Parafuso
do bucim
Flange do
bucim
Empanque
Haste
Batente
Parafuso
do bucim
EB11 - 15mm - 100mm
EB12 - 15mm - 100mm
EB11 - 150mm - 200mm
EB12 - 150mm - 200mm
EB21 - 150mm - 250mm
EB22 - 150mm - 250mm
Junta
Parafuso
Porca
NOTA
A haste foi concebida como "anti-ejectável" para
melhorar a segurança durante o funcionamento
do sistema. Isto significa que a haste não pode ser
removida a partir do corpo da válvula através da parte
superior do corpo. Esta tem que ser removida a partir
do interior do corpo da válvula.
4.2 Manutenção da junta de vedação do corpo
Qualquer indício de fuga através da junta
de vedação do corpo deve ser solucionada
imediatamente, através do aperto das porcas
dos pernos, até eliminação da fuga. Seguir a
tabela de binários para se assegurar que é
utilizado o binário correto durante o aperto da
porca do bucim.
AVISO
Antes de remover a válvula da tubagem,
assegurar-se que o sistema foi totalmente
despressurizado e que foram drenados quaisquer
fluidos perigosos eventualmente presentes. A não
observância deste procedimento poderá provocar
danos pessoais graves e/ou a danificação da
válvula.
4.3 Desmontagem da válvula
Consultar o(s) desenho(s) de construção
da(s) válvula(s) respetiva(s) na(s) página(s)
seguinte(s) durante a desmontagem. Os
números das peças variam ligeiramente,
dependendo da dimensão da válvula, mas as
estruturas básicas são idênticas.
A válvula deverá estar na posição semiaberta.
• Antes da desmontagem da válvula,
assegurar-se que esta foi descontaminada
de quaisquer gases ou fluidos nocivos e que
se situa dentro de uma gama de temperatura
segura para a realização da intervenção de
manutenção.
• Rodar a esfera para a posição fechada.
• Desapertar as porcas sextavadas e remover
a tampa do corpo, do corpo. A sede e a junta
podem ser em seguida facilmente removidas.
• Remover cuidadosamente a esfera e a sede,
de modo a impedir a danificação da face de
vedação da esfera.
• Remover o freio da haste com um par de
pinças e remover os parafusos do bucim.
Bater na extremidade superior da haste
com um martelo de plástico e retirá-la pelo
interior do corpo.
Batente
Tampa do
bucim
5
15 (½) 2 - 6 5 - 10 15 7
20 (¾) 3 - 8 6 - 12 19 7
25 (1) 3 - 9 8 - 14 23 11
40 (1½) 6 - 16 19 - 29 38 20
50 (2) 8 - 22 21 - 35 55 25
65 (2½) 14 - 40 39 - 65 88 35
80 (3) 20 - 60 45 - 85 125 40
100 (4) 37 - 110 76 - 149 225 55
150 (6) 104 - 310 170 - 374 525 100
200 (8) 167 - 500 265 - 598 1000 150
KTM VÁLVULAS DE ESFERA FLUTUANTE E CORPO DE DUAS PEÇAS OM-2
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
4.4 Remontagem da válvula
Esta tarefa deverá ser realizada por inversão do
procedimento de desmontagem mencionado
anteriormente. Além disso, devem ser
observados os seguintes pontos:
• Como ilustrado no diagrama, deslizar o
casquilho da haste sobre a haste; fixar de
modo que este não se desloque na haste.
Em seguida, introduzi-lo no bucim a partir do
interior do corpo.
Introduzir o empanque (consultar o ponto 4.1.)
e apertar ligeiramente os parafusos do bucim.
• Dado que quando a válvula é desmontada as
juntas antigas estão por vezes aderentes ao
corpo e à tampa do corpo, os restos dessas
juntas devem ser raspados completamente e
as superfícies de vedação devem ser limpas
antes da colocação de juntas novas.
• Quando introduzir a esfera no corpo
da válvula, segurar a haste na posição
"FECHADA", como no caso da desmontagem
e efetuar a introdução no modo inverso da
desmontagem.
• Apertar a tampa do corpo com a esfera na
posição "FECHADA". As porcas defronte
umas das outras são apertadas na diagonal
e de modo uniforme, com força idêntica,
tomando-se o devido cuidado para evitar um
aperto maior de um dos lados.
• Ter cuidado durante a remontagem da
válvula, dado que a sua abertura e fecho
variam em função da face correta do
batente (indicando ABERTA e FECHADA) ser
devidamente colocada virada para cima.
• Verificar o binário de serviço da válvula isento
de carga, a seco, antes do teste de pressão.
Assegurar-se que o binário medido está
na gama da tabela de binário standard. Na
eventualidade do binário ser superior ao
binário standard para válvulas de macho
esférico com sede de metal e de grafite,
reduzir o binário mediante a adição de uma
junta extra na junta do corpo.
Haste
Casquilho da haste
Casquilho axial
BINÁRIO DA VÁLVULA APÓS MONTAGEM
Classe 150 e 300
Sede Macia (E) Grafite Metal
Empanque do bucim PTFE Carbono macio
PTFE ou Carbono macio PTFE ou Carbono macio
Dimensões da válvula
mm (polegadas) Binário de aperto da válvula standard* (Nm)
* Binário medido após 2-3 funcionamentos isentos de carga, a seco, antes do teste de pressão.
6
KTM
VÁLVULAS DE ESFERA FLUTUANTE E CORPO DE DUAS PEÇAS OM-2
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
CONSTRUÇÃO - Válvulas de macho esférico de sede macia (E) (½” a 1”)
LISTA DE PEÇAS
No. Designação da peça Qtd.
1 Corpo 1
2 Tampa 1
3 Esfera 1
4 Haste 1
5 Sede 2
6 Casquilho da haste 1
7 Casquilho da haste 1
8 Batente 1
9 Freio (tipo C) 1
10 Anilha de sujeição 1
11 Empanque 1 conj.
12 Flange do bucim 1
13 Parafuso do bucim 2
14 Perno roscado 4
15 Porca sextavada 4
16 Parafuso sextavado 1
17 Junta 1
18 Mola 1
19 Anilha de mola 1
20 Anilha plana 1
21 Anilha do empanque 1
22 Manípulo 1
23 Mola autocompensadora 2
CONSTRUÇÃO - Válvulas de macho esférico de sede macia (E) (1-½” a 2-½”)
LISTA DE PEÇAS
No. Designação da peça Qtd.
1 Corpo 1
2 Tampa 1
3 Esfera 1
4 Haste 1
5 Sede 2
6 Casquilho da haste 1
7 Casquilho da haste 1
8 Casquilho axial 1
9 Batente 1
10 Freio (tipo C) 1
11 Empanque 1 conj.
12 Flange do bucim 1
14 Parafuso do bucim 2
15 Perno roscado 6
16 Porca sextavada 6
17 Parafuso sextavado 1
18 Junta 1
19 Mola 1
21 Anilha de mola 1
22 Anilha plana 1
23 Anilha do empanque 1
24 Manípulo 1
28 Mola autocompensadora 2
7
KTM
VÁLVULAS DE ESFERA FLUTUANTE E CORPO DE DUAS PEÇAS OM-2
INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
CONSTRUÇÃO - Válvulas de macho esférico de sede em grafite
LISTA DE PEÇAS
No. Designação da peça Qtd.
1 Corpo 1
2 Tampa do corpo 1
3 Esfera 1
4 Haste 1
5 Sede 2
6 Retentor da sede 2
7 Anel interno 2
8 Anel de amortecimento 2
9 Casquilho da haste 1
10 Casquilho da haste 1
11 Casquilho axial 2
12 Empanque 1 conj.
13 Anilha do empanque 1
14 Flange do bucim 1
15 Junta 1
16 Perno roscado 4-12
17 Porca sextavada 4-12
18 Parafuso do bucim 2
19 Mola autocompensadora 2
20 Batente 1
21 Anilha de mola 1
22 Parafuso sextavado 1
23 Manípulo 1
24 Freio 1
25 Anilha plana 1
CONSTRUÇÃO - Válvulas de macho esférico de sede metálica
LISTA DE PEÇAS
No. Designação da peça Qtd.
1 Corpo 1
2 Tampa do corpo 1
3 Esfera 1
4 Haste 1
5A Sede (A) 1
5B Sede (B) 1
6 Junta 1
7A Casquilho da haste (A) 1
7B Casquilho da haste (B) 1
8 Casquilho axial 2
9 Anilha do empanque 1
10 Empanque 1 conj.
11 Flange do bucim 1
12 Mola autocompensadora 2
13 Parafuso do bucim 2
14 Perno roscado 4-12
15 Porca sextavada 4-12
16A Sede da junta (A) 1
16B Sede da junta (B) 1
17 Suporte da mola 1
18 Mola 1
19 Batente 1
20 Parafuso sextavado 1
21 Anilha de mola 1
22 Manípulo 1
23 Freio 1
24 Anilha plana 1
NOTA
Antes da montagem, a esfera e as sedes devem ser lapidadas em conjunto.
É recomendada a utilização de um composto fino de aproximadamente #1500 para a lapidação.
Empanque do bucim
(3 peças)
Adaptador
(2 peças)
Conjunto do empanque
Empanque
(3 anéis)
Adaptador
(2 peças)
Conjunto do empanque
8
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