Marantec Dynamic 1 211 - 218 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
D1 - 211-218
Comando integrado Comfort C14 / C15
Instruções de montagem e de serviço
Página 2
Montagem de encaixar
1.1
Montagem de encaixar no veio com mola de torção.
Consoante a montagem no lado direito ou esquerdo,
introduzir o accionamento na extremidade livre do veio.
1.2
Aparafusar os apoios ajustáveis no accionamento e
no caixilho. Pequeno ângulo no caixilho.
A Ligação ao caixilho
B Ligação ao accionamento
O
A
O
B
1
Página 3
1.3
Aparafusar consola intermediária (ferro em forma de U) e elementos amortecedores ao
suporte do veio da consola,
1. Introduzir o anel de afastamento e o accionamento no veio com mola,
(prestar atenção à posição da mola de ajuste) e aparafusar à consola intermediária (ferro em
forma de U)
2. Introduzir anel de afastamento no veio com mola e fazê-la deslizar contra o accionamento,
1. Fazer deslizar o anel de afastamento contra o accionamento e fixar os dois anéis, controlar
se todos os parafusos estão firmemente ajustados.
Página 4
2.1 Montagem de encaixar
Consoante a montagem, colocar o veio de encaixar
com anel de afastamento e transmissão de corrente
axial no lado direito ou no lado esquerdo do veio oco
do accionamento e prender com anéis de fixação.
Introduzir a peça de ligação da transmissão de
corrente axial no veio com mola de torção e apertar
os parafusos utilizados.
Montar os apoios de binário, de acordo com a
imagem 2.3, e montá-los no accionamento no lado
oposto à transmissão de corrente axial.
2.2 Montagem através de
Consoante a montagem, colocar o veio de encaixar
com anel de afastamento e transmissão de corrente
axial no lado direito e no lado esquerdo do veio oco
do accionamento e montar com anéis de fixação.
Introduzir peça de ligação da transmissão de
corrente axial no veio com mola de torção e apertar
os parafusos utilizados.
Montar os apoios de binário, de acordo com a
imagem 2.3, e montá-los no accionamento no lado
oposto da transmissão de corrente axial.
2.3
D com transmissão de corrente axial
2
Página 5
C
A
D
B
G
F
E
D com caixa de plástico para a transmissão de corrente axial
3
3.1
Fixação na construção do portão
Modelo: AK-KU
Consoante a montagem, montar o adaptador (D)
com 4 parafusos (A) no lado esquerdo ou no lado
direito do accionamento. Consoante a montagem,
introduzir o veio de encaixar (B) no lado esquerdo
ou no lado direito do veio oco do accionamento e
fixar com o anel de fixação E. Aparafusar com os
parafusos (G) a transmissão de corrente axial F com
a placa de fixação (C) ao adaptador (D), de acordo
com as ilustrações 2 – 4. Utilizar os parafusos
B6,3x45 (G) fornecidos em conjunto.
A Parafusos M10x20
B Veio de encaixar com anel de fixação e molas
de ajuste
C Placa de fixação
D Adaptador
E Anel de fixação
F Transmissão de corrente axial
G Parafusos de chapa B6,3x45
Página 6
3.2
3.3
3.2 - 3.3
Montagem da transmissão de corrente axial antes da barra de guia
Aparafusar os apoios de acordo com a ilustração; não apertar, ainda, os parafusos de união com força. Aparafusar o apoio no
accionamento e no caixilho (pequeno ângulo no caixilho). Alinhar o accionamento por meio de um nível de bolha de ar (V).
Apertar todos os parafusos com força.
X Lado de ligação ao caixilho
Y Lado de ligação ao accionamento
Z Pontos de ajuste
V Nível de bolha de ar
Página 7
3.4
3.4
Montagem da transmissão de corrente axial ao lado da barra de guia
Aparafusar os apoios de acordo com a ilustração; não apertar, ainda, os parafusos de união com força. Aparafusar o apoio no
accionamento e no caixilho. (pequeno ângulo no caixilho). Alinhar o accionamento por meio de um nível com bolha de ar (V).
Apertar todos os parafusos com força.
X Lado de ligação ao caixilho
Y Lado de ligação ao accionamento
Z Pontos de ajuste
V Nível de bolha de ar
Página 8
E
B
H
3.5
Fixação à parede
Modelo: AK-KU, suporte de parede M10
Consoante a montagem, introduzir veio de encaixar (B)
no lado esquerdo ou no lado direito do veio oco do
accionamento e fixar com o anel de fixação E.
Introduzir o casquilho de afastamento do veio (H) no
veio de encaixar e, seguidamente, introduzir o AK-KU
pré-montado na extremidade livre do veio de encaixar
e prender com anel de fixação.
Fixar a consola de parede M10 pré-montada ao
accionamento. Introduzir o AK-KU com accionamento
no veio com mola (montar a mola de ajuste) e apertar
os parafusos.
Virar o accionamento para a parede, alinhar,
marcar os furos de fixação para M10 e furar.
Montar o accionamento e apertar todos os parafusos.
B Veio de encaixar com anel de fixação e molas
de ajuste
E Anel de fixação
H Casquilho de afastamento do veio
Página 9
4.1 4.2
4.1
Depois da cablagem ter sido efectuada de acordo com o esquema de circuitos separado, executar primeiro a marcha de ensaio:
Subir o portão até meio com a corrente manual de emergência ou, no modelo com destravamento rápido, desacoplar o
accionamento do portão e subir o portão, manualmente, até meio. Accionar a tecla de pressão 'ABERTO'. O portão tem de
subir. No caso do sentido de rotação estar incorrecto, inverter as fases.
Levar o portão, manualmente, para a posição 'FECHADO'. Abrir a tampa transparente no accionamento do portão, virar a
alavanca vermelha de marcha em vazio (A) para a frente (posição X) e destravar o dispositivo de arrastamento (B) em direcção
ao armário de distribuição. Girar a roda serrilhada (C) no lado direito da caixa do interruptor no sentido dos ponteiros do
relógio até que o carro de comando (G) se encontre a cerca de 5 mm do feixe esquerdo chanfrado de fusos de comando.
4.2
Travar, novamente, o dispositivo de arrastamento e fixá-lo através de engate audível da alavanca de marcha em vazio.
(Posição Z).
Agora, o portão tem de ser aberto totalmente à mão.
Rodar o interruptor do ponto de referência (F) com a roda serrilhada (E) dos fusos de ajuste até que o mesmo seja accionado
pelo carro de comando (G). Agora, rodar a roda serrilhada (E) com 1 – 2 voltas no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
Seguidamente, montar novamente a tampa transparente.
A Alavanca de marcha em vazio E Roda serrilhada dos fusos de ajuste
B Dispositivo de arrastamento F Interruptor do ponto de referência
C Roda serrilhada dos fusos de comando G Carro de comando
Ajuste do ponto de referência
4
Página 10
Ao accionar a corrente manual de emergência, o accionamento
eléctrico é desligado.
Atenção! Após o accionamento da corrente manual de
emergência, realiza-se automaticamente a
reposição no estado inicial e o accionamento
eléctrico é ligado.
Depois disso, é absolutamente necessário aparafusar a corrente
manual de emergência com a porca de orelhas, tal como está
indicado na ilustração 5 em letra minúscula.
Antes da união da corrente manual de emergência com o
pedaço de corrente fornecida, é necessário prestar atenção
a que a corrente não seja montada torcida!
Com a corrente torcida, podem ocorrer perturbações no
funcionamento ao accionar a corrente manual de emergência.
Modelo com corrente manual de emergência (NHK): I = Portão fechado; II = Portão aberto
5
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Puxar o cabo de tracção com a campânula vermelha para baixo, enrolar todo o cabo
esticado à volta do parafuso de fixação, como a pequena ilustração exemplifica,
e fixar com a porca de orelhas.
Depois de soltar o destravamento rápido, é absolutamente necessário fixar o
cabo de tracção, sem tensão, com a porca de orelhas, como exemplificado na
pequena ilustração.
Atenção! Respeitar os regulamentos específicos do país sobre dispositivos
de segurança com ruptura de mola ou barreiras de segurança.
Atenção! O destravamento só pode ser accionado pelo pessoal
competente durante a manutenção e com o portão fechado!
Atenção! O destravamento só pode ser accionado pelo pessoal competente durante a manutenção e com o portão
fechado!
Remover o parafuso de fixação (B), accionar o hexágono (A) com a chave anular SW 17 no sentido da seta e aparafusar
o parafuso de fixação (B) na posição (C).
Modelo com destravamento de manutenção (WE)
7
Modelo com destravamento rápido (SE)
6
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8.1 - 8.2 Montagem no caixilho:
Colocar a caixa de derivação com a placa de montagem numa fixação de barra de guia, a meia altura da porta, de acordo com
a imagem 8.1 ou 8.2.
Remover o parafuso existente e introduzi-lo através do parafuso fornecido conjuntamente, juntamente com a porca rebaixada.
Romper as perfurações para a união blindada e introduzir a linha de ligação para o comando.
8.3 Montagem na parede:
Montar a caixa de derivação com a placa de montagem e o ângulo na parede.
Romper as perfurações para a união roscada blindada (comando) e introduzir a linha de ligação para o comando, com a união
roscada blindada virada para baixo. Aparafusar a porca com olhal que se encontra no cabo em espiral com a peça de aplicação.
A Moldura do caixilho
B Fixação da barra de guia
C Caixa de derivação
D Barra de guia
E Cabo em espiral
F Placa de montagem
Montagem da caixa de derivação caixilho/parede em C 14 / C 15 com
Unidade de ligação ao tampo do portão
(se existir, somente no dispositivo de protecção contra acidentes ou unidade de ligação ao tampo do portão)
8
O
A
O
F
O
D
O
E
O
C
O
D
O
E
O
A
O
B
O
F
O
C
8.1 8.2
O
E
8.3
O
C
Página 13
Montagem e cablagem dos sensores do tampo do portão
(se existirem)
O
H
9
O
E
O
K
O
G
O
G
O
K
O
E
O
G
O
K
O
E
O
H
O
D
C2
O
E
O
K
O
G
C1
B2
B1
O
H
F1
O
A
O
B
O
C
O
A
F2
135 mm
O
D
O
J
O
E
O
G
O
I
O
E
O
G
F2
F1
9.1 Lado de comando: Interior direito
O
H
O
E
O
K
O
G
O
G
O
K
O
E
O
G
O
K
O
E
O
H
O
D
B2
O
E
O
K
O
G
B1
C2
C1
O
H
F2
O
A
O
B
O
C
O
A
F1
135 mm
O
D
O
I
O
E
O
G
O
J
O
E
O
G
F1
F2
9.2 Lado de comando: Interior esquerdo
Página 14
9.3 Como em 9.1, mas sem caixa de distribuição no segundo lado do portão
O
H
O
K
O
E
O
K
O
E
O
H
O
D
B2
B1
O
H
F1
O
A
O
B
O
J
O
I
O
E
F2
F1
F2
O
H
O
E
O
K
O
H
B2
O
E
O
K
B1
O
H
O
B
O
A
F1
135 mm
O
D
O
I
O
E
O
J
F1
F2
F2
9.4 Como em 9.2, mas sem caixa de distribuição no segundo lado do portão
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Atenção:
Efectuar trabalhos somente com o portão totalmente montado e com a mola de torção esticada!
É absolutamente necessário respeitar a dimensão de 135 mm.
Com peças de aplicação compridas, aparafusar caixa
O
B e
O
C com placa de montagem
O
A na peça de aplicação.
Nos portões com porta de deslizante > 5500 mm, aparafusar a caixa sem a placa de montagem
O
A directamente sobre
o tampo do portão. Platina electrónica no lado do comando, distribuidor no lado oposto.
Atenção:
Remover o pino de bloqueio do dispositivo de segurança com cabo frouxo ou da barreira de segurança em
ambos os lados.
Colocar e aparafusar o contacto de segurança
O
D na caixa do dispositivo de segurança com cabo frouxo ou barreira de
segurança.
Atenção:
É absolutamente necessário introduzir os cabos chatos dos interruptores de segurança pelo lado inferior da caixa!
Soltar as porcas exteriores blindadas nas duas caixas, deslizar as porcas blindadas por cima dos cabos chatos dos
interruptores, introduzir os cabos chatos através da vedação moldada e aparafusar as porcas novamente com força.
Se existir um dispositivo de protecção contra acidentes, recortar a vedação do fundo de acordo com a ilustração 10.1 ou
10.2, inserir os sensores ópticos (emissor cinzento e receptor preto) no perfil. Receptor no lado do comando, emissor no
lado oposto.
Fazer sair os cabos de ligação novamente através da abertura cortada previamente na vedação do fundo.
Deslizar o cabo de ligação
O
G através da câmara superior da vedação do fundo e fazê-lo sair, novamente, através da abertura
cortada previamente na vedação do fundo. Soltar as porcas blindadas centrais, deslizar as porcas blindadas por cima dos cabos
chatos, introduzi-los através da vedação moldada e apertar novamente as porcas com força. Introduzir agora, conjuntamente,
os conectores nos dois lados de acordo com os símbolos impressos.
Atenção:
As ligações blindadas não utilizadas têm de ser fechadas com discos de vedação!
Fechar as duas caixas com as tampas.
A Placa de montagem
B1* Caixa para sensor óptico electrónico
B2* Caixa para unidade de ligação
C1* Caixa de distribuição de sensor óptico
C2* Caixa de distribuição da unidade de ligação
D Contacto de segurança do dispositivo de segurança com cabo frouxo
E Cabo de ligação do dispositivo de segurança com cabo frouxo
F1 Sensor óptico do cabo de ligação do receptor
F2 Sensor óptico do cabo de ligação do emissor
G Cabo de ligação do sensor óptico
H Cabo em espiral para a caixa de derivação
I Sensor óptico do receptor
J Sensor óptico do emissor
K Parafuso de fixação para o contacto de ligação à terra (é absolutamente necessário utilizar!)
*se existir
Página 16
10.1 Tipo de protecção IP 54
10.2 Tipo de protecção IP 65
Dispositivo de protecção contra acidentes com sensor óptico
(caso exista)
10
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Accionamento não funciona nas duas direcções:
- Controlar tensão. Controlar fusíveis principais na distribuição eléctrica e o conector de rede
- Controlar cablagem dos interruptores de fim de curso e do motor redutor.
- Controlar circuito de corrente de repouso, ou seja, tecla de paragem, contacto da porta deslizante,
dispositivo de segurança com cabo frouxo.
Accionamento na direcção de Fechar sem paragem automática:
- Antes de cada marcha de Fechar do portão, testar o funcionamento do dispositivo de protecção contra acidentes
(sensor óptico). Se, durante este teste, não for activado nenhum sinal de teste (percurso da luz interrompido, ruptura
do cabo) o comando comuta automaticamente para operação de homem morto para a próxima marcha do portão
(Fechar o portão sem paragem automática).
Se dispositivo de paragem automática não existir, controlar o seguinte:
- Paragem automática para direcção de Fechar?
- Sensor óptico não está ligado.
- Ruptura de cabo ou defeito nos bornes do cabo em espiral.
- Após aprox. 1 seg. em marcha de Abrir ou de Fechar do portão, o accionamento desliga (limitação de força reage ).
- Testar a suavidade de marcha do portão.
Colocação em funcionamento
No sector industrial, as janelas, portas e portões accionados por força motriz, têm de ser testados por um perito antes
da primeira colocação em funcionamento ou consoante as necessidades, no mínimo uma vez por ano.
(com comprovação escrita)!
O dispositivo de protecção contra acidentes tem de ser submetido ao seguinte teste:
Teste do sensor óptico:
Remover o sensor óptico ou o receptor do perfil de fechamento do portão.
Abrir e fechar o portão.
A marcha do portão que se segue deverá efectuar-se sem paragem automática.
Manutenção
O accionamento D trabalha praticamente sem necessitar de manutenção. Só é preciso controlar regularmente as
peças móveis do portão e do accionamento.
Manutenção do contacto da porta deslizante:
Testar se os dois contactos magnéticos conectados em série conectam individualmente.
Para esse efeito, colocar em ponte um contacto com ponte e accionar a porta deslizante.
Deste modo, o comando do accionamento deverá ser desconectado.
Data: 04.2002
#61 608
1 - D/KD 36062 - M - 0.5 - 0995
EN 50081
EN 50082
Instruções de ensaio e de manutenção
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Marantec Dynamic 1 211 - 218 Manual do proprietário

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