Marantec Dynamic 1 221 - 228 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
Dynamic 221-228
Instruções de montagem e de serviço
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Montagem por encaixe
1.1
Montagem por encaixe sobre o eixo da mola dre torção.
Encaixar o accionamento na extremidade livre do eixo, do lado direito ou do lado
espqerdo, consoante a montagern.
1.2
Aparafusar os suportes ajustável ao
accionamento e ao caixilho (o ãngulo mals pequeno
ao calxilho).
A Ângulo de união com o caixilho
B Ângulo de união com o accionamento
O
A
O
B
1
Página 3
1.3
Aparafusar a consola intermédia (ferro em U) e elementos de amortecimento á con-
sola do porta-eixo. Meter o
1˚ anel distanciador no eixo de molas e montar o dispositivo de accionamento no
eixo de molas, (atenção à posição das molas de ajuste), e aparafusar na consola
intermédia (ferro em U); meter o 2˚ anel distanciador no eixo de molas e pressionar
contra o dispositivo de accionamento e fixar ambos os anéis; verificar o aperto dos
parafusos.
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2.1 Montagem por encalxe
Introduzir o veio encalxável com o anel intercalar e
o accionamento axial por corrente, do lado direito ou
do lado esquerdo, consonante a montagem, na
árvore oca do accionamento, e travá-lo com os anéls
de retenção.
Meter a peça de remate da corrente de transmissão
no eixo com mola de torção e apertar os respectivos
parafusos. Armar os apoios de binário segundo a
fig. 2.3 e montá-los no dispositivo de accionamento
no lado oposto à corrente de transmissão do eixo.
2.2 Montagem por introdução
Introduzir o veio encalxável com o anel intercalar e
o accionamento axial por corrente, do lado direito ou
do lado esquerdo, consonante a montagem, na
árvore oca do accionamento, e travá-lo com os anéls
de retenção.
Meter a peça de remate da corrente de transmissão
no eixo com mola de torção e apertar os respectivos
parafusos. Armar os apoios de binário segundo a
fig. 2.3 e montá-los no dispositivo de accionamento
no lado oposto à corrente de transmissão do eixo.
2.3
Dynamic com accionamento axial por corrente
2
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E
B
H
Corrente de accionamento do eixo Dynamic com cárter de plástico
3
Fixação na parede
Versão: AK - KU*; consola de parede M10
Meter o eixo macho (B) no eixo fêmea do motor, à
esquerda ou à direita conforme a instalação e fixar
com o anel de segurança (E). Meter o distanciador (H)
no eixo macho e seguidamente encaixar o AK-KU*
pré-montado na extremidade livre do eixo macho
e fixar com o anel de segurança.
Fixar a consola de parede M10, pré-montada ao
dispositivo de accionamento. Encaixar o eixo de
mola no AK-KU* com o dispositivo de accionamento
(colocar a mola de ajuste) e apertar os parafusos.
Mover o dispositivo de accionamento para a parede,
alinhar. Marcar os furos de fixação para M10 e abrir
os furos. Montar o dispositivo de accionamento e
apertar todos os parafusos.
B eixo macho com anel de segurança e molas
de ajuste
E anel de segurança
H distanciador do eixo
Nota:
*AK-KU = Dispositivo de accionamento do eixo por
corrente em caixa de plástico
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Após concluída a instalação eléctrica, de acordo com o esquema de circuitos, fazer primeiro um ensaio do funcionamento
como se segue: Abrir o portão até a metade por meio da corrente manual de emergência; tratando-se de modelo com
desbloqueio rápido desacoplar o accionamento do portão e abrir o portão até a metade manualmente.
Accionar a tecla de pressão "ABERTO". O portão tem que abrir. Com direcção de rotação errada, inverter as fases. Fazer andar
o portão manualmente na posição "portão fechado".
Deslocar para frente a alavanca de marcha em vazio (A) vermelha (posição "X") e desbloquear o disco de arraste (B) em
direcção à caixa de distribuição. Com a roda serrilhada Ms (C) fazer girar para a direita o fuso de ligação (H) na caixa de
distribuição, por forma que o carro de ligação (G) accione o interruptor limite (D) "portão fechado", até que o diodo luminoso
vermelho (K) acenda na placa da estrutura.
Voltar a bloquear o disco de arrasto (B) e fixar com a alavanca de marcha em de vazio (A) (posição "Z").
Deixar engatar a alavanca de forma audível!
Corrigir a regulação, se for necessário, com a regulação de precisão (M) no carro de ligação (G); fazer girar para a direita o
excêntrico de regulação: o accionamento desliga mais cedo. Levar o portão à posição final e com a roda serrilhada (E) regular o
interruptor limite (F) "portão aberto" no fuso de regulação (I), até que o diodo luminoso verde (L) acenda na placa da
estrutura.
Rectificar as posições finais do portão e, se for caso disso, reajustar conforme descrito acima.
A Alavanca de marcha em vazio I Fuso de regulação
B Disco de arrasto K Diodo luminoso portão fechado (vermelho)
C Fuso de ligação com roda serrilhada Ms L Diodo luminoso portão aberto (verde)
D Interruptor limite portão fechado M Regulação de precisão
E Roda serrilhada fuso de regulação X Alavanca de marcha em vazio aberta
F Interruptor limite portão aberto Z Alavanca de marcha em vazio fechada
G Carro de ligação 1 Portão continua a abrir
H Fuso de ligação 2 Portão continua a fechar
Ajuste do interruptor rotavio de flm de curso
4
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Ao accionar a corrente manual de emergência, o comando
eléctrico desliga o accionamento.
Atenção! Após o accionamento da corrente manual de
emergência, realiza-se automaticamente a
reposição no estado inicial e o accionamento
eléctrico é ligado.
A seguir, é imperetrivelmente necessário aparafusar a corrente
manual de emergência na porca de orelhas, conforme indi-
cação breve na ilustração 5.
Antes de ligar a corrente manual de emergência à peça da
corrente (faz parte do volume de entrega) é necessário atender
a que a corrente fique torcida!
Correntes torcidas podem produzir perturbações no funcio-
Ao aocionar-se a manivela de emergência o accionamento
eléctrico desliga-se
Atenção! Depois da operação de emergência recolocar
a manivela em posição de repuso.
Caso contrário, o accionamento
continua desligado.
Modelo com corrente manual de emergência (NHK): I = fechar portão; II = abrir portão
5
Modelo da manivela de emergência (NKU)
6
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Puxar para baixo o cabo de tracção com puxador vermelho. Dar um nó com o
cabo esticado à volta do parafuso de fixação, tal como indicado na pequena
ilustração e fixar com porca de orelhas.
Depois de soltar o desbloqueio rápido, é imperetrivelmente necessário fixar o
cabo de tracção sem repuxar, aparafusando a porca de orelhas conforme
indicado na ilustração.
Atenção! Atender aos regulamentos específicosde cada país
relativamente aos dispositivos de segurança, contra-ruptura
de molas ou de retenção.
Atenção! O desbloqueamento só deve ser efectuado por técnicos
especializados e com o portão fechado!
Atenção! O desbloqueamento só deve ser efectuado por técnicos especializados e com o portão fechado!
Retirar o parafuso de fixação (B). Manejar o parafuso sextavado (A) com a chave anelar SW 17 na direcção da seta e
aparafusar o parafuso de fixação (B) na posição (C).
Modelo com desbloqueamento de manutençåo (WE)
8
Modelo com desbloqueamento rápido (SE)
7
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9.1 - 9.2 Montagem no caixilho:
Colocar a caixa de derivação com a placa de montagem a meia-altura do portão num ponto de fixação da calha de deslize,
conforme a fig. 9.1 ou 9.2. Remover o parafuso velho e fixar com o parafuso e a porca juntamente fornecidos. Abrir os furos
para a união roscada PG e introduzir o cabo de comando.
9.3 Montagem na parede:
Montar a caixa de derivação com a placa de montagem e a cantoneira na parede.
Abrir os furos para a união roscada PG (comando) e introduzir o cabo de comando; união roscada PG virada para baixo.
Atarraxar a porca anular, que se encontra no cabo em espiral, com a peça de assento.
A armação do caixilho
B ponto de fixação da calha
C caixa de derivação
D calha de deslize
E cabo em espiral
F placa de montagem
Montagem da caixa de derivação no caixilho/ na parede, em Control 44/45 com
unidade de ligação do painel do portão, Control 120-123
(caso exista, só com dispositivo de segurança dos bordos de fecho ou unidade de ligação do painel do portão)
9
O
A
O
F
O
D
O
E
O
C
O
D
O
E
O
A
O
B
O
F
O
C
9.1 9.2
O
E
9.3
O
C
Página 10
Montagem e cableamento dos sensores do painel do portão
(se existir)
O
H
10
O
E
O
K
O
G
O
G
O
K
O
E
O
G
O
K
O
E
O
H
O
D
C2
O
E
O
K
O
G
C1
B2
B1
O
H
F1
O
A
O
B
O
C
O
A
F2
135 mm
O
D
O
J
O
E
O
G
O
I
O
E
O
G
F2
F1
10.1 Lado de comando: interior direito
O
H
O
E
O
K
O
G
O
G
O
K
O
E
O
G
O
K
O
E
O
H
O
D
B2
O
E
O
K
O
G
B1
C2
C1
O
H
F2
O
A
O
B
O
C
O
A
F1
135 mm
O
D
O
I
O
E
O
G
O
J
O
E
O
G
F1
F2
10.2 Lado de comando: interior esquerdo
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10.3 Como 10.1, todavia sem caixa de distribuição no segundo lado do portão
O
H
O
K
O
E
O
K
O
E
O
H
O
D
B2
B1
O
H
F1
O
A
O
B
O
J
O
I
O
E
F2
F1
F2
O
H
O
E
O
K
O
H
B2
O
E
O
K
B1
O
H
O
B
O
A
F1
135 mm
O
D
O
I
O
E
O
J
F1
F2
F2
10.4 Como 10.2, todavia sem caixa de distribuição no segundo lado do portão
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Atenção:
Efectuar os trabalhos no portão só com o mesmo completamente montado e com a mola de torção tensa!
Absolutamente necessário manter a medida de 135 mm.
No caso de peças de assento grandes, aparafusar a caixa
O
B e
O
C com placa de montagem
O
A sobre a peça de assento.
Nos portões com porta de passagem, >5600 mm, aparafusar a caixa sem placa de montagem
O
A directamente no painel do
portão. Platina electrónica no lado de comando, cx. de distribuição no lado oposto.
Atenção:
Remover o pino de segurança de ambos os lados do dispositivo de segurança do cabo de alívio ou do
dispositivo de retenção.
Montar o contacto de segurança
O
D na caixa do dispositivo de segurança do cabo de alívio ou do dispositivo de retenção e
fixar com os parafusos.
Atenção:
Os cabos em fita dos interruptores de segurança têm de ser introduzidos nas caixas pelo lado inferior!
Desapertar as porcas PG exteriores em ambas as caixas, passar as porcas PG por cima dos cabos em fita dos interruptores,
introduzir os cabos em fita através das juntas perfiladas e apertar novamente as porcas.
Se existir um dispositivo de segurança dos bordos de fecho, recortar a junta de vedação da base conforme fig. 11.1 ou
11.2, introduzir os opto-sensores (emissor cinzento e receptor preto) no perfil. Receptor no lado de comando, emissor no
lado oposto. Passar os cabos de conexão novamente através da abertura pré-puncionada na junta da base. Introduzir o
cabo de ligação
O
G através da câmara superior da junta da base e passá-lo novamente através da abertura pré-punciona-
da na junta da base. Desapertar as porcas PG centrais, passar as porcas PG por cima dos cabos em fita, introduzir os cabos
em fita através das juntas perfiladas e apertar novamente as porcas. Agora encaixar os interruptores em ambos os lados de
acordo com os respectivos símbolos gravados.
Atenção:
Os terminais PG não utilizados têm que ficar fechados com placas isolantes!
Fechar ambas as caixas com as tampas.
A placa de montagem
B1* caixa para o opto-sensor electrónico
B2* caixa para a unidade de conexão
C1* caixa do distribuidor opto-sensor
C2* caixa do distribuidor da unidade de conexão
D contacto do dispositivo segurança do cabo de alívio
E cabo de ligação do dispositivo segurança do cabo de alívio
F1 cabo de ligação do receptor opto-sensor
F2 cabo de ligação do emissor opto-sensor
G cabo de ligação do opto-sensor
H cabo em espiral para a caixa de derivação
I receptor opto-sensor
J emissor opto-sensor
K parafuso de fixação do contacto à terra (absolutamente necessário!)
* se existir
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11.1 Classe de protecção IP 54
11.2 Classe de protecção IP 65
Dispositivo de segurança dos bordos de fecho com sensor óptico
(se existir)
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O accionamento funciona em ambas os sentidos sem que a instalação do portão esteja em funcionamento:
- Verificar a tensão. Controlar os fusíveis principais na distribuição da instalação eléctrica e os fusíveis
para fraca intensidade no comando, bem como o dispositivo de encaixe à rede devem ser controlados.
- Controlar a cablagem do interruptor limite e do motor com redutor.
- Verificar o circuito da corrente de repouso, isto é tecla de paragem, contacto da porta de deslizamento,
dispositivo de segurança de cabo frouxo.
Accionamento em direcção portão fechado sem auto-retenção:
- Dispositivo de segurança de cantos de fecho (optosensor) deve ser testado relativamente ao seu
funcionamento antes de cada movimento do portão para fechar. Se, ao ser feito este teste, não houver
disparo de um sinal de teste (curso da luz está interrompido, ruptura de fios), o comando dispara
automaticamente, comutando para a ligação homem morto no próximo movimento do portão para fechar
(portão fechado sem auto-retenção).
Verificar o seguinte, se não houver auto-retenção:
- Auto-retenção para direcção fechado?
- Optosensor não ligado.
- Ruptura do cabo ou defeito dos bornes no condutor de plano inclinado.
- O accionamento liga depois de 1 seg. a portão aberto ou fechado
(limitação de força arranca).
- Fazer controlo do portão relativamente ao seu andamento.
Entrada em funcionamento
Em áreas industriais é preciso fazer o controlo das janelas, portas e portões accionados por força motriz antes de
cada entrada em funcionamento e sempre que necessário. No entanto, pelo menos uma vez por ano, por pessoal
tecnicamente qualificado (com certificado por escrito)!
O dispositivo de segurança de cantos de fecho deve ser submetido à seguinte prova de ensaio:
Ensaio do optosensor:
Retirar o optosensor ou receptor do perfil de fecho do portão.
Abrir e fechar o portão.
O andamento do portão a seguir tem que ser sem auto-retenção.
Manutenção
O accionamento Dynamic funciona praticamente sem necessidade de serviço de manutenção.
No entanto, é necessário verificar regularmente todas as peças móveis do portão e accionamento.
Serviço de manutenção do contacto da porta de deslizamento:
Verificar, se os contactos magnéticos ligados em série ligam individualmente.
Para o efeito, é necessário ligar em ponte um contacto com ponte e accionar a porta de deslizamento.
O comando do accionamento tem que ser desligado por este meio.
Actualizado: 04.2002
#8 009 419
1 - P 36062 - M - 0.5 - 0995
EN 50081
EN 50082
Instruções de controlo e manutenção
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