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6.5. INSTALAÇÃO DE ELEMENTOS DE BOMBAGEM / TAMPÕES
Os elementos de bombagem não estão incluídos na bomba, devendo ser adquiridos separadamente escolhendo os códigos
apropriados. Os tampões encontram-se incluídos na bomba, já montados nos orifícios de bombagem.
Para montar os elementos de bombagem proceder do seguinte modo:
• Identificar a posição mais correta distribuindo-os uniformemente pelos orifícios existentes.
• Remover os tampões dos orifícios utilizando uma chave fixa de 16 mm ou uma chave Allen de 6 mm (Multi-line) e uma
chave Allen de 12 mm (Progressive).
• Aperte os elementos de bombagem com um binário de 12 Nm (Multi-line) e de 20 Nm (Progressive) utilizando uma
chave fixa de 16 mm (Multi-line) e de 27 mm (Progressive).
ATENÇÃO: Introduza os elementos de bombagem na saída predefinida, tendo especial atenção ao correto
encaixe no adaptador.
7. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
7.1. AÇÕES A REALIZAR ANTES DE INICIAR A OPERAÇÃO
• A unidade apenas pode ser utilizada por pessoal especializado.
• A bomba não pode ser utilizada submersa em líquidos, em ambientes particularmente agressivos ou
explosivos/inflamáveis se não for previamente preparada para esse efeito pelo fornecedor.
• Utilizar luvas e óculos de segurança conforme o previsto na ficha de segurança do lubrificante.
• NÃO utilizar lubrificantes agressivos que sejam incompatíveis com vedantes NBR, em caso de dúvida consultar o
gabinete técnico da Dropsa S.p.A. que fornecerá uma ficha detalhada sobre lubrificantes aconselhados.
• Não ignorar os perigos para a saúde e cumprir as normas de higiene.
• Utilizar sempre tubagens apropriadas para as pressões de funcionamento.
• Verificar a integridade da bomba.
• Verifique o nível de lubrificante no reservatório (indicação mín./máx no reservatório), em caso de nível baixo proceda
como descrito no cap.7.2.1.ENCHIMENTO DO DEPÓSITO.
• Verificar se a bomba funciona à temperatura de operação e as tubagens estão sem bolhas de ar.
• Controlar a ligação adequada de dispositivos elétricos.
Para determinar a pressão de trabalho máxima é necessário conhecer a perda de carga da tubagem ligada aos elementos de
bombagem em função do comprimento, temperatura de serviço e tipo de lubrificante.
Em função desta variável, para um funcionamento correto, é sempre necessário verificar que a perda de carga da tubagem
somada à pressão necessária no ponto a lubrificar, não seja superior à pressão máxima que pode ser gerada pela bomba.
7.2. CARREGAMENTO DE LUBRIFICANTE
Verificar que todos os orifícios de alojamento dos elementos de bombagem / tampões estão ocupados.
ATENÇÃO: Para evitar eventuais disfunções e a perda da garantia, recomenda-se a recarga do lubrificante
sem impurezas exclusivamente pelo sistema de carregamento dedicado.
7.2.1. ENCHIMENTO DO DEPÓSITO (VERSÃO COM PRENSADOR)
O enchimento do reservatório realiza-se através do dispositivo dedicado dotado de filtro.
Sendo preciso realizar o primeiro enchimento (com a bomba completamente vazia, sem resíduos de massa do último
carregamento), é necessário manter a bomba na vertical, para poder eliminar o ar presente no reservatório, chegando ao
ponto de ventilação com o indicador vermelho no nível máximo (o lubrificante vem de baixo). Para acelerar a operação de
evacuação do ar recomenda-se manter premido o indicador respetivo e soltar só quando tiver sido evacuado todo o ar,
interrompendo imediatamente o enchimento do reservatório.
Seguidamente ao enchimento poderá ser realizado mesmo com orientações diferentes, assegurando que não é ultrapassada
a linha do nível máximo; neste caso será evidente uma elevação do indicador do nível máximo até 10 mm (0,39 in) no
máximo. Em seguida, caso não for interrompido o enchimento, nota-se o transbordo do lubrificante pela parte central do
prensador (evacuado o ar); este facto não provoca qualquer problema ou mau-funcionamento, mas em caso de quantidade
excessiva, a massa pode sair do orifício de descarga presente no reservatório.