13. MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE
Antes da expedição, as bombas são cuidadosamente embaladas numa caixa de cartão. Durante o transporte e armazenamento
do aparelho, prestar atenção ao sentido indicado na respetiva caixa. Quando for recebida, verificar se a embalagem não está
danificada e armazenar a aparelhagem em local seco.
14. PRECAUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
É necessário ler com cuidado as advertências sobre os riscos que implica a utilização de uma bomba para lubrificantes.
O operador deve conhecer o funcionamento e deve entender com clareza quais são os perigos relativos à bombagem das graxas
sob pressão.
Lembramos, assim, para:
• Verificar a compatibilidade química dos materiais com que é construída a bomba com o fluído que se pretende bombear (ver
tabela no final do parágrafo 14). Uma escolha incorreta pode provocar, além dos danos na bomba e tubagens, graves riscos
físicos (fuga de produtos irritantes e nocivos para a saúde) e para o ambiente.
• Nunca ultrapasse o valor máximo da pressão de funcionamento permitido pela bomba e componentes a ela ligados. Em caso
de dúvidas, consulte os dados indicados na etiqueta da máquina.
• Utilize exclusivamente peças originais.
• Quando for necessária a substituição de componentes por outras, certifique-se de que são adequadas para funcionar à
máxima pressão de trabalho da bomba.
Nota: É necessário que o pessoal utilize os dispositivos de proteção, o vestuário e os equipamentos que correspondam às
normas em vigor relativamente ao local e à utilização da bomba, seja durante o trabalho seja nas operações de manutenção.
Inflamável
O lubrificante geralmente utilizado nos circuitos de lubrificação não é um fluido normalmente inflamável. Contudo é
indispensável adoptar todas as medidas possíveis para prevenir o contacto deste com as partes muito quentes ou com chamas.
Pressão
Antes de qualquer intervenção controlar a ausência de pressões residuais em cada ramo do circuito de lubrificante, que possam
provocar respingos de óleo em caso de desmontagem de acessórios ou componentes. Após longos períodos de inatividade,
verifique a estanqueidade de todas as peças sujeitas a pressão. Não sujeitar a impactos violentos as ligações, os tubos e as
partes sob pressão. Um tubo flexível ou uma junta danificados são PERIGOSOS, proceda à substituição destes. Recomenda-se o
uso exclusivo de peças originais.
Eleve o equipamento tendo o cuidado de manter a embalagem de cartão na vertical, tendo em consideração as indicações
impressas na mesma.
Os componentes da bomba podem suportar temperaturas, durante a armazenagem, de -20 a + 65 °C; é contudo necessário,
para evitar danos, que a utilização em serviço ocorra quando a bomba tiver atingido uma temperatura de +5 °C.
ATENÇÃO: Não procurar interromper ou desviar eventuais perdas com as mãos ou outras partes do corpo.
É necessário ler com cuidado as advertências sobre os riscos que implica a utilização de uma bomba para
lubrificantes. O utilizador deve ficar a conhecer o funcionamento através do Manual de Utilização e Manutenção.
A bomba foi concebida para funcionar com lubrificantes de graduação máxima NLGI 00. Utilizar lubrificantes compatíveis
com vedantes NBR. O lubrificante utilizado para a montagem e testes eventualmente deixado no interior é óleo 32 cSt