DROPSA OMEGA - Automatic Lubrication Pump Manual do proprietário

Categoria
Componentes do dispositivo de segurança
Tipo
Manual do proprietário
1
OmegaPUMP
Eletrobomba com saída
para graxa automática
Manual de Uso e Manutenção
Instruções traduzidas para o português
Manual redigido em conformidade
com a Diretiva 2006/42
C2183IP - WK 08/22
Os produtos DropsA podem ser adquiridos junto às filiais DropsA e distribuidores autorizados,
consulte o sítio Web www.dropsa.com/contact ou escreva para sales@dropsa.com
2
Sumàrio
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESCRIÇÃO GERAL 3
2.1. lubrificação centralizada (progressivO) 3
2.2. LUBRIFICAÇÃO DIRETA NO PONTO (multi-
lineA) 3
2.3. Lubrificação linha simples (SISTEMA 33v) 3
2.4. Funcionalidade e vantagens 3
3. IDENTIFICAÇÕES DO PRODUTO 4
4. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 5
5. COMPONENTES 6
5.1. POMPA OMEGA com prensador 6
5.2. POMPA OMEGA com cartucho 7
5.3. ELEMENTOS BOMBAGEM "PROGRESSIVOS" 7
5.4. ELEMENTOS DE BOMBAGEM "MULTI-LINHA"8
8
8
KIT BY-PASS (OPCIONAL) 8
5.5. KIT VENT-VALVE (OPCIONAL) 9
5.6. KIT DEPÓSITO sensor NÍVEL MÁXIMO
(OPCIONAL) 9
6. DESEMBALAMENTO E INSTALAÇÃO 10
6.1. DESEMBALAMENTO 10
6.2. Instalação da bomba 10
6.3. ligações hidráulicas 10
6.4. ligações elétricas 10
6.5. INSTALAÇÃO DE ELEMENTOS DE BOMBAGEM
/ TAMPÕES 12
7. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO 12
7.1. AÇÕES A REALIZAR ANTES DE INICIAR A
OPERAÇÃO 12
7.2. CARREGAMENTO DE LUBRIFICANTE 12
7.3. configuração de bombagem regulável 14
7.4. instalação do kit vent valve (opcional) 14
8. PRINCÍPIO do controlo da lubrificação 15
9. DEFINIÇÕES do controlo da lubrificação 16
9.1. DESCRIÇÃO DO PAINEL DE CONTROLO 16
9.2. NAVEGAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS MENUS 17
9.3. DESCRIÇÃO DO VISOR “EVENTOS LOG” 18
9.4. PROGRAMAÇÃO DA BOMBA 19
9.5. PRIMEIRO ARRANQUE 24
10. EXEMPLOS APLICATIVOS DE
PROGRAMAÇÃO 25
11. PROBLEMAS E SOLUÇÕES 27
12. PROCEDIMENTO DE MANUTENÇÃO 27
12.1. MANUTENÇÃO PROGRAMADA 28
13. DESMANTELAMENTO 28
14. INFORMAÇÕES DE ENCOMENDA 28
15. DIMENSÕES 30
16. MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE 31
17. PRECAUÇÕES DE UTILIZAÇÃO 31
17.1. lubrificantes 31
18. CONTRA-INDICAÇÕES DE UTILIZAÇÃO 32
Copyright 33
3
1. INTRODUÇÃO
O presente manual de utilização e de manutenção refere-se à eletrobomba OmegaPump e contém informações importantes
para a higiene e segurança de quem utilizar esta aparelhagem.
Pode ser obtida a última versão mediante pedido dirigido ao Gabinete Técnico Comercial, ou consultando o nosso site
http://www.dropsa.com.
É necessário ler com atenção este manual e conservá-lo com cuidado de modo a que esteja sempre disponível para os
operadores que pretendam consultá-lo.
2. DESCRIÇÃO GERAL
Os sistemas de lubrificação centralizada foram concebidos para a lubrificação automática de pontos de atrito especialmente
instalados. Estes sistemas reduzem de forma notável os custos de manutenção da maquinaria na qual são instalados,
eliminando os tempos de paragem da máquina para operações de lubrificação e prolongando a vida útil dos componentes
lubrificados. Os sistemas de lubrificação permitem, além disso, atingir todos os pontos que necessitam de lubrificação,
principalmente os que são difíceis de atingir por um operador.
O bomba pode ser utilizada para alimentar sistemas com diferentes sistemas de lubrificação: centralizada (Progressiva),
direta ao ponto (Multi-lline), linha específica (System 33 V).
2.1. LUBRIFICAÇÃO CENTRALIZADA (PROGRESSIVO)
É a configuração mais simples, é constituída pelos seguintes componentes:
Eletrobomba de alimentação do reservatório (OmegaPUMP)
Tubagem primária
Distribuidor de múltiplas vias
Tubagem secundária
Através da tubagem primária (derivada do elemento de bombagem), a eletrobomba alimenta um distribuidor com a função
de distribuir e dosear a quantidade de lubrificante entre os vários pontos de atrito.
O sistema modular do doseador progressivo oferece vantagens de flexibilidade para os técnicos responsáveis pelo projeto do
sistema e vantagens de manutenção de baixo custo.
O sistema progressivo é utilizado principalmente para a lubrificação com massa consistente nos sistemas por perda total ou
nos sistemas de recirculação de óleo. As altas pressões e o funcionamento com tubagens muito longas constituem requisitos
comuns, como as condições ambientais exigentes.
O sistema progressivo pode ser utilizado também subdividido por zonas, quando as diferentes peças das máquinas exigem
condições irregulares do ciclo. Os parâmetros do projeto de um sistema progressivo incluem muitas variáveis, tais como o
volume e a frequência de lubrificação exigida por cada ponto, o número de pontos, as condições de gestão, a pressão da
bomba, etc.
2.2. LUBRIFICAÇÃO DIRETA NO PONTO (MULTI-LINEA)
A eletrobomba OmegaPUMP lubrifica diretamente o ponto de atrito sem necessidade de interpor outros dispositivos de
dosagem do fluxo. Isto permite ter dispor de produto para a lubrificação económico, versátil e de utilização simples.
A OmegaPUMP foi concebida para a alimentação dos sistemas de lubrificação de ponto único em veículos, em equipamentos
e máquinas de vários tipos para utilização com lubrificante.
Preparada para pode funcionar com um máximo de 8 elementos bombeadores, permite alimentar mais linhas
independentes.
Vem equipada de série sem elementos de bombagem, os quais serão encomendados em separado, escolhendo-os segundo a
capacidade desejada entre 5 modelos.
2.3. LUBRIFICAÇÃO LINHA SIMPLES (SISTEMA 33V)
Com o vantajoso kit de válvula de respiro (vent-valve), a bomba alimenta as válvulas de dosagem dispostas no sistema,
pressurizando o circuito e injetando o lubrificante no ponto de atrito. Posteriormente, depois de desativada a bomba, ocorre
a despressurização do circuito, permitindo a fase de recarga da câmara de dosagem para o ciclo seguinte.
2.4. FUNCIONALIDADE E VANTAGENS
A eletrobomba OmegaPUMP é uma bomba de pistões acionada por um sistema de excêntrico com retorno de mola,
preparada para poder funcionar com um máximo de 2 elementos de bombagem Progressive e 8 elementos de
4
bombagem Multi-line , permitindo a alimentação de várias linhas independentes. É fornecida de série sem
bombeadores, que são encomendados separadamente.
Para todas as versões do reservatório (com prensador ou de cartucho), a bomba inclui o sensor de nível mínimo.
O reservatório para a versão com prensador é feito de plástico transparente. A sinalização visual do nível máximo é
garantida por um indicador (vermelho) que, uma vez ativado, vai garantir a integridade da máquina e do pessoal,
libertando o excesso de lubrificante para o interior do próprio reservatório. Com um kit de transformação específico é
possível montar um sensor para a sinalização do nível máximo.
Os reservatórios/foles para a versão com cartucho podem ser substituídos pelos que se encontram à venda no mercado,
tanto no que respeita à roscagem como às dimensões. A proteção do cartucho é feita de plástico semitransparente, a
montagem ou a substituição é simples e não requer equipamentos graças ao encaixe com engate de baioneta.
A ligação elétrica dispõe de um conector tipo DIN 43650 para a alimentação e dois conectores M12 para os sinais à
entrada e saída.
Existe um painel eletrónico de comando que permite definir diversos tipos de ciclos de lubrificação e controlos através
de um visor de interface com touch-screen.
A dimensão é consideravelmente reduzida e os entre-eixos de aperto são intermutáveis com diversos outros modelos.
3. IDENTIFICAÇÕES DO PRODUTO
No reservatório da bomba encontra-se uma etiqueta com o código do
produto, a tensão de alimentação e as características básicas.
5
4. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS GERAIS
Sistema de bombagem
came com retorno de mola
Capacidade *
Multi-line
0,005 - 0,01 - 0,015 - 0,025 - 0,05
[0.0003 - 0.0006 - 0.0009 - 0.0015 - 0.003]
Progressive
2,8 - 5,2
[0.17 - 0.31]
Progressive Reg.
0,4 ÷ 2,8 [0.02 ÷ 0.17]
Pressão de serviço
Multi-line
200 [2900]
280 [4061]
Progressive
Número de saídas (elementos
bombeadores)
Multi-line
8
2
Progressive
Ligações de fluxo (saída elementos de
bombagem)
Multi-line
G1/8"
G1/4"
Progressive
Temperatura de serviço
-20 ÷ +70 [-4 ÷ +158]
Temperatura de armazenamento
-30 ÷ +80 [-22 ÷ +194]
Peso líquido
3 [6.6]
Humidade relativa
90
Capacidade do reservatório
Prensador
1,2 [0.32]
0,7 [0.18]
0,4 [0.1]
Cartucho
Lubrificante
Massa consistente 000 ÷ 2
Grau de proteção
65
Ruído
<70
Tensão de alimentação
12 - 24
Absorção máxima
4 @12V - 2 @24V
Velocidade
17±4
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO PAINEL ELETRÓNICO
Tensão de trabalho
VDC
12 - 24 ±10%
Temperatura de utilização
°C [°F]
-20 ÷ +70 [-13 ÷ +158]
Temperatura de armazenamento
°C [°F]
-30 ÷ +80 [-22 ÷ +194]
Caraterísticas do hardware
Limitação de sobrecarga do motor
Proteção da inversão de polaridade na alimentação
Proteção contra as perturbações da alimentação (Spike)
Sinalização remota de alarme
Controlo do ciclo através de reed
2 Sinais de entrada (auto-configuráveis)
PNP - NPN
Autoalimentados pelo mesmo conector
V sensores = Tensão de alimentação - A = 1A máx.)
2 Sinais de saída (auto-configuráveis)
PNP - NPN
V saída = Tensão de alimentação - A = 1A máx. por saída
ATENÇÃO: Não alimentar a máquina com tensões diferentes das indicadas na etiqueta.
* NOTA: Os valores do fluxo indicado referem-se às seguintes condições de ensaio: massa lubrificante com
classe de consistência NLGI 2; condições ambientais normais (temperatura 20 °C [68 °F]; pressão 1 bar [14,5 psi];
contrapressão de 50 bar [72,5 psi] e tensão nominal 12VDC e 24VDC..
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5. COMPONENTES
Indicam-se de seguida os componentes principais que compõem a bomba nas suas várias versões, acessórios e opções.
5.1. POMPA OMEGA COM PRENSADOR
Etiqueta de
identificação
Ligação sinais à entrada
(M12 - 4 pin)
Conector de alimentação
(DIN 43650 - 3+ )
Indicador de nível
máximo
Depósito 1,2 L
Prensador
Pré-configuração
(M22x1,5)
2 elementos de
bombagem "Progressive"
Pré-configuração (G1/8)
retorno à bomba
Porta de enchimento do
lubrificante (UNI 7663-A)
Pré-configuração (M12x1)
8 elementos de
bombagem "Multi-line"
Ligação sinais à saída
(M12 - 5 pin)
RETORNO
CARGA
Nível mínimo com
micro-switch
7
1 entalhe
0,14 cm3/ rotação
[0.0085 in3/rev]
2 entalhes
0,26 cm3/ rotação
[0.015 in3/rev]
5.2. POMPA OMEGA COM CARTUCHO
700CC 400CC
5.3. ELEMENTOS BOMBAGEM "PROGRESSIVOS"
VAZÃO FIXA VAZÃO REGULÁVEL
Íman para nível
mínimo
Cartucho
previamente
carregado
Proteção do
cartucho
Nível mínimo
com reed
Pré-configuração
G1/8"
retorno à bomba
Pistão Ø6
0,4 ÷ 2,8 cm3/min
[0.02 ÷ 0.17 in3/min]
M22x1,5
Saída
G1/4"
Entalhes
Pistão
M22x1,5
Saída
UG1/4"
Tampa de
acesso de
regulação
8
1 entalhe
0,005 cm3/
rotação
[0.0003 in3/rev]
2 entalhes
0,01 cm3/ rotação
[0.0006 in3/rev]
3 entalhes
0,015 cm3/
rotação
[0.0009 in3/rev]
4 entalhes
0,025 cm3/
rotação
[0.0015 in3/rev]
5 entalhes
0,05 cm3/ rotação
[0.003 in3/rev]
5.4. ELEMENTOS DE BOMBAGEM "MULTI-LINHA"
KIT BY-PASS (OPCIONAL)
SEM manómetro COM manómetro
Manómetro
Entrada de emergência do
lubrificante (UNI 7663-A)
Lig. ao elemento de
bombagem
"Progressive" (G1/4")
Saída (G1/4")
Descarga (G1/8")
Regulação da
pressão
Entalhes
M12x1
Saída
G1/8"
9
5.5. KIT VENT-VALVE (OPCIONAL)
5.6. KIT DEPÓSITO SENSOR NÍVEL MÁXIMO (OPCIONAL)
Lig. ao elemento de bombagem
(Pos. B) "Progressive" (G1/4")
Descarga com retorno
à bomba /T)
Bobina
Saída (G1/4")
Conector
(M12 - 4pin)
Proximity
Reservatório
Conector de
alimentação DIN
43650
Sonda laser
10
6. DESEMBALAMENTO E INSTALAÇÃO
6.1. DESEMBALAMENTO
Uma vez identificado o local adequado para a instalação, abrir a embalagem, retirar a bomba e verificar se não sofreu danos
durante o transporte e armazenamento. O material de embalagem não exige cuidados especiais de eliminação, não sendo de
modo algum perigoso ou prejudicial. Para efeitos de eliminação deverá consultar os regulamentos locais.
6.2. INSTALAÇÃO DA BOMBA
Posicionar a eletrobomba e fixar no suporte respetivo utilizando o olhal de fixação de Ø9 mm (0,354 in) com os 4
parafusos apropriados.
Montar a bomba de modo a que o lubrificante para o enchimento do reservatório e o painel de comandos sejam
facilmente acessíveis.
Deixar pelo menos 100 mm (3,94 in) de distância perimetral em relação a outros aparelhos ou obstáculos que impeçam
o acesso à bomba.
Montar a bomba à “altura do homem” para evitar posturas anormais ou a possibilidade de choque.
Não instalar a bomba submersa em líquidos e/ou em ambientes particularmente agressivos.
Não instalar a bomba em ambientes em que se encontrem presentes substâncias explosivas ou inflamáveis.
Não instalar a bomba junto a fontes de calor ou na proximidade de aparelhos elétricos que possam perturbar o correto
funcionamento da eletrónica.
Garantir que os tubos e os cabos estão devidamente fixados e protegidos de eventuais choques.
Verificar se o lubrificante usado é próprio para a temperatura de utilização, especialmente para temperaturas abaixo de
0°C. Em caso de dúvida contactar o nosso Gabinete Técnico Comercial para a escolha correta do lubrificante.
6.3. LIGAÇÕES HIDRÁULICAS
O ponto de ligação hidráulico para a instalação da bomba no sistema é instalado no corpo de bombagem com rosca de G1/4"
para os elementos de bombagem "Progressive" e G1/8" para os elementos de bombagem "Multi-line". Está prevista a
possibilidade existir retorno na bomba com adaptador de G1/8”.
ATENÇÃO: A tubagem deve chegar ao ponto a lubrificar no menor trajeto possível.
6.4. LIGAÇÕES ELÉTRICAS
A ligação elétrica é da responsabilidade do utilizador que deverá proceder à identificação inequívoca da ligação de alimentação,
sinais de entrada e sinais à saída
Ligar a máquina à corrente elétrica conforme indicado no presente manual.
Os conectores volantes, os cabos de alimentação e os sinais devem ser do tipo e secção adequados para a absorção da máquina e
do tipo correspondente às disposições em vigor. É possível encomendar separadamente (ver 14. INFORMAÇÕES DE ENCOMENDA)
ATENÇÃO: Verificar a correspondência entre a alimentação elétrica da bomba e a da máquina (etiqueta
colada na parte lateral do reservatório).
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6.4.1. ESQUEMA DE LIGAÇÃO
Alimentação
Sinais de entrada
Sinais de saída
1
VDC +
1 - Castanho
VDC +
1 - Castanho
VDC +
2
VDC -
2 - Branco
Entrada 2
2 - Branco
Saída 2 (max 1A)
3
Sem lig.
3 - Azul
VDC -
3 - Azul
VDC -
Terra
4 - Preto
Entrada 1
4 - Preto
Saída 1 (max 1A)
5 - Verde
Terra
SINAIS À ENTRADA
Conector Omega
Sensores da instalação
Pin
Descrição
Ligação
NPN
PNP
CONTACTO
1
+
3
-
2
Entrada 2
4
Entrada 1
SINAIS À SAÍDA
Conector Omega
Utilizadores da instalação
Pin
Descrição
Ligação
Out P
Out N
1
+
3
-
2
Saída 2
4
Saída 1
5
PE
Os pin 1 e 3 dos conectores das entradas e das saídas distribuem a mesma tensão presente nas cabeças do
conector de alimentação (2A máx. por cada conector). Esta tensão pode servir para alimentar diretamente as cargas (Ex.
sensores, lâmpadas, relé, etc.).
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6.5. INSTALAÇÃO DE ELEMENTOS DE BOMBAGEM / TAMPÕES
Os elementos de bombagem não estão incluídos na bomba, devendo ser adquiridos separadamente escolhendo os códigos
apropriados. Os tampões encontram-se incluídos na bomba, já montados nos orifícios de bombagem.
Para montar os elementos de bombagem proceder do seguinte modo:
Identificar a posição mais correta distribuindo-os uniformemente pelos orifícios existentes.
Remover os tampões dos orifícios utilizando uma chave fixa de 16 mm ou uma chave Allen de 6 mm (Multi-line) e uma
chave Allen de 12 mm (Progressive).
Aperte os elementos de bombagem com um binário de 12 Nm (Multi-line) e de 20 Nm (Progressive) utilizando uma
chave fixa de 16 mm (Multi-line) e de 27 mm (Progressive).
ATENÇÃO: Introduza os elementos de bombagem na saída predefinida, tendo especial atenção ao correto
encaixe no adaptador.
7. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
7.1. AÇÕES A REALIZAR ANTES DE INICIAR A OPERAÇÃO
A unidade apenas pode ser utilizada por pessoal especializado.
A bomba não pode ser utilizada submersa em líquidos, em ambientes particularmente agressivos ou
explosivos/inflamáveis se não for previamente preparada para esse efeito pelo fornecedor.
Utilizar luvas e óculos de segurança conforme o previsto na ficha de segurança do lubrificante.
NÃO utilizar lubrificantes agressivos que sejam incompatíveis com vedantes NBR, em caso de dúvida consultar o
gabinete técnico da Dropsa S.p.A. que fornecerá uma ficha detalhada sobre lubrificantes aconselhados.
Não ignorar os perigos para a saúde e cumprir as normas de higiene.
Utilizar sempre tubagens apropriadas para as pressões de funcionamento.
Verificar a integridade da bomba.
Verifique o nível de lubrificante no reservatório (indicação mín./máx no reservatório), em caso de nível baixo proceda
como descrito no cap.7.2.1.ENCHIMENTO DO DEPÓSITO.
Verificar se a bomba funciona à temperatura de operação e as tubagens estão sem bolhas de ar.
Controlar a ligação adequada de dispositivos elétricos.
Para determinar a pressão de trabalho máxima é necessário conhecer a perda de carga da tubagem ligada aos elementos de
bombagem em função do comprimento, temperatura de serviço e tipo de lubrificante.
Em função desta variável, para um funcionamento correto, é sempre necessário verificar que a perda de carga da tubagem
somada à pressão necessária no ponto a lubrificar, não seja superior à pressão máxima que pode ser gerada pela bomba.
7.2. CARREGAMENTO DE LUBRIFICANTE
Verificar que todos os orifícios de alojamento dos elementos de bombagem / tampões estão ocupados.
ATENÇÃO: Para evitar eventuais disfunções e a perda da garantia, recomenda-se a recarga do lubrificante
sem impurezas exclusivamente pelo sistema de carregamento dedicado.
7.2.1. ENCHIMENTO DO DEPÓSITO (VERSÃO COM PRENSADOR)
O enchimento do reservatório realiza-se através do dispositivo dedicado dotado de filtro.
Sendo preciso realizar o primeiro enchimento (com a bomba completamente vazia, sem resíduos de massa do último
carregamento), é necessário manter a bomba na vertical, para poder eliminar o ar presente no reservatório, chegando ao
ponto de ventilação com o indicador vermelho no nível máximo (o lubrificante vem de baixo). Para acelerar a operação de
evacuação do ar recomenda-se manter premido o indicador respetivo e soltar quando tiver sido evacuado todo o ar,
interrompendo imediatamente o enchimento do reservatório.
Seguidamente ao enchimento poderá ser realizado mesmo com orientações diferentes, assegurando que não é ultrapassada
a linha do nível máximo; neste caso será evidente uma elevação do indicador do nível máximo até 10 mm (0,39 in) no
máximo. Em seguida, caso não for interrompido o enchimento, nota-se o transbordo do lubrificante pela parte central do
prensador (evacuado o ar); este facto não provoca qualquer problema ou mau-funcionamento, mas em caso de quantidade
excessiva, a massa pode sair do orifício de descarga presente no reservatório.
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BOMBA VAZIA SOB CARGA NÍVEL MÁXIMO (com ar)
NÍVEL MÁXIMO (sem ar) NÍVEL MÁXIMO ULTRAPASSADO DESCARGA DE SEGURANÇA
7.2.2. PRIMEIRO ENCHIMENTO/SUBSTITUIÇÃO DO CARTUCHO PRÉ-CARREGADO (VERSÃO DE CARTUCHO)
A bomba é fornecida sem cartucho e completamente vazia. Quando se procede à encomenda da bomba, devem ser também
incluídos os cartuchos que serão utilizados com base no tipo de massa prevista. Antecipe um cartucho adicional que será
utilizado para o primeiro enchimento.
Para o primeiro enchimento (com a bomba completamente vazia), é necessário proceder do seguinte modo:
Remover a proteção do cartucho equipada com encaixe de baioneta.
Retirar a tampa do cartucho.
Roscar o cartucho na bomba até ao fim, apertando com moderação.
Desapertar e retirar a tampa ou o elemento de bombagem se estiver na posição "C" (ver 14.INFORMAÇÕES DE
ENCOMENDA).
Manter a bomba na horizontal.
Exercer pressão manualmente e gradualmente no cartucho, fazendo penetrar o lubrificante na bomba e evacuando o ar
presente.
Logo que se observe uma saída de graxa do orifício da tampa retirada anteriormente, deixar de empurrar o cartuxo.
Apertar e fechar a tampa retirada anteriormente.
Para a substituição do cartucho vazio é necessário proceder do seguinte modo:
Niv.
máximo
10 mm
Descarga de
massa
consistente
Sem ar
Niv.
mínimo
Ar
Massa consistente
14
Remover a proteção do cartucho equipada com encaixe de baioneta.
Retirar do cartucho vazio o íman útil para indicação do nível mínimo.
Remover o cartucho vazio desenroscando.
Retirar a tampa do cartucho novo e remover a película de proteção (se presente).
Pressionar ligeiramente o cartucho fazendo sair uma pequena quantidade de massa, assegurando que se fez sair todo o
ar presente na entrada.
Tendo o cuidado de não deixar entrar ar, roscar o cartucho na bomba até ao fim, apertando com moderação.
Inserir o íman no novo cartucho.
Tornar a montar a proteção com encaixe de baioneta.
7.3. CONFIGURAÇÃO DE BOMBAGEM REGULÁVEL
Para a configuração da bombagem progressive com capacidade regulável, proceder da seguinte forma:
Assegurar a ausência de pressão residual nas tubagens de alimentação.
Remover a tampa de acesso de regulação utilizando uma chave Allen de 4 (ver 5.3.ELEMENTOS DE BOMBAGEM
"PROGRESSIVE").
Com a chave Allen de 4 inserida no pino interno, rodar a camisa do elemento de bombagem.
Cada rotação completa da chave corresponde a cerca de 0,6 cc/min. Intervalo de regulação de 0,4 a 2,8 cc/min para um
total de 4 rotações.
Verifique a presença e a conformidade da guarnição de cobre (eventualmente substituir).
Tornar a montar a tampa utilizando uma chave Allen de 4.
7.4. INSTALAÇÃO DO KIT VENT VALVE (OPCIONAL)
O kit opcional vent-valve (válvula de respiro) foi concebido para utilização para o elemento de bombagem de capacidade fixa
na posição B, mas com uma nova tubagem de carga no instalador pode ser utilizado para diversas soluções (ver 5.6. KIT
VENT-VALVE).
Para a montagem e utilização, proceder da seguinte forma:
Remover o parafuso com guarnição presente na parte inferior da bomba.
Apertar os dois parafusos auto-roscantes nos orifícios pré-existentes verificando a presença da vedação central.
Apertar a união de ligação ao elemento de bombagem na pos. B.
Ligar a alimentação da válvula de ventilação ao conector da saída utilizando o cabo correspondente (ver
14.INFORMAÇÕES DE ENCOMENDA).
15
8. PRINCÍPIO DO CONTROLO DA LUBRIFICAÇÃO
COMO FUNCIONA O PRINCÍPIO DA LUBRIFICAÇÃO INTERMITENTE?
Nesta versão, a bomba possui um painel eletrónico para o controlo da lubrificação.
O painel de controlo, colocado no interior do compartimento do motor, garante à bomba total autonomia na gestão dos
ciclos de lubrificação, dos alarmes e dos controlos. Além disso, a bomba está equipada com duas entradas digitais, para o
controlo do ciclo de lubrificação, e duas saídas digitais para a monitorização do estado da lubrificação e dos alarmes.
A central de lubrificação Omega automática pode ser programada para funcionar segundo o princípio da lubrificação
intermitente.
Esse princípio baseia-se em três conceitos fundamentais:
A) Prelube → Pré-lubrificação
B) Lube (work wait) → Lubrificação
C) Standby
A) PRELUBE
Esta fase consiste num número de ciclos de lubrificação necessários para libertar o ar do sistema e controlar todas as
funções da lubrificação.
A pré-lubrificação ocorre apenas depois da alimentação da bomba.
Se a pré-lubrificação for definida com valor “0”, a lubrificação Intermitente consistirá apenas na fase de lubrificação.
B) LUBE
Esta fase é composta por um número de ciclos durante os quais o aparelho efetua a lubrificação. Cada ciclo é, por sua
vez, subdividido em dois subciclos (work e wait) e envolve a monitorização de timporizadores, contadores e/ou
entradas:
- Durante a fase de work, o sistema envia o lubrificante para os pontos de lubrificação;
- Durante a fase de wait, o sistema permanece em espera antes do início do ciclo de lubrificação seguinte ou da fase de
standby (no caso de ter sido definido um único ciclo de lubrificação).
O lube pode ser regulado em cinco modos:
PS/SEP: A distribuição do lubrificante è controlada pelo pressostato ou pelo Sistema Progressivo;
CONTAGEM DE IMPULSOS: A distribuição do lubrificante é controlada por um conta-impulsos;
ROTAÇÃO: A distribuição do lubrificante é regulada pelo número de rotações do motor;
TEMPO: A distribuição do lubrificante é regulada por um temporizador;
ATIVAÇÃO EXTERNA: A distribuição do lubrificante é regulada por um controlador externo;
C) STANDBY
Nesta fase o sistema de lubrificação está em pausa até à próxima fase de lubrificação.
Essa fase não pode ser regulada diretamente, mas é possível, em vez disso, regular o Intervalo de lubrificação (Interval).
Por Intervalo de lubrificação entende-se o período que decorre entre o início de duas fases de Lube.
O intervalo de lubrificação (Interval) pode ser regulado em quatro modos:
TEMPO: O intervalo de lubrificação é regulado por um temporizador;
CONTAGEM DE IMPULSOS: O intervalo de lubrificação é controlado por um conta-impulsos;
TEMPO&IMPULSOS: O intervalo de lubrificação é controlado quer por um temporizador quer por um conta-impulsos.
Tudo dependerá de qual dos dois tipos de controlo intervirá primeiro;
IMPULSOS&TIMEOUT: O intervalo de lubrificação é controlado quer por um temporizador quer por um conta-impulsos.
Ao contrário do modo Tempo&Impulsos, quando for ultrapassado o período de time-out é gerado um alarme.
ARRANQUE BOMBA
Para o modo de utilização e programação dos ciclos ver par. 9.4
LUBE
LUBE
PRELUBE
Sem wait entre os ciclos de
pré-lubrificação
Se o PRELUBE
maior que 0
STANDBY
LUBE
INTERVAL
STANDBY
LUBE
INTERVAL
16
9. DEFINIÇÕES DO CONTROLO DA LUBRIFICAÇÃO
9.1. DESCRIÇÃO DO PAINEL DE CONTROLO
A bomba está dotada de um visor TOUCH SCEEN para a interação com o utilizado.
Seguem-se as partes principais do painel de programação inicial.
Ao premir a parte central do ecrã (Área Widget) é possível visualizar outros estados da bomba; já se premir a parte superior
do ecrã (Barra de estado) é possível visualizar as informações adicionais relativas ao estado do alarme/warning presente.
EVENTOS LOG
Permite entrar no menu
Eventos Log
MENU BASE
Permite entrar no menu
base de programação
BARRA DE ESTADO
Mostra Alarmes/Warning
ativos, data e hora atual.
RESET
Reinicia totalmente o ciclo
d bomba e elimina os
erros
CICLO NO LUBR / EXTRA
Retoma o intervalo de
lubrificação se estiver em
pausa/standby. Caso
contrário, executa um
intervalo de lubrificação.
ÁREA WIDGET
Visualiza os parâmetros
em execução, os valores
correspondentes, o estado
da bomba, das entradas e
das saídas
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9.2. NAVEGAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS MENUS
Seguem-se os ecrãs selecionáveis dos diversos menus
1. MENU BASE
Nesta secção é possível
definir apenas os
parâmetros mais
utilizados para o tipo de
instalação selecionada.
2. MENU AVANÇADO
Nesta secção é possível
definir todos os
parâmetros relativos a
qualquer instalação.
3. LUBRIFICANTE
Nesta secção é possível
definir os parâmetros do
lubrificante. Além disso, é
possível ativar um pedido
automático de encomenda
de lubrificante quando este
está a acabar.
4. MENU SISTEMA
Permite configurar os
dados gerais do sistema
(ex. data, hora, etc.)
5. DEFINIÇÃO DE IDIOMA
Permite definir o idioma
clicando apenas na
bandeira do país.
6. WIDGET
Graças a este menu é
possível mudar os ecrãs
widget no ecrã principal
(Ver paragrafo 9.1.).
7. BLUETOOTH
Permite ativar e
desativar a ligação entre
a bomba e o dispositivo
através do sistema
bluethooth.
8. WI-FI
Este menu permite alterar
as configurações da ligação
wi-fi. Com a ligação pode
aceder à DropsA cloud que
lhe permite verificar o
estado da bomba, visualizar
erros e pedir assistência
diretamente à DropsA.
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9.3. DESCRIÇÃO DO VISOR “EVENTOS LOG”
Na página principal, ao clicar no botão na parte superior esquerda é possível visualizar o menu “eventos log”; este menu
permite visualizar todas as atividades realizadas na bomba, possibilitando, além disso, filtrar os eventos com base nos
alarmes.
Por exemplo, ao clicar na esfera vermelha serão visualizados apenas os eventos ligados aos alarmes, o amarelo abrange tanto
os eventos relativos aos alarmes como os relativos aos avisos como a sinalização do nível mínimo, e finalmente filtrando a cor
azul serão visualizadas todas as atividades que estão a ser executadas.
9. DEFINIÇÕES LAN/PROFINET
A "LAN/PROFINET" não está disponível na bomba Omega.
FILTROS
VERMELHO: Alarmes
AMARELO: Avisos
AZUL: Informações
Tipo Log visualizado
Data do evento
Nome do evento
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9.4. PROGRAMAÇÃO DA BOMBA
A secção seguinte descreve os principais componentes gráficos da interface, a navegação entre os menus de configuração, e
contém uma especificação detalhada de cada parâmetro e dos possíveis valores estes podem assumir.
A bomba pode ser gerida através de 2 MENUS PRINCIPAIS:
1. MENU DE BASE
2. MENU AVANÇADO
9.4.1. NAVEGAÇÃO ENTRE MENUS
Para aceder aos menus, clicar na engrenagem na parte superior direita da página inicial, para entrar diretamente no menu
base. Nesta página, premir na engrenagem que se encontra na parte superior direita para fazer aparecer o pop-up do menu
escolhido. Premir um dos nove botões para entrar no menu desejado.
Para voltar à página inicial e sair do menu, premir na seta no canto superior esquerdo.
Nas figuras que se seguem podem ser vistas as modalidades comuns de navegação nos menus de configuração Base e
Avançado.
9.4.2. MENU BASE
O MENU BASE permite ao operador uma rápida configuração inicial da instalação
Neste menu apresentam-se apenas os parâmetros de base relativos ao tipo de sistema configurado, com os parâmetros
presentes no menu avançado. Assim, neste ecrã podem aparecer mais ou menos parâmetros.
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9.4.3. MENU AVANÇADO
O MENU AVANÇADO permite ao instalador una rápida configuração do sistema.
Neste menu são visualizados também os parâmetros presentes no menu base.
Os principais parâmetros para configurar um sistema são:
Lubrificação
Intervalo
Entrada 1
Entrada 2
A combinação destes parâmetros permitirá visualizar apenas os parâmetros relativos a esse tipo de sistema.
Se for modificado o valor de um qualquer parâmetro, é possível que não sejam mostrados outros parâmetros ou sejam
mostrados na cor vermelha “Erro de parâmetros”.
“Erro de parâmetros” significa que a combinação dos parâmetros não é correta e, consequentemente, a bomba não inicia o
ciclo de lubrificação.
Para resolver este erro é necessário modificar o(s) parâmetro(s) de modo a que a sua combinação seja correta.
9.4.3.1. PARÂMETROS RELATIVOS AO MODO OPERACIONAL
A tabela seguinte ilustra os parâmetros de funcionamento relativos ao modo operacional e possíveis valores configuráveis.
Nome
Nome Completo
Valor padrão
Descrição
Valores
Lubrificação
Lubrificação
PS/SEP
Regulação da fase de
lubrificação
PS/SEP
Contagem de impulsos
Rotação
Tempo
Ativação Externa
Intervalo
Intervalo de lubrificação
Tempo
Regulação do intervalo de
lubrificação
Tempo
Contagem de impulsos
Tempo&Impulsos
Impulsos&TOut
Entrada 1
Entrada 1
SEP/PROX
Tipo de sensor ligado à
entrada 1
Não Ligado
PS
SEP/PROX
Contagem de impulsos
Suspensão
Ativação Externa
Entrada 2
Entrada 2
Suspensão
Tipo de sensor ligado à
entrada 2
Não Ligado
PS
SEP/PROX
Contagem de impulsos
Suspensão
Ativação Externa
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DROPSA OMEGA - Automatic Lubrication Pump Manual do proprietário

Categoria
Componentes do dispositivo de segurança
Tipo
Manual do proprietário