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14 - Código do manual:
319W12 ver.
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PORTUGUÊS
Acensão através de cenários
As áreas são ligadas por meio de cenários. Às teclas , ,
estão associados cenários.
O instalador é responsável pela instrução do utilizador com
relação aos cenários controlados pelos teclados (cada teclado
pode ter também cenários diferentes).
ACENSÃO SEM ENTRADAS ABERTAS
Para dar início à cena da acensão, é preciso:
1. Digitar o Código Utilizador no teclado (necessário se as teclas
, , não estiverem habilitadas para a acensão rápida
sem código).
2. Seleccionar a cena a ser iniciada, com a pressão das teclas
, , .
3. Se o cenário não estiver entre os três primeiros, avançar com
/e seleccionar a cena desejada.
4. Se a cena apresentar entradas abertas, na segunda linha do
écran, será vista a lista das abertas (neste caso, consulte o
capítulo ACENSÃO COM ENTRADAS ABERTAS).
5. Prema para iniciar o cenário seleccionado.
6. O teclado emitirá um som contínuo durante o tempo de saída.
As áreas na fase de acensão são indicadas pela letra U .
7. Para forçar a acensão das áreas anulando o tempo de saída,
prema novamente .
8. A término da acensão, o teclado pára de soar e as áreas
acesas serão indicadas pelo carácter # ..
Ao término do tempo de saída, o teclado poderá apresentar-se em
duas maneiras:
• Todas as áreas acesas: ###### com LED aceso fixo.
• Algumas áreas acesas: ####-- com LED intermitente.
ACENSÃO COM ENTRADAS ABERTAS
Durante o funcionamento normal pode ocorrer que uma cena seja
iniciada com entradas abertas (portões de entrada, trapeira, ba-
sculante, etc..). Algumas destas entradas se fecharão automatica-
mente durante o tempo de saída (portões de entrada, basculante),
enquanto que outras (trapeira) permanecerão abertas, impedindo
a inserção da área associada.
Durante o procedimento de início de uma cena, antes de confir-
mar o início, são visualizadas as entradas abertas a dar a possibi-
lidade de excluir temporariamente somente as desejadas.
Cada área possui seu tempo de saída independente dos
demais. Cada tempo de área inicia somente com o fechamento da
última entrada aberta associada à área. Salvo se for programada
a acensão de uma área em modalidade forçada (prazo de saída
independente da existência de entradas abertas), caso saia-se
de casa com uma entrada aberta, a áreas associada não entrará
jamais em função.
Se o código digitado não se refere à algumas áreas da
cena, estas não se acenderão.
Se em FUNÇÕES ESPECIAIS do menu técnico estiver habili-
tado o TESTE PRÉ-INTRODUÇÃO, em caso de anomalias existentes no
sistema (ex. falta de linha telefónica, falta de comunicação com ao
menos um dispositivo da instalação, etc.) o teclado apresentará
QUER CONTINUAR ?. Ao premer a tecla será abandonada a ligação
da instalação; ao premer-se a tecla a ligação será em todo
modo efectuada, a memorizar um tentativo forçado na memória
de eventos.
Se a digitalização do código não for feita dentro de 60
segundos, a central registrará como código falso. Depois de ter
digitado 5 vezes seguidas um código incompleto ou erróneo, o
teclado será inibida por 90 segundos. Caso sejam introduzidos 29
códigos incompletos ou erróneos seguidamente (4 grupos de 3
códigos com pausa de 90 segundos entre estes) a central criará
um alarme de adulteração.
Para dar início à cena da acensão com entradas abertas, é preci-
so:
1. Digitar o Código Utilizador no teclado (necessário se as teclas
, , não estiverem habilitadas para a acensão rápida
sem código).
2. Seleccionar a cena a ser iniciada, com a pressão das teclas
, , .
3. Se o cenário não estiver entre os três primeiros, avançar com
/e seleccionar a cena desejada.
4. Se o cenário a ser iniciado apresentar entradas abertas na
segunda linha do écran será indicada uma lista de entrada
abertas (Ex. JANELA DA COZINHA) e serão apresentadas ciclica-
mente.
5. Para excluir temporariamente uma entrada, é preciso:
a. Prema com a a apresentação da entrada aberta. Se
à direita da primeira linha aparecer AL. significa que a
entrada está aberta; OK se a entrada estiver fechada eES.
se a entrada estiver excluída.
b. Com é possível excluir o incluir a entrada aberta.
c. Com / é possível ver o estado das demais entra-
das.
d. Premer para voltar à cena.
6. Premer a tecla para iniciar o cenário seleccionado. O
tempo de saída é iniciado, as áreas então serão indicadas
08:23 16/05/10
DIGITAR O CÓDIGO
ESPERAR COMANDO
*=MENU UTILIZADOR
SAIO DE CASA
A=INICIAR C,D=CEN..
SAIO DE CASA
UUUU--
08:24 16/05/10
####--
/ /