Display em Vetorscópio
O display “Vectorscope” exibe as cores em um sinal de vídeo. Dependendo do padrão dos sinais de
teste de barras de cor usado na sua instalação, selecione 100% ou 75% no menu suspenso “Set” no
Blackmagic SmartView Setup.
Algumas pessoas acreditam que o vetorscópio pode ser usado para verificar níveis ilegais, mas isso
não é correto. O display no padrão RGB é que deve ser usado para a verificação de cores ilegais.
Omotivo pelo qual você não pode usar um vetorscópio para tal verificação é que ambos os valores
de crominância e luminância são necessários. Por exemplo, as cores próximas dos pontos brancos
ou pretos no vídeo não podem ser saturadas como as cores muito mais escuras, que podem ser
usadas nos tons de cinza. Como o display em vetorscópio exibe somente cores, e não valores de
luminância, ele não pode ser usado exclusivamente para verificar cores ilegais.
O display em vetorscópio é a melhor ferramenta para verificar níveis de cores de fitas de vídeo
analógicas antigas, onde você precisa ajustar níveis cromáticos. Basta reproduzir o segmento da
barra de cores da fita de vídeo e, depois, ajustar as configurações cromáticas e de matiz para definir
as cores do vídeo nas caixas quadradas na gratícula.
O display em vetorscópio também é perfeito para gradação de cor, já que você pode facilmente ver
se seu vídeo recebeu balanço de branco corretamente ou se há um tom de cor. Se seu vídeo
possuir um tom de cor, o display desviará para o centro e você provavelmente verá dois pontos
centrais. Geralmente, o apagamento no sinal de vídeo cria um ponto no centro do vetorscópio e isso
acontece porque o apagamento no vídeo é preto sem qualquer cor. O apagamento fornece um
ponto de referência útil para ajudar a reconhecer áreas do vídeo preto sem qualquer
informação de cor.
Se seu vídeo tiver um tom de cor, você poderá visualizar os pretos se afastando da cor e do centro.
Ograu de deslocamento representa a quantidade do tom de cor no seu vídeo e é possível ver
oafastamento nos detalhes pretos e brancos do seu vídeo. Isto faz com que o display em
vetorscópio seja valioso na remoção do tom de cor e na recuperação do balanço de branco correto.
Este tipo de display permite que você trabalhe com cores no seu vídeo dentro dos limites, sem
adicionar acidentalmente tons indesejados aos pretos e brancos. O balanço de cor branca pode ser
monitorado tanto no display em padrões RGB quanto no display em vetorscópio. Os problemas com
balanço de cor serão geralmente mais fáceis de visualizar no display em vetorscópio.
Ao fazer a correção de cor de imagens com tons de pele, especialmente rostos, você deve manter
asaturação da cor quente ao longo de uma linha aproximadamente na posição de 10 horas no
vetorscópio. Isto é conhecido como “flesh tone line” e é baseado na cor do sangue sob a superfície
da pele. A “flesh tone line” é, portanto, aplicável a todos as pigmentações de pele e é a melhor
maneira de garantir que os tons de pele do seu talento fiquem naturais.
Display em vetorscópio exibindo “flesh tone
line” em direção à posição de 10 horas.
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