Bticino 351200 Manual do usuário

Tipo
Manual do usuário
353000
Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
04/16-01 PC
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Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
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Índice
1 Introdução 4
1.1 Advertências e conselhos 4
2 Descrição 5
2.1 Funções principais 5
2.2 Vista frontal 6
2.3 Vista posterior 7
3 Configuração 8
3.1 Código master 8
3.1.1 Novo código master 8
3.1.2 Cancelamento de códigos master 10
3.2 Código passepartout 11
3.2.1 Novo código passepartout 11
3.2.2 Cancelamento de códigos passepartout 13
3.2.3 Substituição do código passepartout 14
3.3 Código residente 16
3.3.1 Novo código residente 16
3.3.2 Cancelamento do código residente 19
3.3.3 Substituição do código residente 20
4 Configuração avançada 22
4.1 Ligação ao PC 22
4.2 Comando do trinco 23
4.2.1 Comando da fechadura com Módulo Teclado 353000 stand-alone 23
4.2.2 Comando da fechadura com Módulo Fônico Sfera 351100/351200/351300
e Módulo Teclado 353000 23
4.3 Rearmamento 24
5 Apêndice 25
5.1 Dados técnicos 25
4
1 Introdução
1.1 Advertências e conselhos
Antes de prosseguir com a instalação, é importante ler atentamente o presente manual do insta-
lador. A garantia caduca automaticamente por negligência, uso indevido, violação consequente à
intervenção de pessoas não autorizadas.
O Módulo Teclado Sfera deve ser usado unicamente em sistemas digitais de 2 fios BTicino.
Possíveis coberturas a acoplar ao Módulo Teclado Sfera BTicino:
Cobertura 353005 Cobertura 353001/02/03
Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
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2 Descrição
2.1 Funções principais
O Módulo Teclado Sfera BTicino permite aos residentes a abertura de um trinco mediante o reco-
nhecimento de códigos numéricos memorizados em antecedência.
O dispositivo é constituído por uma botoneira de 12 teclas, iluminada pela parte traseira, e por
indicadores luminosos para o controlo da correcta digitação do código.
A programação pode ser feita segundo duas modalidades:
- por meio do software TiSferaDesign, fornecido no equipamento base (capítulo 4);
- através de procedimentos específicos, a serem realizados directamente com o teclado (capítulo 3).
Para efectuar a configuração dos códigos master é necessário remover a cobertura e carregar
no botão de programação evidenciado na legenda (capítulo 2.2).
O código secreto deverá ser composto de um mínimo de 4 a um máximo de 9 dígitos.
É possível programar três diferentes tipos de código:
- MASTER Código que permite o acesso à programação dos outros códigos.
O mesmo tem unicamente o direito de programação e não de acesso.
- PASSEPARTOUT Permite a abertura do trinco ao qual está acoplada a unidade externa.
Não está vinculado a nenhum apartamento.
O mesmo tem unicamente o direito de acesso e não de programação.
- RESIDENTES Permite a abertura do trinco ao qual está acoplada a unidade externa.
É vinculado a um apartamento da instalação.
O mesmo tem unicamente o direito de acesso e não de programação.
O presente manual faz referência ao Módulo Teclado Sfera cablado stand-alone ou em
combinação com o Módulo Fônico Sfera (351100/351200/351300).
Se o Módulo Teclado Sfera for instalado em combinação com o Módulo Display (352500),
roga-se fazer referência ao manual do Display para a programação dos códigos.
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2 Descrição
2.2 Vista frontal
1 - Teclado numérico + LED de iluminação das teclas.
Tecla
para a selecção do código de abertura do trinco.
Tecla
para a substituição dos códigos.
2 - Conector Mini USB para a programação.
3 - Botão de programação.
4 - LED vermelho aceso: acesso negado ou erro de programação.
5 - LED verde aceso: acesso permitido ou programação bem sucedida.
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2
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Módulo Teclado Sfera
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2.3 Vista posterior
1 - Ligação do botão do trinco (CP-P1) e tamper (CP-P2 - aplicação futura).
2 - Contactos do relê local.
3 - Ligação ao BUS.
4 - Conector para a ligação aos módulos seguintes.
5 - Conector para a ligação dos módulos anteriores.
6 - Sede dos configuradores.
3 2 1
5
4
6
8
3 Configuração
3.1 Código master
(apenas com Módulo Fônico Sfera 351100/351200/351300 e respectivos Módulos Botões Sfera
352000/352100 ou apenas com o Módulo Teclado Sfera)
Por razões de segurança é previsto um código MASTER, programado directamente pelo instalador,
por meio do qual é possível o acesso à programação dos outros códigos (passepartout e residentes).
Para ter acesso à modalidade de programação é necessário atribuir um código master ao dispositi-
vo; é possível memorizar até 20 códigos master.
O módulo teclado sinalizará que interveio a aceitação ou o cancelamento do código com sinais
acústicos e o acendimento do LED verde. A introdução de um código não reconhecido comporta a
interrupção da programação. Esta interrupção será sinalizada por um beep longo e o acendimento
do LED vermelho.
3.1.1 Novo código master
1 Manter carregado o botão de programação até o
lampejo do LED verde e o tom de confirmação.
2 Carregar na tecla . 4 Carregar na tecla ;
um beep breve confirma
a programação do novo
código master.
3 Digitar o código
(de um mínimo de
4 a um máximo de
9 dígitos).
Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
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Se o procedimento foi a bom fim o LED
verde permanece aceso por 1 segundo
aproximadamente e, em seguida, recomeça a
lampejar. Inserir outro código ou concluir.
6 Carregar brevemente no botão de
programação ou esperar 30 segundos para
sair do procedimento.
Um beep breve e a desligação dos LED indica o fim da sequência de programação.
O Módulo Teclado Sfera está pronto para o normal funcionamento.
Durante a fase de programação devem ser respeitadas algumas normas:
- o carregamento das teclas deverá ser realizado em modo consecutivo (no máximo, 2
segundos entre carregamentos sucessivos);
- a sequência de programação deve iniciar dentro de 30 segundos do carregamento do
botão de programação e deve ser desenvolvida em uma única fase.
5 Digitar novamente o código para confirmar.
Código errado:
LED vermelho aceso e beep longo.
NO
Código exacto:
LED verde aceso e beep curto.
OK
10
3 Configuração
3.1.2 Cancelamento de códigos master
1 Carregar e manter carregado o botão de
programação; o LED verde lampeja.
- O procedimento cancelará todos os códigos Master memorizados.
- Durante todo o procedimento manter carregado o botão de programação.
- Para interromper o procedimento de cancelamento soltar o botão de programação.
- Para um cancelamento selectivo utilizar o software TiSferaDesign.
2 Continuar mantendo o botão carregado;
o dispositivo emite 1 beep por segundo e
depois de 10 segundos um beep longo.
3 O LED vermelho lampeja e, em seguida, se apaga
para indicar a execução do cancelamento.
Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
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3.2 Código passepartout
(apenas com Módulo Fônico Sfera 351100/351200/351300 e respectivos Módulos Botões Sfera
352000/352100 ou apenas com o Módulo Teclado Sfera)
Para ter acesso à programação de um código Passepartout é necessário estar em posse de um
código master; é possível memorizar até 20 códigos passepartout.
O módulo teclado sinalizará que interveio a aceitação ou o cancelamento do código com sinais
acústicos e o acendimento do LED verde. A introdução de um código não reconhecido comporta
a interrupção da programação. Esta interrupção é sinalizada por um beep longo e o acendimento
do LED vermelho.
2 Carregar na tecla .
4 Carregar na tecla ;
um beep breve confirma
a programação do novo
código passepartout.
3 Digitar o código
passepartout (de
um mínimo de 4 a
um máximo de 9
dígitos).
3.2.1 Novo código passepartout
1 Inserir o código master.
O dispositivo emite um beep e o LED verde
lampeja.
A fase de programação é iniciada.
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3 Configuração
Se o procedimento foi a bom fim o LED
verde permanece aceso por 1 segundo
aproximadamente e, em seguida, recomeça a
lampejar. Inserir outro código ou concluir.
6 Carregar brevemente no botão de programação
ou esperar 30 segundos para sair do
procedimento.
Um beep breve e a desligação dos LED indica o fim da sequência de programação.
O Módulo Teclado Sfera está pronto para o normal funcionamento.
Durante a fase de programação devem ser respeitadas algumas normas:
- o carregamento das teclas deverá ser realizado em modo consecutivo (no máximo, 2
segundos entre carregamentos sucessivos);
- a sequência de programação deve iniciar dentro de 30 segundos do carregamento do
botão de programação e deve ser desenvolvida em uma única fase.
5 Digitar novamente o código para confirmar.
Código errado:
LED vermelho aceso e beep longo.
NO
Código exacto:
LED verde accesso e beep corto.
OK
Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
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3.2.2 Cancelamento de códigos passepartout
O procedimento cancelará todos os códigos Passepartout memorizados;
- Para um cancelamento selectivo utilizar o software TiSferaDesign.
Três vezes
1 Inserir o código master por três vezes seguidas.
2 O dispositivo emite um beep longo de confirmação.
3 O LED vermelho lampeja e, em seguida, se apaga
para indicar a execução do cancelamento.
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3.2.3 Substituição do código passepartout
1 Carregar na tecla até
o lampejo do LED verde.
2 O LED verde lampeja. 3 Inserir o código
passepartout.
4 Carregar na tecla .
5 Digitar o novo
código.
6 Carregar na tecla ;
um beep breve confirma
a programação do novo
código passepartout.
3 Configuração
Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
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8 O dispositivo emite
um beep longo de
confirmação.
9 Se o procedimento foi a
bom fim, o LED verde per-
manece aceso por 1 segun-
do aproximadamente e, em
seguida, se desliga.
7 Digitar novamente o
código para confirmar.
Durante a fase de programação devem ser respeitadas algumas normas:
- o carregamento das teclas deverá ser realizado em modo consecutivo (no máximo, 2
segundos entre carregamentos sucessivos);
- a sequência de programação deve iniciar dentro de 30 segundos do carregamento do
botão de programação e deve ser desenvolvida em uma única fase.
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3.3 Código residente
(apenas com Módulo Fônico Sfera 351100/351200/351300 e os respectivos Módulos Botões Sfera
352000 e 352100)
Para ter acesso à programação de um código RESIDENTE é necessário estar em posse de um
código master. É possível memorizar até 4000 códigos, um por apartamento.
O módulo teclado sinalizará que interveio a aceitação ou o cancelamento do código com sinais
acústicos e o acendimento do LED verde. A introdução de um código não reconhecido comporta
a interrupção da programação. Esta interrupção é sinalizada por um beep longo e o acendimento
do LED vermelho.
3.3.1 Novo código residente
2 Por meio do módulo botões (352000 e 352100),
seleccionar o apartamento ao qual acoplar o
código residente.
352041/42/43
1 Inserir o código master.
O dispositivo emite um beep e o LED verde
lampeja.
A fase de programação é iniciada.
3 Configuração
Apartamento 1
Apartamento 2
Apartamento 3
Apartamento 4
O presente manual faz referência ao Módulo Teclado Sfera cablado stand-alone ou em
combinação com o Módulo Fônico Sfera (351100/351200/351300).
Se o Módulo Teclado Sfera for instalado em combinação com o Módulo Display (352500),
roga-se fazer referência ao manual do Display para a programação dos códigos.
Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
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4 Digitar o código
residente (de um
mínimo de 4 a um
máximo de 9 dígitos).
5 Carregar na tecla ;
um beep breve confirma
a programação do novo
código residente.
3 Carregar na tecla
6 Digitar novamente o código para confirmar.
Código errado:
LED vermelho aceso e beep longo.
NO
Código exacto:
LED verde aceso e beep curto.
OK
18
Se o procedimento foi a bom fim o LED
verde permanece aceso por 1 segundo
aproximadamente e, em seguida, se desliga.
Um beep breve e a desligação dos LED indica o fim da sequência de programação.
O Módulo Teclado Sfera está pronto para o normal funcionamento.
Durante a fase de programação devem ser respeitadas algumas normas:
- o carregamento das teclas deverá ser realizado em modo consecutivo (no máximo, 2
segundos entre carregamentos sucessivos);
- a sequência de programação deve iniciar dentro de 30 segundos do carregamento do
botão de programação e deve ser desenvolvida em uma única fase.
3 Configuração
Módulo Teclado Sfera
Manual do instalador
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3.3.2 Cancelamento do código residente
(apenas com Módulo Fônico Sfera 351100/351200/351300 e os respectivos Módulos Botões Sfera
352000 e 352100)
3 Digitar novamente o código master.
1 Inserir o código master.
O dispositivo emite um beep e o LED verde
lampeja.
A fase de programação é iniciada.
2 Por meio do módulo botões (352000 e 352100),
seleccionar o apartamento relativo ao código
residente que se deseja cancelar.
352041/42/43
Apartamento 1
Apartamento 2
Apartamento 3
Apartamento 4
4 O dispositivo emite um beep longo de confirmação.
5 O LED vermelho lampeja e, em seguida, se apaga
para indicar a execução do cancelamento.
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3.3.3 Substituição do código residente
4 Carregar na tecla .
5 Digitar o novo
código
6 Carregar na tecla ;
um beep breve confirma
a programação do novo
código residente.
3 Configuração
1 Carregar na tecla até
o lampejo do LED verde.
2 O LED verde lampeja. 3 Inserir o código
residente.
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