Marantec Control 70 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
Control 70
Instruções para pôr em serviço
e esquemas dos circuitos eléctricos
Ilustrações do quadro de comando Control 70
2
Esquema de conjunto da zona do portão
A Painéis de comando do quadro de
comando
B Ligações no quadro de comando
C Interruptor no accionamento do portão
D Tomada, Norma CEE 16A, pelo cliente
E Unidade selectiva do dispositivo de
segurança dos bordos de fecho
Quadro de comando
Bornes de ligação:
8. X2 Ligação à rede
9. X3 Ligação do motor
10. X2c Elementos de comando, externos
11. X4 Ligação interrupt. fim de curso
Ligações por ficha:
12. X10 Elementos de comando, externos
13. X5a Teclado de contacto
14. X8a Relé de fim de curso
15. X8b Relé das lâmpadas de sinalização
16. X8d Função especial "Impulso anulador"
17. X5 Unidade de ampliação
Fusíveis e botões:
18. F1-F3 Fusíveis do motor (6,3 A)
19. F4 Fusível de comando (125 mA)
20. S7 Botão de programação
"Auto-retenção ABRIR"
Teclado de contacto e interruptor de chave Platina de base
0
I
Lâmpadas de controle:
1. Tensão de serviço
2. Posição final PORTÃO ABERTO
3. Posição final PORTÃO FECHADO
4. Avaria!
Elementos de comando:
5. Tecla ABRIR PORTÃO
6. Tecla STOP
7. Tecla FECHAR PORTÃO
Interruptor de chave:
0 verm. Desl.
I azul Lig.
O
A
O
B
O
C
O
D
O
E
O
2
O
4
O
1
O
3
O
5
O
6
O
7
O
8
O
20
O
9
O
12
O
13
O
10
O
11
O
18
O
17
O
19
O
14
O
15
O
16
1. Indice
3
Capítulo Página
Ilustrações 2
1. Indice 3
Explicação dos símbolos usados 4
2. Importante! Ler antes de iniciar os trabalhos 5
3. Pôr o quadro de comando Control 70 em serviço
3.1 Generalidades 6
3.2 Pôr em serviço 6
3.2.1 Ligação à rede 6
3.2.2 Interruptor de segurança 7
3.2.3 Controle da ligação à rede e do cableamento do accionamento 7
3.3 Ajuste dos interruptores de fim de curso 8
3.3.1 Posição final PORTÃO FECHADO 8
3.3.2 Interruptor fim curso STOP-SKS 9
3.3.3 Posição final PORTÃO ABERTO 9
3.4 Ajuste dos interruptores de fim de curso - ABERTO 9
4. Ligação dos acessórios e pôr em serviço
4.1 Elementos de comando externos 10
4.1.1 Elementos de comando externos com ficha de sistema 10
4.1.2 Elementos de comando externos sem ficha de sistema 10
4.2 Relé de aviso de fim de curso 13
4.3 Ligação das lâmp. sinaliz. 14
4.4 Relé de função especial 15
5. Esquema circ. eléct. q. comando Control 70 16
6. Apêndice / guia de controle 18
4
Explicação dos símbolos usados
Símbolos para o uso destas instruções:
AVISO Instruções importantes de segurança que devem ser
observadas estritamente para evitar acidentes pessoais
ou danos materiais!
Descrição duma operação Instrução sobre uma ligação mecânica ou eléctrica.
Controle das funções Depois de efectuar a ligação dos elementos operacionais
e de comando tem que se controlar o funcionamento do
quadro de comando.
Esquemas de circuitos e ligações eléctricas.
5
2. Importante! Ler antes de iniciar os trabalhos!
Só faça as ligações deste quadro de comando se for
electrotécnico
ou se tiver sido
instruído por um electrotécnico e particularmente se
estiver habilitado a reconhecer os perigos que a electricidade pode causar
conhecer as respectivas prescrições da electrotécnica
estiver instruído sobre como utilizar e conservar o equipamento de segurança
souber prestar os primeiros socorros
Antes de iniciar quaisquer trabalhos na instalação eléctrica do portão desligue a tensão
no quadro de comando!
Observe os regulamentos locais sobre segurança!
Instalar os cabos de tensão da rede e os cabos de tensão de comando sempre
separados!
Não introduzir nunca cabos na parte superior do quadro de comando! Nunca premir
vários botões de comando ao mesmo tempo!
Antes de mover o portão para efectuar trabalhos de ajustagem, certifique-se
de que não se encontram pessoas nem objectos na zona de perigo do portão.
Na instalação com a classe de protecção IP 65:
A ligação à rede por ficha deve ser substituída, o mais tardar depois de ser
posto em serviço, por cableamento fixo!
Para esse efeito deve ser previsto um interruptor de desconexão de todos os
contactos!
Só é permitido mover o portão no regime do homem-morto, desde que toda a zona
do portão seja visível por todos os elementos de comando.
Activar a função "AUTO-RETENÇÃO - ABRIR" somente quando:
O movimento do portão, ao abrir, não oferecer perigo.
(Essa condição é satisfeita quando não possam ser colhidas ou arrastadas pes-
soas ou objectos pelo portão!)
ou quando:
Tiver instalado e activado um dispositivo apropriado de segurança contra arra-
sto. Nas grades de enrolar, absolutamente necessário!
Depois de pôr o portão em serviço:
Controlar todos os dispositivos de comando de emergência.
Instruir o utente ou o seu representante sobre o manejo e comando do portão.
No caso de não observância dos avisos de segurança, será
responsável pelos acidentes pessoais ou danos materiais que daí
possam resultar!
3.1 Generalidades
O quadro de comando Control 70 está construído por sistema modular. Os módulos
são os seguintes:
Quadro de comando básico Control 70 Totmann (homem-morto) é um
comando simples por relé-inversor para portões e grades de enrolar no regime
com o homem-morto.
Unidade de ampliação
integrada no comando básico em combinação com um dispositivo de
segurança dos bordos de fecho (SKS) para o comando Komfort programável
O quadro de comando dispõe dum circuito de corrente de repouso. Se este for inter-
rompido não é possível mover mais o portão por via eléctrica.
Os elementos neste circuito de corrente de repouso são:
botão de stop
interruptor de segurança
o circuito de corrente de repouso no painel do portão no caso de ligação da
unidade de ampliação
3.2 Pôr em serviço
3.2.1 Ligação à rede
Ligar a ficha do cabo de alimentação do quadro de comando na tomada da rede
segundo a Norma CEE 16A, a instalar pelo cliente.
Prestar atenção que
a tensão na tomada seja a indicada na placa de características do quadro de
comando.
na tomada exista um campo rotativo para a direita.
(cabo de alimentação, mín. 5 x 1,5 mm
2
)
o botão de programação S7 (pos. 20/Fig. pág.2) está na posição OFF.
Nota:
A ligação do quadro de comando com cabo fixo só é admissível com um interruptor
geral de todos os contactos!
3. Pôr o quadro de comando Control 70 em serviço
6
3.2.2 Interruptor de segurança
Conforme a respectiva versão, a instalação do portão pode ser equipada com os
seguintes interruptores de segurança:
Dispositivo de retenção externo nas instalações de portões com accionamento
por corrente
Interruptor de segurança, parte lateral rotativa
Interruptor de segurança, perfil da base de fechar à chave
Interruptor de segurança da talha por cordão
Todos os interruptores de segurança existentes na instalação do portão têm
de ser ligados ao quadro de comando!
Ligação dos interruptores de segurança
Ligar os interruptores de segurança da instalação do portão nos bornes 12 e 13 da
régua de bornes X2c (pos. 10/Fig. pág.2).
Atenção:
remover a ponte de curto-circuito
vários contactos, ligar em série.
Nota: os interruptores de segurança trabalham como contacto de ruptura.
3.2.3 Controle do funcionamento da ligação à rede e do
cableamento do accionamento.
Nas marchas de ensaio que se seguem nunca mova o portão até à posição final
mecânica. Páre o portão pelos menos 50 cm antes do mesmo chegar às
posições finais TOR-AUF (portão aberto) e TOR ZU (portão fechado).
Feche o portão manualmente, mais ao menos até ao meio.
Ligue a tensão da rede.
A lâmpada de controle da tensão de serviço (1) acende.
— caso contrário: ver capítulo 6, Instruções de teste
Pressione o botão TOR-AUF (abrir portão) (5)
==>
O portão abre para cima.
— se o portão fechar: as fases estão invertidas
o portão não se move: ver capítulo 6, Instruções de teste
3. Pôr o quadro de comando Control 70 em serviço
7
8
Nota:
Inspeccionar regularmente, pelo menos 1 vez por ano:
a ajustagem
o funcionamento
dos interruptores de fim de curso.
3.3.1 Posição final PORTÃO FECHADO
1. Mover o portão para a posição final PORTÃO FECHADO.
2. Ajustar o came de comutação do interruptor de fim de curso 'PORTÃO
FECHADO' de modo que o mesmo seja activado.
3. Fixar o came do interruptor apertando o parafuso s/ cabeça (A) com a chave
sextavada macho, SW 2,5 (Fig: 8.1).
4. Mover o portão cerca de 1 m no sentido ABRIR PORTÃO.
5. Mover o portão novamente para a posição final PORTÃO FECHADO.
6. Controlar a posição do portão:
• o perfil de fecho tem de assentar no chão
• no máximo 3 - 5 barras perfiladas acima do perfil de fecho estão encaixadas
umas nas outras; o resto da guarnição blindada está suspensa.
7. Com o parafuso de ajuste de precisão (F) pode-se reajustar no came de
comutação (Fig. 8.1) a posição do portão PORTÃO FECHADO.
8. Ajustar o came de comutação do interruptor de segurança de fim de
curso 'PORTÃO FECHADO' de modo que o mesmo seja activado
imediatamente depois do portão ultrapassar o interruptor de fim de curso
'PORTÃO FECHADO'.
3.3 Ajustagem dos interruptores de fim de curso
3. Pôr o quadro de comando Control 70 em serviço
F
A
Fig. 8.1: Esquema da disposição dos interruptores de fim de curso
3.3.2 Interruptor fim de curso SKS-STOP
O interruptor fim de curso SKS-STOP desactiva o dispositivo de segurança dos bor-
dos de fecho pouco antes do portão chegar à posição final 'PORTÃO FECHADO' para
evitar reacções erradas (p.ex. uma reversão involuntária).
Ajustar o came de comutação do interruptor de fim de curso SKS-STOP de modo
que o mesmo seja activado aprox. 5 cm antes do perfil de fecho tocar no chão.
Nota:
Deve efectuar esta ajustagem mesmo se tiver instalado um quadro de comando
Control 70 Totmann. Isso poupa-lhe trabalho extra no caso duma possível ampliação
do quadro de comando.
3.3.3 Posição final PORTÃO ABERTO
1. Mover o portão para a posição final PORTÃO ABERTO.
2. Ajustar o came de comutação do interruptor de fim de curso 'PORTÃO
ABERTO' e do interruptor de segurança de fim de curso 'PORTÃO
ABERTO'. Proceder aqui analogamente como no capítulo 3.3.1 Posição final
PORTÃO FECHADO.
3.4 Função especial - Auto-retenção - ABRIR
Para os portões de enrolar pode ser activada a função especial de auto-retenção -
ABRIR com o botão de programação S7 (pos. 20/Fig. pág.2). Ela permite abrir os por-
tões de enrolar em auto-retenção apesar do comando com o homem-morto.
Nas grades de enrolar não deve ser activada esta função!
Perigo de acidente!
9
Legenda:
M Motor com protecção
térmica
S9 Interruptor de emergência
de fim de curso FECHAR
S9a Interruptor de emergência
de fim de curso ABRIR
S9b Interruptor de fim de curso,
manivela de emergência
S11 Sensor terminal ABRIR
S13 Sensor terminal FECHAR
S14 Sensor terminal SKS-Stop
S15 Sensor terminal adicional*
* se existir
3. Pôr o quadro de comando Control 70 em serviço
Fig. 9.1: Esquema dos circuitos dos interruptores de fim de curso
10
4. Ligação dos acessórios e pôr em serviço
4.1 Elementos de comando externos
O quadro de comando Control 70 Totmann aceita dos elementos de comando exter-
nos exclusivamente os seguintes comandos:
STOP O accionamento do portão pára.
Abrir O portão move-se no sentido ABRIR PORTÃO.
Fechar O portão move-se no sentido FECHAR PORTÃO.
Nota:
Depois de efectuar as ligações duma unidade de ampliação o quadro de comando
A70R vario também pode ser activado através da ordem de comando 'Impuls'.
4.1.1 Ligação dos elementos de comando externos, com ficha de
sistema
Exemplos de elementos de comando externos com fichas de sistema:
• Sensor de pressão Command Serie
• Interruptor de chave Command 311 e 411
Nota:
No caso de ligação de vários interruptores de chave, ou teclado de código
(só com unidade de ampliação), é necessária a derivação para o sistema de ficha
(para ligação em série), Art. n°. 562 849. Para a ligação de vários elementos de
comando, consultar o esquema de ligações da derivação.
11
4. Ligação dos acessórios e pôr em serviço
Controle das funções:
Pressione o elemento de comando exterior
O portão abre, fecha ou pára, conforme a ordem de
comando da função activada
Exemplo: Ligação dos elementos de comando
12
4. Ligação dos acessórios e pôr em serviço
Controle das funções:
Pressione o elemento de comando exterior
O portão abre, fecha ou pára, conforme a ordem de comando
da função activada.
4.1.2 Ligação dos elementos de comando externos sem ficha de
sistema
Ligação dos elementos de comando sem ficha de sistema
Ligar os elementos de comando sem ficha de sistema na régua de bornes X2c
(Pos. 10/Fig. pág.2).
Na régua de bornes X2c estão disponíveis as seguintes funções:
S0 (STOP):
Ligação: Bornes 12 e 13 (remover a ponte de curto-circuito!)
Tipo de contacto: Contacto de ruptura
Tipo de circuito: Vários contactos têm de ser ligados em série!
S1* (IMPULS): Ligação: Bornes 20 e 21
Tipo de contacto: Contacto de fecho
Tipo de circuito: Vários contactos têm de ser ligados em paralelo!
S2 (ABRIR): Ligação: Bornes 14 e 15
Tipo de contacto: Contacto de fecho
Tipo de circuito: Vários contactos têm de ser ligados em paralelo!
S4 (FECHAR): Ligação: Bornes 16 e 17
Tipo de contacto: Contacto de fecho
Tipo de circuito: Vários contactos têm de ser ligados em paralelo!
* Só em combinação com a unidade de ampliação
13
4. Ligação dos acessórios e pôr em serviço
4.2 Relés de aviso de fim de curso (Art. nº. 153 044)
Função: O relé de aviso de fim de curso actua quando o portão chega à posição
final PORTÃO ABERTO ou PORTÃO FECHADO.
Ligação do relé de aviso de fim de curso
Ligar a platina do relé e o quadro de comando com o cabo espalmado
juntamente fornecido.
Platina do relé: ficha X4
Quadro de comando: ficha X8a (Pos. 14/Fig. pág.2)
Encaixar as fichas terminais dos cabos sempre de maneira que o cabo fique em
ângulo no sentido do bordo da platina.
Esquema de circuitos detalhado - Avisos de fim de curso (relés)
Nota:
Se for necessário terá que se completar a caixa do quadro de comando com
uma pequena caixa de sistema com porta-componentes (Art. nº 153 220)
Legenda:
D1 Lâmpada de controle
PORTÃO FECHADO
D2 Lâmpada de controle
PORTÃO ABERTO
H1 Lâmpada de sinaliz.
PORTÃO FECHADO
H2 Lâmpada de sinaliz.
PORTÃO ABERTO
K1 Relé PORTÃO FECHADO
K2 Relé PORTÃO ABERTO
Ligações por ficha:
X4 Activação do relé
X8a Relé de fim de curso
(no quadro de comando)
- - - - - Cableamento por parte do
cliente
14
4. Ligação dos acessórios e pôr em serviço
4.3 Ligação das lâmpadas de sinalização (Control 220, Art. nº. 152 814)
Função com Control 70 Totmann:
No caso de ligação a um quadro de comando A70R vario Totmann, as lâmpadas
de sinalização acendem durante o movimento do portão, (borne X4a).
Função com Control 70 com SKS:
No caso de ligação a um quadro de comando A70R vario com SKS, as
lâmpadas de sinalização cintilam durante o movimento do portão. Estando
ligada a marcha de fecho automática, as lâmpadas de sinalização cintilam
adicionalmente durante a activação do tempo de pré-aviso, (borne X4b).
Ligação da platina das lâmpadas de sinalização
Ligar a platina do relé e o quadro de comando com o cabo
espalmado juntamente fornecido.
Platina: ficha X4a (A70R vario Totmann)
ficha X4b (A70R vario com SKS)
Q. comando: ficha X8b (Pos. 15/Fig. pág.2)
Encaixar as fichas terminais dos cabos sempre de maneira que o cabo fique em
ângulo no sentido do bordo da platina.
Esquema de circuitos detalhado - Ligação das lâmp. sinalização:
Legenda:
D40 Lâmpada de controle LAMPADAS DE
SINALIZ.
F5 Fusível da rede (máx. 4A)
H41 Lâmpada de sinaliz. SAIDA (laranja)
H43 Lâmpada de sinaliz. ENTRADA (laranja)
K40 Relé LAMPADAS SINALIZ.
Ligações por ficha:
X4a Activação do relé, accionamento activo
X4b Activação do relé, lâmpadas de sinaliz.
X8b Relé das lâmpadas de sinaliz.
(no quadro de comando)
- - - - - Cableamento por parte do cliente
15
4. Ligação dos acessórios e pôr em serviço
4.4 Relé de função especial (Art. nº. 153 044)
Função: Ao ligar o accionamento do portão, o relé actua por curto
momento.(Impulso anulador).
Por exemplo: acender a iluminação com comando temporizado.
Ligação do relé de função especial
Ligar a platina do relé e o quadro de comando com o cabo espalmado
juntamente fornecido.
Platina do relé: ficha X4
Q. de comando: ficha X8d (Pos. 16/Fig. pág.2)
Encaixar as fichas terminais dos cabos sempre de maneira que o cabo fique em
ângulo no sentido do bordo da platina.
Esquema de circuitos detalhado - Relé de função especial
Nota:
Se for necessário terá que se completar a caixa do quadro de comando com
uma pequena caixa de sistema com porta-componentes (Art. nº 153 220)
Legenda:
K p.ex. Iluminação automática
(por parte do cliente)
K1 Relé ACCIONAM. ACTIVADO
(IMPULSO ANULADOR)
K2 Relé ACCIONAM. ACTIVADO
(IMPULSO ANULADOR)
Ligações por ficha:
X4 Activação do relé
X8d Relé de função especial
(no quadro de comando)
- - - - - Cableamento por parte do cliente
5. Esq. dos circ. eléctr. do quadro comando Control 70
16
Bornes de ligação:
X01) Tomada da rede
X1 Cabo de alimentação da rede
com ficha
X2 Cabo de alimentação da rede
X3 Accionamento
X4 Interruptor de fim de curso
X2c Elementos de comando, externos
Ligações por ficha:
X5 Unidade de ampliação
X5a Teclado
X5b 5) Interruptor de chave
X8a Relé de fim de curso
X8b Relé das lâmp. sinaliz.
X8d Relé "Impulso anulador"
X10 3) Elementos de comando, externos
Legenda:
Fusíveis:
F1-F3 Fusíveis principais (6,3 A)
F4 Fusível (máx. 125 mA)
Componentes:
T1 Transformador
K1 Relé inversor ABRIR
K2 Relé inversor FECHAR
K3 Relé principal
M1 Motor com protecção térmica
Lâmpadas de controle:
H1 5) Tensão de serviço
H2 5) Portão aberto
H3 4)5) Avaria
H4 5) Portão fechado
Interruptores:
S 2) Interruptor principal
S0 2) Botão STOP, adicional / interruptor segurança
S0H 5) Botão STOP
S0K 5) Interruptor de chave
S2A 5) Botão ABRIR
S4Z 5) Botão FECHAR
S7 Botão programação "Auto-retenção ABRIR"
Interruptores fim de curso:
S9 Interruptor final de segurança ABRIR
S9a Interruptor final de segurança FECHAR
S10 Interruptor segurança - manejo manual de
emergência
S11 Sensor terminal ABRIR
S13 Sensor terminal FECHAR
S14 Sensor terminal SKS-STOP (SKS = dispositivo
segurança dos bordos de fecho)
17
Esquemas de ligação dos acessórios:
Re18a Relé POSIÇÕES FINAIS
Aver capítulo 4.2
Re18b Relé LAMPADAS SINALIZ.
Aver capítulo 4.3
XS10 3) Elementos de comando, externos
Aver capítulo 4.1.1
1) a instalar pelo cliente
2) caso exista
3) ao ligar, remover a ficha de curto-circuito
4) só c/ unid. de ampliação c/ microprocessador
5) na tampa do quadro de comando
18
Guia de controle
6. Apêndice
Avaria Mensagem Causa
Sem tensão A lâmpada de controle
TENSÃO DE SERVIÇO não
acende
Falta tensão
Interruptor de emergência
de fim de curso activado
Manivela de emergência
está encaixada
Protecção térmica do motor
actuou
Não há reacção
após a geração de
impulsos
O relé principal não se excita
ao ligar a tensão de serviço
O quadro de comando está
fechado
(marca vermelha = inter-
ruptor de chave)
O circuito da corrente de
repouso está interrompido
Não há auto-
retenção no sentido
ABRIR
O botão de programação S7
não está na posição 'ON'
Eliminação
19
6. Apêndice
Verificar a tensão. Controlar os fusíveis principais na distribuição eléctrica, o
fusível de fraca intensidade no quadro de comando e a ficha de ligação à
rede.
Controlar o ajuste dos interruptores de emergência de fim de curso
Remover a manivela de emergência
Deixar arrefecer o motor
Abrir o quadro de comando (marca azul = interruptor de chave)
Encaixar a ficha de curto-circuito ou a ficha do elemento de comando na
tomada X10
Ligar o botão STOP no borne X2c
Pôr o botão de programação S7 na posição "ON"
Reservados os direitos de autor.
Reimpressão, mesmo parcialmente, só com a nossa autorização.
Sujeito a modificações que sirvam as evoluções da técnica.
Edição: 06. 98
#8 011 122
1 - P 36088 - M - 0.5 - 01.97
  • Page 1 1
  • Page 2 2
  • Page 3 3
  • Page 4 4
  • Page 5 5
  • Page 6 6
  • Page 7 7
  • Page 8 8
  • Page 9 9
  • Page 10 10
  • Page 11 11
  • Page 12 12
  • Page 13 13
  • Page 14 14
  • Page 15 15
  • Page 16 16
  • Page 17 17
  • Page 18 18
  • Page 19 19
  • Page 20 20

Marantec Control 70 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário