Marantec Control 23 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

Este manual também é adequado para

Control 22 / 23
Instruções de entrada em funcionamento
e manual do esquema de circuitos
Ilustrações do comando Control 22 / 23
C
B
A
D
E
Esquema sinóptico da zona adjacente ao portão
A Teclado de folhas
B Ligações do comando no motor redutor
C Interruptor final de fuso ou interruptor final
de cames
D Caixa de tomada Norma CE 16 A
(colocado pelo cliente)
E Ligação ao portão
Luzes de controlo:
1. Tensão de serviço
2. Tecla PORTAO ABERTO
3. Tecla PORTAO FECHADO
Elementos de manobra:
11. Tecla PORTAO ABERTO
12. Tecla PORTAO FECHADO
13. Tecla PARAGEM
14. S3 Sensor limite DESBLOQUEIO MANUTENÇAO
Ligações de encaixe:
21. X10 Teclado de folhas
22. X10a Fusível de cabo frouxo
23. X4 Interruptor limite do fuso
24. X3 Motor
25. X2 Rede
26. X6 Ampliações de comando
Bornes de ligação:
31. X7H Interruptor de segurança da posição do cabo
Interruptor de programação:
41. S7 Auto-retenção direcção ABERTO
Ilustração A/1: Teclado de folhas e interruptor de chave
0
I
Interruptor de chave:
0 vermelho desligado
I azul ligado
Ilustração A/2: Comando Control 22
2
1
3
11
13
12
Ilustração A/3: Comando Control 23
31
14
22
21
24
25
41
26
23
3
1. Indice
Capítulo Página
Ilustrações 2
Explicação dos símbolos utilizados
última folha de cobertura (interior)
1. Indice 3
2. Importante! Não deixe de ler estas instruções antes de iniciar o trabalho 4
3. Entrada em funcionamento do comando Control 22 / 23
3.1 Comutação 'com / sem auto-retenção na direcção de marcha ABERTO' 5
3.2 Ligações no comando 5
3.3 Comando das ligações - portão 6
3.4 Entrada em funcionamento do comando 6
3.5 Ajuste dos interruptores finais 7
3.5.1 Dynamic 121 - 128 7
3.5.2 Dynamic 3-201 - 3-208 9
3.5.2.1 Ajuste da posição final PORTÃO FECHADO 9
3.5.2.2 Ajuste do interruptor final SKS-STOP 10
3.5.2.3 Ajuste da posição final PORTÃO ABERTO 11
4. Ligação e entrada em funcionamento das ampliações
4.1 Elementos de manobra externos (descrição do funcionamento) 12
4.2 Conexão de elementos de operação externos com plugs de sistema 12
5. Anexo
5.1 Esquemas de circuitos 14
5.1.1 Esquemas de circuito Control 22 14
5.1.2 Esquemas de circuito Control 23 16
5.2 Instruções de controlo 18
4
2. Importante! Não deixe de ler estas instruções antes
de iniciar o trabalho!
Este comando só pode ser ligado e posto em funcionamento por pessoal qualificado e
instruído nesta matéria! No sentido da presente descrição, referimo-nos a pessoas com
conhecimentos suficientes de electricidade ou que estejam a trabalhar sob vigilância de
técnicos qualificados e, por isso, em condições de reconhecer perigos produzidos pela
electricidade. Além disso, o pessoal activo deverá ser tecnicamente qualificado, em
especial
• conhecimento das presericões electrotécnicas aplicáveis,
• ter formação técnica e conhecimentos do uso e cuidados necessários para o
equipamento de segurança,
• formação em primeiros-socorros.
Antes de iniciar os trabalhos de cablagem, é absolutamente necessário ligar o comando
sem corrente.
Observar as disposições de segurança locais!
Fazer a instalação das linhas da rede de comando em separado!
Tensão de comando 24 V DC.
Antes da entrada em funcionamento do comando, é preciso assegurar-se de que não
se encontram pessoas ou objectos na zona de perigo do portão, uma vez que em
determinadas acções de regulação, o portão é movimentado!
É necessário controlar todos os equipamentos de comando de emergência, antes da
entrada em funcionamento do equipamento.
O accionamento só pode ser montado, com o portão fechado!
O pessoal de manobra da instalação do portão ou os seus substitutos têm que ser
devidamente instruídos após entrada em funcionamento do equipamento para a sua
manobra correcta!
Atenção! Ao fazer a instalação, é necessário respeitar o tipo de protecção IP 65:
O mais tardar, após entrada em funcionamento do equipamento, é preciso substituir a
ligação à rede encaixável por ligação de cabos fixos! Para o efeito, é necessário prever
um dispositivo para desligar multipolar!
Não sendo respeitados os avisos de alarme, existe o perigo de
acidentes e danos materiais.
5
Ligar a ficha da rede do comando à caixa de tomada (instalada pelo cliente) nos
termos da norma CE 16 A.
Atender a que a caixa de tomada contenha a indicação da tensão
indicada na chapa de identificação do aparelho de comando e que o seu
tipo de protecção corresponda aos regulamentos locais. Com uma
ligação fixa do comando, é necessário um interruptor principal multi-
polar.
Para o comando A 40: Observar o campo de rotação dextrogiro!
Controlo do funcionamento ligação à rede
3.1
Comutação 'com/sem auto-retenção na direcção de marcha
ABERTO'
O modo de funcionamento do comando pode ser comutado com um interruptor
de programação S7 (41) do auto-retenção na direcção de marcha ABERTO para
o modo de funcionamento sem auto-retenção. No caso de funcionamento sem
auto-retenção, o accionamento arranca activando ou premindo a tecla ABERTO
(11) e pára, de novo, soltando essa tecla.
Para a primeira entrada em funcionamento e regulações básicas do interruptor
limite é preciso ligar o interruptor de programação S7 (41) na posição de
DESLIGADO, com o que o serviço é programado sem auto-retenção.
3.2 Ligações no comando
Ligçãoa da tecla de folhas
Ligar ao conector X10 (28), no comando, o cabo do sistema que está conectado
com a tecla de folhas (que faz parte do volume de entrega).
! O comando está equipado com um circuito de corrente de repouso.
Se, numa parte do equipamento, se verificar uma avaria numa peça de
segurança técnica, o portão não pode continuar a funcionar por
comando eléctrico.
Os elementos neste circuito de corrente de repouso são os interruptores de
cabo frouxo e da porta de deslizamento, o interruptor de segurança da posição
do cabo, bem como o sensor limite de tranca noturna.
3. Entrada em funcionamento do comando Control 22 / 23
6
3.3 Comando da ligação - portão
Ligação do fusível de cabo frouxo
Ligar o cabo do sistema ao conector X 10a (29) do comando.
Ilustração B/1: Ligação do comando - portão
3.4 Entrada em funcionamento docomando
Com as seguintes regulações é preciso atender a que o portão NUNCA
abra nem feche completamente. Pare o portão, pelo menos 50 cm antes
de chegar à posição final mecânica, accionando a tecla PARAGEM (13)
ou quando o portão estiver em serviço sem auto-retenção, soltando a
tecla de manobra.
• Abra manualmente o portão até a metade.
• Estabeleça a ligação à rede.
a lâmpada de controlo tensão de serviço (1) do teclado de serviço
tem que acender
- se não for caso disso, ver instruções de controlo sob a rubrica
'sem tensão'.
• Accionar a tecla portão aberto (11)
o portão tem que abrir.
- O portão fecha: accionar tecla PARAGEM, alterar as fases.
- O portão não anda: ver instruções de controlo sob a rubrica
'sem funcções'.
3. Entrada em funcionamento do comando Control 22 / 23
Legenda do Esquema de circuitps:
Interruptor (ficha de contacto para
o sistema):
S5 Interruptor da porta de
deslizamento
S6 Interruptor de cabo frouxo
Interruptor (bornes de rosca):
S5a * Interruptor da porta de
deslizamento
S6a * Interruptor de cabo frouxo
S6b * Fusível da posição do cabo
Bornes de ligação:
X7H Circuito da corrente de
repouso (no comando)
X7b Condutor helicoidal
X7h Circuito da corrente de
repouso
Ligações encaixáveis:
X10a Circuito da corrente de
repouso (no comando)
X7a Condutor helicoidal
X7c Transmissão reversível
X7d Interruptor de cabo frouxo
X7f Linha de conexão
X7g Contacto da porta de
deslizamento
* ao fazer a ligação, é preciso remover
a ponte de curto-circuito.
7
Controlo da função circuito de segurança
• Activar cada um destes elementos de segurança individualmente.
O portão agora não pode ser movimentado electricamente.
- Se for, no entanto, caso disso, verificar a ligação eléctrica dos elementos de
segurança.
3.5 Ajuste dos interruptores finais
3.5.1 Dynamic 121 - 128
Movimente o portão para a posição FECHADO.
Abra a tampa transparente no accionamento do portão.
Desbloqueie o fuso de ligação, alterando a posição da alavanca vermelha da
posição em vazio (50) para frente e, premindo o disco do arraste interior (51)
da roda motriz em direcção ao fuso (ver ilustração C/1).
Fazer girar a roda de serrilha (52) no sentido dos ponteiros do relógio até que o
carro de ligação (53) accione o interruptor limite 'portão fechado'. O diodo
luminoso vermelho (54) acende (ver ilustração C/1). Fechar o disco de arraste
outra vez e fixar este disco quando ouvir o sinal acústico do auto-retenção da
alavanca da posição em vazio (conforme ilustração C/2). Voltar a afinar, se for
caso disso, com o ajuste de afinação (55) no carro de ligação (53); fazer girar o
excêntrico de posicionamento para a direita: o accionamento desliga mais cedo.
3. Entrada em funcionamento do comando Control 22 / 23
Ilustração C/1: Regulação do interruptor limite (o portão está fechado)
55
53
51
52
50
54
8
O portão tem que ser completamente aberto manualmente.
Fazer girar o fuso de regulação com a pequena roda de serrilha (56) até que
o interruptor limite 'portão ABERTO' (57) seja accionado pelo carro de ligação
(ver ilustração C/2). O diodo luminoso verde (58) acende.
A seguir, colocar de novo a tampa transparente.
Ilustração C/2: Regulação do interruptor limite (o portão está aberto)
3. Entrada em funcionamento do comando Control 22 / 23
56
57
58
9
3. Entrada em funcionamento do comando Control 22 / 23
3.5.2 Dynamic 3-201 - 3-208
Observação / Dica:
Para o ajuste dos cames, você precisa de uma chave para parafusos
sextavados internos com SW 2,5 mm.
3.5.2.1 Ajuste da posição final PORTÃO FECHADO
Movimente o portão manualmente até a posição final mecânica PORTÃO FECHADO.
Abra a tampa da carcaça no accionamento do portão.
Solte o dispositivo de retenção (parafuso sem cabeça (J)) do came de comando (A).
Ajuste o came de comando A de modo que o interruptor final PORTÃO FECHADO (G)
seja accionado conforme ill. D 1 (posição H).
Fixe novamente o came de comando (A) apertando o parafuso sem cabeça (J).
Caso necessário, ajuste a posição PORTÃO FECHADO com o parafuso de ajuste
micrométrico (K) no came de comando.
Ilustração D/1: Ajuste da posição final PORTÃO FECHADO
ABCDEF
A
H
G
J
K
3.5.2.2 Ajuste do interruptor final SKS-STOP
O interruptor final SKS-STOP desactiva o dispositivo de protecção contra acidentes
pouco antes de ser alcançada a posição final PORTÃO FECHADO, para impedir
reacções erradas (p. ex. inversão involuntária).
Solte o dispositivo de retenção (parafuso sem cabeça (J)) do came de comando (E).
Ajuste o came de comando (E) de modo que o interruptor final SKS-STOP (G) seja
accionado cerca de 5 cm antes que o perfil de fecho toque no chão.
Fixe novamente o came de comando (E) apertando o parafuso sem cabeça (J).
10
ABCDEF
E
H
G
J
K
Ilustração. D/2: Ajuste do interruptor final SKS-STOP
3. Entrada em funcionamento do comando Control 22 / 23
3.5.2.3 Ajuste da posição final PORTÃO ABERTO
Movimente o portão manualmente até a posição final mecânica PORTÃO ABERTO.
Solte o dispositivo de retenção (parafuso sem cabeça J) do came de comando (B).
Ajuste o came de comando B de modo que o interruptor final PORTÃO ABERTO (G)
seja accionado conforme ill. D 3 (posição H).
Fixe novamente o came de comando (B) apertando o parafuso sem cabeça (J).
Caso necessário, ajuste a posição PORTÃO ABERTO com o parafuso de ajuste
micrométrico (K) no came de comando.
Em seguida, monte novamente a tampa da carcaça.
Legenda ill. D/1 - D/3:
A Came posição final portão fechado
B Came posição final portão ABERTO
C Came marcha suave por inércia portão FECHADO
D Came marcha suave por inércia portão ABERTO
E Came SKS-Stop
F Came livre
G Interruptor final
H Posição do respectivo came
J Parafuso sem cabeça
K Parafuso de ajuste micrométrico
11
ABCDEF
B
J
H
G
Ilustração D/3: Ajuste da posição final PORTÃO ABERTO
3. Entrada em funcionamento do comando Control 22 / 23
12
4.1 Os elementos de manobra externos podem disparar diversas
funções:
PARAGEM: O accionamento já não pode ser movimentado, poportão em
andamento pára.
ABERTO: O portão é aberto.
FECHADO: O portão é fechado.
4.2 Conexão de elementos de operação externos com plugs de sistema:
Exemplos de elementos de manobra externos com fichas de contacto para o
sistema:
• Sensor de pressão Command 612
Ligação dos elementos de manobra
Observação: Ao ligar vários interruptores de chave, é precisa derivação para o sistema
enfichável (para ligação em série), artigo n° 151 228.
Ver observações relativamente à ligação de vários elementos de manobra no
plano de ligações da derivação.
Ligar os elementos de manobra com a ficha de contacto para o sistema ao teclado de
folhas (ver ilustração E/1).
En caso de uso de interruptores a llave, éstos deben ser modificados para la
functión 'ABRIR - CERRAR'.
4. Ligação e entrada em funcionamento das ampliações
Controlo de funções:
• Accionar o elemento de manobra externo.
A função desejada tem que ser executada.
13
Ilustração E/1: Ligação de ampliações
4. Ligação e entrada em funcionamento das ampliações
14
É preciso respeitar as disposições de protecção em vigor localmente!
É preciso fazer a instalação separada dos fios de ligação à rede e de comando! Atenção:
Tensão baixa! Tensão de comando 24 V DC . Tensão de procedência alheia no borne X7H, assim como
nos conectores enficháveis X4, X6, X10 e X10a pode produzir avaria em toda a parte electrónica!
5. Anexo
5.1.1 Esquemas de circuito do comando Control 22
(com accionamento do portão tipo 'Dynamic')
15
Legenda:
Lâmpadas de controlo:
H1 Tensão de serviço
H2 Tecla ABERTO
H4 Tecla FECHADO
K1 Contactor de inversão ABERTO
K2 Contactor de inversão FECHADO
M1 Motor com protecção térmica
S + Interruptor principal
S0H Tecla PARAGEM
S0K Interruptor de chave
S7 Interruptor de programação do auto-retenção
ABERTO
S2A Tecla ABERTO
S3 Sensor limite DESBLOQUEIO MANUTENÇAO
S4Z Tecla FECHADO
S6b z Interruptor de segurança da posição do cabo
S10 CORRENTE MANUAL DE EMERGENCIA
S11 Sensor limite ABERTO
S13 Sensor limite FECHADO
S14 Sensor limite SKS-STOP
T1 Transformador
RSK Circuito de corrente de repouso ver ilustração
B/1
Bornes de ligação:
X0 + Caixa de tomada da rede
X1 Linha adutora com ficha CE
X2 Linha adutora
X7H Interruptor de segurança da posição do cabo
Ligações encaixáveis:
X3 Motor
X4 Interruptor limite
X6 Ampliações do comando
X7c Ligação do condutor em espiral com ficha de
contacto para o sistema
X7d Interruptor de cabo frouxo
X7f Linha de conexão
X7g Contacto porta de deslizamento
X10 Teclado de folhas
X10a Fusível de cabo frouxo
+ pelo cliente
z se houver
16
É preciso respeitar as disposições de protecção em vigor localmente!
É preciso fazer a instalação separada dos fios de ligação à rede e de comando! Atenção:
Tensão baixa! Tensão de comando 24 V DC . Tensão de procedência alheia no borne X7H, assim como
nos conectores enficháveis X4, X6, X10 e X10a pode produzir avaria em toda a parte electrónica!
5. Anexo
5.1.2 Esquemas de circuito do comando Control 23
(com accionamento do portão tipo 'Dynamic')
17
Legenda:
Lâmpadas de controlo:
H1 Tensão de serviço
H2 Tecla ABERTO
H4 Tecla FECHADO
C1 Condensador do motor
K1 Relé ABERTO
K2 Relé FECHADO
M1 Motor com protecção térmica
S + Interruptor principal
S0H Tecla PARAGEM
S0K Interruptor de chave
S7 Interruptor de programação do auto-retenção
ABERTO
S2A Tecla ABERTO
S3 Sensor limite DESBLOQUEIO MANUTENÇAO
S4Z Tecla FECHADO
S6b z Interruptor de segurança da posição do cabo
S10 CORRENTE MANUAL DE EMERGENCIA
S11 Sensor limite ABERTO
S13 Sensor limite FECHADO
S14 Sensor limite SKS-STOP
T1 Transformador
RSK Circuito de corrente de repouso ver ilustração
B/1
Bornes de ligação:
X0 + Caixa de tomada da rede
X1 Linha adutora com ficha CE
X2 Linha adutora
X7H Interruptor de segurança da posição do cabo
Ligações encaixáveis:
X3 Motor
X4 Interruptor limite
X6 Ampliações do comando
X7c Ligação do condutor em espiral com ficha de
contacto para o sistema
X7d Interruptor de cabo frouxo
X7f Linha de conexão
X7g Contacto porta de deslizamento
X10 Teclado de folhas
X10a Fusível de cabo frouxo
+ pelo cliente
z se houver
18
5. Anexo
5.2 Instruções de verificação
Avaria
Sem tensão
Sem funções
apenas serviço sem
auto-retenção na
direcção de marcha
ABERTO
Aviso
A lâmpada de controlo da tensão
de serviço não acende
Causa
Falta tensão.
Corrente manual de emergência não está em
repouso.
Protecção térmica no motor reage.
O teclado de folhas está trancado (Interruptor
de chave mostra marcação a vermelho).
Circuito de corrente em repouso (elementos
de manobra) interrompido.
Circuito de corrente em repouso (portão)
interrompido.
Desbloqueio do accionamento.
Interruptor de segurança do cabo frouxo reage
Interruptor de programação S7 na posição de
DESLIGADO (sem auto-retenção na direcção
de marcha ABERTO).
Eliminação
Verificar tensão. Verificar fusíveis principais na distribuição das linhas
eléctricas e nas conexões enficháveis da rede.
Por em repouso a corrente manual de emergência (ver instruções de
montagem do accionamento).
Deixar arrefecer o motor.
Abrir o teclado de folhas (interruptor de chave mostra a marcação a
azul).
Inserir a ficha do elemento de manobra no conector X10.
Verificar o interruptor do cabo frouxo, da porta deslizamento e do
dispositivo de recolha. Verificar ligação de circuito de corrente em
reqouso no conector X10a..
Deixar engatar o desbloqueio de manutençãorespectivamente o
desbloqueio rápido.
Verificar o interruptor de segurança da posição do cabo.
Ligação do conector X7H no comando que se encontra no
acciona-mento do portão.
Ligar o interruptor de programação S7 na posição LIGADO
(auto-retenção na direcção de marcha ABERTO).
19
Esclarecimento dos símbolos utilizados
AVISO Seguem-se as instruções de segurança mais
importantes, que têm que ser observadas,
para evitar danos pessoais e materiais!
Descrição do procedimento Seguem-se instruções para a ligação mecânica ou
eléctrica.
Controlo do funcionamento Após ligação da maioria dos elementos de manobra,
é possível controlar o comando quanto ao seu funcio-
namento. Isto é importante para detectar imediata-
mente avarias e poupar tempo na busca de avarias.
Esquemas de circuitos e de ligações
Observação/ Dica
Serviço, tensão da rede
Portão aberto
Portão fechado
Paragem
Elementos de manobra externos
Para comando
Interruptor do cabo frouxo
Linha de ligação
Interruptor da porta de deslizamento
Símbolo Significação
Símbolos para a utilização destas instruções:
Símbolos de comando, accionamento etc.:
Reservados os direitos de autor.
A reimpressão, ainda que em extracto, só é permitida com nossa autorização expressa.
Reservamo-nos o direito de proceder a alterações com vista ao progresso técnico.
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Marantec Control 23 Manual do proprietário

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