Boss AC-3 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
Antes de usar este equipamento, leia com atenção as seções intituladas: “USO
SEGURO DO EQUIPAMENTO” e “OBSERVAÇÕES IMPORTANTES” (fornecidos em um
folheto separado).
Após a leitura, guarde os documentos em um lugar onde quem disponíveis para
consulta imediata.
Manual do Proprietário
Português
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Descrições do painelRecursos principais
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7 O processador de efeitos utiliza tecnologia COSM para
transformar o sinal de entrada da guitarra elétrica em belos
sons de violão.
7 O botão MODE permite selecionar entre quatro opções
diferentes de timbres de violão.
7 Apresenta dois tipos de conectores de saída, um para
amplicadores de guitarra e outro para conectores de saída
de linha, fornecendo saídas adequadas para o dispositivo
conectado.
7 Os botões “BODY” e “TOP” podem ser usados para ajustar a
ressonância do corpo e os harmônicos característicos do violão,
permitindo produzir uma variedade de timbres.
7 Inclui reverb de alta qualidade desenvolvido exclusivamente
para o AC-3.
COSM (Composite Object Sound Modeling)
O Composite Object Sound Modeling (COSM) é uma tecnologia
inovadora e poderosa da BOSS/Roland para modelamento sonoro.
O COSM analisa os diversos fatores que compõem o som original,
como as características elétricas e físicas do instrumento original,
edepois cria um modelo digital que pode reproduzir o original.
Descrições do painel
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1. Conector do adaptador AC
Aceita a conexão de um adaptador AC (BOSS série PSA,
disponível como opção).
Ao usar um adaptador AC, você pode tocar sem se preocupar
com a duração da bateria.
* Se houver bateria no equipamento enquanto o adaptador AC
estiver em uso, a operação normal continuará se a tensão de
linha for interrompida (queda de energia ou desconexão do
cabo de força).
* Use apenas o adaptador AC especicado (série PSA).
2. Indicador CHECK
Esse indicador mostra se o efeito está ativado/desativado
(ON/OFF) e funciona como indicador de vericação de bateria.
O indicador acende quando o efeito está ativado (ON).
* Se a luz deste indicador car fraca ou não acender mais
quando o efeito estiver ativado (ON), a bateria estará quase
no m e deverá ser substituída imediatamente. Para obter
instruções sobre a troca de bateria, consulte Troca de
bateria” (p. 13).
* O indicador CHECK mostra se o efeito está ativado ou
desativado, além de indicar diferentes funções. Ele não indica
se o equipamento está ligado ou não.
3. Conector LINE OUT
O conector de saída é usado para conectar a mixers, gravadores
e outros dispositivos que aceitam entrada de nível de linha.
Quando um cabo é também conectado ao conector G.AMP
OUT, a saída é enviada do conector LINE OUT quando o efeito
é ligado, enquanto a saída é silenciada quando o efeito é
desligado.
Para obter mais detalhes, consulte “Conexões (p. 6–p. 11).
4. Conector G.AMP (Guitar Amp) OUT
Esse conector de saída é usado para conectar amplicadores de
guitarra e outros processadores de efeito.
O som de efeito ou som direto sai desse conector, dependendo
do efeito estar ativado ou não.
Quando um cabo é conectado simultaneamente ao conector
LINE OUT, a saída do conector G.AMP OUT é silenciada quando
o efeito é ligado, enquanto o som direto é enviado através da
saída quando o efeito é desligado.
Para obter mais detalhes, consulte “Conexões (p. 6–p. 11).
5. Botão de pedal
Esse botão ativa/desativa (ON/OFF) os efeitos.
Português
Descrições do painel
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6. Parafuso manual
Quando esse parafuso é afrouxado, o pedal se abre, permitindo
a troca de bateria.
* Para obter instruções, consulte “Troca de bateria (p. 13).
7. Conector INPUT
Este conector aceita sinais de entrada (de uma guitarra elétrica,
algum outro instrumento musical ou outra unidade de efeitos).
* O conector INPUT serve como interruptor de energia.
O equipamento é ligado ao plugar no conector INPUT e
desligado quando o cabo é desplugado.
Quando não estiver usando a unidade de efeitos, certique-se
de desconectar o plugue no conector INPUT.
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8. Botão REVERB
Ele ajusta a quantidade de reverb aplicado ao som.
9. Botão LEVEL
Este botão ajusta o volume do som do efeito.
10. Botão BODY
Ele ajusta a ressonância do som produzido pelo corpo da
guitarra, alterando a suavidade e o corpo característicos do som
do violão.
Descrições do painel
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11. Botão TOP
Ele ajusta a sensação de ataque e o conteúdo harmônico da
faixa superior.
12. Botão MODE
Fornece a seleção do timbre. O botão pode ser usado para
selecionar qual um dos quatro timbres.
STANDARD
Esse é o timbre do estilo de copo de violão
popular Dreadnought.
JUMBO
Fornece uma característica de timbre de um
violão com corpo grande, um timbre que
apresenta uma resposta rica nos graves junto
com agudos bonitos.
ENHANCE
Ao fornecer um ataque mais cortante que o
timbre padrão, esse timbre não é mascarado
pelos sons dos outros instrumentos, mesmo
em bandas e conjuntos.
PIEZO
Essa conguração fornece o timbre de um
violão de verso arredondado, com ressonância
de corpo sóbria e um ataque único.
Português
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Conexões
* O equipamento é ativado sempre que um plugue é inserido
no conector INPUT.
* Aumente o volume do amplicador só depois de ligar todos
os dispositivos conectados.
* Recomenda-se usar um adaptador AC, pois o consumo de
energia do equipamento é relativamente alto. Se preferir o
uso de bateria, use o tipo alcalino.
* Para evitar mau funcionamento ou falha de equipamento,
sempre reduza o volume e desligue todos os equipamentos
antes de fazer qualquer conexão.
* Recomendamos manter as baterias instaladas no
equipamento, mesmo que a fonte de alimentação seja
o adaptador AC. Assim, será possível continuar tocando
mesmo que o cabo do adaptador AC seja desconectado
acidentalmente do equipamento.
* Após terminar as conexões, ligue seus vários dispositivos
na ordem especicada. Se os dispositivos forem ligados na
ordem errada, haverá o risco de causar mau funcionamento
e/ou danos aos alto-falantes e outros dispositivos.
Ao ligar:
Ligue seu amplicador de guitarra por último.
Ao desligar:
Desligue seu amplicador de guitarra primeiro.
* Antes de ligar ou desligar o equipamento, certique-se de
reduzir o volume. Mesmo com o volume desligado, será
possível ouvir algum som ao ligar ou desligar o equipamento.
No entanto, isso é normal e não indica um defeito.
* Ao usar apenas bateria para alimentação, a luz indicador
do equipamento cará fraca quando a bateria estiver fraca.
Troque a bateria assim que possível.
* O manuseio incorreto das baterias pode ocasionar explosão e
vazamento de uido. Certique-se de observar com atenção
todos os itens relacionados a baterias, que estão listados
em “USO SEGURO DO EQUIPAMENTO” e “OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES”.
OBSERVAÇÃO (posicionamento)
Dependendo do material e da temperatura da superfície na
qual o equipamento for colocado, sua capa inferior (borracha)
poderá descolorir ou marcar a superfície. Você pode colocar um
pedaço de feltro ou tecido sob a capa inferior para evitar que
isso aconteça.
Caso faça isso, certique-se de que o equipamento não deslize
ou se mova acidentalmente.
Conexões
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Ao conectar a um amplicador de guitarra
OUT 9V DC/500 mA
Amplicador de guitarra
Guitarra elétrica
Adaptador AC
BOSS série PSA
(vendido separadamente)
Vários efeitos, etc.
Português
Conexões
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Ao conectar a um sistema de PA, gravador ou equipamento similar
Adaptador AC
BOSS série PSA
(vendido separadamente)
Guitarra elétrica
Sistema de PA
Gravador
Conexões
9
Ao conectar a um amplicador de guitarra e sistema de PA, (ou gravador ou equipamento similar)
9
Com o efeito ativado
O indicador CHECK acende, a saída do AC-3: G.AMP OUT é silenciada e o som do efeito é enviado pelo conector LINE OUT.
Adaptador AC
BOSS série PSA
(vendido separadamente)
Guitarra elétrica
Sistema de PA
Gravador
Amplicador de guitarra
Mudo
Som do efeito
Vários efeitos, etc.
Português
Conexões
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9
Com o efeito desativado
O indicador CHECK é desativado, o som da guitarra (com efeito desativado) sai do conector AC-3: G.AMP OUT e a saída do conector OUT é
silenciada.
Adaptador AC
BOSS série PSA
(vendido separadamente)
Guitarra elétrica
Sistema de PA
Gravador
Amplicador de guitarra
Mudo
(Som direto)
Som de
guitarra
Vários efeitos, etc.
Conexões
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A tabela a seguir mostra a correspondência entre o status de conexão do conector de saída e a saída do som.
Saída do LINE OUT Saída do G.AMP OUT
Efeitos ligados Efeitos desligados Efeitos ligados Efeitos desligados
LINE OUT e G.AMP OUT
conectados
Som do efeito
(Linha)
Mudo Mudo Som direto
Apenas
LINE OUT
conectado
Som do efeito
(Linha)
Som direto - -
Apenas
G.AMP OUT
conectado
- -
Som do efeito
(para amplicador de
guitarra)
Som direto
Português
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Operação do equipamento
1. Quando terminar de fazer as conexões necessárias
(p. 6–p. 11), congure os botões como
mostrado na ilustração.
2. Pressione o botão de pedal para ativar o efeito.
(Certique-se de que o indicador CHECK esteja aceso).
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3. Selecione o modo com o botão MODE.
4. Ajuste o conteúdo harmônico com o botão LEVEL.
* Se o som estiver distorcido, ajuste girando o botão TOP à
esquerda (sentido anti-horário).
* A distorção também pode ser suprimida girando o botão
LEVEL à esquerda.
5. Ajuste a amplidão do som com o botão BODY.
6. Usando o botão LEVEL, ajuste o balanço do volume
para quando os efeitos estão ligados ou quando
estão desligados.
7. Ajuste a quantidade de reverb usando o botão
REVERB.
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Troca de bateria
Quando o indicador car fraco ou não acender mais quando o
efeito estiver ativado, a bateria estará quase no m e deverá ser
substituída. Substitua a bateria seguindo as etapas abaixo.
* Recomenda-se usar um adaptador AC, pois o consumo de
energia do equipamento é relativamente alto. Se preferir o
uso de bateria, use o tipo alcalino.
Parafuso manual
Compartimento de bateria
Pedal
Base da mola
Mola espiral
Orifício de
bucha-guia
Fio do conector
de bateria
Conector de
bateria
Bateria de 9 V
1. Afrouxando o parafuso de dedo na frente do pedal,
levante o pedal para cima para abrir o equipamento.
O parafuso de dedo pode ser deixado no pedal ao trocar de
bateria.
2. Retire a bateria usada do compartimento de bateria
e retire o cabo de encaixe preso a ela.
3. Conecte o cabo de encaixe à nova bateria e coloque
a mesma dentro de seu compartimento.
* Observe cuidadosamente a polaridade da bateria (+ versus -).
4. Deslize a mola espiral sobre a base da mola na
traseira do pedal e depois feche o pedal.
* Evite prender o o do cabo de encaixe no pedal, na mola
espiral e no compartimento da bateria.
5. Finalmente, insira o parafuso de rosca manual no
orifício de bucha-guia e prenda-o rmemente.
Português
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Exemplos de congurações
Tocar com o dedo
(Bobina simples, captador frontal)
Batida de acorde
(Bobina simples, captador frontal)
Frase solo
(Bobina simples, captador frontal)
Conguração Humbucking
(Humbucking, captador frontal)
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Especicações principais
AC-3: Acoustic Simulator
Nível de entrada
nominal
-20 dBu
Impedância de
entrada
1 MΩ
Nível de saída
nominal
-20 dBu
Impedância de saída
1 kΩ
Impedância de carga
recomendada
10 kΩ ou maior
Fonte de alimentação
DC 9 V:
Bateria seca/9 V (6LR61 (alcalina)),
adaptador AC (série PSA: opcional)
Consumo
45 mA (DC 9 V)
* Duração esperada da bateria sob uso
contínuo:
Alcalina: 7,5 horas
Esses valores variam de acordo com as
condições reais de uso.
Dimensões
73 (L) x 129 (P) x 59 (A) mm
Peso
440 g (incluindo bateria)
Acessórios
Folheto do Manual do Proprietário
(“USO SEGURO DO EQUIPAMENTO”,
“OBSERVAÇÕES IMPORTANTES” e
“Informações”), bateria seca/9 V, tipo
(6LR61)
* A bateria fornecida com o
equipamento é para uso temporário
e planejado principalmente para
testar seu funcionamento. Também
sugerimos substituí-la por uma célula
seca alcalina.
Opcionais
Adaptador AC (série PSA)
* 0 dBu = 0,775 Vrms
* Este documento explica as especicações do produto no
momento em que o documento foi emitido. Para obter as
informações mais recentes, consulte o website da Roland.
Português
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