Formação
• Leia atentamente as instr uções . Esteja familiarizado
com os controlos e com a utilização apropriada do
equipamento .
• Nunca per mita que se apro ximem do cor tador crianças
ou pessoas que desconheçam as instr uções de utilização .
Os regulamentos locais podem deter minar restrições
relati v amente à idade do utilizador .
• Não se esqueça que o utilizador é o único responsáv el
por qualquer acidente e outros perig os que ocor ram a si
mesmo , a outros ou a qualquer propriedade .
• Compreenda as explicações de todas as imag ens usadas
no cor tador ou nas instr uções .
Gasolina
A VISO – A g asolina é altamente inflamáv el. T ome as
seguintes precauções .
• Ar mazene o combustív el em recipientes concebidos
especialmente para o efeito .
• Abasteça sempre o v eículo no exterior e não fume
enquanto o fizer .
• Adicione o combustív el antes de pôr o motor em
funcionamento . Nunca tire a tampa do de pósito de
combustív el nem adicione g asolina se o motor esti v er a
funcionar ou demasiado quente .
• Em caso de der rame de combustív el, não tente lig ar o
motor , afaste a máquina do local onde se v erificou o
der rame , evitando criar qualquer fonte de ignição até
que os v apores do combustív el se tenham dissipado .
• Substitua todos os de pósitos de combustív el e tampas
com segurança.
Preparação
• Durante a operação de cor te utilize roupa e calçado
adequado . Nunca utilize o equipamento se usar
sandálias ou esti v er descalço .
• Examine atentamente a área onde irá utilizar o
equipamento , retirando pedras , paus , arames , ossos e
qualquer outro objecto estranho .
• Antes de usar , inspeccione sempre visualmente de
for ma a cer tificar -se que resguardos , e dispositi v os de
segurança, tais como deflectores e/ou apanha relv as ,
estão colocados e a funcionar cor rectamente .
• Antes de utilizar , inspeccione sempre as lâminas , as
porcas e a estr utura do cor tador para v erificar se nada
se encontra danificado . Substitua as lâminas e as porcas
danificadas em g r upos para manter o equilíbrio .
Arranque
• Deseng ate todas as lâminas e embraiag ens a coloque
o aparelho em neutro antes de colocar o motor em
funcionamento .
• Não incline o cor tador quando iniciar o motor , a não
ser que o mesmo tenha quer ser incliado para iniciar .
Neste caso , não o incline mais que o absolutamente
necessário e incline somente a par te que está mais long e
do operador .
• Ar ranque o motor com cuidado de acordo com as
instr uções e com os pés bem long e das lâminas nem na
frente da calha de descarg a.
Funcionamento
• Nunca cor te a relv a com pessoas por per to , sobretudo
no caso de crianças ou animais .
• A operação de cor te dev e ser efectuada apenas com luz
natural ou com iluminação ar tificial adequada.
• Esteja atento a buracos no ter reno e a outros perig os
ocultos .
• Não coloque as mãos ou os pés per to ou por baix o
das peças móv eis . Mantenha -se sempre afastado da
aber tura de descarg a.
• Nunca lev ante nem transpor te um cor tador enquanto
o motor está a funcionar .
• T enha extremo cuidado quando virar ou puxar um
cor tador man ual na sua direcção .
• Ande , n unca cor ra.
• Decli v es:
– Não cor te a relv a em inclinações demasiado
pron unciadas .
– T ome todas as precauções necessárias quando se
encontrar n uma inclinação .
– Cor te na direcção transv ersal da superfície dos
decli v es , n unca de cima para baix o e tenha extremo
cuidado quando m udar de direcção nos decli v es .
– T enha sempre a cer teza onde coloca os pés nos
decli v es .
• Use baixas v elocidades quando eng atar a embraiag em
do tractor , especialmente em m udanças altas . R eduza
a v elocidade em decli v es e em cur v as aper tadas para
prev enir a sobrevirag em e perda de controlo .
• P are a lâmina se o cor tador de relv a ti v er de ser inclinado
para transpor te quando atra v essar superfícies que não
sejam relv a e quando transpor tar o mesmo de e para
a área a ser cor tada.
• Não utilize o motor em espaços confinados onde se
acum ulem g ases de monóxido de carbono .
• Desligue o motor
– sempre que abandonar o cor tador de relv a.
– antes do reabastecimento .
– antes de retirar o rece ptor de relv a.
– antes de fazer ajustes da altura, a não ser que o
mesmo possa ser feito a par tir do lug ar do condutor .
2