ou em qualquer suporte instável. A operação,desta forma, da motosserra telescópica poderesultar na perda de equilíbrio, controlo, eferimentos pessoais.
9. Mantenha todos os cabos e cabos elétricosafastados da área de corte. Podem estarescondidos cabos ou cabos elétricos emárvores e podem ser cortados acidentalmentepela motosserra.
10. Não utilize a motosserra telescópicaem condições atmosféricas adversas,especialmente se houver o risco derelâmpagos. Isto diminui o risco de ser atingidopor um relâmpago.
1 1. Ao cortar um ramo que se encontre sobtensão, esteja atento a que volte à posiçãoinicial. Quando a tensão das bras da madeiraé libertada, o ramo tem o efeito de mola epode atingir o operador e/ou descontrolar amotosserra telescópica.
12. T enha extremo cuidado ao cortar arbustos erebentos. O material esguio pode car presona corrente da serra e fazer ricochete na suadireção ou desequilibrá - lo.
13. Ao manusear a motosserra telescópica coma máquina desligada, tome o cuidado denão ligar nenhum interruptor e mantenhaa motosserra ou a lâmina da motosserraafastada do seu corpo. O manuseamentocorreto da motosserra telescópica reduz aprobabilidade de contacto acidental com acorrente da serra em movimento.
14. Ao transportar ou armazenar a motosserraelétrica, coloque sempre a cobertura dabarra guia. O manuseamento correto damotosserra telescópica reduz a probabilidadede contacto acidental com a corrente da serraem movimento.
15. Ao limpar material encravado, armazenarou fazer a manutenção da motosserratelescópica, certique - se de que ointerruptor está desligado e que o conjuntode baterias foi removido. O acionamentoinesperado da motosserra telescópica durantea limpeza do material encravado ou damanutenção pode resultar em ferimentospessoais graves.
16. Corte apenas madeira. Não utilize amotosserra telescópica para utilizaçõesnão previstas. Por exemplo, não utilizea motosserra telescópica para cortarmetal, plástico, alvenaria ou materiais deconstrução que não sejam de madeira.A utilização da motosserra telescópica emoperações diferentes daquelas para as quais sedestina pode resultar numa situação perigosa.
17. T ransporte o podador com ambas as mãos,com o podador desligado e afastado docorpo. Ao transportar ou armazenar opodador , encaixe sempre a coberturada barra do podador . O manuseamentocorreto do podador reduz a probabilidade decontacto acidental com a corrente da serra emmovimento.
18. Não remova material cortado nem segurematerial a ser cortado quando a correnteda serra está em movimento. Certique - sede que o interruptor está desligado e de quea bateria está desligada ao limpar o materialencravado. A corrente de serra continua amover - se após o interruptor ter sido desligado.
19. Siga as instruções de lubricação, tensão dacorrente, mudança da barra e da corrente.Uma corrente mal tensionada ou lubricadapode partir ou aumentar a probabilidade derecuo.
20. Esta motosserra telescópica não tem porobjetivo provocar a queda de árvores. Autilização da motosserra telescópica para nsdiferentes dos previstos pode resultar emferimentos graves para operador ou outraspessoas.
21. Evite o recuo. O recuo pode ocorrer quando aponta ou extremidade da barra guia toca numobjeto ou quando a madeira faz pressão nacorrente da serra durante o corte.
O contacto da extremidade, em certos casos,pode causar uma ação inversa súbita, fazendorecuar a barra guia para cima e para trás na suadireção.
Pressionar a corrente da serra ao longo da partesuperior da barra guia pode empurrar a barraguia rapidamente para trás na sua direção.
Qualquer destas reações pode fazer com queperca o controlo da serra, o que pode resultarem ferimentos pessoais graves. Não coneexclusivamente nos dispositivos de segurançaincorporados na serra. Como utilizador depodador , deve tomar vários passos para manteros seus trabalhos de corte sem acidentes ouferimentos.
O recuo é o resultado de uma má utilizaçãoe/ou procedimentos ou condições de operaçãoincorretos e devem ser evitados tomando asdevidas precauções como se indica em seguida:
22. Manter um aperto rme, com os polegares ededos a rodear as pegas do podador , comambas as mãos na pega e posicionandoo corpo e braço de forma a permitir umaresistência às forças de recuo. As forças derecuo podem ser controladas pelo operador , se
6