Atenção!
Quando se utilizar Barrierta L55/2, limpar
cuidadosamente os componentes com
aguarrás 180/200 ou Klüberalfa XZ3-1
antes da montagem dado que, caso
contrário, é possível que ocorra perda
de lubricidade. Nunca misturar Barrierta
L55/2 com outros lubrificantes.
4 Trabalhos de Inspecção e Manutenção
Os intervalos de inspecção dependem da frequência de resposta e das condições de
funcionamento, por exemplo, anualmente e sob condições severas, duas vezes por ano. Manter um
registo dos trabalhos realizados.
Durante o comissionamento e em cada inspecção
• Após a primeira carga de pressão e a cada desmontagem:
• Verificar cada ponto de vedação quanto à sua estanquidade. Substituir se houver fuga.
Quando o actuador pneumático está desmontado
• Lubrificar as guias móveis, acessórios, juntas e roscas com um lubrificante de montagem.
5.5 Desmontagem do Actuador Pneumático A160
Apenas desmontar o actuador pneumático caso necessário.
Desenroscar a tampa (160.14). Desapertar os pernos roscados (160.11) e elevar a tampa superior
do cilindro (160.02).
Endireitar a chapa de bloqueio (160.08) e desapertar a porca sextavada (160.07). Remover o
êmbolo (160.05). Ao efectuar esta operação, segurar de modo firme o cilindro (160.03) e elevá-
lo em conjunto com o êmbolo (160.05). Se necessário, remover o cilindro (160.03) do êmbolo
(160.05). Para remontagem, utilizar o dispositivo.
Endireitar as chapas de bloqueio (70) e desapertar os parafusos sextavados (69). Remover o
espaçador de refrigeração (66).
Observação:
No actuador pneumático A160.1 (diâmetro de cilindro de 125 mm) o êmbolo e a haste são uma
peça única.
5.4 Remoção do Actuador Pneumático A160
Medir e registar a posição do acoplamento (71). Desapertar os parafusos com sextavado
interior (72) e rodar o acoplamento (71) tão afastado do fuso até o êmbolo (160.05) se imobilizar
no cilindro. Remover o selo de chumbo. Dobrar as chapas de bloqueio (68) e desapertar os
parafusos sextavados (67).
Elevar cuidadosamente o cilindro pneumático um pouco (curso máximo do êmbolo) e soltar
o acoplamento (71) completamente do fuso. Remover horizontalmente o acoplamento (71) e
elevar o cilindro pneumático.
5.3 Utilidades
• Desengordurante: Kaltron 113MDS/113MDK/113MDI35. Frigen 113TR-T.
• Freon PCA/TF/T-P35/TA. Álcool isopropílico com acetona, mistura 1:1, aguarrás.
• Lubrificante para montagem (MoS
2
): Spray Molykote, Dow Corning, Munique.
• Lubrificante para montagem (Grafite Coloidal), para peças em contacto com o fluido:
DAG156 Acheson, Dornstadt. Neolube 1, 2, Lubrificante Consult, Maintal.
• Apenas para facilitar a montagem:
Massa lubrificante para casquilhos, roscas de fusos, parafusos e similares:
Molykote-BR2plus (≤ 80 °C); BG20 (> 80 °C), Dow Corning, Munique;
Barrierta L55/2 (> 120 °C), Klüber, Munique, Especif. Mobilgrease, Mobil Oil
• Massa consistente para O-rings: Dow Corning, Munique.
5.2 Ferramentas
• chave de bocas 10 - 36 mm
• chave de caixa 6, 8 mm
• chave de parafusos 8 mm
• alicate de freios exteriores
• alicate bico de pato
• alicate de corte lateral
• martelo
• punção Ø 2,5; 3; 4 mm
• arame de selo
• selo de chumbo
• alicate de selo de chumbo
• punção de marcação
Atenção!
Obter a ordem de trabalho e aguardar pela autorização oficial.
Verificar se o actuador pneumático está totalmente despressurizado.
Antes da desmontagem, desligar a alimentação de energia, desapertar o bujão ou desligar o
cabo.
5 Desmontagem
5.1 Indicações de Perigo e Advertência
A
Emerson reserva-se o direito de alterar este folheto sem aviso prévio página 4
Actuador Pneumático Tipo A 160
Instruções de Funcionamento