5
Grampo de mola
interno
Conjunto do
casquilho
inferior
Veio de saída
Espaçador do
redutor, se
necessário
(consultar
nota 4)
Conjunto do
casquilho superior
Desenho de corte do conjunto do
corpo do actuador e veio de saída
FIGURA 4MONTAGEM - UNIDADES DE SIMPLES EFEITO
Nota: consultar os desenhos em vista explodida
relevantes, mais adiante.
Lubrifique abundantemente o conjunto furo do
actuador, êmbolos e carreto com lubrificante
“Molyrace LT”.
Nota: o conjunto da mola da tampa da
extremidade é um módulo completo com a
mola pré-definida adequada, para obedecer
aos parâmetros de regime de serviço
seleccionados. As roscas dos parafusos de
retenção da mola são coladas às tampas das
extremidades com um selante de bloqueio das
roscas, para garantir uma dupla segurança.
Atenção! Não tentar remover ou ajustar o
parafuso de retenção da mola.
1. Cubra todos os vedantes O-rings com
lubrificante “Molyrace LT”.
2. Conjunto veio de saída:
a) Monte o conjunto de casquilho superior
(item 9) no furo superior do corpo do
actuador (item 1), com o O-ring externo
para cima.
b) Monte o conjunto de casquilho inferior
(item 6) sobre a parte inferior do veio de
carreto (item 5), com o O-ring interno
para cima.
3. Introduza o conjunto do veio de carreto pelo
lado de baixo do actuador, como ilustrado
no diagrama do lado esquerdo.
4. Monte o grampo de mola interno (item 12)
no rebaixo da parte inferior do corpo, para
posicionar o conjunto do veio.
5. Monte os vedantes O-rings (item 13) nos
êmbolos (item 2).
6. Oriente o veio de saída de 45° ± 2°.
Unidades de Falha-Fecho
7.
Introduza os êmbolos (item 2) conjuntamente
com as almofadas de suporte (1) (item 18) e
os anéis de suporte (4), do seguinte modo:
-
com as cremalheiras dos êmbolos
posicionadas do lado esquerdo do furo (com
o observador situado na extremidade do
O-ring do êmbolo), até que as cremalheiras
engrenem no carreto e, após esta operação,
empurre totalmente os êmbolos para o
interior do furo. O actuador estará então na
posição totalmente fechada.
Nota: Caso não estejam montados batentes
de posição, continuar na instrução 12.
8. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de aproximadamente 5°, até que
este esteja alinhado com o eixo principal do
corpo do actuador. O veio estará assim na
posição fechada.
9. Introduza o parafuso-batente de posição
de Fecho (item 19/20) em conjunto com a
porca de vedação ou porca de segurança (2)
(3), anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
Unidades de Falha-Abertura
7. Introduza os êmbolos (item 2)
conjuntamente com as almofadas de
suporte (1) (item 18) e os anéis de suporte
(4), do seguinte modo:
- com as cremalheiras dos êmbolos
posicionadas do lado direito do furo (com
o observador situado na extremidade do
O-ring do êmbolo), até que as cremalheiras
engrenem no carreto e, após esta operação,
empurre totalmente os êmbolos para o
interior do furo. O actuador estará então na
posição de totalmente aberta.
Nota: Caso não estejam montados batentes
de posição, continuar na instrução 12.
8. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de aproximadamente 5°, até que
este esteja alinhado com o eixo principal do
corpo do actuador. O veio estará assim na
posição aberta.
9. Introduza o parafuso-batente de posição de
Abertura (item 19/20) em conjunto com a
porca de vedação ou porca de segurança (2)
(3), anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
10. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de 90° para o posicionar em linha
com a linha central do furo do actuador. O
actuador estará então na posição fechada.
11. Introduza o parafuso-batente de posição
de Fecho (item 19/20) em conjunto com a
porca de vedação ou porca de segurança (2)
(3), anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
12. Monte os vedantes O-rings (item 14)
às tampas das extremidades (item 3),
utilizando uma ligeira quantidade de massa
lubrificante.
13. Monte o conjunto das tampas das
extremidades da mola no corpo e aperte
alternadamente os parafusos das tampas
das extremidades (item 15), até ficarem
fixos (consultar a tabela de binários
recomendados).
14. Instale o indicador de posição na parte
superior do actuador.
NOTAS
Consulte as notas na página 4, como indicado.
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
10. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de 90° para o posicionar em linha
com a linha central do furo do actuador. O
actuador estará então na posição aberta.
11. Introduza o parafuso-batente de posição de
Abertura (item 19/20) em conjunto com a
porca de vedação ou porca de segurança (2)
(3), anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
15. Manobre o actuador para as posições de
ABERTURA e de FECHO, utilizando ar
comprimido e anote as posições reais.
Caso o curso pretendido não seja atingido,
consultar a página 10.