Keystone Actuador Pneumático, Figura 79 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
Emerson.com/FinalControl
Actuador de Simples Efeito
Actuador de Duplo Efeito
Introdução
A gama de Actuadores Pneumáticos Keystone
Figura 79 está disponível nas três opções de
montagem seguintes:
79U - Montagem Standard da Keystone
79E - ISO5211
Recomendações Gerais sobre Sistemas
Pneumáticos
Todos os Actuadores Pneumáticos Keystone são
lubrificados de fábrica com lubrificante “Molyrace
LT” e, excepto no caso em que o ambiente de
funcionamento é extremamente agressivo, não
requerem nova lubrificação. Para manter a
máxima eficiência deste actuador, ou de outros
actuadores pneumáticos e reservatórios sob
pressão, aconselhamos a que sejam adoptadas
as seguintes recomendações básicas do sistema:
1.
Quando as tubagens de ar estão submetidas
a temperaturas extremas, o sistema deve ser
equipado com equipamento de secagem de ar.
2. As linhas de ar de comando devem
funcionar de acordo com a “Prática de
Tubagem Recomendada” e não possuir um
número elevado de curvas, que possam
reter o condensado.
Instruções de Funcionamento e Manutenção para:
Actuadores Pneumáticos Keystone, Figura 79 (Opções U/E)
© 2017 Emerson. All Rights Reserved.
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
Fabrico
Os actuadores Figura 79 estão disponíveis
numa gama de dimensões que permitem
a obtenção de um binário de saída até
27.624lb in/ 3.121Nm e destinam-se a ser
aplicados em válvulas de um quarto de volta,
directamente ou utilizando os suportes/
adaptadores de montagem e procedimentos de
dimensionamento correctos.
Todos os modelos são do tipo de êmbolo
oposto. Cada êmbolo incorpora uma
cremalheira de dentes largos, que engrena
num veio motor de peça única. O veio motor
é tratado com “sealbond” (™) para protecção
máxima. O corpo do actuador é de alumínio
extrudido e está equipado com casquilhos em
VCIOM-01733-PT 17/11
3. Todas as extremidades da tubagem
devem ser escrupulosamente limpas e
esmeriladas após o corte, para garantir que
a tubagem fique isenta de limalhas.
4. Se as tubagens forem submetidas a um
ensaio hidráulico, as linhas devem ser
“sopradas” com ar de alta pressão, por
forma a remover toda a água antes da
ligação das linhas ao actuador.
5. Quando são utilizados selantes de
montagem de tubagem, estes devem ser
aplicados apenas às roscas macho. Quando
aplicados às roscas fêmea, o excesso de
composto pode introduzir-se no interior das
linhas de controlo do actuador.
6. Quando um sistema está dependente do
Equipmento do Filtro de Ar, os filtros de
ar devem estar situados em posições que
permitam o fácil acesso para manutenção
e/ou drenagem.
7. Quando são montados posicionadores
de válvulas peumáticos ou controladores
pneumáticos aos conjuntos actuador-
válvula, não deve ser utilizado ar lubrificado
com uma mistura de óleo, excepto se o
fabricante referir especificamente que
os controladores são compatíveis com ar
lubrificado.
Nota: Os Actuadores Figura 79 estão
projectados para funcionamento a uma pressão
de ar na gama de 40psi ef. (2,75bar ef.) a
120psi ef. (8,3bar ef.) e podem suportar uma
pressão máxima de 150psi ef. (10bar ef.).
“polímero de engenharia” nos locais do veio
motor. Os vedantes do casquilho e do êmbolo
são do tipo O-ring dinâmico. O accionamento
do actuador é efectuado por intermédio de
um veio fêmea de duplo rasgo (unidades
79U/E). Está disponível uma extensa gama
de adaptadores de duplo “D” para montagem
tanto superior como inferior nos veios de saída
para acessórios (superior) ou para hastes de
válvulas (inferior).
2
Anilha de
segurança
Anilha de
segurança
Suporte
(se necessário)
Acoplamento
(se necessário)
Adaptador
(se necessário)
Adaptador
(se necessário)
Válvula
Parafuso
Porca
Perno
roscado
Porca
Perno
roscado
Válvula
de Macho
Esférico
Actuador
pneumático
Actuador
pneumático
FIGURA 2
FIGURA 1
NOTAS
1. O adaptador deve ser introduzido no actuador
através de leves pancadas ou por pressão.
2. O acoplamento deve ser montado sobre a haste da
válvula através de leves pancadas ou por pressão.
Não deve ser utilizada uma força excessiva (é
recomendado o uso de um lubrificante como o
“Coppaslip”).
INSTALAÇÃO NÃO STANDARD - UNIDADES DE
DUPLO E SIMPLES EFEITO
Em situações em que é necessário que o
actuador seja instalado na posição transversal,
isto é, em ângulo recto em relação ao furo da
válvula (Na Perpendicular), o actuador deve ser
rodado de 90°.
Esta operação é efectuada do seguinte modo:
INSTALAÇÃO STANDARD - UNIDADES DE
SIMPLES E DUPLO EFEITO
Estas instruções consideram que os actuadores
são instalados com o eixo do cilindro paralelo
ao eixo do furo da válvula (Em Linha).
Os actuadores de simples efeito são fornecidos
como unidades de FALHA-FECHO como
standard.
O efeito inverso FALHA-ABERTURA, deve ser
especificado quando da encomenda.
O actuador é montado do seguinte modo:
1. Certifique-se que a válvula e o actuador se
encontram ambos nas seguintes posições:
Unidades de Duplo Efeito - totalmente
fechada
Unidades de Simples Efeito - modo ar-falha
(normalmente fechada)
2. Verifique se os pernos roscados de
montagem do actuador estão bem
apertados à carcaça do actuador.
3.
Instale o adaptador correcto, se necessário,
no actuador (Fig. 1 - montagem directa) ou
Instale o acoplamento e suporte correctos,
se necessário, na válvula (Fig. 2 - opção de
suporte de montagem). Consultar Notas 1 e 2.
4. Coloque o actuador sobre a flange da
válvula ou do suporte e fixe-o, utilizando
uma anilha de segurança e uma porca, em
cada perno de montagem.
5. Antes de instalar o conjunto válvula/
actuador num sistema de tubagem, o curso
do obturador deve ser verificado.
6. Quando da instalação do conjunto válvula/
actuador na tubagem, certifique-se que as
instruções específicas relativas à instalação
da válvula são seguidas. Para válvulas que
necessitem de ser montadas com a válvula
numa outra posição que não a totalmente
fechada, pode ser necessário instalar a
válvula na tubagem antes da montagem
do actuador na válvula. As válvulas de
borboleta revestidas a borracha constituem
um exemplo dessa situação.
7. Para válvulas que necessitem de ser
instaladas na tubagem antes da montagem
do actuador, certifique-se que a válvula
é manobrada para a sua posição de
segurança em caso de falha, antes da
montagem do actuador sobre a válvula.
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
1. Remova o actuador da válvula ou do
suporte, desapertando as 4 porcas de
fixação e retire-o verticalmente da válvula.
2. Modelos 79U/E - remova o adaptador
em duplo “D” situado no furo da parte
inferior do actuador e monte-o novamente,
posicionando-o no enchavetamento do veio
não utilizado.
3. Monte o actuador na parte superior da
válvula. (Nota: nos modelos 036/065/090,
pode não ser necessária a montagem
de adaptadores, isto é, montados
directamente; neste caso, use apenas o
enchavetamento não utilizado).
3
DESMONTAGEM - UNIDADES DE SIMPLES
EFEITO
Nota: consultar os desenhos em vista explodida
relevantes, mais adiante.
ATENÇÃO
Remova toda a pressão de ar e observe os
cuidados de segurança habituais, incluindo o uso
de protecção dos olhos. Certifique-se sempre
que os actuadores de retorno por mola estão na
posição de falha-fecho antes de iniciar qualquer
operação de manutenção. Preste particular
atenção a este requisito no caso de estarem
instalados comandos manuais.
Por razões de segurança, NÃO “Assista por Ar” os
Actuadores Pneumáticos de Simples Efeito.
1.
Retire a tampa do indicador (item 17) da parte
superior do actuador. Se a tampa estiver
muito apertada, pode-se aplicar uma ligeira
pressão pelo lado de baixo, utilizando um
varão redondo de pequeno comprimento ou
uma ferramenta de ponta romba, introduzido
pela extremidade inferior do veio do actuador.
(Nota: o levantamento da tampa com o auxílio
de uma chave de fendas é considerada uma
prática potencialmente perigosa e deve ser
evitado). A posição em relação ao veio deve
ser anotada, por forma a garantir a posição
correcta de montagem.
2. Remova ambos os parafusos-batentes,
caso tenham sido instalados (itens 19 a 22;
consultar a página 11 para todos os itens).
3.
Desaperte os parafusos de fixação (item 15)
das tampas das extremidades/carcaça de
retorno por mola de modo equilibrado, até
que a força da mola esteja aliviada (3 - 5mm).
Atenção: Se, após desaperto dos parafusos
de uma distância de 5mm ainda existir
compressão no conjunto da mola, reaperte
os parafusos das tampas das extremidades
e envie a unidade para a fábrica ou seu
representante, para assistência.
4. Remova os conjuntos tampa da
extremidade/carcaça da mola.
Atenção: Em nenhuma circunstância deverá
ser desapertado ou ajustado o parafuso de
retenção da mola, sem consulta prévia à
fábrica ou seu representante.
DESMONTAGEM - UNIDADES DE DUPLO EFEITO
Nota: consultar os desenhos em vista explodida
relevantes, mais adiante.
ATENÇÃO
Remova toda a pressão de ar e observe os
cuidados de segurança habituais, incluindo o uso
de protecção dos olhos.
1. Retire a tampa do indicador (item 17) da
parte superior do actuador. Se a tampa
estiver muito apertada, pode-se aplicar
uma ligeira pressão pelo lado de baixo,
utilizando um varão redondo de pequeno
comprimento ou uma ferramenta de ponta
romba, introduzido pela extremidade
inferior do veio do actuador. (Nota: o
levantamento da tampa com o auxílio de
uma chave de fendas é considerada uma
prática potencialmente perigosa e deve ser
evitado). A posição em relação ao veio deve
ser anotada, por forma a garantir a posição
correcta de montagem.
2. Remova ambos os parafusos-batentes,
caso tenham sido instalados (itens 19 a 22;
consultar a página 10 para todos os itens).
3. Desaperte os parafusos de fixação (item15)
das tampas das extremidades de modo
equilibrado.
4.
Remova as tampas das extremidades (item 3).
5. Rode o veio de saída (item 5) no sentido anti-
horário, para afastar os êmbolos e remova
os êmbolos (item 2) conjuntamente com as
almofadas/anéis de suporte - caso tenham
sido instalados.
6. Remova o grampo de mola (item 12) do furo
inferior do actuador.
7. Bata no veio no sentido descendente e
retire-o. Proteja cuidadosamente o furo
do actuador em relação a possível dano
provocado pelos dentes de engrenagem do
carreto.
8. Remova o casquilho superior (item 9) do
corpo do actuador (o casquilho inferior
(item6) já terá sido removido em conjunto
com o veio de carreto).
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
5. Rode o veio de saída (item 5) no sentido anti-
horário, para afastar os êmbolos e remova
os êmbolos (item 2) conjuntamente com as
almofadas/anéis de suporte - caso tenham
sido instalados.
6. Remova o grampo de mola (item 12) do furo
inferior do actuador.
7. Bata no veio no sentido descendente e
retire-o. Proteja cuidadosamente o furo
do actuador em relação a possível dano
provocado pelos dentes de engrenagem do
carreto.
8. Remova o casquilho superior (item 9) do
corpo do actuador (o casquilho inferior
(item6) já terá sido removido em conjunto
com o veio de carreto).
4
Corpo do actuador
Porca de segurança
(Modelos 065 a 180)
Parafuso de ajuste da abertura
Parafuso de ajuste do fecho
Corpo do actuador
Veio de
excêntricos
Posição fechada
Anilha de vedação
(Modelos 065 a 180)
Anilha plana
(Modelos 065 a 180)
Posição aberta
Veio de
excêntricos
FIGURA 3
Vista da parte superior do actuador
NOTAS
1 Não são necessárias almofadas de suporte
nos modelos 002/003, dado que estes possuem
êmbolos de nylon.
2 As porcas de segurança, anilhas planas e anilhas
de vedação apenas são montadas nos modelos
065-180.
3 Nos modelos 003/036 a porca de segurança e a
porca de vedação constituem apenas um item.
4 O espaçador do redutor é apenas necessário nos
modelos 006 and 012.
5 Os anéis e almofadas de suporte são apenas
montados nos modelos 065/090/180.
Nota: Os anéis e almofadas de suporte apenas
necessitam de uma pequena quantidade de massa
lubrificante do lado interior, antes da sua montagem
nos êmbolos.
MONTAGEM - UNIDADES DE DUPLO EFEITO
Nota: consultar os desenhos em vista explodida
relevantes, mais adiante.
Lubrifique abundantemente o conjunto furo do
actuador, êmbolos e carreto com lubrificante
“Molyrace LT”.
1. Cubra todos os vedantes O-rings com
lubrificante “Molyrace LT”.
2. Conjunto veio de saída:
a) Monte o conjunto de casquilho superior
(item 9) no furo superior do corpo do
actuador (item 1), com o O-ring externo
para cima.
b) Monte o conjunto de casquilho inferior
(item 6) sobre a parte inferior do veio de
carreto (item 5), com o O-ring interno
para cima.
3. Introduza o conjunto do veio de carreto pelo
lado de baixo do actuador, como ilustrado
na Fig. 4.
4. Monte o grampo de mola interno (item 12)
no rebaixo da parte inferior do corpo, para
posicionar o conjunto do veio.
5. Monte os vedantes O-rings (item 13) nos
êmbolos (item 2).
6. Oriente o veio de saída de 45° ± 2°.
7. Introduza os êmbolos (item 2)
conjuntamente com as almofadas de
suporte (1) (item 18) e os anéis de suporte
(5), com as cremalheiras dos êmbolos
posicionadas do lado esquerdo do furo (com
o observador situado na extremidade do
O-ring do êmbolo), até que as cremalheiras
engrenem no carreto e, após esta operação,
empurre totalmente os êmbolos para o
interior do furo. O actuador estará então na
posição totalmente fechada.
* Caso não estejam montados batentes de
posição, continuar na instrução 12.
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
8. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de aproximadamente 5°, até que
este esteja alinhado com o eixo principal do
corpo do actuador. O veio estará assim na
posição fechada.
9. Introduza o parafuso-batente de FECHO
(item 19/20) em conjunto com a porca
de vedação ou porca de segurança (2)(3),
anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
10. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de 90° para o posicionar em linha
com a linha central do furo do actuador.
Oactuador estará então na posição aberta.
11. Introduza o parafuso-batente de ABERTURA
(item 19/20) em conjunto com a porca
de vedação ou porca de segurança (2)(3),
anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
12. Monte os vedantes O-rings (item 14)
às tampas das extremidades (item 3),
utilizando uma ligeira quantidade de massa
lubrificante.
13. Monte as tampas das extremidades no
corpo e aperte alternadamente os parafusos
das tampas das extremidades (item 15), até
ficarem fixos (consultar a tabela de binários
recomendados).
14. Instale o indicador de posição na parte
superior do actuador.
15. Manobre o actuador para as posições de
ABERTURA e de FECHO, utilizando ar
comprimido e anote as posições reais.
Caso o curso pretendido não seja atingido,
consultar a página 12.
5
Grampo de mola
interno
Conjunto do
casquilho
inferior
Veio de saída
Espaçador do
redutor, se
necessário
(consultar
nota 4)
Conjunto do
casquilho superior
Desenho de corte do conjunto do
corpo do actuador e veio de saída
FIGURA 4MONTAGEM - UNIDADES DE SIMPLES EFEITO
Nota: consultar os desenhos em vista explodida
relevantes, mais adiante.
Lubrifique abundantemente o conjunto furo do
actuador, êmbolos e carreto com lubrificante
“Molyrace LT”.
Nota: o conjunto da mola da tampa da
extremidade é um módulo completo com a
mola pré-definida adequada, para obedecer
aos parâmetros de regime de serviço
seleccionados. As roscas dos parafusos de
retenção da mola são coladas às tampas das
extremidades com um selante de bloqueio das
roscas, para garantir uma dupla segurança.
Atenção! Não tentar remover ou ajustar o
parafuso de retenção da mola.
1. Cubra todos os vedantes O-rings com
lubrificante “Molyrace LT”.
2. Conjunto veio de saída:
a) Monte o conjunto de casquilho superior
(item 9) no furo superior do corpo do
actuador (item 1), com o O-ring externo
para cima.
b) Monte o conjunto de casquilho inferior
(item 6) sobre a parte inferior do veio de
carreto (item 5), com o O-ring interno
para cima.
3. Introduza o conjunto do veio de carreto pelo
lado de baixo do actuador, como ilustrado
no diagrama do lado esquerdo.
4. Monte o grampo de mola interno (item 12)
no rebaixo da parte inferior do corpo, para
posicionar o conjunto do veio.
5. Monte os vedantes O-rings (item 13) nos
êmbolos (item 2).
6. Oriente o veio de saída de 45° ± 2°.
Unidades de Falha-Fecho
7.
Introduza os êmbolos (item 2) conjuntamente
com as almofadas de suporte (1) (item 18) e
os anéis de suporte (4), do seguinte modo:
-
com as cremalheiras dos êmbolos
posicionadas do lado esquerdo do furo (com
o observador situado na extremidade do
O-ring do êmbolo), até que as cremalheiras
engrenem no carreto e, após esta operação,
empurre totalmente os êmbolos para o
interior do furo. O actuador estará então na
posição totalmente fechada.
Nota: Caso não estejam montados batentes
de posição, continuar na instrução 12.
8. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de aproximadamente 5°, até que
este esteja alinhado com o eixo principal do
corpo do actuador. O veio estará assim na
posição fechada.
9. Introduza o parafuso-batente de posição
de Fecho (item 19/20) em conjunto com a
porca de vedação ou porca de segurança (2)
(3), anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
Unidades de Falha-Abertura
7. Introduza os êmbolos (item 2)
conjuntamente com as almofadas de
suporte (1) (item 18) e os anéis de suporte
(4), do seguinte modo:
- com as cremalheiras dos êmbolos
posicionadas do lado direito do furo (com
o observador situado na extremidade do
O-ring do êmbolo), até que as cremalheiras
engrenem no carreto e, após esta operação,
empurre totalmente os êmbolos para o
interior do furo. O actuador estará então na
posição de totalmente aberta.
Nota: Caso não estejam montados batentes
de posição, continuar na instrução 12.
8. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de aproximadamente 5°, até que
este esteja alinhado com o eixo principal do
corpo do actuador. O veio estará assim na
posição aberta.
9. Introduza o parafuso-batente de posição de
Abertura (item 19/20) em conjunto com a
porca de vedação ou porca de segurança (2)
(3), anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
10. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de 90° para o posicionar em linha
com a linha central do furo do actuador. O
actuador estará então na posição fechada.
11. Introduza o parafuso-batente de posição
de Fecho (item 19/20) em conjunto com a
porca de vedação ou porca de segurança (2)
(3), anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
12. Monte os vedantes O-rings (item 14)
às tampas das extremidades (item 3),
utilizando uma ligeira quantidade de massa
lubrificante.
13. Monte o conjunto das tampas das
extremidades da mola no corpo e aperte
alternadamente os parafusos das tampas
das extremidades (item 15), até ficarem
fixos (consultar a tabela de binários
recomendados).
14. Instale o indicador de posição na parte
superior do actuador.
NOTAS
Consulte as notas na página 4, como indicado.
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
10. Rode o veio de carreto no sentido anti-
horário de 90° para o posicionar em linha
com a linha central do furo do actuador. O
actuador estará então na posição aberta.
11. Introduza o parafuso-batente de posição de
Abertura (item 19/20) em conjunto com a
porca de vedação ou porca de segurança (2)
(3), anilha plana (2)(3) e anilha de vedação (2)
(3), até que o parafuso toque no excêntrico
do batente de posição. Aperte a porca de
segurança.
15. Manobre o actuador para as posições de
ABERTURA e de FECHO, utilizando ar
comprimido e anote as posições reais.
Caso o curso pretendido não seja atingido,
consultar a página 10.
6
Sentido do movimento
Êmbolo
Anilha de segurança
Parafusos de
cabeça sext.
Almofada de
suporte
CorpoO-ringO-ring
Tampa da extrem./
carcaça da mola
Sentido do movimentoÊmboloAnilha de segurança
Parafusos de
cabeça sext.
O-ringCorpoO-ring
Tampa da extrem./
carcaça da mola
Sentido do movimentoÊmboloAnilha de segurança
Parafusos de
cabeça sext.
O-ring
CorpoAlmofada de
suporte
O-ring
Posição Aberta
(Êmbolos no interior)
Posição Fechada
(Êmbolos no exterior)
Posição Aberta
(Êmbolos no exterior)
Posição Fechada
(Êmbolos no interior)
Posição Aberta
(Êmbolos no exterior)
Posição Fechada
(Êmbolos no interior)
CONJUNTO STANDARD DE ACTUADOR DE DUPLO EFEITO - MODELOS 79U/E 002 - 036 E MODELO 79D 002
CONJUNTO STANDARD DE ACTUADOR DE SIMPLES EFEITO - MODELOS 79U/E 002S-036S E MODELO 79D 002S
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
Tampa da
extremidade
CONJUNTO NÃO STANDARD DE ACTUADOR DE SIMPLES EFEITO (FALHA-ABERTURA) - MODELOS 79U/E 002S-036S
FIGURA 7
FIGURA 6
FIGURA 5
Vista Superior do Actuador
Vista Superior do Actuador
Vista Superior do Actuador
Almofada de suporte
7
Abertura
Fecho
Sentido do movimentoÊmbolo
Anilha de
segurança
Parafusos de
cabeça sext.
O-ring
Corpo
AberturaFecho
Anel de suporte
O-ring
Tampa da extrem./
carcaça da mola
Sentido do movimento
ÊmboloAnilha de segurança
Parafusos de
cabeça sext.
O-ringCorpo
Apenas
Modelo 065S
Modelos
090S/180S
Parafusos-batentes
Parafusos-batentes
Anel de suporte
O-ring
Tampa da extrem./
carcaça da mola
Sentido do movimento
Êmbolo
Anilha de segurança
Parafusos de
cabeça sext.
O-ringCorpo
AberturaFecho
Parafusos-batentes
Anel de suporteO-ringTampa da extremidade
FIGURA 10
FIGURA 8
Posição Aberta
(Êmbolos no interior)
Posição Fechada
(Êmbolos no exterior)
FIGURA 9
Posição Aberta
(Êmbolos no interior)
Posição Fechada
(Êmbolos no exterior)
Vista Superior do Actuador
Posição Aberta
(Êmbolos no exterior)
Posição Fechada
(Êmbolos no interior)
Vista Superior do Actuador
Posição Aberta
(Êmbolos no exterior)
Posição Fechada
(Êmbolos no interior)
Vista Superior do Actuador
CONJUNTO STANDARD DE ACTUADOR DE DUPLO EFEITO - MODELOS 79U/E 065-180
CONJUNTO NÃO STANDARD DE ACTUADOR DE SIMPLES EFEITO (FALHA-ABERTURA) - MODELOS 79U/E 065S-180S
CONJUNTO STANDARD DE ACTUADOR DE SIMPLES EFEITO (FALHA-FECHO) - MODELOS 79U/E 065S-180S
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
8
15 16 18 19† 20† 17 1 2 13
10
11
9
4
5
6
7
8
12
3
14
MATERIAIS DE FABRICO - MODELOS 002 - 036
Item Designação Qtd. Material
1 Corpo 1 Alumínio
2 Êmbolo 2 Alumínio (006-036)
Nylon (002-003)
3 Tampa da Extremidade 1 Alumínio
4 Espaçador do Redutor (apenas modelos 006 e 012) 1 Polímero
5 Veio de Carreto 1 Aço (003-036)
Nylon (002)
6* Casquilho Inferior 1 Polímero
7* Casquilho Inferior- O-Ring Interno 1 Nitrilo
8* Casquilho Inferior - O-Ring Externo 1 Nitrilo
9* Casquilho Superior 1 Polímero
10* Casquilho Superior - O-Ring Interno 1 Nitrilo
11* Casquilho Superior - O-Ring Externo 1 Nitrilo
12* Grampo de Mola Interno 1 Aço mola
13* O-ring do Êmbolo 2 Nitrilo
14* O-ring Tampa da Extrem. 2 Nitrilo
15 Parafuso Sextavado (M5 x 16 -002/003, M5 x 20 -006
M8 x 25 -012, M10 x 30 -024/036) 8 Aço inoxidável
16 Anilha de Segurança (M5 -002/006, M8 -012, M10 -024/036) 8 Aço
17 Indicador de Posição 1 ABS
18 Almofada de Suporte 2 Polímero (006-036)
19† Parafuso-batente (M6 x 25 -003, M8 x 45 -006
M10 x 50 -012, M12 x 65 -024/036) 2 Aço inoxidável
20† Porca-batente (M6 -003, M8 -006,
M10 - 012, M12 - 024/036) 2 Aço/Poliamida 11
Os componentes ilustrados no desenho de perspectiva explodida acima apresentado podem diferir ligeiramente na forma do design, devido à gama de modelos abrangida.
* O conjunto de reparação inclui estes itens.
PERSPECTIVA EXPLODIDA DO CONJUNTO DO ACTUADOR DE DUPLO EFEITO - MODELOS 002 - 036
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
9
3
23
22
10
11
9
4
5
6
7
8
12
15 16 14 18 19† 20† 17 1 2 13 21 24
PERSPECTIVA EXPLODIDA DO CONJUNTO DO ACTUADOR DE SIMPLES EFEITO - MODELOS 002S - 036S
MATERIAIS DE FABRICO - MODELOS 002S - 036S
Item Designação Qtd. Material
1 Corpo 1 Alumínio
2 Êmbolo 2 Alumínio (006-036)
Nylon (002-003)
3 Tampa da Extremidade 1 Alumínio
4 Espaçador do Redutor (apenas modelos 006 e 012) 1 Polímero
5 Veio de Carreto 1 Aço (003-036)
Nylon (002)
6* Casquilho Inferior 1 Polímero
7* Casquilho Inferior - O-Ring Interno 1 Nitrilo
8* Casquilho Inferior - O-Ring Externo 1 Nitrilo
9* Casquilho Superior 1 Polímero
10* Casquilho Superior - O-Ring Interno 1 Nitrilo
11* Casquilho Superior - O-Ring Externo 1 Nitrilo
12* Grampo de Mola Interno 1 Aço mola
13* O-ring do Êmbolo 2 Nitrilo
14* O-ring Tampa da Extrem. 2 Nitrilo
15 Parafuso Sextavado (M5 x 16 -002/003, M5 x 20 -006
M8 x 25 -012, M10 x 30 -024/036) 8 Aço inoxidável
16 Anilha de Segurança (M5 -002/006, M8 -012, M10 -240/036) 8 Aço
17 Indicador de Posição 1 ABS
18 Almofada de Suporte 2 Polímero (006/036)
19† Parafuso-batente (M6 x 25 -003, M8 x 45 -006
M10 x 50 -012, M12 x 65 -024/036) 2 Aço inoxidável
20† Porca-batente (M6 -003, M8 -006, M10 - 012, M12 - 024/036) 2 Aço/Poliamida 11
21 Cone de Retenção da Mola 2 Alumínio
22 Parafuso de Ret. da Mola (M8 x 55 -006, M8 x 60 -012
M10 x 80 -024, M10 x 90 -036)
23 Anilha Plana (M8 -006/012, M10 -024/036) 2 Aço
24 Mola (40/60/80 ou 100psi) # 2 ou 4 Aço mola
Os componentes ilustrados no desenho de perspectiva explodida acima apresentado podem diferir ligeiramente na forma do design, devido à gama de modelos abrangida.
Os itens 3, 19 a 22 são fornecidos como um conjunto de mola pré-definido e não devem ser desmontados.
# Para combinações de molas, consultar os códigos de cor das molas standard.
* O conjunto de reparação inclui estes itens.
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
10
15 16 23 19 20 21 22 17 1 2 14
11
9
10
5
7
6
8
12
3
4
13
18
MATERIAIS DE FABRICO - MODELOS 065 - 180
Item Designação Qtd. Material
1 Corpo 1 Alumínio
2 Êmbolo 2 Alumínio
3 Tampa da Extremidade 2 Alumínio
4 Anel de Suporte 2 Polímero (065/180)
5 Veio de Carreto 1 Aço
6* Casquilho Inferior 1 Polímero
7* Casquilho Inferior - O-Ring Interno 1 Nitrilo
8* Casquilho Inferior - O-Ring Externo 1 Nitrilo
9* Casquilho Superior 1 Polímero
10* Casquilho Superior - O-Ring Interno 1 Nitrilo
11* Casquilho Superior - O-Ring Externo 1 Nitrilo
12* Grampo de Mola Interno 1 Aço mola
13* O-ring do Êmbolo 2 Nitrilo
14* O-ring Tampa da Extrem. 2 Nitrilo
15 Parafuso Sextavado (M12 x 40 -065/090, M16 x 55 -180) 8 Aço inoxidável
16 Anilha de Segurança (M12 -065/090, M16 -180) 8 Aço
17 Indicador de Posição 1 ABS
18 Almofada de Suporte 4 Polímero
19 Parafuso-batente (M16 x 65 -065, M16 x 90 -090,
M20 x 130 -180) 2 Aço inoxidável
20 Porca-batente (M16 -065/090, M20 -180) 2 Aço inoxidável
21 Anilha Plana (M16/M20) 2 Aço inoxidável
22 Anilha-vedante da Rosca (⅝” -065/090, ¾” -180) 2 Aço/Nitrilo
23 Capa de Protecção do Parafuso M16 2 Plástico
* O conjunto de reparação inclui estes itens.
PERSPECTIVA EXPLODIDA DO CONJUNTO DO ACTUADOR DE DUPLO EFEITO - MODELOS 065 - 180
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
11
15 16 14 13 23 19 20 21 22 17 1 2 4 24 27
11
9
10
5
7
6
8
12
3
26
25
18
MATERIAIS DE FABRICO - MODELOS 065S - 180S
Item Designação Qtd. Material
1 Corpo 1 Alumínio
2 Êmbolo 2 Alumínio
3 Tampa da Extremidade 2 Alumínio
4 Anel de Suporte 2 Polímero (065/180)
5 Veio de Carreto 1 Aço
6* Casquilho Inferior 1 Polímero
7* Casquilho Inferior - O-Ring Interno 1 Nitrilo
8* Casquilho Inferior - O-Ring Externo 1 Nitrilo
9* Casquilho Superior 1 Polímero
10* Casquilho Superior - O-Ring Interno 1 Nitrilo
11* Casquilho Superior - O-Ring Externo 1 Nitrilo
12* Grampo de Mola Interno 1 Aço mola
13* O-ring do Êmbolo 2 Nitrilo
14* O-ring Tampa da Extrem. 2 Nitrilo
15 Parafuso Sextavado (M12 x 40 -065/090, M16 x 55 -180) 8 Aço inoxidável
16 Anilha de Segurança (M12 -065/090, M16 -180) 8 Aço
17 Indicador de Posição 1 ABS
18 Almofada de Suporte 4 Polímero
19 Parafuso-batente (M16 x 65 -065, M16 x 90 -090,
M20 x 130 -180) 2 Aço inoxidável
20 Porca-batente (M16 -065/090, M20 -180) 2 Aço inoxidável
21 Anilha Plana (M16/M20) 2 Aço inoxidável
22 Anilha-vedante da Rosca (⅝” -065/090, ¾” -180) 2 Aço/Nitrilo
23 Capa de Protecção (Parafuso M16/M20) 2 Plástico
24 Cone de Retenção da Mola 2 Alumínio
25 Parafuso de Ret. da Mola (M16 x 115 -065, M16 x 125 -090 2 Aço inoxidável
M20 x 125 -180)
26 Anilha Lisa (M16 -065/090, M20 -180) 2 Aço
27 Mola (40/60/70/80/90 ou 100psi)# 2 ou 4 Aço mola
Os itens 3, 24 a 27 são fornecidos como um conjunto de mola pré-definido e não devem ser desmontados.
# Para combinações de molas, consultar os códigos de cor das molas standard.
* O conjunto de reparação inclui estes itens.
PERSPECTIVA EXPLODIDA DO CONJUNTO DO ACTUADOR DE SIMPLES EFEITO - MODELOS 065S - 180S
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
12
ATENÇÃO!
Em nenhuma circunstância deverão ser retirados
totalmente do actuador os parafusos-batentes,
enquanto estiver a ser aplicado ar comprimido.
Os batentes de posição internos não devem ser
utilizados para comando manual.
Os acessórios montados na parte superior
dos Actuadores devem ser reajustados em
concordância, após afinação dos batentes de
posição.
PARA AJUSTAR OS BATENTES (UNIDADES DE
SIMPLES EFEITO) FALHA DE AR-ABERTURA
1. Interromper a alimentação de ar, por forma
a que o actuador se desloque para a posição
de abertura. Anotar a posição real.
2. Aplicar ar para fechar o actuador. Anotar a
posição real.
3. Mantendo a alimentação de ar, afrouxar a
porca de segurança do batente de posição
de abertura e ajustar o parafuso-batente o
suficiente para se obter a posição correcta
(o ajuste no sentido horário diminui o curso).
4. Reapertar a porca de segurança.
5. Interromper a alimentação de ar por forma
a que o actuador abra. Caso não se obtenha
a posição de abertura correcta, repetir a
partir da instrução 2.
6. Afrouxar a porca de segurança do batente
de posição de fecho e ajustar o curso o
suficiente para se obter a posição correcta.
7. Reapertar a porca de segurança.
8. Aplicar ar e verificar a posição de fecho.
Caso não se obtenha a posição correcta,
repetir a partir da instrução 5.
PARA AJUSTAR OS BATENTES (UNIDADES DE
SIMPLES EFEITO) FALHA DE AR-FECHO
1. Interromper a alimentação de ar, por forma
a que o actuador se desloque para a posição
de fecho. Anotar a posição real.
2. Aplicar ar para abrir o actuador. Anotar a
posição real.
3. Mantendo a alimentação de ar, afrouxar a
porca de segurança do batente de posição
de fecho e ajustar o parafuso-batente o
suficiente para se obter a posição correcta
(o ajuste no sentido horário diminui o curso).
4. Reapertar a porca de segurança.
5. Interromper a alimentação de ar por
forma a que o actuador feche. Caso não se
obtenha a posição de fecho correcta, repetir
a partir da instrução 2.
6. Afrouxar a porca de segurança do batente
de posição de fecho e ajustar o curso o
suficiente para se obter a posição correcta
(o ajuste no sentido horário diminui o curso).
7. Reapertar a porca de segurança.
8. Aplicar ar e verificar a posição de abertura.
Caso não se obtenha a posição correcta,
repetir a partir da instrução 5.
PARA AJUSTAR OS BATENTES (UNIDADES DE
DUPLO EFEITO)
1. Manobrar o conjunto válvula/actuador para
a posição fechada.
2. Interromper a alimentação de ar.
3. Afrouxar a porca de segurança do batente
de posição de fecho.
4. Rodar o batente no sentido horário para
reduzir o curso ou no sentido anti-horário,
para aumentar o curso.
5. Reapertar a porca de segurança.
6. Restabelecer a alimentação de ar e verificar
se a posição está correcta. Caso contrário,
repetir a partir da instrução 2.
7. Aplicar ar para manobrar o conjunto
válvula/actuador para a posição de abertura.
8. Interromper a alimentação de ar.
9. Ajustar o parafuso-batente de posição de
abertura como mencionado nas instruções
3 a 6.
AFINAÇÃO DOS BATENTES DE POSIÇÃO
INTERNOS
Os actuadores das Figuras 79U e
79E - 065/090/180 estão equipados com
batentes de posição de fim de curso integrais,
para permitir a regulação do curso exacto da
válvula que está a ser manobrada.
Estes batentes permitem o ajuste de 5° além
do curso a 7° aquém do curso, para cada fim de
curso. A amplitude do curso do actuador é assim:
na posição de fecho (0°): - 5° a +7°
na posição de abertura (90°): 83° a 95°
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
13
002 M5 3.2 4.3
003 M5 3.2 4.3
006 M5 3.2 4.3
012 M8 13.1 17.7
024 M10 26.2 35.5
036 M10 26.2 35.5
065 M12 45.2 61.3
090 M12 45.2 61.3
180 M16 108.5 147.1
CÓDIGOS DE CORES DAS MOLAS STANDARD
Modelos 003S a 180S
Classe de mola Extrem. 1 Extrem. 2
40psi - 2,8bar Azul Claro Azul Claro
50psi - 3,5bar Azul Claro Branco
60psi - 4,2bar Branco Branco
70psi - 4,8bar Azul Claro/Azul Escuro* Branco
80psi - 5,5bar Azul Claro/Azul Escuro* Azul Claro/Azul Escuro*
90psi - 6,2bar Azul Claro/Branco* Azul Claro/Azul Escuro*
100psi - 6,9bar Azul Claro/Branco* Azul Claro/Branco*
* Feixe de molas (duplas)
BINÁRIOS DE APERTO RECOMENDADOS PARA AS TAMPAS DAS EXTREMIDADES
Binário
Modelos Diâmetro do Parafuso (Nm) (lb-ft)
INFORMAÇÕES GERAIS
Como standard, com a rotação para fechar
no sentido horário, a alimentação de ar à
PASSAGEM “A” rodará o actuador para a
posição de ABERTURA. A alimentação de ar
à PASSAGEM “B” rodará o actuador para a
posição de FECHO.
AVISO
Por razões de segurança, NÃO “Assista por Ar” os
actuadores pneumáticos de simples efeito.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Se ocorrer perda ou redução de potência (no
binário de saída), adoptar os seguintes passos:
1. Verificar a alimentação de ar.
2. Verificar se existe fuga pelo O’ring nos
seguintes locais:
“A” - Vedantes dos Casquilhos Superior e
Inferior
Aplicar uma pressão de ar à PASSAGEM “A”
e verificar com uma solução de água/sabão,
a existência de fugas nos vedantes dos
casquilhos superior e inferior.
“B” - Vedantes das Tampas das
Extremidades
Aplicar uma pressão de ar à PASSAGEM “B”
e verificar se existem fugas nas juntas das
tampas das extremidades.
“C” - Vedantes do Êmbolo
Aplicar uma pressão de ar à PASSAGEM
“B” e verificar se existe fuga através da
PASSAGEM “A”.
Para acesso aos vedantes O-rings, em caso de
substituição, consultar os Procedimentos de
Desmontagem para os modelos adequados,
isto é, de simples ou de duplo efeito.
Nota: o curso reduzido, isto é, quando a
válvula em que estiver montado o actuador
não percorrer o curso pretendido ou existir
“retrocesso”, pode ser causado por um ajuste
incorrecto entre o furo de saída e a haste da
válvula.
MANUTENÇÃO
Se forem mantidos os procedimentos básicos
do sistema pneumático, os actuadores
Figura79 necessitarão de uma manutenção
mínima durante muitos milhares de ciclos.
KEYSTONE ACTUADOR PNEUMÁTICO, FIGURA 79
instruções de funcionamento e manutenção
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Keystone Actuador Pneumático, Figura 79 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário