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Onde condições locais incluam perigo de terremoto, tornado, solo
instável, ou de inundação, especial consideração deverá ser dada
para aumentar a resistência e a flexibilidade dos apoios e conexões
da tubulação.
• Atubulaçãodeveráterotamanhocorretoparamanteras
pressões de alimentação e fluxo de volume necessários
sob condições variáveis da carga do gerador com todos os
acessórios conectados ao sistema de combustível ligado e
operacional.
• Useumvedanteparatubosouumcompostopararejunte
aprovado para uso com NG/LPG em todos os acessórios
roscados para reduzir a possibilidade de vazamento.
• Atubulaçãoinstaladadeverseradequadamentepurgada
e testada contra vazamentos, segundo normas e padrões
aplicáveis .
Considere os seguintes fatores ao planejar a instalação do
sistema de alimentação de combustível:
• Adensidadedoarémenoragrandesaltitudes,resultando
em menos potência disponível para o motor. Especificamente,
a potência do motor cairá 3,5% para cada 1.000 pés (300 m)
acima do nível do mar e 1% para cada 10 °F (5,6 °C) acima
de 77 °F (25 °C). Certifique-se de que tanto você quanto o
instalador considerem estes fatores ao determinarem a carga
total do gerador.
• Ogeradorvemequipadocomumsistemamisturadorde
combustível que atende às especificações do Califórnia ar
Resources Board (Junta de Recursos da Califórnia) para
sistemasdecombustíveis“àprovadefraude”.
• Nomínimoumaválvuladecortemanualacessívele
aprovada (F) deverá ser instalada na linha de suprimento de
combustível a no máximo 6 pés (1,8 m) do gerador. Deverá
ser providenciada uma junta ou conexão flangeada a jusante
para permitir a remoção dos controles.
• Apressãodesuprimentodocombustíveldegásnaturalna
porta de entrada de combustível do gerador deverá ser de 5 a
7 polegadas (12,7 a 17,7 cm) de água (pol. de coluna d’água)
a plena carga com todos os dispositivos de gás ligados e
operacionais.
• ApressãodesuprimentodocombustíveldegásLPdeverá
ser de 11 a 14 polegadas (28 a 36 cm) de água (pol. de
coluna d’água) a plena carga com todos os dispositivos de
gás ligados e operacionais.
O gerador é ajustado em fábrica para operação com gás natural.
Se você quiser converter de gás natural para gás LP, a unidade
terá que ser reconfigurada, conforme descrito em ‘Conversão do
combustível’.
Recomenda-se que a conexão do combustível incorpore as
seguintes componentes:
• Umaválvuladecortedecombustívelmanuallocalizadano
interior do prédio.
• Umaválvuladecortedecombustívelmanuallocalizadafora
do prédio, logo antes da unidade geradora.
• Ondesabidaaocorrênciadeformaçãodehidratosoudegelo,
a tubulação deverá ser protegida contra congelamento. A
terminação da tubulação rígida deverá incluir uma armadilha
de sedimentos onde não seja provável o congelamento do
condensado.
•Aportadomanômetrodeveráserprovidenciada.
A porta do manômetro permite a instalação temporária de um
manômetro para garantir que o motor receba a pressão de
combustível correta para operar eficientemente por toda a vida útil.
Um Manômetro digital, P/N 19495, está disponível na sua Central
de Atendimento Briggs & Stratton.
Quando completados os testes iniciais, o manômetro é retirado e a
porta é tapada. Um típico conjunto de conexão do combustível final
é mostrado aqui, onde (A) é a fonte de combustível e (B) vai para o
gerador.
B
A
NOTA O tubo gasoso flexível fornecido não deverá ser instalado
no subsolo, nem em contato com o solo.
• O tubo gasoso flexível todo deverá ser visível para inspeção
periódica e não deverá estar dentro de, nem em contato com,
nem passar através de qualquer parede, piso, ou divisória.
ADVERTÊNCIA
Propano e gás natural são extremamente
inflamáveis e explosivos, o que pode causar
queimaduras, incêndio ou explosão, resultando
em morte, sérios ferimentos e/ou prejuízos.
• Antes de o gerador entrar em serviço, os tubos do sistema de
combustível deverão ser adequadamente purgados e testados
quanto a vazamentos.
• NENHUM vazamento é admissível.