Dell SupportAssist for Business PCs Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
SupportAssist para PCs de Empresas com SO
Windows
Guia de Implementação — Acesso prévio à experiência
de utilizador da próxima geração
Abril de 2021
Rev. A01
Notas, avisos e advertências
NOTA: Uma NOTA fornece informações importantes para ajudar a utilizar melhor o produto.
AVISO: Um AVISO indica possíveis danos no hardware ou uma perda de dados e explica como pode evitar esse problema.
ADVERTÊNCIA: Uma ADVERTÊNCIA indica possíveis danos no equipamento, lesões corporais ou morte.
© 2020 - 2021 Dell Inc. ou as suas subsidiárias. Todos os direitos reservados. Dell, EMC e outras marcas comerciais pertencem à Dell Inc. ou às respetivas
subsidiárias. Outras marcas comerciais podem pertencer aos respetivos proprietários.
Capítulo1: Introdução...................................................................................................................... 4
Versão..................................................................................................................................................................................... 4
Público.....................................................................................................................................................................................4
Finalidade do documento......................................................................................................................................................4
Novas funcionalidades e melhorias nesta versão.............................................................................................................. 4
Capítulo2: Integração no TechDirect.................................................................................................5
Criar conta..............................................................................................................................................................................5
Criar nova empresa............................................................................................................................................................... 5
Integrar empresa existente...................................................................................................................................................6
Ativar o serviço Gestão de Dispositivos..............................................................................................................................6
Adicionar técnicos..................................................................................................................................................................7
Capítulo3: Configurar e implementar o SupportAssist........................................................................ 8
Configurar e transferir o SupportAssist pela primeira vez............................................................................................... 8
Modificar a configuração e transferir o SupportAssist para PCs de empresas.............................................................9
Gerir preferências do SupportAssist..................................................................................................................................10
Criar o pacote de implementação do SupportAssist........................................................................................................ 11
Requisitos de sistema para implementação do SupportAssist....................................................................................... 12
Implementar o SupportAssist com recurso a ferramentas de implementação............................................................ 13
Instalar o SupportAssist num único PC através da Linha de Comandos ou PowerShell............................................ 14
Atualizar o SupportAssist para PCs de Empresas............................................................................................................14
Realizar o teste de autodiagnóstico SupportAssist......................................................................................................... 15
Apêndice A: Capacidades do SupportAssist e funções no TechDirect................................................. 16
Apêndice B: Recursos.................................................................................................................... 18
Índice
Índice 3
Introdução
O SupportAssist é uma tecnologia proativa e preditiva que fornece suporte técnico automatizado aos seus sistemas Dell.
Quando implementado, o SupportAssist monitoriza cada sistema e deteta proativamente problemas de hardware e de software.
Dependendo do seu plano de assistência, quando é detetado um problema, o SupportAssist abre automaticamente um incidente de
suporte junto do suporte técnico e envia-lhe uma notificação por e-mail.
O SupportAssist recolhe e envia de forma segura as informações do PC necessárias para o Suporte Técnico da Dell. Os dados recolhidos
permitem que a Dell lhe proporcione uma experiência de suporte melhor, mais eficiente e mais rápida.
O SupportAssist permite-lhe otimizar o PC removendo ficheiros indesejados, otimizando as definições de rede, afinando o desempenho do
PC e removendo vírus e malware. Também identifica se existem atualizações disponíveis para os controladores do PC.
O SupportAssist também recolhe dados de telemetria proativamente a partir dos PCs e fornece informações de utilização do PC com base
no seu plano de assistência.
Tópicos
Versão
Público
Finalidade do documento
Novas funcionalidades e melhorias nesta versão
Versão
2.4
Público
As informações neste guia de implementação são dirigidas, especialmente, aos administradores que gerem a implementação do
SupportAssist nos PCs com o sistema operativo Windows.
Finalidade do documento
Este documento fornece informações sobre a integração no TechDirect e como configurar e implementar o SupportAssist em PCs a
utilizarem o sistema operativo Windows.
Novas funcionalidades e melhorias nesta versão
Acesso antecipado à experiência de utilizador da próxima geração para o SupportAssist no TechDirect.
Opção para especificar o intervalo de tempo para análises programadas.
Opção para selecionar a frequência com que o SupportAssist atualiza os controladores e as transferências, bem como a frequência
com que realiza otimizações ao sistema e análises ao hardware.
Opção para permitir que os administradores otimizem PCs remotamente sem a necessidade de intervenção por parte do utilizador.
1
4 Introdução
Integração no TechDirect
O TechDirect é um portal online que lhe permite configurar o SupportAssist, transferir um pacote personalizado do SupportAssist e gerir
os alertas do SupportAssist que são gerados pela frota de PCs.
Para começar a gerir a frota de PCs utilizando o SupportAssist para PCs de empresas, deve fazer primeiro a integração no TechDirect.
Tópicos
Criar conta
Criar nova empresa
Integrar empresa existente
Ativar o serviço Gestão de Dispositivos
Adicionar técnicos
Criar conta
Deve criar uma conta de utilizador para começar a utilizar os serviços TechDirect e Gestão de dispositivos.
Passo
1. Aceda a TechDirect.
2. Clique em Registar na Dell.com.
3. Introduza o nome, o endereço de e-mail e a palavra-passe.
4. Clique em Criar Conta.
É enviado um código de verificação único para o endereço de e-mail que introduziu.
5. Introduza o código de verificação enviado para o endereço de e-mail e clique em Verificar e iniciar sessão.
Resultados
A sua conta TechDirect foi criada e já pode começar a utilizar a conta para os diversos serviços TechDirect.
Passos seguintes
Criar nova empresa na página 5 ou Integrar empresa existente na página 6.
Criar nova empresa
Para começar a gerir a sua frota de PCs, deverá designar um administrador e a sua conta TechDirect deverá estar associada a uma
empresa.
Sobre esta tarefa
Depois de iniciar sessão no TechDirect, pode criar uma empresa nova ou integrar uma empresa existente. Para obter informações sobre
como integrar uma empresa existente, consulte Integrar empresa existente na página 6.
Passo
1. Inicie sessão no TechDirect.
2. Leia o contrato de licença e clique em Concordar e continuar.
É mostrada a página Qual é o seu cargo.
3. Selecione Criar uma nova empresa no TechDirect e designar-me como administrador.
É mostrada a página Concluir o seu perfil.
4. Introduza um Nome da empresa, selecione o País/região e, em seguida, introduza o endereço.
2
Integração no TechDirect 5
5. Selecione Para a minha empresa.
6. Clique em Enviar.
Resultados
Enquanto administrador da empresa, tem acesso total a serviços geridos, relatórios, contratos e permissões do utilizador para a conta
TechDirect da sua empresa.
Passos seguintes
Ativar o serviço Gestão de Dispositivos na página 6.
Integrar empresa existente
Se a sua empresa já estiver registada no TechDirect, pode integrar essa empresa através de uma conta de utilizador TechDirect.
Pré-requisitos
Certifique-se de que a sua empresa já está criada no TechDirect e está associada a um administrador da empresa.
Passo
1. Inicie sessão no TechDirect.
2. Leia o contrato de licença e clique em Concordar e continuar.
É mostrada a página Qual é o seu cargo.
3. Selecione Criar uma nova conta para mim e pedir para integrar a conta TechDirect da minha empresa..
É mostrada a página Integrar Empresa.
4. Introduza um nome da empresa e clique em Pesquisar.
É mostrada a lista de empresas que correspondem aos seus critérios de pesquisa.
5. Clique em Integrar esta Empresa.
6. Preencha ou atualize as definições do seu perfil.
Resultados
O administrador da empresa é notificado e o administrador tem de aprovar o seu pedido de integração na empresa. Após a aprovação do
seu pedido, o administrador da empresa pode atribuir-lhe autorizações para acesso a determinados serviços e contas TechDirect.
Passos seguintes
Ativar o serviço Gestão de Dispositivos na página 6.
Ativar o serviço Gestão de Dispositivos
Para utilizar o SupportAssist no TechDirect, deverá ativar o serviço Gestão de dispositivos.
Passo
1. Inicie sessão no TechDirect como administrador da empresa.
2. Selecione o seu nome de utilizador e clique em Meu perfil.
É apresentada a página Definições do perfil.
3. Na secção Ativações, ative o serviço Gestão de Dispositivos para a sua empresa.
Os serviços TechDirect ativos são mostrados na secção Cargos.
4. Na secção Preferências de comunicação, execute os passos seguintes:
Selecione um formato para receção das mensagens de e-mail – HTML ou Apenas texto.
Selecione um idioma preferencial para as notificações de e-mail.
Ative ou desative as notificações de e-mail para o serviço Gestão de Dispositivos e clique em Atualizar.
6
Integração no TechDirect
Resultados
O serviço Gestão de dispositivos está ativo e pode começar a configurar o SupportAssist.
Passos seguintes
1. Configurar e transferir o SupportAssist pela primeira vez na página 8.
2. (Opcional) Adicionar técnicos na página 7.
Adicionar técnicos
Opcionalmente, um administrador de uma empresa pode adicionar Técnicos de Gestão de Dispositivos a uma conta TechDirect e conceder
permissões de acesso a determinados serviços e contas TechDirect.
Passo
1. Inicie sessão no TechDirect.
2. Aceda a Utilitários > Painel de Controlo do Administrador.
3. Clique em ADICIONAR TÉCNICO.
4. Na secção Informações sobre o técnico, introduza as informações sobre o técnico, selecione Técnico para o cargo Gestão de
Dispositivos e clique em Seguinte.
5. Na secção Informações sobre o Grupo do Utilizador (Filial), selecione Grupos Adicionais se necessário e clique em Seguinte.
6. Reveja as informações fornecidas e clique em SUBMETER.
O técnico é adicionado à sua conta e é enviado um e-mail com instruções de início de sessão para o técnico.
Resultados
Os Técnicos de Gestão de Dispositivos têm acesso limitado ao SupportAssist. Por predefinição, um técnico apenas pode ver detalhes do
PC e gerir recomendações. No entanto, estas permissões podem ser configuradas por um Administrador de Gestão do Dispositivo. Para
mais informações, consulte Capacidades do SupportAssist e funções no TechDirect na página 16.
Passos seguintes
Configurar e transferir o SupportAssist pela primeira vez na página 8.
Integração no TechDirect
7
Configurar e implementar o SupportAssist
O TechDirect permite-lhe configurar e transferir um ficheiro executável do SupportAssist personalizado associado à sua conta do
TechDirect. Cada Administrador de Gestão do Dispositivo deve configurar o SupportAssist no TechDirect antes de transferir e
implementar o SupportAssist para PCs de empresas.
Após ter configurado e transferido o SupportAssist, execute e crie o pacote de implementação que pode ser implementado no PC para
instalar o SupportAssist.
Tópicos
Configurar e transferir o SupportAssist pela primeira vez
Modificar a configuração e transferir o SupportAssist para PCs de empresas
Gerir preferências do SupportAssist
Criar o pacote de implementação do SupportAssist
Requisitos de sistema para implementação do SupportAssist
Implementar o SupportAssist com recurso a ferramentas de implementação
Instalar o SupportAssist num único PC através da Linha de Comandos ou PowerShell
Atualizar o SupportAssist para PCs de Empresas
Realizar o teste de autodiagnóstico SupportAssist
Configurar e transferir o SupportAssist pela primeira
vez
Se estiver a configurar o SupportAssist pela primeira vez, deverá adicionar dados de contacto e de envio, bem como configurar as
preferências do SupportAssist antes de transferir e implementar o SupportAssist para PCs de empresas em PCs a utilizarem o sistema
operativo Windows.
Pré-requisitos
Certifique-se de que ativa o serviço Gestão de Dispositivos. Consulte Ativar o serviço Gestão de Dispositivos na página 6.
Inicie sessão no TechDirect com direitos de Administrador de Gestão do Dispositivo.
Certifique-se de que autoriza pop-ups de browser do TechDirect.
Passo
1. No painel de controlo do TechDirect, clique em Gestão de Dispositivos.
2. No cartão Gerir a Minha Frota de PCs, clique em COMEÇAR AQUI.
É mostrada a página Iniciar – Configurar.
3. Na secção Adicionar contacto e endereço de envio, clique em Adicionar.
4. Introduza os dados do contacto principal, dados do contacto secundário, endereço de envio e, depois, clique em Terminar.
5. Na secção Selecionar tipo de SO, selecione Windows.
6. Na secção Configurar preferências, ative ou desative as Preferências do SupportAssist necessárias e clique em Guardar e
seguinte.
NOTA: A configuração é aplicada aos PCs no prazo de 24 horas após a respetiva ligação à Internet.
É apresentada a página Transferir.
7. Selecione um dos formatos do pacote de implementação do SupportAssist:
Executável Windows de 64 bits (.exe)
Instalador Windows de 64 bits (.msi)
8. Clique em Transferir e seguinte.
3
8 Configurar e implementar o SupportAssist
AVISO: Não implemente o ficheiro executável diretamente nos PCs. Tem de executar o ficheiro executável para
extrair o pacote de implementação do SupportAssist.
NOTA: Se não conseguir transferir o SupportAssist, limpe os cookies do browser e a cache e, depois, tente novamente.
Resultados
O ficheiro executável do SupportAssist é transferido e é mostrada a secção Implementar. É mostrada a página Iniciar – Implementar
sempre que iniciar sessão no TechDirect até implementar o SupportAssist num PC.
NOTA: Para criar outro site, inicie sessão no TechDirect como outro Administrador de Gestão do Dispositivo e, em seguida, configure
novamente o SupportAssist.
Passos seguintes
Criar o pacote de implementação do SupportAssist na página 11.
Modificar a configuração e transferir o SupportAssist
para PCs de empresas
Se for um utilizador existente e pretender modificar a configuração do SupportAssist, pode atualizar os dados de contacto e de
expedição, bem como as preferências do SupportAssist. Do mesmo modo, e caso seja necessário, pode transferir e depois reimplementar o
SupportAssist nos seus PCs. A configuração modificada é automaticamente atualizada nos PCs implementados em 24 horas.
Pré-requisitos
Inicie sessão no TechDirect com direitos de Administrador de Gestão do Dispositivo.
Certifique-se de que autoriza pop-ups de browser do TechDirect.
Passo
1. No painel de controlo do TechDirect, clique em Gestão de Dispositivos.
2. No cartão Gerir a Minha Frota de PCs, clique em COMEÇAR AQUI.
É apresentada a página Gestão de Dispositivos.
3. Vá a Gerir > Implementação.
4. Selecione o local e a configuração do grupo.
5. Na secção Adicionar contacto e endereço de envio, selecione uma das seguintes opções:
Adicionar — para adicionar novos dados de contacto e de expedição.
Escolher a partir de contactos existentes — para escolher dados de contacto e de expedição a partir da agenda.
6. Se selecionar Adicionar, introduza os dados do contacto principal, dados do contacto secundário, endereço de envio e, depois, clique
em Terminar.
7. Se selecionar Escolher a partir de contactos existentes, selecione o contacto principal, o contacto secundário, o endereço de
envio e, depois, clique em Guardar.
8. Na secção Configurar preferências, ative ou desative as Preferências do SupportAssist necessárias e clique em Guardar e
seguinte.
NOTA: A configuração é aplicada aos PCs no prazo de 24 horas após a respetiva ligação à Internet.
É apresentada a página Transferir.
9. Selecione um dos formatos do pacote de implementação do SupportAssist:
Executável Windows de 64 bits (.exe)
Instalador Windows de 64 bits (.msi)
10. Clique em Transferir e seguinte.
AVISO:
Não implemente o ficheiro executável diretamente nos PCs. Tem de executar o ficheiro executável para
extrair o pacote de implementação do SupportAssist.
NOTA: Se não conseguir transferir o SupportAssist, limpe os cookies do browser e a cache e, depois, tente novamente.
Configurar e implementar o SupportAssist 9
Resultados
O ficheiro executável do SupportAssist é transferido e é mostrada a página Implementar.
Passos seguintes
Criar o pacote de implementação do SupportAssist na página 11.
Gerir preferências do SupportAssist
O SupportAssist permite-lhe executar tarefas automáticas e manuais nos PCs alvo. Os utilizadores do PC só podem executar tarefas
manuais se a interface de utilizador do SupportAssist estiver ativada. No entanto, as tarefas automatizadas são executadas nos PCs
mesmo se a interface de utilizador do SupportAssist não estiver ativada nas preferências.
Para informações sobre a utilização da interface de utilizador do SupportAssist, consulte o Manual do Utilizador do SupportAssist para
PCs de Empresas com SO Windows disponível em www.dell.com/serviceabilitytools.
Desempenho e utilização dos PCs
Configure as seguintes opções para informações sobre o desempenho do hardware e software do PC, bem como da utilização (opções
apenas disponíveis para PCs a utilizarem o SupportAssist para PCs de empresas versão 2.2.2 e anteriores):
Permitir que o SupportAssist recolha dados informativos sobre o desempenho do PC e a utilização – permite que o
SupportAssist recolha dados sobre o desempenho do PC e a utilização.
Incluir dados de utilização do software – permite que o SupportAssist recolha dados de utilização do software junto com
telemetria do hardware.
Tarefas automatizadas
Configure as opções seguintes para monitorizar automaticamente o desempenho dos PCs geridos sem interação do utilizador:
Atualização Automática do SupportAssist – permite que o SupportAssist faça automaticamente a atualização para uma versão
mais recente.
Incluir Informação de Software nos Dados Recolhidos – permite que a Dell recolha informações sobre aplicações instaladas,
controladores e atualizações do sistema operativo a partir dos seus PCs.
Incluir Informações de Identificação – permite que a Dell recolha informações de identificação de um PC.
Realizar análises e otimizações agendadas – permite que o SupportAssist analise automaticamente os PCs para detetar
atualizações do controlador, problemas de hardware e as otimizações necessárias do sistema. As opções seguintes apenas podem
ser configuradas quando ativar a opção Realizar análises e otimizações agendadas.
Realizar análises em segundo plano – permite que as análises agendadas iniciadas no SupportAssist sejam realizadas em
segundo plano sem a necessidade de interação por parte do utilizador.
Frequência (opção disponível apenas para os PCs a executarem o SupportAssist para PCs de empresas, versão 2.2.2 e
anteriores) – selecione a frequência com que o SupportAssist realiza análises agendadas (por exemplo, mensalmente.
Controladores e Transferências (opção apenas disponível para os PCs a executarem o SupportAssist para PCs de empresas,
versão 2.3 e mais recentes) – selecione a frequência com que o SupportAssist realiza as atualizações dos controladores e das
transferências.
Otimizações do sistema (opção apenas disponível para os PCs a executarem o SupportAssist para PCs de empresas, versão 2.3
e mais recentes) – selecione a frequência com que o SupportAssist realiza as otimizações do sistema.
Análises do hardware (opção apenas disponível para os PCs a executarem o SupportAssist para PCs de empresas, versão 2.3 e
mais recentes) – selecione a frequência com o que o SupportAssist realiza as análises do hardware.
Intervalo de tempo (opção apenas disponível para os PCs a executarem o SupportAssist para PCs de empresas, versão 2.3 e
mais recentes) – selecione o intervalo de tempo com o que o SupportAssist realiza as análises.
Otimizações do sistema automáticas – permite que o SupportAssist realize otimizações de software automáticas.
NOTA:
As otimizações automáticas apenas são aplicáveis para os PCs com planos de serviço cliente ProSupport Plus ou
ProSupport Flex ativos.
10 Configurar e implementar o SupportAssist
Interação do Utilizador
Configure as opções seguintes para permitir que os utilizadores vejam e modifiquem o SupportAssist e efetue as otimizações de software
manualmente:
Permitir que os utilizadores abram e executem o SupportAssist nos respetivos PCs – permite que os utilizadores vejam e
utilizem a interface de utilizador do SupportAssist.
NOTA: As opções seguintes apenas podem ser configuradas quando ativar a opção Permitir que os utilizadores abram e
executem o SupportAssist nos respetivos PCs.
Apenas administradores – ativa a interface de utilizador do SupportAssist apenas para utilizadores com direitos de administrador
no PC.
Todos os utilizadores – ativa a interface de utilizador do SupportAssist para todos os utilizadores.
Mostrar notificações – permite que o SupportAssist mostre notificações acerca de problemas de hardware e software,
atualizações de controladores, pedidos de suporte e outros alertas para o PC.
Atualizações do controlador – permite que os utilizadores com direitos de administrador verifiquem e instalem manualmente
atualizações do controlador.
NOTA: O termo controlador refere-se a controladores, firmware e atualizações do BIOS.
Limpar Ficheiros – permite que os utilizadores limpem ficheiros temporários, redundantes e outros ficheiros indesejados do PC.
Ajustar Desempenho – permite que os utilizadores ajustem as definições de alimentação, registo e atribuição de memória para
maximizar a velocidade de processamento do PC.
Otimizar a Rede – permite que os utilizadores otimizem a rede e atualizem as definições do PC para manter uma rede eficiente e
fiável.
Remover Vírus e Malware – permite que os utilizadores isolem e eliminem ficheiros infetados com vírus e malware.
NOTA:
A capacidade de remoção de vírus e malware está disponível apenas para PCs com planos de serviço cliente
ProSupport Plus ou ProSupport Flex ativos.
NOTA: A capacidade de remoção de vírus e malware não está disponível em determinadas regiões como, por exemplo, a
China.
Ações remotas
Configure a opção seguinte para otimizar remotamente os PCs geridos:
Realizar todas as análises e atualizações remotas sem interação do utilizador final – permite que os administradores otimizem
remotamente os seus PCs geridos sem interação por parte do utilizador.
Suprimir a notificação do utilizador final caso seja necessário reiniciar após a instalação – permite que o SupportAssist
oculte as notificações de reinício aos utilizadores. Se esta opção estiver ativada, os PCs não são reiniciados automaticamente. Os
controladores, o firmware e as atualizações do BIOS apenas são aplicados quando o utilizador reiniciar manualmente o PC.
Criar o pacote de implementação do SupportAssist
Pré-requisitos
Configure e transfira o ficheiro executável do SupportAssist a partir do TechDirect. Consulte Configurar e transferir o SupportAssist pela
primeira vez na página 8 ou Modificar a configuração e transferir o SupportAssist para PCs de empresas na página 9.
Passo
1. Aceda à localização para onde transferiu o ficheiro executável do SupportAssist a partir do TechDirect.
2. Faça duplo clique em SupportAssistExtractor.
É apresentado o assistente do Gestor do Pacote de Implementação.
3. Na página Preferências, selecione Criar uma nova implementação.
NOTA:
Se já implementou o SupportAssist nos PCs e pretende voltar a implementar com definições do proxy atualizadas,
selecione Reimplementar com detalhes do proxy atualizados.
4. Se os PCs nos quais implementou o SupportAssist ligarem à Internet através de um servidor proxy, efetue os seguintes passos:
a. Selecione Ligar à Internet através do proxy.
Configurar e implementar o SupportAssist
11
b. Introduza o endereço e o número da porta.
c. Se o servidor proxy requerer autenticação, selecione Este proxy requer autenticação e introduza o nome de utilizador e a
palavra-passe.
NOTA: Para a autenticação do servidor proxy, recomenda-se que forneça o nome de utilizador e a palavra-passe de uma
conta de serviço que não expire.
5. Para organizar os seus ativos em grupos específicos no TechDirect, selecione Organizar os seus ativos num grupo e introduza o
nome do grupo do ativo.
NOTA: A configuração do grupo é aplicada aos ativos no prazo de 24 horas após a respetiva ligação à Internet.
6. Clique em Seguinte.
É apresentada a página Chave de Implementação.
7. Para gerar um pacote de implementação encriptado, introduza uma chave para encriptação e clique em Seguinte.
A chave de implementação é semelhante a uma palavra-passe que deve criar para encriptar o pacote de implementação. Deve usar a
mesma chave de implementação enquanto estiver a implementar o SupportAssist nos seus PCs.
NOTA: Certifique-se de que introduz uma chave que tenha entre quatro a dez carateres e inclua alfabeto, números e um destes
carateres especiais # & $.
É apresentada a página Localização de Ficheiro.
8. Clique em Procurar, selecione a pasta onde pretende extrair o pacote de implementação e, em seguida, clique em Seguinte.
É mostrada a página Instruções de Implementação e são criados os ficheiros seguintes na mesma pasta para onde extraiu o pacote
de implementação.
SupportAssistConfig.mst— contém detalhes do código A minha conta, definições da proxy e nome do grupo.
SupportAssistx64.exe— ficheiro executável Windows usado para a instalação do SupportAssist. Este ficheiro é criado se
tiver transferido o SupportAssist a partir do TechDirect no formato EXE.
SupportAssistx64.msi— ficheiro de instalação Windows usado para a instalação do SupportAssist. Este ficheiro é criado se
tiver transferido o SupportAssist a partir do TechDirect no formato MSI.
SupportAssistUninstall_Cleanup.ps1— apaga, do PC, as entradas de registo, serviços e pastas relacionados com o
SupportAssist. Este script também verifica e desinstala o Dell SupportAssist para PCs de Casa ou o SupportAssist para ProManage
se já estiver instalado no PC.
9. Anote as instruções de implementação e feche o assistente.
Passos seguintes
1. Verifique o Requisitos de sistema para implementação do SupportAssist na página 12.
2. Implementar o SupportAssist com recurso a ferramentas de implementação na página 13.
Requisitos de sistema para implementação do
SupportAssist
São apresentados a seguir os requisitos que um PC alvo deve cumprir para uma implementação bem sucedida do SupportAssist:
Sistema operativo:
Computadores portáteis e desktops – Microsoft Windows 8, 8.1 e 10
Gateways Dell Edge – Microsoft Windows 10 IoT Enterprise 2015 LTSB (apenas 64 bits)
PCs de Caixa Integrada Dell—Microsoft Windows 10 Professional (apenas 64 bits) e Microsoft Windows 10 IoT Enterprise 2015
LTSB (apenas 64 bits)
Software:
Microsoft .NET Framework 4.6.1
A execução do script do PowerShell tem de estar ativada nos PCs.
Memória instalada – 4 GB (recomendado)
Browser Web – versões mais recentes do Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.
Portas:
5700 – para abrir a interface de utilizador do SupportAssist.
9012 — para comunicar com o serviço Dell SupportAssist. Se esta porta não estiver disponível, o SupportAssist utiliza outra porta
que esteja disponível.
12
Configurar e implementar o SupportAssist
8884 — para comunicar com o site de suporte da Dell.
Rede:
Conectividade com a Internet
Deve ter ativado o Transport Layer Security (TLS) versão 1.2.
A elevação do comando SupportAssistUI.exe launch tem de estar ativada nos PCs.
Os PCs têm de conseguir ligar aos seguintes destinos:
https://apidp.dell.com
https://saservices.dell.com
https://techdirect.dell.com
http://downloads.dell.com
http://dl.dell.com
https://www.dell.com
https://agent-api.sa.insights.dell.com
https://dellupdater.dell.com
https://sa.apis.dell.com
https://apigtwb2c.us.dell.com
https://content.dellsupportcenter.com
https://hb.apis.dell.com
Para verificar se os destinos indicados acima estão a ligar a partir dos PCs, na linha de comandos escreva tracert
<destination address> e prima a tecla Enter. Por exemplo, tracert apidp.dell.com
Se os PCs conseguirem ligar ao destino, são apresentados os resultados adequados.
Se os PCs não conseguirem ligar ao destino, é apresentada uma mensagem de erro.
NOTA: Para permitir a comunicação, verifique as definições da firewall nos PCs.
Implementar o SupportAssist com recurso a
ferramentas de implementação
Pré-requisitos
Os PCs devem cumprir a Requisitos de sistema para implementação do SupportAssist na página 12.
Sobre esta tarefa
Pode implementar o SupportAssist em PCs com recurso ao Microsoft System Center Configuration Manager (SCCM), Microsoft Intune
ou VMware Workspace One.
Passo
1. Se tiver extraído o pacote de implementação no formato EXE, implemente o ficheiro executável nos PCs utilizando uma ferramenta de
implementação.
NOTA:
Se já possui o SupportAssist para PCs de Casa instalado no seu PC e pretende desinstalar o mesmo em segundo plano,
execute SupportAssistx64.exe no modo Contexto do Sistema.
2. Se tiver extraído o pacote de implementação no formato MSI, faça o seguinte:
a. Certifique-se de que o SupportAssist para PCs de Casa e o SupportAssist para ProManage não estão instalados nos PCs em
que pretende implementar o SupportAssist para PCs de empresas. Para desinstalar o SupportAssist para PCs de Casa e o
SupportAssist para ProManage, implemente e execute o script SupportAssistUninstall_Cleanup.ps1 nos PCs.
NOTA:
Se já possui o SupportAssist para PCs de Casa instalado no seu PC e pretende desinstalar o mesmo silenciosamente,
execute o script SupportAssistUninstall_Cleanup.ps1 no modo Contexto do Sistema.
b. Utilize um dos seguintes comandos para implementar o SupportAssist:
Para o pacote de implementação no formato EXE de 64 bits: <downloaded path>\SupportAssistx64.exe
TRANSFORMS=<downloaded path>\SupportAssistConfig.mst DEPLOYMENTKEY="<deployment key>"
Para o pacote de implementação no formato MSI de 64 bits: msiexec /i <downloaded
path>\SupportAssistx64.msi TRANSFORMS=<downloaded path>\SupportAssistConfig.mst
DEPLOYMENTKEY="<deployment key>" /qn
Configurar e implementar o SupportAssist
13
Aqui, <caminho de transferência> é o caminho da pasta para onde extraiu o ficheiro executável do SupportAssist.
Resultados
O SupportAssist está implementado nos PCs e já pode começar a gerir e a otimizar os PCs no TechDirect.
Após a implementação do SupportAssist, pode modificar a configuração do SupportAssist aplicada a todos os PCs ou a PCs num grupo de
ativos específico. As definições são automaticamente aplicadas aos PCs quando ligam à Internet e verificam a existência de atualizações
a cada 24 horas. Consulte Modificar a configuração e transferir o SupportAssist para PCs de empresas na página 9. No entanto, para
modificar os detalhes da ligação à Internet para os PCs, tem de voltar a atualizar e implementar manualmente o pacote.
Para obter informações sobre a gestão dos PCs, consulte o Guia do Administrador do SupportAssist para PCs de Empresas com
SO Windows — Acesso prévio à experiência de utilizador da próxima geração disponível nas páginas Manuais e Documentos do
SupportAssist para PCs de Empresas.
Instalar o SupportAssist num único PC através da Linha
de Comandos ou PowerShell
Pré-requisitos
Os PCs devem cumprir a Requisitos de sistema para implementação do SupportAssist na página 12.
Sobre esta tarefa
Pode instalar o SupportAssist num único PC através da Linha de Comandos ou Windows PowerShell.
Passo
1. Para instalar o SupportAssist através da Linha de Comandos, execute os seguintes passos:
a. Procure a Linha de comandos e clique em Executar como administrador.
b. Se tiver extraído o pacote de implementação no formato EXE, digite "<path of SupportAssistx64.exe file>"
TRANSFORMS="<path of mst file>" DEPLOYMENTKEY="<deployment key>" e prima Enter.
c. Se tiver extraído o pacote de implementação no formato MSI, digite msiexec /i "<path of SupportAssistx64.msi
file>" TRANSFORMS="<path of mst file>" DEPLOYMENTKEY="<deployment key>" /qn e prima Enter.
2. Para instalar o SupportAssist através do PowerShell, execute os seguintes passos:
a. Procure o Windows PowerShell e clique em Executar como administrador.
b. Se tiver extraído o pacote de implementação no formato EXE, mude o diretório para a pasta onde guardou o ficheiro EXE,
digite ./<name of the exe file>.exe TRANSFORMS="<path of mst file>" DEPLOYMENTKEY="<deployment
key>" e, em seguida, prima Enter.
c. Se tiver extraído o pacote de implementação no formato MSI, digite msiexec /i "<path of SupportAssistx64.msi
file>" TRANSFORMS="<path of mst file>" DEPLOYMENTKEY="<deployment key>" /qn e prima Enter.
Resultados
O SupportAssist está instalado no PC e já pode começar a gerir e a otimizar o PC no TechDirect.
Para obter informações sobre a gestão dos PCs, consulte o Guia do Administrador do SupportAssist para PCs de Empresas com
SO Windows — Acesso prévio à experiência de utilizador da próxima geração disponível nas páginas Manuais e Documentos do
SupportAssist para PCs de Empresas.
Atualizar o SupportAssist para PCs de Empresas
A atualização do SupportAssist garante que as funcionalidades SupportAssist mais recentes estão disponíveis no PC. Se optou
por atualizar automaticamente o SupportAssist para PCs de empresas para uma versão mais recente, o SupportAssist atualiza
automaticamente para a versão mais recente disponível.
Para atualizar manualmente o SupportAssist para PCs de empresas, transfira o ficheiro executável do SupportAssist a partir do TechDirect
e use qualquer ferramenta de implementação para implementar o SupportAssist. Consulte Modificar a configuração e transferir o
SupportAssist para PCs de empresas na página 9.
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Configurar e implementar o SupportAssist
Depois de transferir o SupportAssist, execute o ficheiro executável para extrair o pacote de implementação que pode ser implementado
no sistema para instalar o SupportAssist. Consulte Criar o pacote de implementação do SupportAssist na página 11 e Implementar o
SupportAssist com recurso a ferramentas de implementação na página 13.
NOTA: As atualizações do SupportAssist não estão disponíveis para PCs a executarem o sistema operativo Windows 7. Para
experimentar todos os benefícios do SupportAssist, recomendamos que instale o SupportAssist em sistemas que executam o sistema
operativo Windows 10.
Realizar o teste de autodiagnóstico SupportAssist
Pré-requisitos
O PC tem de ter conectividade à Internet.
Tem de ter direitos de administrador no PC.
Sobre esta tarefa
Para que o SupportAssist funcione normalmente e da forma prevista, o SupportAssist tem de estar ligado à Dell. Realize o teste de
autodiagnóstico em qualquer um dos PCs após a implementação para verificar o sucesso da ligação do SupportAssist à Dell e determinar
se está a funcionar como esperado.
Passo
1. Aceda ao PC no qual pretende efetuar o teste de autodiagnóstico.
2. Clique em Iniciar para abrir o menu Programas.
3. Encontre Linha de comandos e clique em Executar como administrador.
A janela da linha de comandos é apresentada.
4. Mude o diretório para \Program Files 64\Dell\SupportAssistBusinessClient\bin.
5. Digite SelfDiagnosis.exe e prima Enter.
Dependendo do resultado do teste, é mostrada uma das seguintes mensagens para cada teste:
Disponível ou Acessível – o SupportAssist foi ligado com sucesso à Dell e está a funcionar como esperado.
Indisponível – o SupportAssist não está ligado à Dell ou não está a funcionar como esperado. Execute um dos passos seguintes:
Reinicie o PC e tente novamente efetuar o teste de autodiagnóstico.
Verifique o proxy, a firewall e as configurações de rede no seu ambiente, em seguida, tente novamente efetuar o teste de
autodiagnóstico.
Após realizar os testes acima mencionados, se o SupportAssist não estiver ligado à Dell ou não estiver a funcionar como esperado,
contacte o suporte técnico da Dell para obter ajuda.
Configurar e implementar o SupportAssist
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Capacidades do SupportAssist e funções no
TechDirect
O TechDirect permite que as empresas designem administradores e que adicionem técnicos a essa conta de administrador.
Para adicionar um administrador, aceda a Utilitários > Painel de Controlo do Administrador e clique em ADICIONAR
ADMINISTRADOR DA EMPRESA.
Para adicionar um técnico, aceda a Utilitários > Painel de Controlo do Administrador e clique em ADICIONAR TÉCNICO.
A tabela seguinte resume as capacidades do SupportAssist disponíveis para diferentes funções no TechDirect:
Tabela 1. Capacidades do SupportAssist e funções no TechDirect
Função Navegação no
TechDirect
Descrição Administrador de
Gestão de Dispositivos
Técnico de Gestão de
Dispositivos
Configurar e implementar
o SupportAssist
Gestão de Dispositivos
> Gerir a Minha Frota
de PCs > Gerir >
Implementação
Configure e transfira
o SupportAssist para
gerir e monitorizar
centralmente os PCs da
Dell.
Requer permissões do
Administrador de Gestão
do Dispositivo.
Gerir os PCs Gestão de Dispositivos
> Gerir a Minha Frota
de PCs > Gerir > PCs
Ver detalhes sobre os
PCs na frota.
Ver recomendações,
a integridade do
PC e dados sobre
a experiência da
aplicação.
Recomendações
informáticas práticas para
um único PC
Gestão de Dispositivos
> Gerir a Minha Frota
de PCs > Gerir > PCs
Otimize remotamente
um único PC através
da realização de
tarefas de otimização,
instantaneamente ou
através da inicialização
das tarefas de otimização
para execução mais
tarde.
Gerir grupos Gestão de Dispositivos
> Gerir a Minha Frota
de PCs > Gerir > PCs
Crie ou elimine um grupo,
mude ativos entre grupos
e edite o nome do site.
Requer permissões do
Administrador de Gestão
do Dispositivo.
Recomendações para a
frota de PCs da Dell
Gestão de Dispositivos
> Gerir a Minha Frota
de PCs > Gerir >
Recomendações
Reveja as
recomendações para a
frota de PCs da Dell e
faça a otimização remota
dos mesmos.
Requer permissões do
Administrador de Gestão
do Dispositivo.
Configurar definições Gestão de Dispositivos
> Gerir a Minha Frota
de PCs > Resumo >
Registo de Auditoria
Selecione um
identificador de ativos
para identificar ativos
associados à frota de
PCs.
Integre alertas no
ServiceNow.
Veja e modifique os
cargos e permissões
A
16 Capacidades do SupportAssist e funções no TechDirect
Tabela 1. Capacidades do SupportAssist e funções no TechDirect (continuação)
Função Navegação no
TechDirect
Descrição Administrador de
Gestão de Dispositivos
Técnico de Gestão de
Dispositivos
do Técnico de Gestão
do Dispositivo.
Pista de auditoria Gestão de Dispositivos
> Gerir a Minha Frota
de PCs > Definições
Veja o registo de
alterações relacionadas
com a gestão de grupo
e as ações remotas e as
atividades realizadas pelo
Administrador de Gestão
do Dispositivo e pelo
Técnico de Gestão do
Dispositivo.
Requer permissões do
Administrador de Gestão
do Dispositivo.
Gerir alertas do
SupportAssist
Gestão de Dispositivos
> Gerir Alertas
Gerir alertas para ativos
monitorizados.
Configurar regras de
alerta
Gestão de Dispositivos
> Configurar Regras
dos Alertas
Configure regras para
determinar de que
forma os alertas
do SupportAssist
são processados no
TechDirect.
Capacidades do SupportAssist e funções no TechDirect 17
Recursos
Esta secção fornece informações sobre os recursos de documentação e outras ligações úteis que fornecem mais informações sobre o
SupportAssist para PCs de empresas.
Tabela 2. Recursos
Para obter mais informações sobre Consulte Disponível em
Integração no TechDirect, configuração
e transferência do SupportAssist e
implementação do SupportAssist em PCs
Guia de Implementação do SupportAssist
para PCs de Empresas com SO Windows –
Acesso prévio à experiência de utilizador da
próxima geração
Manuais e Documentos do SupportAssist
para PCs de Empresas
Utilizar o TechDirect para gerir os PCs
a utilizarem o SupportAssist para PCs de
empresas
Guia do Administrador do SupportAssist
para PCs de Empresas com SO Windows
– Acesso prévio à experiência de utilizador
da próxima geração
Perguntas frequentes e respostas relativas
ao SupportAssist para PCs de empresas
Perguntas Frequentes do SupportAssist
para PCs de Empresas com SO Windows
Configurar o SupportAssist para PCs de
empresas
Guia de Configuração do SupportAssist
para PCs de Empresas com SO Windows
Dados recolhidos a partir de vários
componentes do seu sistema
Itens Declaráveis do SupportAssist para
PCs de Empresas com SO Windows
Resumo de alterações recentes, melhorias,
problemas conhecidos e limitações na
versão
Notas de Versão do SupportAssist para
PCs de Empresas com SO Windows
Utilizar o SupportAssist que é configurado
e implementado no sistema pelo
administrador
Manual do Utilizador do SupportAssist para
PCs de Empresas com SO Windows
Registo da sua organização, gestão de
alertas do SupportAssist e pedidos de envio
de peças no TechDirect
Página inicial do TechDirect https://tdm.dell.com
Benefícios e funcionalidades do
SupportAssist
Página inicial do SupportAssist SupportAssist para PCs de Empresas
Perguntas entre pares e debates do
SupportAssist para PCs
Página da Comunidade SupportAssist Comunidade Dell SupportAssist
B
18 Recursos
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Dell SupportAssist for Business PCs Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário