Marantec CS 300 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
Manual de instruções para controlo CS 300
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 1
2 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
1. Índice 3. Indicações gerais de segurança
2. Explicação de símbolos
Manual de instruções original
Protegido por direitos de autor.
Reimpressão mesmo que de excertos, somente com a nossa
autorização.
Reservadas as alterações que sirvam o progresso técnico.
Todas as indicações de medidas em milímetros.
Os desenhos não são à escala.
Garantia
A garantia de funcionamento e segurança só se verica se
forem observadas as indicações de advertência e segurança
nestas instruções de serviço.
A Marantec GmbH + Co. KG não se responsabiliza pelos
danos pessoais e materiais que possam ocorrer pela não
observância das indicações de advertência e segurança.
Utilização conforme o m previsto
O comando CS 300 destina-se, exclusivamente, ao comando
de instalações de portões com sistemas digitais de posição
nal.
Grupo alvo
O comando só deverá ser ligado, programado e mantido por
técnicos electricistas com formação.
Os técnicos electricistas com formação satisfazem os
seguintes requisitos:
Conhecimento dos regulamentos gerais e especiais
de segurança e prevenção de acidentes,
Conhecimento dos respectivos regulamentos
electrotécnicos,
Formação no uso e manutenção de equipamento de
segurança apropriado,
Capacidade de reconhecer riscos em conexão com a
electricidade.
Indicações para a montagem e ligação
Antes da realização de trabalhos eléctricos, a instalação
tem de ser desligada da alimentação de corrente. Durante
a realização dos trabalhos, há que car garantido que a
alimentação de corrente ca desligada.
Respeitar as disposições de protecção locais.
Perigo de danos pessoais!
As indicações de segurança deverão
observadas impreterivelmente!
Advertência de danos materiais!
As indicações de segurança deverão
observadas impreterivelmente!
Informação
Indicações especiais
OU
referência a outras fontes informativas
1. Índice 2
2. Explicação de símbolos 2
3. Indicações gerais de segurança 2
4. Vista de conjunto do produto 3
5. Colocação em funcionamento 5
6. Programação com o módulo LED 9
7. Programação com o monitor LCD 11
8. Navigator (só monitor LCD) 12
9. Resumos de funções 14
10. Indicador de falhas e eliminação 22
11. Características técnicas 23
12. Declaração de montagem da CE 24
13. Apêndice 25
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 3
Princípios de teste e regulamentos
Para a ligação, programação e manutenção, os seguinte
regulamentos devem ser observados (sem pretensão de
integralidade).
Normas para produtos de construção
EN 13241-1 (Produtos sem propriedades de protecção
contra o fogo e o fumo)
EN 12445 (Segurança de utilização de portões accionados
por força motriz – Método de teste)
EN 12453 (Segurança de utilização de portões accionados
por força motriz – Requisitos)
EN 12978 (Dispositivos de protecção para portões
accionados por força motriz - Requisitos e método de teste)
Compatibilidade electromagnética
EN 55014-1 (Emissão de interferências dos aparelhos
electrodomésticos)
EN 61000-3-2 (Reacções nas redes de alimentação de
corrente – oscilações harmónicas)
EN 61000-3-3 (Reacções nas redes de alimentação de
corrente – oscilações de tensão)
EN 61000-6-2 (Compatibilidade electromagnética (CEM) -
Parte 6-2: Normas genéricas – Resistência às interferências
– Área industrial)
EN 61000-6-3 (Compatibilidade electromagnética (CEM)
— Parte 6-3: Normas genéricas – Emissão de interferên-
cias – Áreas residenciais, comerciais e pequenas empresas)
Directiva de máquinas
EN 60204-1 (Segurança de máquinas, equipamento
eléctrico de máquinas - Parte 1: Requisitos gerais)
EN 12100-1 (Segurança de máquinas. Conceitos básicos,
princípios gerais de concepção, Parte 1: Terminologia de
base, metodologia)
Baixa tensão
EN 60335-1 (Segurança de aparelhos eléctricos para uso
doméstico e usos similares)
EN 60335-2-103 (Requisitos especiais para accionamentos
para portões, portas e janelas)
Comité para locais de trabalho (ASTA)
ASR A1.7 (Regras técnicas para locais de trabalho “Portas
e portões”)
4.1 Variantes
São possíveis as seguintes variantes de fornecimento para o
comando CS 300:
Comando CS 300 com monitor LCD
Comando CS 300 com monitor LCD na caixa
Comando CS 300 com módulo LED para ajustar a posição
do portão ABERTO e FECHADO (Não são possíveis outros
ajustes).
Comando CS 300 sem módulo LED e sem monitor LCD (o
módulo ou o monitor são necessários para os ajustes)
Todas as variantes podem ser equipadas com um temporizador
semanal conectável e um receptor de rádio conectável.
São possíveis as seguintes variantes para a caixa:
Caixa com botão triplo CS
Caixa com botão triplo KDT
Caixa com interruptor de chave de LIGAR/DESLIGAR
Caixa com interruptor principal
Caixa com interruptor de stop de emergência
As instruções de serviço descrevem as possibilidades de
ligação e programação das variantes:
Comando CS 300 com platina LED
Comando CS 300 com platina de display LCD encaixada
4. Vista de conjunto do produto
4 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
4. Vista de conjunto do produto
4.2 Platina de base CS300
(com monitor de display LCD encaixado)
1
2
3
4
5
6
7
8
GND
B1
B2
U
V
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
L3
L2
L1
X5
X4
X3
X2
X11
X7
X6
X12
PE
PE
PE
X1
X10
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
X8
X9
H4
X13
H6
GND
W
Explicação:
X1: Régua de terminais
Ligação de rede
X2: Régua de terminais
Motor
X3: Régua de terminais
Aparelhos auxiliares
X4: Régua de terminais
Elementos de segurança
X5: Régua de terminais
Relé
X6: Régua de encaixe para
Interruptor interno de
LIGAR/DESLIGAR
X7: Réguas de encaixe para
Botão triplo interno
X8: Base de encaixe para monitor
(monitor inferior)
X9: Régua de encaixe para
Receptor de rádio
X10: Régua de encaixe para
Temporizador semanal
X11: Régua de encaixe para
Sistema digital de posição
nal
X12: Ligação de encaixe para
Receptor de rádio externo
X13: Soquete de encaixe para
botão triplo CS
H4: Indicador de status
Dispositivo de segurança no
m de cantos (dispositivo de
segurança no m de cantos)
– acende com o dispositivo
de segurança no m de
cantos em funcionamento
H6: Visualização de status do
circuito de paragem – acende
com circuito de paragem
fechado
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 5
5. Colocação em funcionamento
5.1 Generalidades
Advertência!
Para garantir um funcionamento perfeito, os
seguintes pontos devem ser aplicáveis:
- O portão está montado e funcional.
- O motor redutor está montado e pronto a
funcionar.
- Os aparelhos de comando e segurança estão
montados e prontos a funcionar.
- A caixa com o comando CS 300 está
montada.
Informação:
Para a montagem do portão, do motor redutor
e dos aparelhos de comando e segurança é
necessário tomar em consideração as instruções
dos respectivos fabricantes.
5.2 Ligação de rede
Perigo!
Para garantir o funcionamento do comando, os
seguintes pontos devem ser aplicáveis:
- A tensão da rede tem de corresponder à
indicação da placa de características do tipo.
- A tensão de rede deve coincidir com a ten-
são do accionamento.
- Para a corrente trifásica tem de existir um
campo magnético rotativo de rotação à
direita.
- Para ligação xa deverá ser utilizado um inter-
ruptor principal de toda a fase.
- Para a ligação à corrente trifásica só podem
ser utilizados corta-circuitos automáticos de
3 blocos (10A).
Advertência!
Antes da primeira ligação do comando, após a
conclusão da cablagem é necessário controlar se
todas as ligações do motor no lado do comando
e do motor estão apertadas. Todas as entradas
de tensão de comando estão separadas galvani-
camente em relação à alimentação.
6 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
Diagrama de circuito detalhado de ligação à rede e
ao motor (230 V / trifásico)
UVWB1B2
L1 L2 L3 N
PE
PE
PE
13 5135
24 6246
230V/3Phase
X2
X1
X11
T1
K2
K1
M
M1
Diagrama de circuito detalhado de ligação à rede e
ao motor (230 V / monofásico)
AUF
ZU
N
B1 B2
N
L
PE
PE
PE
13 5135
24 6246
230V/1 Phase
X2
X1
X11
T1
K2
K1
M
M1
Diagrama de circuito detalhado de ligação à rede e
ao motor (400 V / trifásico)
UVWB1B2
L1 L2 L3 N
PE
PE
PE
13 5135
24 6246
400V/50Hz/
3/N/PE
X2
X1
X11
T1
K2
K1
M
M1
Explicação:
K1: Contactor FECHADO
K2: Contactor ABERTO
M1: Motor
T1: Transformador
X1: Régua de terminais de ligação à rede
X2: Régua de terminais de motor
X11: Régua de encaixe para sistema digital de posição nal
com circuito de segurança (CADEIA DE STOP)
Ligação:
Ligar o sistema digital de posição nal ao comando.
Ligar o comando à rede da corrente.
Ligar o comando ao motor.
É absolutamente necessário xar os grupos de cabos
imediatamente antes do respectivo terminal com uma
presilha para cabos.
Informação:
Veja as características técnicas na página 23.
5. Colocação em funcionamento
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 7
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
+
-
wt
gr
br
0 V
Sig
+12 V
8,2 KOhm
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
+
-
8,2 KOhm
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
24V
GND
5.3 Atribuição de ligações aos aparelhos de
comando e segurança
Os aparelhos de comando e segurança existentes podem ser
ligados através dos terminais X3, X4 e X5.
Régua de terminais X3
- Botão FECHADO
- Botão de impulso
1
- Botão ABERTO
- Botão STOP
- Interruptor de stop de emergên-
cia, interruptor de cabo frouxo,
contacto de porta de deslize,
dispositivo de protecção contra
recolhimento
Régua de terminais X4
(para dispositivo de segurança no m de cantos opto-electró-
nico)
- ABERTURA PARCIAL
2
- Dispositivo de protecção
no m de cantos OPTO
- Passagem
Barreira luminosa
3
- 24 V CC / 250 mA
4
1
Comando sequencial
2
Botão ou comutador
3
actua no sentido descendente
4
para aparelhos de manobra externos
(ligação nos terminais 1 e 2)
wt: branco
gr: verde
br: castanho
Régua de terminais X4
(para dispositivo de segurança no m de cantos com
8,2kOhm)
- ABERTURA PARCIAL
2
- Dispositivo de segurança no m
de cantos
- Passagem
Barreira luminosa
3
- 24 V CC / 250 mA
4
Régua de terminais X4
(para dispositivo pneumático de segurança no m de cantos –
ONDA DE PRESSÃO:
- Tem de ser ligada em série uma resistência de 8,2 kOhm
- O ponto de entrada TESTE SKS deve ser ligado)
- ABERTURA PARCIAL
2
- Dispositivo de segurança no m
de cantos
- Passagem
Barreira luminosa
3
- 24 V DC / 250 mA
4
Régua de terminais X4
(para barreira luminosa de 3 os)
- Barreira luminosa de 3 os
8 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
5. Colocação em funcionamento
Interruptor de chave ABERTO / FECHADO
- FECHADO
- ABERTO
Botão de impulsos
(comando sequencial)
- Botão de impulso
Ligação:
Ligar os aparelhos de comando e segurança ao comando.
Régua de terminais X5
(contactos de comutação sem potencial)
- Relé 1
- Relé 2
- Relé 3
- Relé 4
5.4 Exemplos de ligação para aparelhos de
comando e segurança (terminal X3)
Botão ABERTO / STOP / FECHADO
(solução com 6 condutores)
- Botão FECHADO
- Botão ABERTO
- Botão STOP
Botão ABERTO / STOP / FECHADO
(solução com 4 condutores)
- Botão FECHADO
- Botão ABERTO
- Botão STOP
1
2
3
4
5
6
7
8
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 9
6.1 Vista de conjunto do módulo LED
Explicação:
LED desligado
LED acende
LED pisca
6. Programação com o módulo LED
6.2 Modos operacionais do módulo LED
O comando dispõe de dois modos operacionais com o módulo LED:
1. AUTOMÁTICO
2. AJUSTE
Informação:
O modo operacional em que o comando se encontra é indicado pelos LEDs.
- No modo operacional AUTOMÁTICO, nenhum LED pisca.
- No modo operacional AJUSTE pisca um LED, no mínimo.
Premindo a tecla P pode comutar-se entre os modos operacionais.
Modo operacional 1: AUTOMÁTICO
A instalação do portão é operada no modo operacional AUTOMÁTICO.
Indicadores LED:
H1 H2 Estado
O portão está aberto. Foi atingida a posição nal programada ABERTO.
O portão está fechado. Foi atingida a posição nal programada FECHADO.
O portão encontra-se na posição intermediária. A posição nal não foi atingida.
O portão foi movimentado para além da posição nal de FECHADO/ABERTO.
10 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
Modo operacional 2: AJUSTE
No modo operacional AJUSTE, as posições nais de ABERTO/FECHADO são ajustadas.
Advertência!
No modo operacional AJUSTE a desconexão do sistema não se verica quando a posição nal é atingida.
Se o portão passar para além da posição nal, pode car danicado.
Indicadores LED:
H1 H2 Estado
A posição nal ABERTO está programada nesta posição do portão.
A posição nal FECHADO está programada nesta posição do portão.
A posição nal FECHADO e ABERTO não está programada nesta posição do portão.
6.3 Ajuste das posições nais
Ajuste da posição nal ABERTO
Mudança para o modo operacional de AJUSTE premindo a tecla (P).
Levar o portão para a posição desejada ABERTO premindo a tecla (+).
Memorizar a posição nal premindo a tecla (P) e premindo adicionalmente a tecla (+).
Mudança para o modo operacional AUTOMÁTICO premindo o botão (P).
Ajuste da posição FECHADO
Mudança para o modo operacional de AJUSTE premindo a tecla (P).
Levar o portão para a posição desejada FECHADO premindo a tecla (-).
Memorizar a posição nal premindo a tecla (P) e premindo adicionalmente a tecla (-).
Mudança para o modo operacional AUTOMÁTICO premindo o botão (P).
6. Programação com o módulo LED
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 11
7. Programação com o monitor LCD
7.1 Vista de conjunto do monitor LCD
AUTOMATIC O
STANDBY
A
B
C D E
F
G
H
Explicação:
A: Modo operacional / Info de diagnóstico Info
B: Parâmetro / Info de diagnóstico Info
C: Tecla (+)
D: Tecla (-)
E: Tecla (P)
F: Valor / Status
G: Valor / Status
H: Jumper
7.2 Modos operacionais do monitor LCD
O comando dispõe de quatro modos operacionais com o
monitor LCD:
1. AUTOMÁTICO
2. AJUSTE
3. INTRODUÇÃO
4. DIAGNÓSTICO
Se o Jumper H for puxado, as teclas (+), (-), (P) cam sem
função. O indicador do display continua a funcionar.
Modo operacional 1: AUTOMÁTICO
A instalação do portão é operada neste modo operacional
AUTOMÁTICO.
Display:
- Indicador da função executada
- Indicador dos possíveis erros
Se o parâmetro „auto-detenção” for colocado no menu de
introdução em MOD2 ou MOD3, a visualização do display
muda de AUTOMÁTICO para OPERAÇÃO MANUAL.
Modo operacional 2: AJUSTE
No modo operacional AJUSTE são ajustadas as posições nais
de ABERTO/FECHADO.
Advertência!
No modo operacional AJUSTE a desconexão
do sistema não se verica quando a posição
nal é atingida.
Se o portão passar para além da posição nal,
pode car danicado.
O ajuste de precisão pode ser efectuado no modo operacional
INTRODUÇÃO.
Display:
- Indicador do valor da posição nal
Modo operacional 3: INTRODUÇÃO
No modo operacional INTRODUÇÃO podem ser alterados os
valores dos vários parâmetros.
Display:
- Indicador do parâmetro seleccionado
- Indicador do valor / status ajustado
Modo operacional 4: DIAGNÓSTICO
No modo operacional DIAGNÓSTICO podem ser consultados
controlos especícos do portão.
Display:
- Indicador do controlo
- Indicador do status de controlo
12 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO)
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
P
>1 seg.
ADJUSTMENT (AJUSTE)
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
+
-> posição PORTÃO ABERTO
ADJUSTMENT
MAIN UP
memorizar posição do portão:
P
P parar e
+
> 1 seg.
-
-> posição PORTÃO
FECHADO
ADJUSTMENT
MAIN DOWN
memorizar posição do portão:
P
P parar e
-
> 1 seg.
P
>1 seg.
INPUT (INTRODUÇÃO)
+
e
-
> 2 seg.
INPUT
DEUTSCH :
folhear menu para cima:
+
> 2 seg.
folhear menu para baixo:
-
> 2 seg.
seleccionar valor:
P
> 1 seg.
aumentar valor:
+
diminuir valor:
-
memorizar valor:
P
regresso ao modo operacional
INTRODUÇÃO:
+
e
-
> 1 seg.
INPUT
RUNNING TIME : 60
P
>1 seg.
INPUT
TIME OPEN : 0
INPUT
FOREWARNING : 0
INPUT
AROUNDTIME : 0,3
INPUT
M1-3 STAND : MOD1
INPUT
QUICK CLOSE : OFF
INPUT
RELAY 1 : MOD6
INPUT
RELAY 2 : MOD7
INPUT
RELAY 3 : MOD1
INPUT
RELAY 4 : MOD14
INPUT
SENSOR TEST : OFF
INPUT
DELAY OPEN : OFF
INPUT
FINE OPEN : 4050
INPUT
FINE CLOSE : 3950
INPUT
BES OPEN : 4000
INPUT
BES CLOSE : 4000
INPUT
ROTATING FIELD : RE
INPUT
REVERSE OFF : 50
INPUT
POWER : 0
INPUT
AUTO LEVEL : OFF
INPUT
SELF LOCK : ON
INPUT
SU/WI : MOD1
INPUT
P/E OPEN : MOD2
INPUT
P/E CLOSED : MOD1
INPUT
SEP LEADING : MOD1
DIAGNOSIS (DIAGNÓSTICO)
folhear menu para cima:
+
> 2 seg.
folhear menu para baixo:
-
> 2 seg.
regresso ao modo operacional
AUTOMÁTICO:
P
Só é possível consulta
ES UP : ON
ES DOWN : ON
OPEN BUTTON : OFF
PART OPEN : OFF
CLOSE BUTTON : OFF
SEP : ON
IMPULS : OFF
TIMER : OFF
P/E BARRIER : ON
STOP CIRCUIT : ON
CYCLE : 4
AVE : 2599
8. Navigator (só monitor LCD)
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 13
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO)
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
P
>1 seg.
ADJUSTMENT (AJUSTE)
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
+
-> posição PORTÃO ABERTO
ADJUSTMENT
MAIN UP
memorizar posição do portão:
P
P parar e
> 1 seg.
-
-> posição PORTÃO
FECHADO
ADJUSTMENT
MAIN DOWN
memorizar posição do portão:
P
P parar e
-
> 1 seg.
P
>1 seg.
INPUT (INTRODUÇÃO)
+
e
-
> 2 seg.
INPUT
DEUTSCH :
folhear menu para cima:
+
> 2 seg.
folhear menu para baixo:
-
> 2 seg.
seleccionar valor:
P
> 1 seg.
aumentar valor:
+
diminuir valor:
-
memorizar valor:
P
regresso ao modo operacional
INTRODUÇÃO:
+
e
-
> 1 seg.
INPUT
RUNNING TIME : 60
P
>1 seg.
INPUT
TIME OPEN : 0
INPUT
FOREWARNING : 0
INPUT
AROUNDTIME : 0,3
INPUT
M1-3 STAND : MOD1
INPUT
QUICK CLOSE : OFF
INPUT
RELAY 1 : MOD6
INPUT
RELAY 2 : MOD7
INPUT
RELAY 3 : MOD1
INPUT
RELAY 4 : MOD14
INPUT
SENSOR TEST : OFF
INPUT
DELAY OPEN : OFF
INPUT
FINE OPEN : 4050
INPUT
FINE CLOSE : 3950
INPUT
BES OPEN : 4000
INPUT
BES CLOSE : 4000
INPUT
ROTATING FIELD : RE
INPUT
REVERSE OFF : 50
INPUT
POWER : 0
INPUT
AUTO LEVEL : OFF
INPUT
SELF LOCK : ON
INPUT
SU/WI : MOD1
INPUT
P/E OPEN : MOD2
INPUT
P/E CLOSED : MOD1
INPUT
SEP LEADING : MOD1
DIAGNOSIS (DIAGNÓSTICO)
folhear menu para cima:
+
> 2 seg.
folhear menu para baixo:
-
> 2 seg.
regresso ao modo operacional
AUTOMÁTICO:
P
Só é possível consulta
ES UP : ON
ES DOWN : ON
OPEN BUTTON : OFF
PART OPEN : OFF
CLOSE BUTTON : OFF
SEP : ON
IMPULS : OFF
TIMER : OFF
P/E BARRIER : ON
STOP CIRCUIT : ON
CYCLE : 4
AVE : 2599
14 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
Indicador Descrição
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO)
OPENING PHASE (ABRIR)
O portão vai para a posição nal ABERTO*
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO)
CLOSING PHASE (FECHAR)
O portão vai para a posição nal FECHADO
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO)
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
O portão está numa posição intermediária
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO) O
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
O portão está na posição nal ABERTO
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO) o
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
O portão está na posição ABERTURA PARCIAL („Pré-posição nal“ em cima)
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO) U
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
O portão está na posição nal FECHADO
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO) u
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
O portão está na posição FECHADO PARCIAL („Pré-posição nal” em baixo)
AUTOMATIC (AUTOMÁTICO) r
STANDBY (POSIÇÃO DE REPOUSO)
O portão está na posição de desconexão de inversão
Informação:
Se o parâmetro „Auto-detenção” for colocado no menu de introdução em MOD2 ou MOD3, a visualização do display
muda de AUTOMÁTICO para OPERAÇÃO MANUAL.
Indicador Descrição
MANUAL (OPERAÇÃO MANUAL)
MAIN UP (MANUAL ABRIR)
O portão vai para a posição nal ABERTO*
MANUAL (OPERAÇÃO MANUAL)
MAIN DOWN (MANUAL FECHAR)
O portão vai para a posição nal FECHADO
MANUAL (OPERAÇÃO MANUAL)
STANDBY (POSIÇÃO REPOUSO)
O portão está numa posição intermediária
*Durante a marcha do portão ABERTO é indicada a força aplicada actualmente.
9. Resumos de funções
9.1 Modo operacional Automático
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 15
9.2 Introdução do modo operacional
Função Descrição
Possibilidade
de ajuste
Ajuste de fábrica
DEUTSCH Selecção de idioma do menu DEUTSCH
ENGLISH
FRANCAIS
ESPANOL
NEDERLANDS
POLSKI
CESKY
ITALIANO
DEUTSCH
RUNNING
TIME
(TEMPO DE
OPERAÇÃO)
Monitoração do tempo de operação máx. de um movimento de subida e descida.
O tempo de operação deve ser ajustado ligeiramente maior que o tempo de operação
efectivo do portão.
1 – 250 segundos 60 segundos
TIME OPEN
(TEMPO
ABERTURA)
Depois de aberto, o portão vai para a direcção FECHADO depois de o valor ajustado
expirar.
Com um ajuste de tempo de abertura > 0, a função impulsional (X3 8/9) só gera
ordens no sentido de ABRIR.
0 – 600 segundos 0 = FECHO
AUTOMÁTICO
DESLIGADO
FORE-
WARNING
(TEMPO DE
PRÉ-
ADVER-
TÊNCIA)
O semáforo pisca antes do movimento descendente do portão durante o tempo
de pré-aviso, caso a marcha de fecho automática esteja activada ou com operação
impulsional.
0 - 120 segundos 0 = DESLIGADO
AROUND-
TIME
(TEMPO DE
INVERSÃO)
Tempo de paragem em cada alteração de direcção 0,1 - 2,0 segundos
(in 1/10 segundos)
0,3 segundos
M1-3
STAND
(MOD1-3
REPOUSO)
MOD1: Relé está no estado de repouso (portão fechado) DESLIGADO
MOD2: Relé está no estado de repouso (portão fechado) LIGADO
MOD1
MOD2
MOD1
QUICK
CLOSE
(FECHO
RÁPIDO)
ON: O tempo de abertura é interrompido e a instalação do portão fecha
imediatamente, depois de a barreira luminosa (X4 3/4) ter sido
accionada.
Esta função também está activa no caso de um tempo de abertura = 0.
OFF: O tempo de abertura decorre normalmente.
ON
OFF
OFF
RELAY 1
(RELÉ 1)
RELAY 2
(RELÉ 2)
RELAY 3
(RELÉ 3)
RELAY 4
(RELÉ 4)
Pode ser atribuído a todos os 4 relés um modo de relé de 1 - 28.
O parâmetro M1-3 Repouso actua sobre o semáforo vermelho (modos 1 - 3).
MOD1: (Semáforo vermelho 1)
Pré-aviso - intermitente
Marcha do portão - aceso
MOD2: (Semáforo vermelho 2)
Pré-aviso - intermitente
Marcha do portão - intermitente
MOD3: (Semáforo vermelho 3)
Pré-aviso - aceso
Marcha do portão - aceso
MOD4: Sinal impulsional com ordem ABERTO
MOD5: Mensagem de avarias
(Mensagens de paragem e de erros, ver no ponto 10)
MOD1 - MOD28
MOD1 - MOD28
MOD1 - MOD28
MOD1 - MOD28
MOD6
MOD7
MOD1
MOD14
16 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
Função Descrição
Possibilidade
de ajuste
Ajuste de fábrica
MOD6: Posição nal ABERTO
MOD7: Posição nal FECHADO
MOD8: Posição nal ABERTO negada
MOD9: Posição nal FECHADO negada
MOD10: Pré-posição nal ABERTO
MOD11: Pré-posição nal FECHADO
MOD12: Pré-posição nal FECHADO até posição nal FECHADO
MOD13: Função de fecho magnético
MOD14: Travão
MOD15: Travão negado
MOD16: Travão ca em tempo de abertura ON
MOD17: SKS accionado
MOD18: (Semáforo vermelho 4)
Pré-aviso - intermitente
Marcha do portão - desligado
MOD19: Pré-posição nal ABERTO até posição nal ABERTO
MOD20: Activação do sistema de transmissão óptico
MOD21: Teste da protecção contra recolha antes da marcha de abertura (módulo
adicional necessário)
MOD22: Teste dos dispositivos de segurança externos antes da marcha de fecho
(módulo adicional necessário)
MOD23: (Semáforo verde)
Posição nal ABERTO - aceso
Pré-aviso - DESLIGADO
Marcha do portão - DESLIGADO
MOD24: Circuito de condensador para accionamentos de 230 V monofásicos
MOD25: Função de iluminação 2 min. após ordem ABERTO
MOD26: Activação do sistema de transmissão rádio
MOD27: Sinal impulsional depois de alcançada a posição nal ABERTO
MOD28: Relé DESLIGADO
SENSOR
TEST
(TESTE SKS)
ON: Teste de ONDA DE PRESSÃO está activado
OFF: Teste de ONDA DE PRESSÃO está desactivado
O teste do interruptor de ONDA DE PRESSÃO é efectuado na posição nal FECHADO.
Para tal, o contacto de onda de choque deve ser accionado por instantes ao colocar o
portão sobre o piso.
ON
OFF
OFF
DELAY OPEN
(RETARDA-
MENTO
ABERTURA)
ON: Pré-aviso também antes da abertura
OFF: Abertura imediata
Só está activo, quando o parâmetro Tempo de pré-aviso é superior a 0.
ON
OFF
OFF
FINE OPEN
(AJUSTE DE
PRECISÃO)
Ajuste de precisão da posição nal ABERTO 0 – 8190 (é denido
para o valor progra-
mado após o ajuste)
4050
FINE CLOSE
(AJUSTE DE
FECHADO)
Ajuste de precisão da posição nal FECHADO 0 – 8190 3950
BES OPEN
(PRÉ-
INTERRUP.
DE FIM DE
CURSO
ABERTO)
Ajuste do ponto de comutação Pré-posição nal ABERTO / ABERTURA PARCIAL. 0 – 8190 4050
BES CLOSE
(PRÉ-
INTERRUP.
DE FIM DE
CURSO
FECHADO)
Ajuste do tempo de comutação de pré-interruptor de m de curso de FECHADO 0 – 8190 3950
9. Resumos de funções
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 17
Função Descrição
Possibilidade
de ajuste
Ajuste de fábrica
ROTATING
FIELD
(CAMPO
MAGNÉ-
TICO
ROTATIVO)
MOD1: Montagem padrão
(sentido de desenrolamento à direita / valores AWG crescentes na
marcha de abertura)
MOD2: Montagem especial
(sentido de desenrolamento à esquerda / valores AWG crescentes na
marcha de abertura)
Este ajuste só pode ser alterado em caso de montagem especial do accionamento!
MOD1
MOD2
MOD1
REVERSE
OFF
(INVERSÃO
OFF)
Ponto da desconexão de inversão antes de a posição nal FECHADO ser atingida.
Depois de ultrapassado o ponto, em caso de accionamento da barra de contacto ou
da barreira luminosa, o movimento do portão é parado mas já não é invertido. O valor
pode estar, no máximo, 5 cm acima da posição nal inferior.
10 – 250 50
POWER
(FORÇA)
A força é indicada no display durante a subida.
Se a monitoração de força estiver activada, o valor ajustado tem de ser inferior ao
valor mais pequeno indicado durante a subida.
Quanto maior for a diferença em relação ao valor mais pequeno indicado, menos
sensível é a reacção da monitorização de força.
A monitoração de força só está activada se o valor ajustado for > 0.
0 – 999 10
AUTO
LEVEL
(AUTO-
NÌVEL)
ON: Adaptação ao solo LIGADO
OFF: Adaptação ao solo DESLIGADO
ON
OFF
OFF
SELF LOCK
(AUTO-
DETENÇÃO)
MOD1: Operação automática
MOD2: Operação manual para ABERTO + FECHADO
MOD3: Operação manual para FECHADO
MOD1 - MOD3 MOD1
SU/WI
(VER/INV)
Ligação ao bloco de terminais X4 (9 + 10)
MOD1: (Botão VER/INV 1)
Ao accionar o botão, o portão abre até à posição intermédia SUBIDA
parcial.
Não é efectuada nenhuma marcha de fecho automática a partir da
posição SUBIDA parcial.
MOD2: (Selector VER/INV 1)
Fechado: todas as ordens ABERTO levam até à posição SUBIDA
parcial.
Aberto: todas as ordens ABERTO levam à posição ABERTURA.
É efectuada uma marcha de fecho automática a partir de ambas as
posições.
MOD3: (Selector VER/INV 2)
Fechado: todas as ordens ABERTO levam até à posição SUBIDA
parcial.
Aberto: todas as ordens ABERTO levam à posição ABERTURA.
É efectuada uma marcha de fecho automática apenas a partir da posição
SUBIDA parcial.
MOD4: (Selector VER/INV 3)
Fechado: todas as ordens ABERTO levam até à posição SUBIDA
parcial.
Aberto: todas as ordens ABERTO levam à posição ABERTO.
É efectuada uma marcha de fecho automática apenas a partir da posição
ABERTO.
MOD5: (Botão VER/INV 2)
Ao accionar o botão, o portão abre até à posição intermédia SUBIDA
parcial. É efectuada uma marcha de fecho automática também a partir
da posição SUBIDA parcial.
MOD6: Activação de marcha de fecho automática
Fechado: nenhuma marcha de fecho automática
Aberto: marcha de fecho automática está activa
MOD1 - MOD8 MOD1
18 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
Função Descrição
Possibilidade
de ajuste
Ajuste de fábrica
MOD7: Entrada externa relógio
O portão abre logo que o contacto se feche e permanece na posição
ABERTO até que o contacto se abra. É efectuada então uma marcha de
fecho automática. Esta função pode ser interrompida através do acciona-
mento da tecla FECHAR. O portão FECHA.
MOD8: Selector: Manutenção da abertura / Alarme
Fechado: O portão movimenta-se para a posição SUBIR parcial e
ca aí enquanto o contacto estiver fechado.
Aberto: Função normal
P/E CLOSED
(ES FECHAR)
MOD1: Paragem em caso de accionamento
MOD2: Paragem e inversão em caso de accionamento
MOD 1
MOD 2
MOD 2
P/E OPEN
(ES ABRIR)
MOD1: Barreira luminosa não está activa
MOD2: Em caso de accionamento da barreira luminosa entre posição nal
FECHADO e pré-interruptor de m de curso de FECHAR ocorre uma
paragem do portão. O semáforo vermelho está aceso. O pré-interruptor
de m de curso de FECHAR é colocado automaticamente na posição nal
FECHADO + 600.
MOD 1
MOD 2
MOD 1
SEP
LEADING
(SKS PRÉ.)
MOD1: Sem função
MOD2: Barreira luminosa avançada
MOD 1
MOD 2
MOD 1
Descrições dos modos dos relés:
A. Funções do semáforo
MOD Designação
Posição nal
FECHADO
Posição nal
ABERTO Pré-aviso Marcha do portão
MOD 1 Semáforo vermelho 1 LIGADO /
DESLIGADO*
DESLIGADO Intermitente Aceso
MOD 2 Semáforo vermelho 2 LIGADO /
DESLIGADO*
DESLIGADO Intermitente Intermitente
MOD 3 Semáforo vermelho 3 LIGADO /
DESLIGADO*
DESLIGADO Aceso Aceso
MOD 18 Semáforo vermelho 4 DESLIGADO DESLIGADO Intermitente DESLIGADO
MOD 23 Semáforo verde DESLIGADO Aceso DESLIGADO DESLIGADO
* em função do parâmetro MOD1-3 REPOUSO
9. Resumos de funções
P
Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5 – 19
B. Mensagens de posição
MOD Designação Observações
MOD 6 Posição nal ABERTO O relé fecha o contacto, se o portão se encontrar na posição nal ABERTO.
MOD 7 Posição nal FECHADO O relé fecha o contacto, se o portão se encontrar na posição nal FECHADO.
MOD 8 Posição nal ABERTO O relé fecha o contacto, se o portão não se encontrar na posição nal ABERTO.
MOD 9 Não posição nal FECHADO O relé fecha o contacto, se o portão não se encontrar na posição nal FECHADO.
MOD 10 Pré-posição nal ABERTO / SUBIDA PARCIAL O relé fecha o contacto, se o portão se encontrar na pré-posição nal ABERTO /
SUBIDA parcial.
MOD 11 Pré-posição nal FECHADO O relé fecha o contacto, se o portão se encontrar na pré-posição nal FECHADO.
MOD 12 Pré-posição nal FECHADO até posição nal
FECHADO
O relé fecha o contacto, se o portão se encontrar na zona entre posição nal
FECHADO e pré-posição nal FECHADO.
MOD 19 Pré-posição nal ABERTO até posição nal ABERTO O relé fecha o contacto, se o portão se encontrar na zona entre posição nal ABERTO
e pré-posição nal ABERTO / SUBIDA parcial.
C. Sinais impulsionais
MOD Designação Observações
MOD 4 Impulso com ordem ABERTO O relé fecha o contacto durante 1 segundo, se o portão receber uma ordem ABERTO.
Com este impulso pode realizar-se, por exemplo, um sistema de activação de luzes.
MOD 27 Impulso depois de alcançada a posição nal ABERTO O relé fecha o contacto durante 2 segundos, quando o portão alcançar a posição
nal ABERTO.
Com este impulso pode, por exemplo, abrir-se uma cancela subsequente.
D. Funções de travagem
MOD Designação Observações
MOD 14 Travão O contacto de comutação do recticador de travão é comandado através do relé, de
modo a se conseguir uma função de travagem mais rápida. O contacto é fechado e
o travão ventilado, logo que o portão se movimentar (travão de corrente de repouso).
MOD 15 Travão negado O contacto de comutação do recticador de travão é comandado através do relé, de
modo a conseguir-se uma função de travagem mais rápida. O contacto é aberto e o
travão ventilado, logo que o portão se movimentar (travão de corrente de trabalho).
20 – Commando de portão CS 300 / Rev.A 5.5
MOD Designação Observações
MOD 16 Travão ca em tempo de abertura ON O contacto de comutação do recticador de travão é comandado através do relé, de
modo a conseguir-se uma função de travagem mais rápida. O contacto é fechado e o
travão ventilado, logo que o portão se movimentar (travão de corrente de repouso).
De modo a conseguir uma paragem mais suave do portão na posição nal superior,
o contacto de comutação na posição nal ABERTO (TEMPO DE ABERTURA) não é
comutado.
E. Mensagens de avarias
MOD Designação Observações
MOD 5 Mensagem de avarias O relé fecha o contacto, quando existir uma ordem de paragem ou um erro. Todos os
erros do capítulo 10 provocam o accionamento do relé.
MOD 17 SKS accionado O relé abre o contacto, quando a barra de contacto é accionada. Um erro da barra
de contacto ou um teste falhado é exibido através de MOD 5.
F. Funções para acessórios externos
MOD Designação Observações
MOD 13 Função de fecho magnético Na posição nal FECHADO, o relé está aberto. Se for dada uma ordem ABERTO,
o relé fecha e permanece fechado até ser novamente alcançada a posição nal
FECHADO. Se for necessário um tempo de atraso para a abertura do fecho
magnético, então tal deverá ser realizado através dos parâmetros ATR.ABRIR e
pré-aviso.
MOD 20 Activação do sistema de transmissão óptico O sistema de transmissão óptico é activado antes de cada ordem DESCER,
permanecendo activo durante a marcha de fecho.
Através desta activação, a marcha de descida é atrasada em cerca de 0,5 segundos.
MOD 21 Teste da protecção contra recolha O relé gera um sinal de teste ao alcançar a posição nal FECHADO e, como reacção
ao sinal de teste, espera um accionamento do circuito de paragem.
MOD 22 Teste dos dispositivos de segurança externos O relé gera um sinal de teste ao alcançar a posição nal ABERTO e, como reacção ao
sinal de teste, espera um accionamento da entrada da barra de contacto.
MOD 24 Circuito de condensador O relé é fechado durante cerca de 1 segundo com todas as ordens de movimento.
Com ajuda deste relé é intercalado um condensador de arranque adicional
necessário para aplicações de corrente alternada, de modo a garantir um arranque
seguro do motor.
MOD 25 Função de iluminação O relé é fechado durante cerca de 2 segundo com todas as ordens ABERTO podendo
assim ser utilizado para a activação de um sistema de iluminação.
MOD 26 Activação do sistema de transmissão RÁDIO Antes de cada ordem DESCER, o sistema de transmissão rádio é activado através de
um impulso. A duração da activação deve ser ajustada no sistema de transmissão.
Através desta activação, a marcha de descida é atrasada em cerca de 0,5 segundos.
MOD 28 Relé DESLIGADO O relé está sempre aberto.
9. Resumos de funções
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Marantec CS 300 Manual do proprietário

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