Shimano RD-2300 Service Instructions

Tipo
Service Instructions

Este manual também é adequado para

Informações gerais de segurança
• Alavanca de trás
* Instruções de Serviço em outros idiomas estão disponíveis em :
http://techdocs.shimano.com
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese)
Operação
Alavanca B
Alavanca A : Muda do pinhão menor para o pinhão maior atrás
Alavanca B : Muda do pinhão maior para o pinhão menor atrás
Alavanca a : Muda da coroa menor para a coroa maior no pedivela
Alavanca b : Muda da coroa maior para a coroa menor no pedivela
Traseiro Dianteiro
Alavanca A
Alavanca b
Alavanca a
Todas as alavancas
retornam à posição inicial
se forem soltas.
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício do cabo de
câmbio, pressione a alavanca b novamente até que o
alinhamento esteja correto e em seguida instale o cabo.
Assegure-se de que a extremidade interna assenta firmemente
no engate do cabo.
Método de substituição
1.
Remova o batente de borracha.
2. Aplique uma camada fina de graxa nas duas
projeções do espaçador de almofada.
3. Pressione para ajustar o espaçador de almofada
para que as projeções entrem o máximo possível.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a alavanca frontal FD-2300 / 2303 antes do uso.
Alavanca A : Muda do pinhão menor para o pinhão
maior atrás
A Alavanca A é retida com um clíque nas posições 1 e
2.
Operação das alavancas do câmbio traseiro
Alavanca A
Posição inicial
da alavanca A
2 Clíque
1 Clíque
34
35
1 : Muda um pinhão
Por ex.: do 3º‚ para o 4º
2 : Muda rapidamente dois
pinhões
Por ex.: do 3º para o 5º
Alavanca B : Muda do pinhão maior para o pinhão
menor atrás
Aperte a alavanca B uma vez a fim de mudar de um
pinhão grande para o próximo menor.
Posição inicial
da alavanca B
34
Por ex.: do 4º para o 3º
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal RD-2300 antes do uso.
Operação das alavancas do câmbio
dianteiro
(FD-2300)
Alavanca a : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Alavanca a
Posição inicial
da alavanca a
Se o acionamento da alavanca a não conseguir efetuar a
desejada mudança de coroa, acione a alavanca a mais
uma vez apenas na extensão do percurso (x') a fim de
completar a operação na extensão do percurso (x), o qual
ficou faltando na primeira tentativa.
Acionamento completo de
mudança da marcha
Acionamento
real
Alavanca b : Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Posição inicial da
alavanca b
Quando a alavanca b é acionada, existe uma posição de
retenção com clíque no momento em que é engatado o
compensador (mecanismo de prevenção de ruído) e uma
segunda posição de retenção com clíque quando o
acionamento de mudança de marcha é completado.
Depois de engatado o compensador, o próximo
acionamento da alavanca completará o acionamento de
mudança de marcha.
Clíque
(Operação do compensador)
Clíque
Acionamento completo de
mudança da coroa Clíque
Compensação (operação de prevenção de ruído)
< ST-2300 >
Se a corrente estiver na coroa maior do pedivela e no
pinhão maior da roda traseira, a corrente ficará roçando
contra a placa-guia do câmbio dianteiro, provocando o
conhecido ruído característico. Quando isto acontecer,
aperte ligeiramente a alavanca b (até ao ponto em que
ela fica retida com um clíque); isto faz com que o câmbio
dianteiro se desloque ligeiramente na direção da coroa
menor, eliminando assim o ruído.
< ST-2303 / ST-2300 >
Se a corrente estiver na coroa menor do pedivela e em
um pinhão pequeno da roda traseira, a corrente ficará
roçando contra a placaguia do câmbio dianteiro,
provocando o conhecido ruído característico. Quando isto
acontecer, aperte ligeiramente a alavanca a (até ao
ponto em que ela fica retida com um clíque); isto faz com
que o câmbio dianteiro se desloque ligeiramente na
direção da coroa maior, eliminando assim o ruído.
Posição da corrente
Movimento
do câmbio
dianteiro
Espaçador de
almofada
Espaçador de
almofada
Batente de borracha
Cabo utilizado
• Cabo interno
•••••••••••••••••••••••••••••••••
• Conduite SLR ••••••••••••••••••••••••••••••••
Montagem
Montagem no guidão
Fixe o conjunto por meio do
porca de montagem na
parte exterior da presilha.
Recoloque a cobertura da
presilha e utilize uma chave
Allen de 5 mm para apertar
completamente o parafuso.
Montagem do cabo do freio
Assegure-se de deixar um excesso de cabo sobrando, mesmo
se cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
1. Dobre a alavanca para dentro (tal como na operação de troca de
marcha) a fim de facilitar a introdução do cabo no engate do cabo.
2. Introduza o cabo interno.
Cabo interno
Engate do cabo
3. Fixe o guia exterior ao cabo interno e ajuste o acoplamento
angular à presilha da alavanca.
Nota: Não limpe ou remova a graxa que reveste o cabo interno.
Além disso, tenha cuidado para que o cabo interno não
acumule poeira ou matérias estranhas.
Presilha da
alavanca
Acoplamento angular
do guia exterior
Cabo interno
Guia exterior
(Peças vendidas separadamente)
4. Aplique o conduite ao cabo interno e na presilha da alavanca ao
longo do guia exterior.
Suporte exterior
Guia exterior
Assegure-se de que a
extremidade interior
assenta firmemente no
engate do cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
Conduite
5. Aplique o conduite ao longo da parte frontal do guidão e cubra-o
com o guia exterior. Em seguida, corte o guia exterior de acordo
com o comprimento do guidão e fixe-o improvizadamente com fita
adesiva.
6. Finalmente, envolva todo o guidão com a fita de cobertura.
Fita adesiva Conduite
Guia exterior
Acione a alavanca B 8 ou mais
vezes a fim de colocar a alavanca
na posição mais alta verifique no
indicador se a posição mais alta
está correta, e depois instale e
ajuste o cabo interno.
Alavanca B
Acione pelo
menos 8 vezes
Aperte a alavanca do freio para baixo,
e depois passe o cabo interior pelo
orifício do cabo.
Cabo interior
Orifício do cabo
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício do cabo de
câmbio, pressione a alavanca B novamente até que o
alinhamento esteja correto e em seguida instale o cabo.
Engate do cabo
Assegure-se de que a extremidade interna assenta firmemente
no engate do cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
• Alavanca da frente
Aperte a alavanca do freio para
baixo, e depois passe o cabo
interior pelo orifício do cabo.
Conduite
Orifício do cabo
Cabo interno
• Batente exterior
1. Instale o batente exterior no tubo do guidão.
Torque de aperto :
1,5 - 2 N·m {15 - 20 kgf·cm}
Suporte de montagem
direta (M5)
Batente exterior
Parafuso de instalação
Chave Allen de 3 mm
Instale com o parafuso de ajuste apertado.
A faixa de ajuste para o parafuso de ajuste é de 6 voltas
completas.
2. Introduza o cabo e aplique o conduite.
Assegure-se de deixar um excesso de conduite sobrando,
mesmo se cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
Confirmação
Assegure-se de que o conduite
assenta firmemente no batente
exterior.
Substituindo a tampa da presilha
As pestanas na tampa da presilha encaixam em ranhuras
correspondentes na presilha.
Atenção às marcas:
R : direita
L : esquerda
Espalhe um pouco de álcool
de fricionar no interior da
tampa da presilha, a fim de
facilitar a instalação.
Cobertura da presilha
Chave Allen de
5 mm
Porca de montagem
Betente exterior
Cabo intemo
Conduite
f
1.6 mm
f
5 mm
Parafuso de ajuste
Torque de aperto :
6 - 8 N·m {60 - 80 kgf·cm}
Alavanca b
Ajuste do alcance
Se você quiser diminuir o alcance, remova o batente de
borracha e substitua-o pelo espaçador de almofada
acessório. (Dois tipos estão disponíveis: 4° e 8°.)
Engate do cabo
Extremidade interior
Instruções para o serviço técnico SI-6SF0A-002
ST-2300 / ST-2303
SI-6SF0A-002-06
Shimano Integração Total
Shimano Integração Total Características
A série Shimano Integração Total 2300 possui uma alavanca de controle de ação dupla, a qual
além de comandar os freios como alavanca de freio normal, pode ao mesmo tempo realizar o
câmbio das marchas quando apertada para dentro, no sentido do centro da bicicleta. Desta
maneira, é possível agora mudar as marchas mesmo tendo as mãos continuamente apoiadas
no guidão e nas alavancas dos freios.
Instalando o cabo de câmbio
Cabo utilizado
• Cabo interno (aço inoxidável)
• Conduite blindado SP40 (1)
• Conduite blindado SP40 (2)
SEALED
SP40
SP40
f
1.2 mm
f
4 mm
Instalação do cabo interno
Enfie o cabo interno na capa externa a partir da extremidade que tem
uma marca. Aplique graxa lubrificante a partir da extremidade que tem
a marca, a fim de manter a eficiência de operação do cabo.
Corte da capa externa
Ao cortar a capa externa, execute o corte do lado oposto ao lado que
tem a marca. Apãs o corte, arredonde a extremidade de modo que a
parte interior do orifício fique com um diâmetro uniforme.
Aplique a mesma tampa de extremidade externa à ponta da capa
externa que acaba de ser cortada.
Marca
Tampa de extremidade externa
1
2
Arame condutor
f
4 mm
Movimento
do câmbio
dianteiro
Coroas
dianteiras
Coroas
traseiras
Posição da corrente
Nota: A alavanca da frente só poderá
ser dobrada para dentro
quando a alavanca b for
pressionada uma ou
duas vezes.
Alavanca b
Puxar
Dobrar
Series
Alavanca de mudança
Cabo externo
Engrenagens
Câmbio dianteiro
Roda dentada
Suporte inferior
Câmbio traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi (cassette)
Corrente
Guia B.B.
2300
ST-2300 ST-2303
16
FH-2200
CS-HG50-8
CN-HG50
FD-2300
FC-2300
RD-2300
SM-SP17
24
FD-2303
FC-2303
SIS-SP40
BB-UN26 (LL113)BB-UN26 (MM110)
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o uso da seguinte
combinação.
Acione a alavanca b 2 ou mais vezes,
verifique no indicador se a posição mais baixa
está correta e em seguida fixe o cabo interno.
Acione pelo menos 2 - 3 vezes
Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as peças.
Peças frouxas, desgastadas ou danificadas podem causar a queda da bicicleta e
ferimentos sérios podem ocorrer como resultado. Recomendamos somente o uso de
peças de reposição originais da Shimano.
Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as peças.
Se os ajustes não forem realizados corretamente, a corrente pode soltar e isso pode
ocasionar sua queda da bicicleta, o que pode resultar em ferimentos graves.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e mantenha-as em um lugar
seguro para referência posterior.
Nota
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de marchas só deve ser feita
quando a roda dentada do pedivela estiver em movímento.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, use sempre a blindagem externa
especificada e o guia de cabo do descanso inferior.
• Se recomienda engrasar la superficie exterior del cable y el interior de la envoltura del
cable para asegurarse de que desliza correctamente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é extremamente desencorajado,
pois ele tende a comprometer a função de mudança de marcha SIS devido à alta
resistência do cabo.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de uso
normal.
• Contacte por gentileza um comerciante profissional de bicicletas, se tiver quaisquer
dúvidas relativas aos métodos de instalação, regulagem, manutenção e operação.
Observe ao usar o bloco de ajuste de alcance
(Espaçador de almofada)
Ao instalar o bloco de ajuste de
alcance de 8 graus, use um guidão de
tipo anatômico. Se um guidão de tipo
redondo for usado, o acionamento do
cabo pode tornar-se curto demais e
isso pode resultar em força de
frenagem insuficiente.
Tipo redondoTipo anatômico
ADVERTÊNCIA
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