Instruções para o serviço técnico
SI-6K20A-001
ST-6600
ST-6603
Shimano
Integração Total
Shimano Integração Total Características
A série Shimano Integração Total ULTEGRA possui uma alavanca
de controle de ação dupla, a qual além de comandar os freios como
alavanca de freio normal, pode ao mesmo tempo realizar o câmbio
das marchas quando apertada para dentro, no sentido do centro da
bicicleta. Desta maneira, é possível agora mudar as marchas
mesmo tendo as mãos continuamente apoiadas no guidão e nas
alavancas dos freios.
Cuidados a tomar durante a operação
(FD-6600 / 6600-G / 6603 / 6603-G)
A alavanca
b
F
também se move quando a alavanca
a
F é acionada. Entretanto, tome cuidado para não
aplicar pressão sobre a alavanca
b
F
. Da mesma
maneira, tome cuidado para não apertar a alavanca
a
F ao acionar a alavanca b
F
. Se ambas as alavancas
forem acionadas ao mesmo tempo, não será possível
fazer a troca das marchas.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a alavanca
frontal FD-6600 / 6600-G / 6603 / 6603-G antes do uso.
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos
sem notificação prévia. (Portuguese)
Operação das alavancas do
descarrilhador dianteiro
(FD-6600 / 6600-G)
• Alavanca aF : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Alavanca aF
Posição inicial
da alavanca
aF
Se o acionamento da alavanca a
F
não
conseguir efetuar a desejada mudança
de coroa, acione a alavanca a
F
mais
uma vez apenas na extensão do
percurso (x') a fim de completar a
operação na extensão do percurso (x),
o qual ficou faltando na primeira
tentativa.
Acionamento completo de
mudança da marcha
Acionamento
real
• Alavanca b
F
: Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Alavanca bF
Posição inicial
da alavanca
bF
Quando a alavanca b é acionada, existe uma posição de
retenção com clíque no momento em que é engatado o
compensador (mecanismo de prevenção de ruído) e uma
segunda posição de retenção com clíque
quando o acionamento de mudança de
marcha é completado. Depois de engatado o
compensador, o próximo
acionamento da alavanca
completará o acionamento
de mudança de marcha.
Operação das alavancas do
descarrilhador dianteiro
(FD-6603 / 6603-G)
• Alavanca aF : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Alavanca aF
Posição inicial
da alavanca
aF
Se o acionamento da alavanca a
F
não conseguir efetuar a desejada
mudança de coroa, acione a alavanca
a
F
mais uma vez apenas na extensão
do percurso (x') a fim de completar a
operação na extensão do percurso
(x), o qual ficou faltando na primeira
tentativa.
Acionamento completo
de mudança da marcha
Acionamento
real
• Alavanca
b
F : Muda da roda dentada maior para a roda
dentada intermediária
Alavanca bF
Posição inicial
da alavanca
bF
• Alavanca
b
F : Muda da roda dentada intermediária para
a roda dentada menor
<ST-6600 / 6600-G>
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício
do cabo de câmbio, pressione a alavanca
B
F
novamente até que o alinhamento esteja correto e em
seguida instale o cabo.
Engate do
cabo
Engate do
cabo
Extremidade interior
Assegure-se de que a extremidade interna assenta
firmemente no engate do cabo.
<ST-6603 / 6603-G>
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício
do cabo de câmbio, pressione a alavanca b
novamente até que o alinhamento esteja correto e em
seguida instale o cabo.
Assegure-se de que a extremidade interna assenta
firmemente no engate do cabo.
Engate do
cabo
Extremidade interior
Compensação (operação de prevenção de ruído)
Se a corrente estiver na coroa grande ou intermediária e
pinhão traseiro maior, a corrente irá roçar contra a placa
interna do desengate dianteiro e produzirá um ruído
característico. Quando isto acontecer, pressione
levemente a alavanca b (até ouvir um clique), isto faz
com que o desengate se desloque levemente em
direção à coroa menor, eliminando assim o ruído.
Se a placa externa do desengate dianteiro e a corrente
fizerem contato e gerarem um ruído quando a corrente
estiver na coroa menor ou intermediária e em uma das
pinhões menores, pressione levemente a alavanca a
para mover o deslocar levemente o desengate dianteiro
em direção à coroa maior para eliminar o ruído.
Posição da corrente
Movimento do
descarrilhador
dianteiro
• Batente exterior
1. Instale o batente exterior no tubo do guidão.
Torque de aperto :
1.5 - 2 Nm {15 - 20 kgfcm}
Suporte de montagem
direta (M5)
Batente exterior
Parafuso de instalação
Chave Allen de 3 mm
Instale com o parafuso de ajuste apertado.
A faixa de ajuste para o parafuso de ajuste é de 6 voltas
completas.
2. Introduza o cabo e aplique o conduite.
Confirmação
Assegure-se de que o
conduite assenta
firmemente no batente
exterior.
Betente exterior
Cabo intemo
Conduite
Parafuso de ajuste
Assegure-se de deixar um excesso de conduite
sobrando, mesmo se cortar o mesmo no
comprimento total do guidão.
Informações gerais de segurança
ADVERTÊNCIA
• Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço
antes de instalar as peças.
Peças frouxas, desgastadas ou danificadas podem causar
ferimentos no usuário. Recomendamos somente o uso de
peças de reposição originais da Shimano.
• Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço
antes de instalar as peças.
Se os ajustes não forem realizados corretamente, a corrente
pode soltar e isso pode ocasionar sua queda da bicicleta, o
que pode resultar em ferimentos graves.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e
mantenha-as em um lugar seguro para referência posterior.
Nota
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de
marchas só deve ser feita quando a roda dentada do pedivela
estiver em movímento.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, use sempre a
blindagem externa especificada e o guia de cabo do descanso
inferior.
• Se recomienda engrasar la superficie exterior del cable y el
interior de la envoltura del cable para asegurarse de que
desliza correctamente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é
extremamente desencorajado, pois ele tende a comprometer a
função de mudança de marcha SIS devido à alta resistência
do cabo.
• A ponta do revestimento que tem a cobertura de alumínio
deve ester do lado da caixa de velocidades.
lado da caixa de
velocidades
cobertura de 4 mm
cobertura de plástico ou
capcobertura de 4 mm
cobertura de alumínio
Series
Alavanca de mudança
Cabo externo
Engrenagens
Desengate dianteiro
Roda dentada
Desengate traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi
(cassette)
Corrente
Guia B.B.
Operação
Alavanca
B
F
Alavanca A
F
: Muda do pinhão menor para o pinhão maior atrás
Alavanca
B
F
: Muda do pinhão maior para o pinhão menor atrás
Alavanca a
F
: Muda da coroa menor para a coroa maior no pedivela
Alavanca b
F
: Muda da coroa maior para a coroa menor no pedivela
Traseiro Dianteiro
Alavanca AF
Alavanca bF
Alavanca aF
Todas as alavancas retornam à posição inicial se forem
soltas.
• Alavanca AF : Muda do pinhão menor para o pinhão
maior atrás
A Alavanca
AF é retida com um clíque nas posições ⁄,
¤, e ‹.
Operação das alavancas do descarrilhador traseiro
Alavanca AF
Posição inicial
da alavanca
AF
‹ Clíque
¤ Clíque
⁄ Clíque
Por ex.: do 4º para o 3º
A alavanca B
F
também se move quando a alavanca
AF é acionada. Entretanto, tome cuidado para não
aplicar pressão sobre a alavanca
B
F
. Da mesma
maneira, tome cuidado para não apertar a alavanca
AF ao acionar a alavanca B
F
. Se ambas as alavancas
forem acionadas ao mesmo tempo, não será possível
fazer a troca das marchas.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal RD-6600 / 6600-G antes do uso.
Cuidados a tomar durante a operação
Acionamento completo
de mudança da coroa
Clíque
Operação do
compensador
Clíque
Clíque
Acionamento completo
de mudança da coroa
Clíque
Clíque
Clíque
Montagem no guidão
Fixe o conjunto por meio do porca de montagem na parte
exterior da presilha. Recoloque a
cobertura da presilha e utilize
uma chave Allen de 5 mm
para apertar
completamente o
parafuso.
Cabo utilizado
• Cabo interno (aço inoxidável) •••••
• Conduite SLR •••••••••••••••••••••••••
Nota:
A alavanca da frente só poderá ser
dobrada para dentro quando a
alavanca b
F
for pressionada uma
ou duas vezes.
Montagem
Montagem do cabo do freio
Assegure-se de deixar um excesso de cabo sobrando,
mesmo se cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
1. Dobre a alavanca para dentro (tal como na operação de
troca de marcha) a fim de facilitar a introdução do cabo
no engate do cabo.
Alavanca bF
2. Introduza o cabo interno.
Cabo interno
Engate do cabo
3. Fixe o guia exterior ao cabo interno e ajuste o
acoplamento angular à presilha da alavanca.
Nota: Não limpe ou remova a graxa que reveste o cabo
interno. Além disso, tenha cuidado para que o
cabo interno não acumule poeira ou matérias
estranhas.
Presilha da
alavanca
Acoplamento angular
do guia exterior
Cabo interno
Guia exterior
(Peças vendidas
separadamente)
4. Aplique o conduite ao cabo interno e na presilha da
alavanca ao longo do guia exterior.
Suporte exterior
Guia
exterior
Assegure-se de que a
extremidade interior assenta
firmemente no engate do
cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
Conduite
5. Aplique o conduite ao longo da parte frontal do guidão e
cubra-o com o guia exterior. Em seguida, corte o guia
exterior de acordo com o comprimento do guidão e
fixe-o improvizadamente com fita adesiva.
6. Finalmente, envolva todo o guidão com a fita de
cobertura.
Fita adesiva Conduite
Guia exterior
Puxar
Dobrar
Cobertura da presilha
Chave Allen
de 5 mm
Porca de montagem
f
1.6 mm
f
5 mm
Torque de aperto :
6 - 8 N·m {60 - 80 kgf·cm}
Acione a alavanca B
F
9 vezes ou
mais a fim de colocar a alavanca
na posição mais elevada.
Aperte a alavanca do freio para
baixo, e depois passe o cabo
interior pelo orifício do
cabo.
• Alavanca de trás
Acione pelo
menos 9 vezes
Cabo interior
Orifício do cabo
• Alavanca da frente
Acione a alavanca b
F
2 vezes ou
mais a fim de colocar a alavanca
na posição mais baixa.
Alavanca
b
F
Acione pelo menos 2 vezes
Aperte a alavanca do freio
para baixo, e depois passe
o cabo interior pelo orifício
do cabo.
Conduite
Orifício do cabo
Cabo interno
Alavanca B
F
Aplique a mesma tampa de extremidade externa à ponta
da capa externa
que acaba de ser
cortada.
Instalando o cabo de câmbio
Cabo utilizado
• Cabo interno
(aço inoxidável)
• Conduite blindado SP41 (⁄)
• Conduite blindado SP41 (¤)
Tampa de extremidade externa
⁄
¤
Arame condutor
Manutenção
Desmontagem da presilha e
alavanca
1. Retire a tampa do sensor e utilize uma chave Allen de
2mm para remover o parafuso de fixação do pino da
alavanca, na parte inferior do suporte.
2. Introduza uma chave Allen de 2.5 mm ou qualquer
ferramenta semelhante no orifício do pino da alavanca,
e bata suavemente com um martelo de plástico a fim
de forçar o pino da alavanca para fora. Depois que o
pino da alavanca saíu, poderão ser desmontados os
corpos da presilha e da alavanca.
Em seguida, puxe o cabo do sensor para fora do corpo
do suporte.
Montando a presilha e alavanca
1. Instale o engate do cabo no membro do rolamento
da alavanca e monte a mola de retorno.
Membro do
rolamento
Engate do
cabo
Mola de
retorno
Monte a ponta da mola no
orifício do membro do
rolamento. Note que a
mola tem um lado direito e
um lado esquerdo.
Orifício
¤
⁄
Sensor
Cabo do sensor
Corpo da alavanca
Corpo do suporte
Nota:
Quando retirar o cabo do sensor, não exerça muita
força ao puxar o cabo, caso contrário poderá
danificar o sensor. Utilize uma ferramenta para
segurar o sensor no sítio e puxe cuidadosamente o
cabo para fora.
Parafuso de fixação
do pino da alavanca
Chave Allen de 2 mm
Tampa do sensor
2. Aplique a ferramenta especial de instalação para a
mola de retorno.
Ferramenta de instalação da
mola de retomo (TL-ST03)
Substituindo a tampa da presilha
As pestanas na tampa da presilha encaixam em
ranhuras correspondentes na presilha.
Atenção às marcas:
R: direita
L: esquerda
Espalhe um pouco de
álcool de fricionar no
interior da tampa da
presilha, a fim de facilitar
a instalação.
6. Aperte o parafuso de fixação do pino da alavanca
até que o seu topo fique igualado com a superfície
da presilha.
Finalmente, instale a tampa do sensor.
Ferramenta de
instalação da mola
de retorno
3. Primeiro insira o cabo do sensor no corpo do
suporte e depois instale o corpo do suporte e o
corpo da alavanca. Tome cuidado para que neste
momento a ponta da
mola de retorno não
fique saliente do
orifício no membro
do rolamento.
Alavanca
suporte
4. Alinhe os orifícios do pino e depois encaixe o pino
da alavanca pressionando-o na devida posição.
Pino da alavanca
Parafuso de
fixação do pino
da alavanca
A posição correta é
quando a depressão
arredondada no pino da
alavanca fica alinhada com
o parafuso de fixação do
pino da alavanca.
5. Retire a ferramenta de
instalação da mola de
retorno utilizando um
alicate.
Assegure-se de que a mola está corretamente
posicionada.
Torque de aperto :
1 N·m {10 kgf·cm}
Parafuso de fixação
do pino da alavanca
Chave Allen de 2 mm
Tampa do sensor
ULTEGRA
ST-6600
ST-6600-G
20
SP41
FH-6600
CS-6600
CN-6600
FD-6600
FD-6600-G
FC-6600
FC-6601-G
ST-6603
ST-6603-G
30
FD-6603
FD-6603-G
FC-6603
FC-6604-G
RD-6600-SS
RD-6600-SS-G
RD-6600-GS
RD-6600-GS-G
SM-SP17
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o
uso da seguinte combinação.
• Uma graxa especial deve ser utilizada para o cabo de
mudança de marchas (SIS-SP41). Não utilize graxa DURA-
ACE ou outros tipos de graxa, do contrário, poderá provocar
uma deterioração no desempenho de mudança de marchas.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou
deterioração resultante de uso normal.
• Contacte por gentileza um comerciante profissional de
bicicletas, se tiver quaisquer dúvidas relativas aos métodos de
instalação, regulagem, manutenção e operação.
Se você usa um guidão de carbono, pode ser necessário
diminuir o torque de aperto para evitar causar danos ao
guidão. Consulte o fabricante da bicicleta ou do guidão, em
relação ao nível adequado de torque de aperto para o
guidão de carbono.