Shimano ST-2200 Service Instructions

Tipo
Service Instructions

Este manual também é adequado para

R
Informações gerais de segurança
ADVERTÊNCIA
• Quando instalar qualquer peça, obtenha e leia com atenção as instruções de serviço.
Uma peça solta, gasta ou danificada poderá causar ferimentos ao ciclista.
Recomenda-se explicitamente que sejam apenas utilizadas peças de reposição genuínas
da Shimano.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e mantenha-as em um lugar
seguro para referência posterior.
Nota
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de marchas só deve ser feita
quando a roda dentada do pedivela estiver em movímento.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, use sempre a blindagem externa
especificada e o guia de cabo do descanso inferior.
• Se recomienda engrasar la superficie exterior del cable y el interior de la envoltura del
cable para asegurarse de que desliza correctamente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é extremamente desencorajado,
pois ele tende a comprometer a função de mudança de marcha SIS devido à alta
resistência do cabo.
• Gire o pino de ajustamento com uma chave de fenda de ponta achatada com uma
largura de ponta de 3mm e espessura de 0.5mm.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou
deterioração resultante de uso normal.
• Contacte por gentileza um comerciante profissional de bicicletas,
se tiver quaisquer dúvidas relativas aos métodos de instalação,
regulagem, manutenção e operação.
SP40
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese)
Series
Dianteiro
Traseiro
Alavanca de
mudança
Cabo externo
Engrenagens
Desengate dianteiro
Roda dentada
Suporte inferior
Desengate traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi (cassette)
Corrente
Guia B.B.
2200
SIS-SP40
BB-UN26
RD-2200
FH-2200
CS-HG50-8
CN-HG50 / CN-HG40
SM-SP17 / SM-SP18
ST-2200
ST-2200
16
FD-2200
FC-2200
ST-2203
ST-2200
24
FD-2203
FC-2203
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o uso da seguinte
combinação.
Instruções para o serviço técnico
SI-6LX0B
Shimano Integração Total Características
A série Shimano Integração Total 2200 possui uma alavanca de controle de ação dupla, a qual
além de comandar os freios como alavanca de freio normal, pode ao mesmo tempo realizar o
câmbio das marchas quando apertada para dentro, no sentido do centro da bicicleta. Desta
maneira, é possível agora mudar as marchas mesmo tendo as mãos continuamente apoiadas
no guidão e nas alavancas dos freios.
Operação das alavancas do
descarrilhador traseiro
Alavanca A : Muda do pinhão menor para o pinhão maior
atrás
A alavanca
A é retida com um clíque nas posições 1 e 2.
Operação das alavancas do
descarrilhador dianteiro (FD-2200)
Alavanca a : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Alavanca b : Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Quando a alavanca b é acionada,
existe uma posição de retenção
com clíque no momento em que é
engatado o compensador
(mecanismo de prevenção de
ruído) e uma segunda posição de
retenção com clíque quando o
acionamento de mudança de
marcha é completado. Depois de
engatado o compensador, o
próximo acionamento da alavanca completará o
acionamento de mudança de marcha. b
Compensação (operação do mecanismo de
prevenção de ruído)
Se a corrente estiver na coroa maior do pedivela e no
pinhão maior da roda traseira, a corrente ficará
roçando contra a placa-guia do descarrilhador
dianteiro, provocando o conhecido ruído característico.
Quando isto acontecer, aperte
ligeiramente a alavanca b (até
ao ponto em que ela fica retida
com um clíque); isto faz com que
o descarrilhador dianteiro se
desloque ligeiramente na direção
da coroa menor, eliminando
assim o ruído.
Se o acionamento da alavanca a não
conseguir efetuar a desejada mudança
de coroa, acione a alavanca a mais
uma vez apenas na extensão do
percurso (x') a fim de completar a
operação na extensão do percurso (x),
o qual ficou faltando na primeira
tentativa.
Operação das alavancas do
descarrilhador dianteiro (FD-2203)
Alavanca a : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
ST-2200 ST-2203
Montagem no guidão
Fixe o conjunto por meio do porca de montagem na parte exterior da
presilha. Recoloque a cobertura da presilha e utilize uma chave Allen
de 5 mm para apertar
completamente o parafuso.
Montagem do cabo do freio
Instalando o cabo de câmbio
Cabo utilizado
• Cabo interno (aço inoxidável)
Cabo utilizado
• Cabo interno (aço inoxidável) ・・
• Conduite SLR ・・・・・・・・・・・・・
• Conduite blindado SP40 (1)
• Conduite blindado SP40 (2)
2
1
Substituindo a tampa da presilha
As pestanas na tampa da presilha encaixam em ranhuras
correspondentes na presilha.
Espalhe um pouco de álcool de fricionar no
interior da tampa da presilha, a fim de
facilitar a instalação.
Batente exterior
1.
Instale o batente exterior no tubo do guidão.
Alavanca de trás
2. Introduza o cabo e aplique o conduite.
Alavanca B : Muda do pinhão maior para o pinhão
menor atrás
Aperte a alavanca B uma vez a fim de mudar de um
pinhão grande para o próximo menor.
1 : Muda um pinhão
Por ex.: do 3º para o 4º
2 : Muda rapidamente dois
pinhões
Por ex.: do 3º para o 5º
Alavanca A : Muda do pinhão menor para o pinhão
maior atrás
Alavanca B : Muda do pinhão maior para o pinhão
menor atrás
Alavanca a : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Alavanca b : Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Todas as alavancas retornam à posição
inicial se forem soltas.
Assegure-se de deixar um excesso de conduite sobrando,
mesmo se cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
Assegure-se de deixar um excesso de cabo sobrando, mesmo
se cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
ST-2200
ST-2203
Shimano
Integração Total
Operação
Montagem
Cuidados a tomar durante a operação
(FD-2200/FD-2203)
Entretanto, tome cuidado para não aplicar pressão
sobre a alavanca b ao acionar a alavanca a Da
mesma maneira, tome cuidado para não apertar a
alavanca a ao acionar a alavanca b Se ambas as
alavancas forem acionadas ao mesmo tempo, não
será possível fazer a troca das marchas.
Traseiro Dianteiro
Alavanca B
Alavanca A
Alavanca b
Alavanca a
Torque de aperto :
1.5 - 2 N·m {15 - 20 kgf·cm}
Torque de aperto :
6 - 8 N·m {60 - 80 kgf·cm}
Batente exterior
Suporte de montagem direta
(M5)
Arame condutor
Cobertura da presilha
Porca de montagem
Chave Allen de 5
mm
Engate do cabo
Guia exterior
(Peças vendidas separadamente)
Cabo interno
Acoplamento angular
do guia exterior
Guia exterior
Conduite
Fita adesiva
Conduite
Cabo interno
Suporte exterior
Orifício de confirmação
Presilha da
alavanca
Parafuso de ajuste
Parafuso de instalação
Chave Allen de 3 mm
Conduite
Cabo intemo
Betente exterior
Instale com o parafuso de ajuste apertado.
A faixa de ajuste para o parafuso de ajuste é de 6 voltas
completas.
Confirmação
Assegure-se de que o conduite
assenta firmemente no batente
exterior.
Atenção às marcas:
R : direita
L : esquerda
f
1.2 mm
f
1.6 mm
f
4 mm
f
4 mm
Corte da capa externa
Ao cortar a capa externa, execute o corte do lado oposto ao lado
que tem a marca. Apãs o corte, arredonde a extremidade de modo
que a parte interior do orifício fique com um diâmetro uniforme.
Aplique a mesma tampa de extremidade externa à ponta da capa
externa que acaba de ser cortada.
Tampa de extremidade externa
Instalação do cabo interno
Enfie o cabo interno na capa externa a partir da extremidade que
tem uma marca. Aplique graxa lubrificante a partir da extremidade
que tem a marca, a fim de manter a eficiência de operação do
cabo.
1. Dobre a alavanca para dentro (tal como na operação de troca de
marcha) a fim de facilitar a introdução do cabo no engate do cabo.
3. Fixe o guia exterior ao cabo interno e ajuste o acoplamento
angular à presilha da alavanca.
Nota: Não limpe ou remova a graxa que reveste o cabo interno.
Além disso, tenha cuidado para que o cabo interno não
acumule poeira ou matérias estranhas.
4. Aplique o conduite ao cabo interno e na presilha da alavanca ao
longo do guia exterior.
5. Aplique o conduite ao longo da parte frontal do guidão e cubra-o
com o guia exterior. Em seguida, corte o guia exterior de acordo
com o comprimento do guidão e fixe-o improvizadamente com fita
adesiva.
6. Finalmente, envolva todo o guidão com a fita de cobertura.
Assegure-se de que o conduite assenta
firmemente no suporte exterior. Puxe a
cobertura da presilha a fim de por à
vista o orifício no lado da presilha,
através do qual pode ser confirmado
visualmente o encaixe perfeito.
2. Introduza o cabo interno.
Marca
Orifício do cabo
Cabo interior
Engate do cabo
Pressione a alavanca B repetidamente
pelo menos 7 vezes a fim de assegurar
que o mecanismo fique na marcha mais
alta antes de proceder à montagem.
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício do cabo de
câmbio, pressione a alavanca B novamente até que o
alinhamento esteja correto e em seguida instale o cabo.
Assegure-se de que a extremidade interna assenta firmemente
no engate do cabo.
Aperte a alavanca do freio para baixo, e
depois passe o cabo interior pelo orifício
do cabo.
Alavanca B
Acione pelo menos 7
vezes
Alavanca da frente
Pressione a alavanca b pelo menos 2 a
3 vezes antes de instalar.
Aperte a alavanca do freio para
baixo, e depois passe o cabo
interior pelo orifício do cabo.
Alavanca b
Acione pelo
menos 2 - 3 vezes
Extremidade interior
Engate do cabo
Cabo interno
Conduite
Orifício do cabo
f
5 mm
Puxar
Dobrar
Nota: A alavanca da frente só poderá
ser dobrada para dentro quando
a alavanca b for pressionada
uma ou duas vezes.
Alavanca b
Posição inicial da
alavanca B
Alavanca A
2 Clíque
1 Clíque
Assegure-se de que a
extremidade interior
assenta firmemente no
engate do cabo.
Engate do cabo
Guia exterior
Extremidade interior
x
x'
34
Por ex.: do 4º para o 3º
34
35
Posição inicial da
alavanca A
Posição inicial da
alavanca a
Posição inicial da
alavanca b
Alavanca b : Muda da roda dentada maior para a roda
dentada intermediária
Posição inicial da
alavanca b
Acionamento completo de
mudança da coroa Clíque
Alavanca b : Muda da roda dentada intermediária para
a roda dentada menor
Clíque
Posição da corrente
Acionamento real
Acionamento completo
de mudança da marcha
Cuidados a tomar durante a operação
Entretanto, tome cuidado para não aplicar pressão
sobre a alavanca B ao acionar a alavanca A.Da
mesma maneira, tome cuidado para não apertar a
alavanca A ao acionar a alavanca B. Se ambas as
alavancas forem acionadas ao mesmo tempo, não
será possível fazer a troca das marchas.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal RD-2200 antes do uso.
Alavanca a
2
1
Posição inicial da
alavanca a
Alavanca a
< ST-2200 >
Movimento do
descarrilhador dianteiro
Quando a alavanca a é
acionada, existe uma
posição de retenção com
clíque no momento em
que é engatado o
compensador
(mecanismo de
prevenção de ruído) e
uma segunda posição de
retenção com clíque
quando o acionamento de
mudança de marcha é completado. Depois de engatado
o compensador, o próximo acionamento da alavanca
completará o acionamento de mudança de marcha.
Compensação (operação do mecanismo de
prevenção de ruído)
Se a corrente estiver na coroa menor do pedivela e em
um pinhão pequeno da roda traseira, a corrente ficará
roçando contra a placaguia do descarrilhador dianteiro,
provocando o conhecido ruído característico. Quando
isto acontecer, aperte ligeiramente a alavanca a (até
ao ponto em que ela fica retida com um clíque); isto
faz com que o descarrilhador dianteiro se desloque
ligeiramente na direção da coroa maior, eliminando
assim o ruído.
Acionamento
completo de
mudança da
coroa Clíque
Operação do
compensador
Clíque
Clíque
< ST-2203 >
Posição da corrente
Coroas
dianteiras
Coroas
traseiras
Movimento do
descarrilhador dianteiro
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal FD-2200 / FD-2203 antes do uso.
Operação do
compensador
Acionamento
completo de
mudança da
coroa Clíque
Clíque
Clíque
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Este manual também é adequado para