Shimano SM-DBOIL Service Instructions

Tipo
Service Instructions
Instruções para o serviço técnico SI-0061A-002
Adicionando óleo mineral e
purgando o ar
7. Com a alavanca do freio pressionada, abra e feche o bico de drenagem sucessiva e
rapidamente (aproximadamente 0,5 segundos de cada vez) para libertar quaisquer bolhas
de ar que se encontrem nos estribos. Repita este procedimento umas 2 ou 3 vezes. Em
seguida volte a apertar o bico de drenagem.
9. Incline a alavanca do freio para trás num ângulo de 30
graus, e então repita o passo 8 e verifique se não resta
mais ar. Próximo passo, incline à alavanca do freio para
frente num ângulo de 30 graus, e então repita o passo 8 e
verifique se não resta mais ar. Repita esses passos até as
bolhas de ar pararem de aparecerem.
10. Tampe o cano de óleo com o óleo da entrave, pois, o
óleo interno do cano não pode sair, logo remova o óleo
de cano e recoloque a sangria. Para completar, aperte a
sangria até o óleo fluir para fora para certificar-se que
não há bolhas de ar dentro do tanque reservatório.
* Não opere a alavanca do freio neste momento, caso
contrário o ar pode entrar dentro do cilindro.
Um cano de óleo e um bujão para o óleo serão
necessário quando ‘sangrar’ o ar.
Remoção da sangria
Óleo de cano
Óleo da entrave
2. Prenda uma chave de encaixe de 7 mm, preencha a seringa com óleo e
conecte uma mangueira ao bico de drenagem. A seguir, afrouxe o bico de
drenagem 1/8 de volta para abrir. Empurre o êmbolo da seringa para
adicionar óleo. O óleo começará a
sair do cano de óleo. Continue
adicionando óleo até que não haja
mais ar misturado ao óleo que está
saindo.
3. Assim que o ar parar de sair, feche temporariamente o bico de drenagem.
Não aperte e solte continuamente a alavanca
neste ponto.
Se isso não for observado, bolhas de ar podem
permanecer misturadas ao óleo dentro do compasso
e a sangria do ar demorará mais. (Se a alavanca for
continuamente apertada e solta, drene todo o óleo
para fora e depois acrescente óleo novamente.)
Saco
Bico de drenagem
1. Ajuste a alavanca do freio
para que ela fique paralela
ao solo, logo remova a
sangria superior e coloque o
cano do óleo e o óleo da
entrave.
5. O nível do óleo no cano de óleo cairá neste momento, por isso continue
acrescentando óleo para manter o nível do óleo para que o ar não seja
sugado através da porta (de modo que o ar não entre através da porta).
Torque de aperto:
4 - 6 N·m {40 - 60 kgf·cm}
Bico de drenagem
Operação da alavanca
Solta Um pouco dura Dura
8. Se a alavanca do freio for então acionada, as bolhas de ar no sistema sobem
através da entrada para cano de óleo. Quando as bolhas deixarem de
aparecer, pressione a alavanca do freio até ao máximo possível. A condição
normal é a de a alavanca ficar firme neste ponto.
Torque de aperto:
0.3 - 0.5 N·m {3 - 5 kgf·cm}
6. Uma vez que o ar para de sair do bico de drenagem, aperte
temporariamente o bico de drenagem e retire o óleo da entrave.
Óleo da entrave
4. Coloque uma chave de encaixe de 7 mm no local como é mostrado na
ilustração, e então prenda um saco no tubo. Conecte o tubo ao bico de
sangria, então afrouxe o bico de sangria. Depois de algum tempo, o óleo e o
ar fluirão naturalmente do bico de drenagem para o tubo. Dessa forma será
possível extrair facilmente a maior parte do ar remanescente no sistema de
freios. Sacudir a mangueira levemente, dar leves batidas no tanque do
reservatório ou compasso com uma chave de fenda ou mover a posição do
compasso pode ajudar neste momento.
* Instruções de Serviço em outros idiomas estão disponíveis em :
http://techdocs.shimano.com
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese)
SI-0061A-002-06
  • Page 1 1

Shimano SM-DBOIL Service Instructions

Tipo
Service Instructions