Shimano BR-M975 Service Instructions

Tipo
Service Instructions
Garrafa de óleo
Bico de drenagem
1. Posicione o tanque do reservatório de modo que esteja
paralelo ao solo e, em seguida, remova a tampa do tanque
do reservatório. (Consulte a etapa 1 em “Acrescentando óleo
e sangrando ar no tanque do reservatório”)
2. Prenda uma chave de encaixe de 7 mm, preencha a seringa
com óleo e conecte uma mangueira ao bico de drenagem. A
seguir, afrouxe o bico de drenagem 1/8 de volta para abrir.
Empurre o êmbolo da seringa para adicionar óleo. O óleo
começará a sair do tanque do reservatório. Continue
adicionando óleo até que não haja mais ar misturado ao óleo que está saindo. (Se estiver usando
a ferramenta de sangria da Shimano, certifique-se de ler as instruções de serviço para a
ferramenta de sangria da Shimano.)
3. Assim que o ar parar de sair, feche temporariamente o bico de drenagem. (Se a Ferramenta de
sangria Shimano tiver sido instalada na alavanca do freio neste momento, remova a Ferramenta de
sangria Shimano.)
4. Conecte a garrafa de óleo ao bico de drenagem, então afrouxe o bico de drenagem. Depois de
algum tempo, o óleo e o ar fluirão naturalmente do bico de drenagem para o tubo da garrafa de
óleo. Dessa forma será possível extrair facilmente a maior parte do ar remanescente no sistema de
freios.
Sacudir a mangueira levemente ou dar leves batidas no tanque do reservatório no compasso com
uma chave de fenda pode ajudar ou mova a posição do compasso neste momento.
Não aperte e solte continuamente a alavanca neste ponto.
Se isso não for observado, bolhas de ar podem permanecer misturadas
ao óleo dentro do compasso e a sangria do ar demorará mais. (Se a
alavanca for continuamente apertada e solta, drene todo o óleo para fora
e depois acrescente óleo novamente.)
Nota:
Não utilize um enchedor de fluído de freios pois poderia provocar a formação de pequenas
bolhas de ar, as quais poderiam causar uma grave redução no desempenho da frenagem.
9. Encha o tanque reservatório com óleo e em seguida volte a colocar a tampa do tanque. Ao colocar
a tampa, encha o tanque reservatório com óleo até transbordar, para se assegurar que não ficam
quaisquer bolhas de ar dentro do tanque reservatório.
Além disso, tenha cuidado para não derramar óleo em peças como o rotor ou as almofadas do
freio.
10. Volte a ajustar a alavanca do freio para a sua posição original.
6. Quando o ar parar de sair do bico de drenagem, aperte temporariamente o bico de drenagem.
7. Com a alavanca do freio pressionada, abra e feche o bico de drenagem sucessiva e rapidamente
(aproximadamente 0,5 segundos de cada vez) para libertar quaisquer
bolhas de ar que se encontrem nos estribos. Repita este
procedimento umas 2 ou 3 vezes. Em seguida volte a apertar o
bico de drenagem.
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese)
Tubo flexível
Diafragma
Diafragma
Base do tanque do
reservatório
Diafragma
Tanque
reservatório
Tanque reservatório
Estribos
Operação da alavanca
Solta
Um pouco dura Dura
1. Com o espaçador para sangria (amarelo) ainda conectado aos compassos, posicione a bicicleta
em um apoio para bicicletas ou semelhante, conforme indicado na ilustração.
Posicione-a de tal maneira que a
alavanca do freio fique paralela
ao chão, depois remova o
tanque do reservatório.
Posicione a bicicleta de modo que o tanque do reservatório esteja
paralelo ao solo e em seguida remova a tampa do tanque do
reservatório.
Nota : Durante a remontagem, posicione o
diafragma alinhado ao mesmo ângulo
da base do tanque de reserva.
3. Desaperte o bico de drenagem em 1/8 de volta para o abrir
e depois derrame o óleo para o tanque reservatório.
Enquanto faz isto, acione suavemente a alavanca do freio
para ajudar a embeber o sistema com o óleo.
4. Sairá óleo do bico de drenagem periodicamente a cada 5 minutos, em média.
5. Depois de algum tempo, o óleo e o ar fluirão naturalmente do bico de drenagem para o tubo.
Dessa forma será possível extrair facilmente a maior parte do ar remanescente no sistema de
freios. Sacudir a mangueira levemente, dar leves batidas no tanque do reservatório ou compasso
com uma chave de fenda ou mover a posição do compasso pode ajudar neste momento.
8. Se a alavanca do freio for então acionada, as bolhas de ar no sistema sobem
através da entrada para o tanque reservatório. Quando as bolhas deixarem
de aparecer, pressione a alavanca do freio até ao máximo possível. A
condição normal é a de a alavanca ficar firme neste ponto.
A alavanca do freio
deve estar paralela
ao chão.
Chave inglesa
(7mm)
Tubo
Bico de drenagem
Saco
2. Coloque uma chave inglesa no lugar, prenda um saco ao
tubo e em seguida coloque este no bico de drenagem,
conforme indicado na ilustração.
Tubo
Bico de drenagem
Saco
Tanque reservatório
Instruções para o serviço técnico SI-0037A-002
Adicionando óleo mineral e
purgando o ar
Acrescentando óleo e purgando o ar no tanque do
reservatório
Acrescentando óleo e purgando o ar no compasso usando
uma seringa (incluindo o Kit de sangria Shimano)
Torque de aperto:
0.3 - 0.5 N·m {3 - 5 kgf·cm}
Torque de aperto:
4 - 6 N·m {40 - 60 kgf·cm}
O nível do óleo no tanque
do reservatório cairá neste
momento, por isso continue
acrescentando óleo para
manter o nível do óleo para
que o ar não seja sugado
através da porta (de modo
que o ar não entre através
da porta).
5. Execute as etapas 6 a 10 em “Acrescentando óleo e sangrando ar no tanque do reservatório”.
O nível do óleo no tanque
do reservatório cairá neste
momento, por isso continue
acrescentando óleo para
manter o nível do óleo para
que o ar não seja sugado
através da porta (de modo
que o ar não entre através
da porta).
< Tipo de BL >
< Tipo de ST >
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