TIPOLOGIA DAS BICICLETAS E CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
ANTES DE USAR A BICICLETA
A Berg Cycles disponibiliza diferentes classes de bicicletas, desenhadas para utilizações específicas, apresentadas na tabela se-
guinte. O uso da sua bicicleta em situações contrárias às recomendadas pode resultar em acidentes e danos pessoais e materiais.
ADVERTÊNCIA GERAL
Andar de bicicleta pode ser uma atividade perigosa mesmo que o faça em ambiente controlado. A manutenção apropriada da
bicicleta é da sua responsabilidade e contribui para a redução do risco de acidentes. Este manual contém “advertências” e “pre-
cauções” relacionadas com as consequências da falta de manutenção e inspeção da sua bicicleta. Muitas dessas advertências e
precauções referem risco de quedas e acidentes. Qualquer queda pode resultar em ferimentos graves, incluindo a morte.
Não repetiremos a advertência de uma possível lesão ou morte, a cada vez que se mencionar o risco de queda ou acidente.
UTILIZAÇÃO DE CADEIRA DE BEBÉ/TRANSPORTE DE BAGAGEM/ATRELADO:
Poderá utilizar um sistema de transporte de bagagem/cadeira de bebé/atrelado nas bicicletas citadinas e de trekking (a compati-
bilidade dependerá de qual sistema de transporte escolhido). A compatibilidade com as bicicletas de montanha também poderá
ser possível, dependendo do tipo de sistema de transporte. Não utilize qualquer dispositivo de transporte (transporte de bagagem/
cadeira de bebé/atrelado) em bicicletas construídas em materiais compósitos. Contacte sempre o seu distribuidor para saber a
compatibilidade da sua bicicleta com os vários sistemas de transporte disponíveis no mercado.
Qualquer utilização de sistemas de transporte de bagagem/cadeira de bebé/ atrelado interfere com a estabilidade e a condução
da sua bicicleta.
Deverá solicitar a montagem destes sistemas ao seu distribuidor, uma vez que uma montagem deficiente poderá resultar em risco
de acidentes e lesões (físicas e materiais).
Antes de utilizar a sua bicicleta equipada com qualquer sistema de transporte deverá verificar o bom funcionamento do mesmo.
Verifique os apertos dos parafusos de fixação e a não existência de folgas.
O peso limite indicado pelos fabricantes destes sistemas de transporte não deverá ser ultrapassado em qualquer circunstância.
Nota: Em bicicletas de cidade ou trekking deverá cobrir qualquer mecanismo de mola (caso aplicado) se utilizar uma cadeira de bebé
para evitar danos físicos à criança.
UTILIZAÇÃO DE ACESSÓRIOS NÃO MONTADOS DE ORIGEM NA BICICLETA
UTILIZAÇÃO DE EXTENSORES AERODINÂMICOS EM BICICLETAS DE CORRIDA
O uso de extensores aerodinâmicos na sua bicicleta de corrida poderá condicionar a condução da mesma, interferindo com o com-
portamento da direção e da travagem. Deverá testar a sua bicicleta montada com extensores aerodinâmicos num local calmo para
se ambientar à sua condução. Trave sempre com mais antecedência e evite movimentos bruscos na direção.
MONTAGEM DE ACESSÓRIOS NÃO FORNECIDOS COM A BICICLETA
Caso detete que a sua bicicleta tenha sido fornecida com algum acessório não montado contacte o seu distribuidor. Os acessórios
de visibilidade (luzes, refletores e campainha) poderão não estar montados quando a sua bicicleta é fornecida. Por favor contacte o
seu distribuidor para assegurar uma montagem correta destes acessórios. Deverá solicitar junto do seu distribuidor peças de subs-
tituição (p.e. pilhas ou lâmpadas) caso necessite. Para montar os pedais, por favor tenha em atenção a inscrição do lado correto
de montagem (presente na rosca dos mesmos). A inscrição “L” refere-se ao pedal esquerdo, enquanto a inscrição “R” é referente
ao pedal direito.
Nota: A montagem correta dos pedais é essencial para a sua segurança. Por favor solicite a montagem dos mesmos junto do seu
distribuidor. Confirme sempre o aperto dos mesmos antes de cada utilização.
CONSELHOS GERAIS DE UTILIZAÇÃO
Quando andar de bicicleta, obedeça às mesmas regras de trânsito que todos os outros veículos, incluindo ceder passagem a peões
e parar no sinal vermelho e sinais de Stop. Para obter mais informação, contacte as autoridades de trânsito rodoviário do seu país.
Guie de maneira previsível e em linha reta. Nunca guie em direção oposta ao trânsito. Utilize os sinais de mão corretos para indicar
mudanças de direção ou paragens.
Guie de forma defensiva. Os demais utilizadores das estradas podem ter dificuldade em vê-lo.
Concentre-se no caminho que tem à sua frente. Evite buracos, gravilha, zonas molhadas do caminho, manchas de óleo, beiras dos
passeios, lombas, grelhas de escoamento e outros obstáculos.
Passe os carris ferroviários formando um ângulo de 90 graus ou a pé, com a bicicleta pelo braço.
Esteja preparado para imprevistos, portas de automóveis que se abram repentinamente ou automóveis que saiam de marcha atrás
de caminhos de acesso não visíveis.
Seja extremamente cuidadoso nos cruzamentos e quando se preparar para ultrapassar outros veículos.
Familiarize-se com todas as características da bicicleta. Pratique mudanças de velocidade, travagens e o uso dos pedais de encaixe,
se os tiver montados.
Se usar calças largas, utilize ganchos para as pernas ou fivelas elásticas para evitar que se prendam na corrente. Use indumentária
apropriada para andar de bicicleta e evite calçado que deixe os dedos a descoberto.
A sua bicicleta tem diversos componentes mecânicos que poderão prender a sua roupa em andamento (ou em qualquer tipo de
utilização, incluindo a manutenção). Tenha especial atenção na utilização da sua bicicleta para evitar que a sua roupa fique presa
em algum dos componentes mecânicos.
Não leve cargas ou passageiros que interfiram com a sua visibilidade ou com o controlo da bicicleta. Não utilize elementos que
possam restringir a sua audição.
Não bloqueie os travões. Ao travar, utilize sempre o travão traseiro primeiro, e depois o dianteiro. O travão dianteiro é mais forte e
se não for aplicado corretamente, é possível que perca o controlo e caia.
Mantenha uma distância cómoda dos demais ciclistas, veículos e objetos quando travar. As distâncias e forças relacionadas com
uma travagem segura dependem das condições climatéricas.
MATERIAIS COMPÓSITOS – UTILIZAÇÃO E CUIDADOS NECESSÁRIOS
Os materiais compósitos são cada vez mais utilizados na construção de bicicletas uma vez que possuem propriedades mecânicas
muito interessantes.
Contudo, estes materiais apresentam algumas fragilidades e devem ser sujeitos a inspeções periódicas frequentes.
Os materiais compósitos são sensíveis a temperaturas elevadas e poderão sofrer alterações estruturais caso sejam sujeitos a tem-
peraturas elevadas durante longos períodos de tempo (p.e. temperaturas resultantes de um grande esforço de travagem, numa
roda construída num material compósito).
Deverá verificar os componentes fabricados em materiais compósitos regularmente e procurar sinais de fissuras ou alterações
superficiais (riscos, bolhas e alteração da coloração).
No caso de rodas construídas em materiais compósitos, deverá ter atenção aos danos causados por impactos e temperaturas
elevadas.
Os danos causados nas rodas poderão ser invisíveis numa análise visual. Deverá respeitar sempre os intervalos para revisões e
consultar imediatamente o seu distribuidor caso detete alguma alteração no normal funcionamento das suas rodas.
Nota: Nunca tente reparar um componente fabricado num material compósito. Tal pode levar à sua falha e resultar em danos físicos
e materiais. Se a sua bicicleta for fornecida com pneus tubulares, por favor contate o seu distribuidor para uma correta montagem dos
mesmos. Consulte o seu distribuidor caso tenha dúvidas na utilização/manutenção de materiais compósitos.
Bicicletas desenhadas para uso fora de estrada em trilhos e uso em estrada e ciclovias.
São equipadas com um quadro e outros componentes reforçados, como pneus de seção larga, com
um padrão de rasto específico e uma vasta relação de transmissão.
A altura máxima do selim deverá ser superior a 635mm.
Bicicletas desenhadas para uso amador de alta velocidade em estrada, adaptadas com um guiador
que permita várias posições (para uma postura aerodinâmica), com uma vasta relação de trans-
missão, pneus com largura inferior a 28 mm e um peso máximo de 12 kg (referente à montagem
completa). A altura máxima do selim deverá ser superior a 635mm. Estas bicicletas não estão
preparadas para uso em trilhos e caminhos fora de estrada.
Bicicletas desenhadas principalmente para uso de lazer e transporte em estrada.
A altura máxima de selim deverá ser superior a 635mm. Estas bicicletas não estão preparadas para
uso em trilhos e caminhos fora de estrada.
Bicicletas desenhadas para uso em estrada e ciclovias. Estas bicicletas também estão preparadas
para acrobacias (tanto no chão como no ar).
Dividem-se em duas categorias:
Categoria 1 - Para ciclistas com peso inferior a 45 kg.
Categoria 2 - Para ciclistas com peso superior a 45 kg.
A altura máxima do selim deverá ser superior a 435mm.
Bicicletas desenhadas para uso em estrada por um jovem adulto que pese menos de 40 kg e com
uma altura de selim compreendida entre 635 mm e 750 mm.
Estas bicicletas não estão preparadas para uso em trilhos e caminhos fora de estrada.
Bicicletas desenhadas para uso em estrada e ciclovias.
Estas bicicletas não estão preparadas para uso em trilhos e caminhos fora de estrada.
A altura do selim deverá estar compreendida entre 435mm e 635mm.
São consideradas como brinquedos. Não devem ser utilizadas em estrada ou trilhos. Devem ser
sempre utilizadas com supervisão parental. A altura máxima do selim deverá ser inferior a 435mm.
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