■ LIGA/DESLIGA
ADVERTÊNCIA:
Misture e ponha o combustível no exterior, longe de
qualquer centelha ou chama. Retire cuidadosa-
mente o tampão do depósito depois de ter parado
o motor. Não fume quando puser combustível ou
quando misturar o combustível.
■ PARA PÔR
ADVERTÊNCIA:
• Para evitar que o motor se vá abaixo, certifique-se
que a gasolina e o óleo estão bem misturados.
• Para não danificar o arrancador, não puxe o cabo
completamente.
• Não largue bruscamente o cabo do arrancador
quando este estiver completamente esticado porque
isto poderia partir elementos do motor.
1.
Recomenda-se de utilizar a ferramenta com uma mistura
de gasolina sem chumbo e óleo de síntese para uma
utilização não poluente. A proporção da mistura deve ser
de 50:1 (2%). Se o óleo utilizado for mineral, a proporção
deve ser de 25:1 (4%).
• Óleo de síntese
: qualidade "FC" segundo a codificação
JASO.
• Óleo mineral
: qualidade "FB" segundo a codificação
JASO.
Antes de pôr o motor a trabalhar
1. Encha o depósito de combustível e deixe a roçadora/
aparador de relva no solo.
2. Verifique se o sistema de corte está isento de pedaços
de vidro, de pregos, de cabos metálicos, de pedras ou
qualquer outro elemento.
3. Afaste os visitantes eventuais, as crianças e os animais
domésticos da zona de trabalho.
• Pense em proteger sempre os seus olhos com óculos
de segurança e use sempre um protector para os
ouvidos que permite amortecer o barulho.
• Use sempre calças compridas e espessas, uma camisa
de mangas compridas, botas e luvas para trabalhar com
esta máquina. Não use roupas folgadas, jóias,
calções ou sandálias e nunca trabalhe com os pés nus.
Prenda os cabelos por cima dos ombros.
• Nunca utilize esta roçadora/aparador de relva se estiver
cansado, doente ou sob a influência de bebidas
alcoólicas, de drogas ou de medicamentos.
• Pense em proteger a lâmina metálica quando arrumar
ou transportar a máquina.
Procedimento para o arranque a frio (ver Fig. 8)
1. Ponha a alavanca do starter (A) na posição de fecho
()
.
2. Escorve a bomba (B) até que o combustível atravesse o
tubo de aspiração (C) em direcção do depósito principal.
Este fluxo de combustível deve estar quase límpido,
sem espuma nem bolhas.
3. Ponha o botão de paragem (D) na posição START/ON (G)
e o botão do acelerador na posição intermédia
(E: carregue em F), e em seguida puxe a corda do motor
de arranque. Depois do arranque do motor, ponha a
alavanca do starter na posição de abertura ( ). Carregue
no botão do acelerador e em seguida solte-o para que
possa voltar à sua posição de repouso.
Se o motor deixar de funcionar antes que tenha posto a
alavanca do starter na posição de abertura ( ): continue
a manobra e abra a alavanca do starter, puxe a corda
do motor de arranque com o botão do acelerador na
posição intermédia.
Novo arranque com o motor quente (ver Fig. 8)
Para pôr o motor a trabalhar quando já estiver quente (arranque
a quente):
1. Ponha a alavanca do starter na posição de abertura ( )
e coloque o botão de paragem na posição START/ON (G).
2. Deixe o botão do acelerador na posição de repouso e
puxe a alavanca do motor de arranque.
3. Se o motor não arrancar depois de três ou quatro
tentativas, aplique o procedimento para o arranque a frio
supra indicado.
Para parar o motor (ver Fig. 8)
1. Solte o botão do acelerador.
2. Ponha o botão de paragem na posição STOP/OFF (H).
■ AJUSTE DA VELOCIDADE
DE RALENTI (VER FIG. 9)
Pode ajustar a velocidade de ralenti com o sistema de corte em
funcionamento.
Use o equipamento de protecção individual aconselhado e
respeite todas as instruções de segurança.
Conserve as suas mãos e o corpo longe do sistema de corte.
Quando o botão do acelerador é solto, o motor deve voltar para
uma velocidade de ralenti.
A velocidade adaptada aos modelos PBC-4243M e PBC-5043M
é de 2400-2800 min
-1
e de 2700-3300 min
-1
para o modelo
PBC-3243M (ou inferior à velocidade de engate da embraiagem).
O sistema de corte não deve estar em movimento e o motor não
deve ir-se abaixo (deixar de funcionar) em condições de
velocidade de ralenti.
Para afinar a velocidade de ralenti do motor, rode o parafuso
de afinação da velocidade de ralenti (A) situado no carburador.
■ POSIÇÃO DE UTILIZAÇÃO
(VER FIG. 10 - 11)
1. Deve usar obrigatoriamente a alça de transporte fixada
na roçadora/aparador de relva e segurar a máquina do
lado direito.
[Modelos PBC-4243M, PBC-5043M unicamente]
2. Deve segurar o braço direito da pega com a mão direita,
com os dedos postos no botão do acelerador.
3. Com a mão esquerda, segure o braço esquerdo da pega,
segurando firmemente o punho de borracha com todos
os dedos, inclusive o polegar.
[Modelos PBC-3243M, PBC-3243ML unicamente]
2. Deve segurar o tubo de transmissão com a mão direita,
com os dedos postos no botão do acelerador. O seu braço
direito deve estar ligeiramente dobrado.
3. Segure a pega em forma de "D" com a mão esquerda,
agarrando firmemente o punho com todos os seus dedos.
O seu braço esquerdo deve ficar esticado. Se necessário,
ponha a pega em forma de "D" mais acima ou mais abaixo
no tubo para obter uma posição de trabalho confortável.
4. Acelere e dê tempo ao motor para que atinja a sua
velocidade de corte antes de se aproximar do mato ou da
relva a cortar.
5. Solte sempre o botão do acelerador e deixe que o motor
volte a uma velocidade de ralenti quando não efectuar
nenhum corte.
6. Pare o motor quando se deslocar entre dois espaços de
trabalho.
PBC-3243M / PBC-3243ML / PBC-4243M / PBC-5043M
P
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