Ajustando parâmetros de Trigger em um modulo de Percuss
o efeito retrigger aconteça, ajustes mais altos também
fazem com que sons sejam omitidos facilmente quando
estamos tocando passagens rápidas na bateria.
* Emudecendo a percussão pode ajudar a suprimir
inconsistências na forma de onda do trigger.
Casando o Trigger com o módulo de som
Trigger types são agrupamentos de vários
parâmetros de trigger ajustados para casar
os pads específicos e os triggers.
Com este propósito, os módulos de som de
percussão da Roland oferecem ajustes pré-
programados para ajustes de trigger. Ajustando
parâmetros de trigger baseados nestes ajustes
podemos conseguir a melhor performance dos
triggers da série RT-10.
Triggering Dynamics estável e precisão
na velocidade
A resposta de um trigger é afetada por diversas
variáveis. Isto inclui o tipo de instrumento de
percussão acústica que você está utilizando, tipo
de pele e padrão de afinação, uso de abafador e
também o estilo de execução (padrão de toque)
de cada baterista. Ao ajustar os parâmetros de
trigger você irá garantir uma ótima resposta, com
precisão e boa velocidade de leitura e disparo de
sons no módulo de percussão.
Exemplos de usos especiais do Trigger
Algumas vezes é necessário utilizar os triggers
para disparar loops em samplers o
especiais, em casos onde sons normais de
percussão não serão necessários. Nestes casos:
Crosstalk é um problema que ocorre quando as
vibrações e sons de outros instrumentos de percussão
fazem com que o trigger dispare. Crosstalk Cancel é um
ajuste que evita que o efeito crosstalk ocorra entre dois
triggers que estejam conectados ao mesmo módulo de
som de percussão.
Quando um som que deveria ser disparado, por
exemplo, pelo trigger anexado à caixa (snare
drum), e é escutado quando você toca em outro
instrumento de percussão (por exemplo o bumbo ou
um tom-tom), você deveria elevar o valor deste
parâmetro, no trigger que está conectado à caixa.
Neste caso, por exemplo, se você bate com a baqueta num
tom-tom e o trigger da caixa dispara um som no módulo,
pode-se tentar fazer o seguinte:
valor de CrosstalkCancel Group. (apenas na TD-
e TD-12)
Ajuste o Mount Type do tom e snare para
“PAD.” (apenas na TD-20 e TD-12)
Depois, ajuste o Crosstalk Cancel da caixa
(snare), percutindo no tom-tom, até que
preso à caixa pare de disparar.
Para disparar um loop ou efe
sonoro especial, tente deixar o
“threshold
level” ajustado em valores mais altos.
Assim, o efeito somente será
disparado quando você tocar bem
forte no instrumento de percussão
onde o trigger está conectado.
Quando quiser disparar um som no
módulo externo sempre no mesmo
volume, independente da dinâmica
que você utilizar para tocar no
instrumento de percussão onde o
trigger está conectado, abra o menu
de edição do módulo de som e deixe o
parâmetro “Trigger Curve” em
“LOUD”.
s estão sendo afetados por sons de
outros instrumentos de percussão que não estão
com triggers anexados aos mesmos, ou se estão
sendo disparados por som de alto-falantes de
caixas de som próximas à bateria, ajuste o
parâmetro “Threshold” (p. 9)..
Apenas com o trigger anexado à percussão você
poderá utilizar o parâmetro “Crosstalk Cancel”
no módulo de som para evitar que ocorra efeito
crosstalk.
Crosstalk Cancel / XTalk Cancel