KTM 200 EXC EU 2012 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
MANUAL DE INSTRUÇÕES 2012
125 EXC EU
125 EXC SIX DAYS EU
200 EXC EU
200 EXC AUS
200 XCW USA
250 EXC EU
250 EXC AUS
250 EXC SIX DAYS EU
250 XCW USA
300 EXC EU
300 EXC AUS
300 EXC SIX DAYS EU
300 XCW USA
Art. n.º 3211718pt
CARO CLIENTE DA KTM 1
CARO CLIENTEDA KTM
Gostaríamos de o felicitar pela sua decisão de compra de uma moto KTM. É agora o proprietário de uma moto desportiva moderna que
de certeza lhe irá proporcionar muita alegria se a tratar e mantiver de forma adequada.
Esperamos que passe muitos bons momentos a conduzir a sua moto!
Por favor, introduza os números de série do seu veículo.
Número de chassis ( V. 10) Carimbo do revendedor
Número do motor ( V. 11)
Número da chave (todos os modelos EXC) ( V. 10)
O manual de instruções correspondia, no momento da impressão, à última actualização desta série. Não são contudo de excluir
pequenas diferenças decorrentes do desenvolvimento do fabrico.
Todas as indicações aqui contidas não são vinculativas. A KTM-Sportmotorcycle AG reserva-se o direito de efectuar alterações ou de
abolir indicações técnicas, preços, cores, formas, materiais, serviços e assistências, construções, modelos e semelhantes sem aviso
prévio e sem ter que dar qualquer justificação. Reserva-se também o direito de adaptar todas as situações acima às condições locais
e ainda de cessar o fabrico de um determinado modelo sem aviso prévio. A KTM não assume qualquer responsabilidade pelas possibi-
lidades de entrega, diferenças em relação às ilustrações e descrições bem como defeitos de impressão e erros. Os modelos ilustrados
contêm por vezes algum equipamento especial que não pertence ao equipamento de série no âmbito da entrega.
© 2011 KTM-Sportmotorcycle AG, Mattighofen Áustria
Todos os direitos reservados
A reprodução, mesmo que parcial, assim como duplicações de qualquer género apenas podem ser efectuadas com autorização por
escrito do autor.
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de qualidade que levam à maior qualidade de produto possível.
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KTM-Sportmotorcycle AG
5230 Mattighofen, Áustria
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 2
ÍNDICE DECONTEÚD OS
MEIOS DE APRESENTAÇÃO................................................. 5
INDICAÇÕES IMPORTANTES ............................................... 6
VISTA DO VEÍCULO ............................................................. 8
Vista do veículo à frente do lado esquerdo (apresentação
simbólica)....................................................................... 8
Vista do veículo atrás do lado direito (apresentação
simbólica)....................................................................... 9
NÚMEROS DE SÉRIE ........................................................ 10
Número de chassis ........................................................ 10
Placa de tipo................................................................. 10
Número da chave (todos os modelos EXC)........................ 10
Número do motor .......................................................... 11
Número de artigo da forqueta ......................................... 11
Número de artigo do amortecedor ................................... 11
COMANDOS...................................................................... 12
Alavanca da embraiagem................................................ 12
Alavanca do travão de mão ............................................. 12
Punho do acelerador ...................................................... 12
Botão de curto-circuito (todos os modelos EXC) ................ 12
Botão de curto-circuito (XCW)........................................ 13
Interruptor da luz (todos os modelos EXC)........................ 13
Interruptor dos piscas (todos os modelos EXC).................. 13
Botão da buzina (todos os modelos EXC).......................... 13
Interruptor de paragem de emergência (200 EXC AUS) ..... 13
Interruptor de paragem de emergência
(250/300 EXC AUS) ...................................................... 14
Botão do arranque eléctrico (250/300 EXC EU,
EXC SIX DAYS, 250/300 XCW)...................................... 14
Botão do arranque eléctrico (250/300 EXC AUS).............. 14
Interruptor da luz (XCW)................................................ 14
Vista geral das luzes indicadoras (todos os modelos
EXC) ............................................................................ 14
Taquímetro ................................................................... 15
Activação do taquímetro e teste ...................................... 15
Interruptor tripmaster .................................................... 15
Regular os quilómetros ou as milhas................................ 15
Regular as horas............................................................ 16
Regular as funções do taquímetro ................................... 16
Consultar tempo das voltas............................................. 17
Modo de indicação SPEED (velocidade)........................... 17
Modo de indicação SPEED/H (horas de funcionamento) .... 17
Modo de indicação SPEED/CLK (relógio).......................... 18
Modo de indicação SPEED/LAP (tempo da volta) .............. 18
Modo de indicação SPEED/ODO (odómetro) ..................... 18
Modo de indicação SPEED/TR1 (Tripmaster 1)................. 18
Modo de indicação SPEED/TR2 (Tripmaster 2)................. 19
Modo de indicação SPEED/A1 (velocidade média 1) ......... 19
Modo de indicação SPEED/A2 (velocidade média 2) ......... 19
Modo de indicação SPEED/S1 (cronómetro 1) .................. 20
Modo de indicação SPEED/S2 (cronómetro 2) .................. 20
Torneira de combustível ................................................. 21
Abrir o tampão da gasolina ............................................. 21
Fechar o tampão da gasolina .......................................... 22
Pedal das mudanças...................................................... 22
Pedal do kick ................................................................ 22
Pedal do travão ............................................................. 23
Suporte lateral .............................................................. 23
Tranca da direcção (todos os modelos EXC)...................... 23
Bloquear a direcção (todos os modelos EXC) .................... 23
Desbloquear a direcção (todos os modelos EXC) ............... 24
COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO ................................... 25
indicações para a primeira colocação em
funcionamento.............................................................. 25
Fazer a rodagem do motor .............................................. 26
Preparar o veículo para condições de utilização difíceis..... 26
Preparações para conduzir em areia seca ......................... 27
Preparações para conduzir em areia molhada ................... 27
Preparações para conduzir em percurso molhado e
enlameado.................................................................... 28
Preparações para conduzir com temperaturas altas e
marcha lenta................................................................. 29
Preparações para conduzir com temperaturas baixas ou
neve............................................................................. 29
INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO............................................ 30
Trabalhos de controlo e de cuidado antes de cada
colocação em funcionamento.......................................... 30
Arranque ...................................................................... 30
Arrancar ....................................................................... 31
Ligar, andar .................................................................. 31
Travar........................................................................... 31
Parar, estacionar ........................................................... 32
Abastecer de combustível............................................... 32
PLANO DE SERVIÇO.......................................................... 34
Plano de serviço ............................................................ 34
Trabalhos de serviço (com contrato adicional) .................. 35
AFINAR O CHASSIS .......................................................... 36
Controlar a regulação original do chassis em relação ao
peso do condutor........................................................... 36
Amortecimento da fase de compressão do amortecedor ..... 36
Regular o amortecimento em compressão High Speed do
amortecedor.................................................................. 36
Regular o amortecimento em compressão Low Speed do
amortecedor.................................................................. 37
Regular o amortecimento em extensão do amortecedor...... 38
Determinar a medida da roda traseira sem carga............... 38
Controlar o SAG estático do amortecedor ......................... 39
Controlar o SAG do amortecedor ..................................... 39
Regular a pré-tensão do amortecedor x.......................... 39
Regular o SAG x.......................................................... 40
Controlar a regulação original da forqueta ........................ 41
Regular o amortecimento em compressão da forqueta ....... 41
Regular o amortecimento em extensão da forqueta ........... 42
Regular a pré-tensão da mola da forqueta ........................ 42
Posição do guiador ........................................................ 43
Regular a posição do guiador x ..................................... 43
TRABALHOS DE SERVIÇO NO CHASSIS ............................. 44
Elevar a moto com o suporte de elevação ......................... 44
Retirar a moto do suporte de elevação ............................. 44
Purgar as pernas da forqueta .......................................... 44
Limpar os foles contra o das pernas da forqueta........... 45
Soltar a protecção da forqueta ........................................ 45
Posicionar a protecção da forqueta.................................. 46
Desmontar as pernas da forqueta x ............................... 46
Montar as pernas da forqueta x..................................... 46
Desmontar a protecção da forqueta x ............................ 47
Montar a protecção da forqueta x.................................. 48
Desmontar a coroa inferior da forqueta x (EXC EU/AUS,
XCW)........................................................................... 48
Desmontar a coroa inferior da forqueta x
(EXC SIX DAYS) ............................................................ 48
Montar a coroa inferior da forqueta x (EXC EU/AUS,
XCW)........................................................................... 49
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 3
Montar a coroa inferior da forqueta x (EXC SIX DAYS)..... 51
Controlar a folga do rolamento da cabeça de direcção ....... 52
Regular a folga do rolamento da cabeça de direcção x .... 53
Lubrificar o rolamento da cabeça de direcção x.............. 53
Desmontar a placa porta-número (XCW).......................... 54
Montar a placa porta-número (XCW) ............................... 54
Desmontar o guarda-lamas dianteiro................................ 54
Montar o guarda-lamas dianteiro ..................................... 54
Desmontar o amortecedor x.......................................... 54
Montar o amortecedor x ............................................... 55
Retirar o banco ............................................................. 55
Montar o banco ............................................................. 56
Desmontar a tampa da caixa do filtro de ar ...................... 56
Montar a tampa da caixa do filtro de ar............................ 56
Desmontar o filtro de ar x............................................. 56
Montar o filtro de ar x.................................................. 57
Limpar o filtro de ar e a caixa do filtro de ar x................ 57
Desmontar o silenciador................................................. 58
Montar o silenciador ...................................................... 58
Substituir o enchimento de fios de fibra de vidro no
silenciador x............................................................... 58
Desmontar o depósito de combustível x......................... 59
Montar o depósito de combustível x .............................. 59
Controlar a sujidade na corrente...................................... 60
Limpar a corrente .......................................................... 61
Controlar a tensão da corrente ........................................ 61
Controlar a corrente, coroa dentada, pinhão do motor e
guia da corrente ............................................................ 62
Regular a tensão da corrente .......................................... 63
Regular a guia da corrente x......................................... 65
Controlar o chassis x.................................................... 65
Controlar o braço oscilante x ........................................ 65
Controlar a disposição do cabo bowden do acelerador ....... 65
Controlar o punho.......................................................... 66
Fixar adicionalmente o punho ......................................... 67
Regular a posição inicial da alavanca da embraiagem ....... 67
Controlar o nível do líquido da embraiagem hidráulica....... 67
Substituir o líquido da embraiagem hidráulica x............. 68
TRAVÕES ......................................................................... 70
Controlar o curso em vazio da alavanca do travão de
mão ............................................................................. 70
Regular a posição inicial da alavanca do travão de mão
(XCW).......................................................................... 70
Regular o curso em vazio da alavanca do travão de mão
(todos os modelos EXC).................................................. 70
Controlar os discos dos travões ....................................... 71
Controlar o nível do líquido dos travões da roda
dianteira....................................................................... 71
Atestar de líquido dos travões da roda dianteira x........... 71
Controlar as pastilhas dos travões da roda dianteira .......... 72
Substituir as pastilhas dos travões da roda dianteira x .... 73
Controlar o curso em vazio do pedal do travão .................. 74
Regular a posição inicial do pedal do travão x................ 75
Controlar o nível do líquido dos travões da roda traseira..... 75
Atestar de líquido dos travões da roda traseira x............. 76
Controlar as pastilhas dos travões da roda traseira ............ 76
Desmontar as pastilhas dos travões da roda traseira x ..... 77
Montar as pastilhas dos travões da roda traseira x........... 77
Substituir as pastilhas dos travões da roda traseira x....... 78
RODAS, PNEUS ................................................................ 79
Desmontar a roda dianteira x........................................ 79
Montar a roda dianteira x............................................. 79
Desmontar a roda traseira x.......................................... 80
Montar a roda traseira x ............................................... 80
Controlar o estado dos pneus .......................................... 81
Controlar a pressão dos pneus......................................... 82
Controlar a tensão dos raios............................................ 82
SISTEMA ELÉCTRICO........................................................ 84
Desmontar a bateria x (todos os modelos 250/300) ........ 84
Montar a bateria x (todos os modelos 250/300) ............. 84
Carregar a bateria x (todos os modelos 250/300)............ 84
Substituir o fusível principal (todos os
modelos 250/300) ........................................................ 85
Desmontar a placa do farol com o farol (todos os modelos
EXC) ............................................................................ 86
Montar a placa do farol com o farol (todos os modelos
EXC) ............................................................................ 87
Substituir a lâmpada do farol (todos os modelos EXC) ....... 87
Controlar a regulação do farol (todos os modelos EXC)....... 88
Regular o alcance da luz do farol (todos os modelos
EXC) ............................................................................ 88
Substituir a bateria do taquímetro................................... 88
SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO............................................ 90
Sistema de refrigeração.................................................. 90
Controlar o nível de anticongelante e de líquido de
refrigeração................................................................... 90
Controlar o nível de líquido de refrigeração....................... 91
Esvaziar o líquido de refrigeração x ............................... 91
Encher o líquido de refrigeração x................................. 92
AFINAR O MOTOR............................................................. 94
Controlar a folga do cabo bowden do acelerador................ 94
Regular a folga do cabo bowden do acelerador x............. 94
Carburador.................................................................... 94
Carburador - Regular o ralenti x .................................... 95
Esvaziar a câmara do flutuador do carburador x.............. 96
Controlar a posição inicial do pedal das mudanças ........... 97
Regular a posição inicial do pedal das mudanças x......... 97
Característica do motor - mola auxiliar (todos os
modelos 250/300) ........................................................ 97
Característica do motor - ajustar molas auxiliares x
(todos os modelos 250/300)........................................... 98
TRABALHOS DE SERVIÇO NO MOTOR................................ 99
Controlar o nível do óleo da transmissão .......................... 99
Substituir o óleo da transmissão x................................. 99
Escoar o óleo da transmissão x ................................... 100
Encher óleo da transmissão x ..................................... 100
Atestar de óleo da transmissão x................................. 101
LIMPEZA, MANUTENÇÃO ................................................ 103
Limpar a moto............................................................. 103
Trabalhos de controlo e de cuidado para o
funcionamento de Inverno ............................................ 104
ARMAZENAMENTO ......................................................... 105
Armazenamento .......................................................... 105
Colocação em funcionamento após o armazenamento ..... 105
DETECÇÃO DE AVARIAS .................................................. 106
DADOS TÉCNICOS - MOTOR ............................................ 108
125 EXC EU, 125 EXC SIX DAYS EU ............................ 108
todos os modelos 200.................................................. 108
todos os modelos 250.................................................. 109
todos os modelos 300.................................................. 110
Quantidade de enchimento - óleo da transmissão ........... 110
Quantidade de enchimento - líquido de refrigeração........ 110
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 4
DADOS TÉCNICOS - BINÁRIOS DE APERTO DO MOTOR .... 111
todos os modelos 125/200........................................... 111
todos os modelos 250/300........................................... 112
DADOS TÉCNICOS - CARBURADOR.................................. 113
125 EXC EU, 125 EXC SIX DAYS EU ............................ 113
200 EXC EU ............................................................... 113
200 EXC AUS ............................................................. 113
200 XCW USA ........................................................... 113
250 EXC EU, 250 EXC SIX DAYS EU ............................ 114
250 EXC AUS ............................................................. 114
250 XCW USA ........................................................... 114
300 EXC EU, 300 EXC SIX DAYS EU ............................ 114
300 EXC AUS ............................................................. 115
300 XCW USA ........................................................... 115
Configuração do carburador (125 EXC EU,
125 EXC SIX DAYS EU) x .......................................... 115
Configuração do carburador (todos os
modelos 200) x......................................................... 117
Configuração do carburador (todos os modelos
250) x ..................................................................... 118
Configuração do carburador (todos os modelos
300) x ..................................................................... 119
Configuração do carburador geral x ............................. 120
DADOS TÉCNICOS - CHASSIS.......................................... 121
Equipamento de iluminação ......................................... 122
Pneus......................................................................... 122
Quantidade de enchimento - combustível....................... 122
DADOS TÉCNICOS - FORQUETA....................................... 123
todos os modelos 125/200........................................... 123
todos os modelos 250/300........................................... 123
DADOS TÉCNICOS - AMORTECEDOR................................ 125
todos os modelos 125/200........................................... 125
todos os modelos 250/300........................................... 125
DADOS TÉCNICOS - BINÁRIOS DE APERTO DO
CHASSIS ........................................................................ 127
COMBUSTÍVEIS .............................................................. 128
MEIOS AUXILIARES ........................................................ 130
NORMAS ........................................................................ 132
ÍNDICE REMISSIVO......................................................... 133
MEIOS DE APRESENTAÇÃO 5
Símbolos utilizados
Em seguida é explicada a utilização de determinados símbolos.
Identifica uma reacção esperada (por exemplo, um passo de trabalho ou uma função).
Identifica uma reacção inesperada (por exemplo, um passo de trabalho ou uma função).
Todos os trabalhos que se encontram identificados com este símbolo implicam conhecimentos especializados e
compreensão técnica. No interesse da sua segurança pessoal mande estes trabalhos serem efectuados por uma
oficina autorizada da KTM! Nesta oficina, a sua moto será submetida a uma manutenção ideal efectuada por
pessoal qualificado e com a ferramenta especial necessária.
Indica uma referência de página (mais informações encontram-se na página indicada).
Formatações utilizadas
Em seguida são explicadas as formatações de letra utilizadas.
Nome próprio Identifica um nome próprio.
Nome
®
Identifica um nome protegido.
Marca™ Identifica uma marca na circulação de mercadorias.
INDICAÇÕES IMPORTANTES 6
Definição da aplicação (todos os modelos EXC)
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da con-
corrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes associações
internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto está apenas autorizada para andar em estradas públicas na versão homologada (com capacidade nominal reduzida).
Na versão sem capacidade nominal reduzida, a moto pode andar apenas em percursos vedados fora das estradas públicas.
A moto foi concebida para provas de resistência em todo-o-terreno (Enduro) e não para as aplicações de Motocross mais
comuns.
Definição da aplicação (XCW)
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da con-
corrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes associações
internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto pode andar apenas em percursos vedados fora das estradas públicas.
A moto foi concebida para provas de resistência em todo-o-terreno (Enduro) e não para as aplicações de Motocross mais
comuns.
Serviço
Uma condição prévia para um funcionamento sem problemas e para se evitar um desgaste precoce é o cumprimento dos trabalhos de
serviço, cuidado e afinação referidos nas instruções de funcionamento para o motor e o chassis. Uma afinação deficiente do chassis
pode provocar danos e quebras nos componentes do chassis.
A utilização das motos em condições de utilização difíceis como, p. ex., areia, terrenos enlameados e muito húmidos pode provocar
um desgaste acima da média de componentes da transmissão ou dos travões. Consequentemente, poderá ser necessário um serviço
ou substituição das peças de desgaste antes destas atingirem os limites de desgaste de acordo com o plano de serviço.
Tenha obrigatoriamente em atenção os tempos de rodagem e os intervalos de serviço prescritos. O seu cumprimento contribui signifi-
cativamente para o aumento da vida útil da sua moto.
Garantia
Os trabalhos indicados no plano de serviço devem ser efectuados exclusivamente por uma oficina autorizada da KTM e marcados no
caderno de serviço e também em KTM dealer.net pois, caso contrário, perde-se o direito de garantia. Em caso de danos e danos conse-
quenciais, que tenham resultado de manipulações e/ou alterações do veículo perde-se o direito à garantia.
Equipamentos
Devem utilizar-se os combustíveis, lubrificantes e líquidos indicados no manual de instruções e de acordo com as especificações.
Peças sobresselentes, acessórios
Utilize, para sua própria segurança, apenas peças sobresselentes e produtos acessórios que sejam autorizados e/ou recomendados
pela KTM e mande-os montar numa oficina autorizada da KTM. A KTM não assume qualquer responsabilidade pela utilização de
outros produtos e danos que daí possam advir.
Algumas peças sobresselentes e acessórios estão indicados entre parêntesis das respectivas descrições. O seu concessionário KTM
terá todo o prazer em o aconselhar.
Os KTM PowerParts actuais para o seu veículo encontram-se no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
Regras de trabalho
Para alguns trabalhos são necessárias ferramentas especiais. Estas não são componentes do veículo, mas podem ser encomendadas
sob o número indicado entre parênteses. Exp.: extractor de rolamentos (15112017000)
Na montagem não se devem substituir peças reutilizáveis (por exemplo, parafusos e porcas de auto-bloqueio, vedações, anéis vedan-
tes, o-rings, pinos, chapas de protecção) por peças novas.
Ao utilizar um produto para protecção dos parafusos nas ligações aparafusadas (p. ex., Loctite
®
), devem ser cumpridas as indicações
específicas do fabricante para a respectiva utilização.
As peças que devem ser reutilizadas após a desmontagem devem ser limpas e controladas quanto a danos e desgaste. Substituir as
peças danificadas ou gastas.
Depois de terminada a reparação ou a manutenção deve garantir-se que o veículo se encontra em estado de segurança para circular no
trânsito.
INDICAÇÕES IMPORTANTES 7
Transporte
Nota
Perigo de danosO veículo estacionado pode rolar ou tombar.
Colocar o veículo sempre num piso fixo e plano.
Nota
Perigo de incêndioAlgumas peças do veículo ficam muito quentes quando em funcionamento.
Não colocar o veículo em locais com materiais facilmente inflamáveis e/ou explosivos. Não colocar objectos sobre o veículo
quando este está à temperatura de funcionamento. Deixar o veículo arrefecer primeiro.
Parar o motor.
Rodar o manípulo na torneira de combustível para a posição OFF.
Proteger a moto com fitas tensoras ou outros dispositivos de fixação adequados, para que não caia nem rode.
Ambiente
Andar de moto é um desporto fantástico e esperamos naturalmente que possa usufruir ao máximo do mesmo. Contudo é um desporto
que acarreta potenciais problemas para o ambiente, bem como conflitos com outras pessoas. Um manuseamento responsável da moto
faz com que estes problemas não ocorram. Para garantir o futuro dos desportos motorizados, certifique-se de que utiliza a moto dentro
dos trâmites legais, de que tem consciência ambiental e de que respeita os direitos dos outros.
Indicações/avisos
Cumpra obrigatoriamente as indicações/avisos indicados.
Info
No veículo encontram-se diversos autocolantes com indicações/avisos. Não retire nenhum autocolante de indicação/aviso. Se
estes forem retirados, as pessoas não reconhecem os perigos e podem, por isso, sofrer ferimentos.
Graus dos perigos
Perigo
Indicação de um perigo que irá provocar directamente e com certeza morte ou graves lesões permanentes caso não se cum-
pram os procedimentos correspondentes.
Aviso
Indicação de um perigo que irá provocar provavelmente morte ou graves lesões caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Atenção
Indicação de um perigo que irá provocar possivelmente ferimentos ligeiros caso não se cumpram os procedimentos correspon-
dentes.
Nota
Indicação de um perigo que irá provocar danos na máquina ou materiais significativos caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Aviso
Indicação de um perigo que irá provocar possivelmente danos para o ambiente caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Manual de instruções
Leia muito bem obrigatoriamente todo este manual de instruções antes de conduzir a moto pela primeira vez. Contém muitas
informações e sugestões que lhe irão facilitar a utilização e o manuseamento da sua moto. desta forma é que ficará a saber
como tirar o melhor partido da moto e se proteger de ferimentos. Além disso, este manual de instruções contém informações
importantes sobre a manutenção da moto.
O manual de instruções faz parte integrante da moto e, caso a moto seja posteriormente vendida, deve ser entregue ao novo pro-
prietário.
VISTA DO VEÍCULO 8
3.1Vista do veículo à frente do lado esquerdo (apresentação simbólica)
B00784-10
1 Alavanca do travão de mão ( V. 12)
2 Botão de curto-circuito ( V. 12)
3 Alavanca da embraiagem ( V. 12)
4 Tampa da caixa do filtro de ar
5 Torneira de combustível ( V. 21)
6 Guia da corrente
7 Suporte lateral ( V. 23)
8 Pedal das mudanças ( V. 22)
9 Regulação do nível de extensão da forqueta
10 Regulação do nível de compressão da forqueta
VISTA DO VEÍCULO 9
3.2Vista do veículo atrás do lado direito (apresentação simbólica)
B00783-10
1 Tampão do depósito
2 Parafuso de purga da perna da forqueta
3 Punho do acelerador ( V. 12)
4 Número de chassis ( V. 10)
5 Pedal do kick ( V. 22)
6 Pedal do travão ( V. 23)
7 Regulação do nível de compressão do amortecedor
8 Vidro de inspecção do líquido dos travões atrás
9 Regulação do nível de extensão do amortecedor
NÚMEROS DE SÉRIE 10
4.1Número de chassis
B00015-10
(XCW)
O número de chassis está gravado na cabeça da direcção do lado direito.
303438-10
(todos os modelos EXC)
O número de chassis está gravado na cabeça da direcção do lado direito.
4.2Placa de tipo
400284-10
(XCW)
A placa de tipo está colocada na dianteira da cabeça de direcção.
303439-10
(todos os modelos EXC)
A placa de tipo está colocada na dianteira da cabeça de direcção.
4.3Número da chave (todos os modelos EXC)
500125-10
O número da chave para a tranca da direcção está gravado no porta-chaves.
NÚMEROS DE SÉRIE 11
4.4Número do motor
B00016-10
O número do motor encontra-se do lado esquerdo do motor por baixo do pinhão do
motor.
4.5Número de artigo da forqueta
B00265-01
O número de artigo da forqueta está gravado no lado de dentro do punho da for-
queta.
4.6Número de artigo do amortecedor
B00786-10
O número de artigo do amortecedor encontra-se gravado na parte de cima do amor-
tecedor sobre o anel de regulação no lado do motor.
COMANDOS 12
5.1Alavanca da embraiagem
B00001-10
(todos os modelos 125/200)
A alavanca da embraiagem está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
B00009-10
(todos os modelos 250/300)
A alavanca da embraiagem está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
5.2Alavanca do travão de mão
400196-10
A alavanca do travão de mão encontra-se do lado direito do guiador.
Com a alavanca do travão de mão acciona-se o travão da roda dianteira.
5.3Punho do acelerador
B00060-10
O punho do acelerador está colocado no guiador do lado direito.
5.4Botão de curto-circuito (todos os modelos EXC)
B00078-10
O botão de curto-circuito está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
COMANDOS 13
5.5Botão de curto-circuito (XCW)
B00002-10
O botão de curto-circuito está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
5.6Interruptor da luz (todos os modelos EXC)
B00082-10
O interruptor da luz está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Luz desligada Interruptor da luz oscilado para a direita. Nesta posição
a luz fica apagada.
Luzes de mínimos ligadas O interruptor da luz está na posição cen-
tral. Nesta posição a luz de mínimos e a luz traseira ficam acesas.
Luzes de máximos ligadas Interruptor da luz oscilado para a
esquerda. Nesta posição a luz de máximos e a luz traseira estão
ligadas.
5.7Interruptor dos piscas (todos os modelos EXC)
101299-10
O interruptor dos piscas está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Piscas desligados O interruptor dos piscas está na posição central.
Pisca do lado esquerdo ligado Interruptor dos piscas oscilado para a
esquerda.
Pisca do lado direito ligado Interruptor dos piscas oscilado para a
direita.
5.8Botão da buzina (todos os modelos EXC)
B00083-10
O botão da buzina está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão da buzina na posição inicial
Botão da buzina premido Nesta posição a buzina é accionada.
5.9Interruptor de paragem de emergência (200 EXC AUS)
B00087-10
O interruptor de paragem de emergência está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Ignição desligada Nesta posição o circuito da corrente de ignição está
interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
Ignição ligada Nesta posição o circuito da corrente de ignição está
fechado e o motor pode arrancar.
COMANDOS 14
5.10Interruptor de paragem de emergência (250/300 EXC AUS)
B00079-10
O interruptor de paragem de emergência está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Ignição desligada Nesta posição o circuito da corrente de ignição está
interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
Ignição ligada Nesta posição o circuito da corrente de ignição está
fechado e o motor pode arrancar.
5.11Botão do arranque eléctrico (250/300 EXC EU, EXC SIX DAYS, 250/300 XCW)
B00080-10
O botão de arranque eléctrico está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
5.12Botão do arranque eléctrico (250/300 EXC AUS)
B00081-10
O botão de arranque eléctrico está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
5.13Interruptor da luz (XCW)
500146-10
O interruptor de luz encontra-se do lado direito do taquímetro.
Estados possíveis
O interruptor de luzes não tem função em estado de fornecimento O mesmo
pode ser utilizado para reequipar um sistema de luz.
5.14Vista geral das luzes indicadoras (todos os modelos EXC)
500147-01
Estados possíveis
A luz indicadora de máximos acende a azul As luzes de máximos
estão ligadas.
A luz indicadora dos piscas pisca a verde Os piscas estão ligados.
COMANDOS 15
5.15Taquímetro
400312-01
Com a tecla comuta-se o módulo de indicação ou pode comutar-se para um dos
menus de configuração.
Com a tecla são comandadas diversas funções.
Com a tecla são comandadas diversas funções.
Info
No estado de entrega apenas está activado o modo de indicação SPEED/H e
SPEED/ODO.
5.16Activação do taquímetro e teste
400313-01
Activar o taquímetro
O taquímetro é activado, se accionar uma das teclas ou se receber um impulso do sen-
sor de rotação das rodas.
Teste do visor
Para fazer o teste de função do visor acendem-se brevemente todos os segmentos indi-
cadores.
400314-01
WS (wheel size)
A seguir ao teste de função do visor ilumina-se brevemente o perímetro da roda WS
(wheel size).
Info
O número 2205 mm corresponde ao perímetro da roda dianteira de 21" com
pneus de série.
Em seguida, a indicação comuta para o ultimo modo seleccionado.
5.17Interruptor tripmaster
(Opção: Interruptor tripmaster)
Com o interruptor tripmaster, pode comandar as funções do taquímetro a partir do guiador.
Info
O interruptor tripmaster está disponível como opção.
5.18Regular os quilómetros ou as milhas
Info
Se se comutar a unidade, permanece o valor ODO e é calculado de forma correspondente.
Os valores TR1, TR2, A1, A2 e S1 são apagados quando se comuta.
Condição
A moto está parada.
400329-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação H apareça no
canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
O menu de configuração é exibido e as funções activadas aparecem ilumina-
das.
Premir a tecla o número de vezes necessárias, até a indicação Km/h/Mph piscar.
Km/h regular
Premir a tecla .
COMANDOS 16
Mph regular
Premir a tecla .
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não se accionar nenhuma tecla ou se não se rece-
ber um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são automa-
ticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
5.19Regular as horas
Condição
A moto está parada.
400330-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação CLK apareça
no canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
A indicação das horas pisca.
Regular a indicação das horas com a tecla ou tecla .
Premir a tecla brevemente.
O segmento seguinte da indicação pisca e pode ser regulado.
Premindo a tecla e a tecla podem regular-se os seguintes segmentos tal como
na indicação das horas.
Info
Os segundos podem ser repostos para zeros.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não se accionar nenhuma tecla ou se não se rece-
ber um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são automa-
ticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
5.20Regular as funções do taquímetro
Info
No estado de fornecimento, apenas o modo de indicação SPEED/H e SPEED/ODO está activado.
Condição
A moto está parada.
400318-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação H apareça no
canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
O menu de configuração é exibido e as funções activadas aparecem ilumina-
das.
Premindo brevemente a tecla comuta-se para a função desejada.
A função seleccionada pisca.
Activar função
Premir a tecla .
O símbolo permanece disponível no visor e a indicação comuta para a fun-
ção seguinte.
Desactivar função
Premir a tecla .
O símbolo no visor apaga-se e a indicação comuta para a função seguinte.
Todas as funções desejadas devem ser activadas ou desactivadas de forma corres-
pondente.
COMANDOS 17
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não se accionar nenhuma tecla ou se não se rece-
ber um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são automa-
ticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
5.21Consultar tempo das voltas
Info
Esta função apenas pode ser efectuada quando se parou a contagem do tempo das voltas.
Condição
A moto está parada.
400321-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação LAP apareça
no canto inferior direito do visor.
Premir a tecla brevemente.
Do lado esquerdo do visor é indicado LAP 1.
As voltas 1-10 podem ser consultadas com a tecla .
Tecla sem função.
Premir a tecla brevemente.
Modo de indicação seguinte
Info
Se se receber um impulso do sensor de rotação da roda, o lado esquerdo do
visor comuta de volta para o modo SPEED.
5.22Modo de indicação SPEED (velocidade)
400317-02
Premir a tecla brevemente, o número de vezes necessárias, até que a indicação
SPEED apareça no lado esquerdo do visor.
No modo de indicação SPEED é indicada a velocidade actual.
A velocidade actual pode ser indicada em Km/h ou em Mph.
Info
Efectuar a regulação específica do país.
Logo que se receba um impulso da roda dianteira, o lado esquerdo do visor do
taquímetro comuta para o modo SPEED e aparece a velocidade actual.
5.23Modo de indicação SPEED/H (horas de funcionamento)
400316-01
Condição
A moto está parada.
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação H apareça no
canto inferior direito do visor.
No modo de indicação H são indicadas as horas de funcionamento do motor.
O contador das horas de funcionamento memoriza o tempo total da viagem.
Info
O contador das horas de funcionamento é necessário para o cumprimento dos
trabalhos de manutenção.
Se, no arranque, o taquímetro estiver no modo de indicação H, comuta automa-
ticamente para o modo de indicação ODO.
O modo de indicação H é premido durante a viagem.
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
A indicação comuta para o menu de configuração das funções
do taquímetro.
COMANDOS 18
Premir a tecla
brevemente.
modo de indicação seguinte
5.24Modo de indicação SPEED/CLK (relógio)
400319-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação CLK apareça
no canto inferior direito do visor.
No modo de indicação CLK aparece o relógio.
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
A indicação comuta para o menu de configuração das horas.
Premir a tecla
brevemente.
modo de indicação seguinte
5.25Modo de indicação SPEED/LAP (tempo da volta)
400320-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação LAP apareça
no canto inferior direito do visor.
No modo de indicação LAP, podem parar-se com o cronómetro até 10 tempos de voltas.
Info
Se o tempo da volta continuar a decorrer depois de se premir a tecla é porque
estão ocupadas 9 posições de memória.
A volta 10 deve ser parada com a tecla .
Premir a tecla . Inicia ou pára o relógio.
Premir a tecla . Pára o tempo da volta que está a decorrer, memoriza-o e o cro-
nómetro inicia a volta seguinte.
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
O cronómetro e o tempo da volta são repostos.
Premir a tecla
brevemente.
modo de indicação seguinte
5.26Modo de indicação SPEED/ODO (odómetro)
400317-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação ODO apareça
no canto inferior direito do visor.
No modo de indicação ODO é indicado o percurso total percorrido.
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
Premir a tecla
brevemente.
Modo de indicação seguinte
5.27Modo de indicação SPEED/TR1 (Tripmaster 1)
400323-01
Premir a tecla brevemente o número de vezes necessárias até que a indicação
TR1 apareça no canto superior direito do visor.
O TR1 (Tripmaster 1) continua a funcionar e conta até 999,9.
Com ele pode medir-se a duração dos percursos desde a partida ou a distância entre
duas paragens para abastecer.
TR1 está acoplado a A1 (velocidade média 1) e S1 (cronómetro 1).
Info
Se se ultrapassar 999,9, os valores TR1, A1 e S1 são automaticamente repostos
a 0,0.
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla . sem função
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KTM 200 EXC EU 2012 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

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