KTM 300 EXC 2013 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
MANUAL DE INSTRUÇÕES 2013
125 EXC EU
125 EXC SIX DAYS EU
200 EXC EU
200 EXC AUS
200 XC-W USA
250 EXC EU
250 EXC AUS
250 EXC SIX DAYS EU
250 XC-W USA
300 EXC EU
300 EXC AUS
300 EXC SIX DAYS EU
300 XC-W USA
Art. n.º 3211861pt
CARO CLIENTE DA KTM 1
CARO CLIENTE DA KTM
Gostaríamos de o felicitar pela sua decisão de compra de uma moto KTM. É agora o proprietário de uma moto desportiva moderna que
de certeza lhe irá proporcionar muita alegria se a tratar e mantiver de forma adequada.
Esperamos que passe muitos bons momentos a conduzir a sua moto!
Por favor, introduza os números de série do seu veículo.
Número de chassis ( V. 12) Carimbo do revendedor
Número do motor ( V. 12)
Número da chave (todos os modelos EXC) ( V. 12)
O manual de instruções correspondia, no momento da impressão, à última actualização desta série. Não são, contudo, de excluir
pequenas diferenças decorrentes do desenvolvimento do fabrico das motos.
Todas as indicações aqui contidas não são vinculativas. A KTM-Sportmotorcycle AG reserva-se o direito de efectuar alterações ou de
abolir indicações técnicas, preços, cores, formas, materiais, serviços e assistências, construções, modelos e semelhantes sem aviso
prévio e sem ter que dar qualquer justificação. Reserva-se também o direito de adaptar todas as situações acima às condições locais
e ainda de cessar o fabrico de um determinado modelo sem aviso prévio. A KTM não assume qualquer responsabilidade pelas possibi-
lidades de entrega, diferenças em relação às ilustrações e descrições bem como defeitos de impressão e erros. Os modelos ilustrados
contêm por vezes algum equipamento especial que não pertence ao equipamento de série no âmbito da entrega.
© 2012 KTM-Sportmotorcycle AG, Mattighofen Áustria
Todos os direitos reservados
A reimpressão, mesmo que parcial, bem como a reprodução de qualquer tipo apenas pode ser efectuada com autorização por escrito
do autor.
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Em conformidade com a norma de gestão de qualidade internacional ISO 9001, a KTM utiliza processos de certificação
de qualidade que levam à maior qualidade de produto possível.
Elaborado por: TÜV Management Service
KTM-Sportmotorcycle AG
5230 Mattighofen, Áustria
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 2
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
1 MEIOS DE APRESENTAÇÃO ......................................... 5
1.1 Símbolos utilizados ........................................... 5
1.2 Formatações utilizadas ...................................... 5
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA ...................................... 6
2.1 Definição da aplicação - Utilização prevista ......... 6
2.2 Indicações de segurança.................................... 6
2.3 Graus dos perigos e símbolos ............................. 6
2.4 Aviso antes de manipulações.............................. 6
2.5 Funcionamento seguro....................................... 7
2.6 Vestuário de protecção ...................................... 7
2.7 Regras de trabalho ............................................ 7
2.8 Ambiente ......................................................... 7
2.9 Manual de instruções ........................................ 8
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES ........................................ 9
3.1 Garantia contratual e legal ................................. 9
3.2 Combustíveis, meios auxiliares ........................... 9
3.3 Peças sobresselentes, acessórios ........................ 9
3.4 Serviço ............................................................ 9
3.5 Ilustrações ....................................................... 9
3.6 Assistência a clientes ........................................ 9
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO......................................... 10
4.1 Vista do veículo à frente do lado esquerdo
(apresentação simbólica) ................................. 10
4.2 Vista do veículo atrás do lado direito
(apresentação simbólica) ................................. 11
5 NÚMEROS DE SÉRIE................................................. 12
5.1 Número de chassis.......................................... 12
5.2 Placa de tipo .................................................. 12
5.3 Número da chave (todos os modelos EXC) ......... 12
5.4 Número do motor............................................ 12
5.5 Número de artigo da forqueta........................... 12
5.6 Número de artigo do amortecedor..................... 13
6 COMANDOS............................................................... 14
6.1 Alavanca da embraiagem ................................. 14
6.2 Alavanca do travão de mão............................... 14
6.3 Punho do acelerador........................................ 14
6.4 Botão de curto-circuito (todos os modelos
EXC).............................................................. 14
6.5 Botão de curto-circuito (XCW) ......................... 15
6.6 Botão da buzina (todos os modelos EXC) ........... 15
6.7 Interruptor da luz (todos os modelos EXC) ......... 15
6.8 Interruptor da luz (XCW) ................................. 15
6.9 Interruptor dos piscas (todos os modelos EXC) ... 15
6.10 Interruptor de paragem de emergência
(EXC AUS) ..................................................... 16
6.11 Botão do arranque eléctrico
(200/250/300 EXC EU,
250/300 EXC SIX DAYS EU, XCW) .................. 16
6.12 Botão do arranque eléctrico (EXC AUS) ............. 16
6.13 Vista geral das luzes indicadoras (todos os
modelos EXC) ................................................. 16
6.14 Taquímetro..................................................... 16
6.14.1 Vista geral.................................................. 16
6.14.2 Activação e teste ........................................ 17
6.14.3 Comando Tripmaster ................................... 17
6.14.4 Regular quilómetros ou milhas ..................... 17
6.14.5 Regular as funções do taquímetro................. 17
6.14.6 Regular as horas ......................................... 18
6.14.7 Consultar tempo das voltas .......................... 18
6.14.8 Modo de indicação SPEED (velocidade) ........ 19
6.14.9 Modo de indicação SPEED/H (horas de
funcionamento) .......................................... 19
6.14.10 Modo de indicação SPEED/CLK (relógio)....... 19
6.14.11 Modo de indicação SPEED/LAP (tempo da
volta)......................................................... 20
6.14.12 Modo de indicação SPEED/ODO
(odómetro) ................................................. 20
6.14.13 Modo de indicação SPEED/TR1
(Tripmaster 1) ............................................ 20
6.14.14 Modo de indicação SPEED/TR2
(Tripmaster 2) ............................................ 20
6.14.15 Modo de indicação SPEED/A1 (velocidade
média 1).................................................... 21
6.14.16 Modo de indicação SPEED/A2 (velocidade
média 2).................................................... 21
6.14.17 Modo de indicação SPEED/S1
(cronómetro 1) ........................................... 21
6.14.18 Modo de indicação SPEED/S2
(cronómetro 2) ........................................... 22
6.14.19 Vista geral das funções................................ 22
6.14.20 Vista geral das condições e da actividade ...... 22
6.15 Abrir o tampão da gasolina............................... 23
6.16 Fechar o tampão da gasolina............................ 23
6.17 Torneira de combustível................................... 24
6.18 Choke ............................................................ 24
6.19 Pedal das mudanças ....................................... 24
6.20 Pedal do kick.................................................. 25
6.21 Pedal do travão............................................... 25
6.22 Suporte lateral................................................ 25
6.23 Tranca da direcção (todos os modelos EXC) ....... 25
6.24 Bloquear a direcção (todos os modelos EXC)...... 26
6.25 Desbloquear a direcção (todos os modelos
EXC).............................................................. 26
7 COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO............................ 27
7.1 Indicações para a primeira colocação em
funcionamento................................................ 27
7.2 Fazer a rodagem do motor................................ 28
7.3 Preparar o veículo para condições de utilização
difíceis .......................................................... 28
7.4 Preparações para conduzir em areia seca .......... 29
7.5 Preparações para conduzir em areia molhada..... 29
7.6 Preparações para conduzir em percurso
molhado e enlameado...................................... 30
7.7 Preparações para conduzir com temperaturas
altas e marcha lenta........................................ 31
7.8 Preparações para conduzir com temperatura
baixa ou neve ................................................. 31
8 INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO..................................... 32
8.1 Trabalhos de controlo e de cuidado antes de
cada colocação em funcionamento ................... 32
8.2 Arranque........................................................ 32
8.3 Arrancar......................................................... 33
8.4 Ligar, andar.................................................... 33
8.5 Travar ............................................................ 34
8.6 Parar, estacionar............................................. 34
8.7 Transporte...................................................... 35
8.8 Abastecer de combustível ................................ 35
9 PLANO DE SERVIÇO .................................................. 36
9.1 Plano de serviço.............................................. 36
9.2 Trabalhos de serviço (com contrato adicional).... 37
10 AFINAR O CHASSIS ................................................... 38
10.1 Controlar a regulação original do chassis em
relação ao peso do condutor............................. 38
10.2 Amortecimento da fase de compressão do
amortecedor ................................................... 38
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 3
10.3 Regular o amortecimento em compressão Low
Speed do amortecedor..................................... 38
10.4 Regular o amortecimento em compressão High
Speed do amortecedor..................................... 39
10.5 Regular o amortecimento em extensão do
amortecedor ................................................... 39
10.6 Determinar a medida da roda traseira sem
carga ............................................................. 40
10.7 Controlar o SAG estático do amortecedor........... 41
10.8 Controlar o SAG do amortecedor ....................... 41
10.9 Regular a pré-tensão do amortecedor x ........... 41
10.10 Regular o SAG x ........................................... 42
10.11 Controlar a regulação original da forqueta.......... 43
10.12 Regular o amortecimento em compressão da
forqueta......................................................... 43
10.13 Regular o amortecimento em extensão da
forqueta......................................................... 44
10.14 Regular a pré-tensão da mola da forqueta
(EXC EU/AUS, XCW)....................................... 45
10.15 Posição do guiador.......................................... 46
10.16 Regular a posição do guiador x....................... 46
11 TRABALHOS DE SERVIÇO NO CHASSIS ...................... 47
11.1 Elevar a moto com o suporte de elevação .......... 47
11.2 Retirar a moto do suporte de elevação............... 47
11.3 Purgar as pernas da forqueta............................ 47
11.4 Limpar os foles contra o das pernas da
forqueta......................................................... 48
11.5 Soltar a protecção da forqueta.......................... 48
11.6 Posicionar a protecção da forqueta ................... 49
11.7 Desmontar as pernas da forqueta x................. 49
11.8 Montar as pernas da forqueta x...................... 49
11.9 Desmontar a protecção da forqueta x.............. 50
11.10 Montar a protecção da forqueta x ................... 51
11.11 Desmontar a coroa inferior da forqueta x
(EXC EU/AUS, XCW)....................................... 51
11.12 Desmontar a coroa inferior da forqueta x
(EXC SIX DAYS).............................................. 52
11.13 Montar a coroa inferior da forqueta x
(EXC EU/AUS, XCW)....................................... 52
11.14 Montar a coroa inferior da forqueta x
(EXC SIX DAYS).............................................. 54
11.15 Controlar a folga do rolamento da cabeça de
direcção......................................................... 56
11.16 Regular a folga do rolamento da cabeça de
direcção x.................................................... 56
11.17 Lubrificar o rolamento da cabeça de
direcção x.................................................... 57
11.18 Desmontar o guarda-lamas dianteiro ................. 57
11.19 Montar o guarda-lamas dianteiro ...................... 57
11.20 Desmontar o amortecedor x ........................... 58
11.21 Montar o amortecedor x................................. 58
11.22 Retirar o banco............................................... 59
11.23 Montar o banco............................................... 59
11.24 Desmontar a tampa da caixa do filtro de ar........ 59
11.25 Montar a tampa da caixa do filtro de ar ............. 59
11.26 Desmontar o filtro de ar x.............................. 60
11.27 Montar o filtro de ar x ................................... 60
11.28 Limpar o filtro de ar e a caixa do filtro de
ar x ............................................................. 60
11.29 Vedar a caixa do filtro de ar x......................... 61
11.30 Desmontar o silenciador .................................. 61
11.31 Montar o silenciador........................................ 61
11.32 Substituir o enchimento de fios de fibra de
vidro no silenciador x.................................... 62
11.33 Desmontar o depósito de combustível x .......... 62
11.34 Montar o depósito de combustível x................ 63
11.35 Controlar a sujidade na corrente ....................... 64
11.36 Limpar a corrente............................................ 64
11.37 Controlar a tensão da corrente.......................... 65
11.38 Regular a tensão da corrente............................ 65
11.39 Controlar a corrente, coroa dentada, pinhão da
corrente e guia da corrente .............................. 66
11.40 Regular a guia da corrente x .......................... 68
11.41 Controlar o chassis x..................................... 68
11.42 Controlar o braço oscilante x.......................... 69
11.43 Controlar a disposição do cabo bowden do
acelerador ...................................................... 69
11.44 Controlar o punho ........................................... 70
11.45 Fixar adicionalmente o punho .......................... 70
11.46 Regular a posição inicial da alavanca da
embraiagem ................................................... 70
11.47 Controlar/corrigir o nível do líquido da
embraiagem hidráulica .................................... 71
11.48 Substituir o líquido da embraiagem
hidráulica x.................................................. 71
11.49 Desmontar a protecção do motor
(EXC SIX DAYS).............................................. 73
11.50 Montar a proteção do motor (EXC SIX DAYS) ..... 73
12 SISTEMA DE TRAVÕES .............................................. 74
12.1 Controlar o curso em vazio da alavanca do
travão de mão................................................. 74
12.2 Regular o curso em vazio da alavanca do travão
de mão (todos os modelos EXC)........................ 74
12.3 Regular a posição inicial da alavanca do travão
de mão (XCW)................................................ 74
12.4 Controlar os discos dos travões ......................... 75
12.5 Controlar o nível do líquido dos travões da roda
dianteira ........................................................ 75
12.6 Atestar de líquido dos travões da roda
dianteira x ................................................... 75
12.7 Controlar as pastilhas dos travões da roda
dianteira ........................................................ 76
12.8 Substituir as pastilhas dos travões da roda
dianteira x ................................................... 77
12.9 Controlar o curso em vazio do pedal do travão.... 78
12.10 Regular a posição inicial do pedal do
travão x ....................................................... 79
12.11 Controlar o nível do líquido dos travões da roda
traseira .......................................................... 79
12.12 Atestar de líquido dos travões da roda
traseira x ..................................................... 80
12.13 Controlar as pastilhas dos travões da roda
traseira .......................................................... 80
12.14 Substituir as pastilhas dos travões da roda
traseira x ..................................................... 81
13 RODAS, PNEUS......................................................... 83
13.1 Desmontar a roda dianteira x ......................... 83
13.2 Montar a roda dianteira x............................... 83
13.3 Desmontar a roda traseira x ........................... 84
13.4 Montar a roda traseira x................................. 84
13.5 Controlar o estado dos pneus............................ 85
13.6 Controlar a pressão dos pneus .......................... 86
13.7 Controlar a tensão dos raios ............................. 86
14 SISTEMA ELÉCTRICO ................................................ 88
14.1 Desmontar a bateria x (todos os
modelos 200/250/300) ................................... 88
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 4
14.2 Montar a bateria x (todos os
modelos 200/250/300) ................................... 88
14.3 Carregar a bateria x (todos os
modelos 200/250/300) ................................... 89
14.4 Substituir o fusível principal (todos os
modelos 200/250/300) ................................... 90
14.5 Desmontar a placa do farol com o farol ............. 91
14.6 Montar a placa do farol com o farol................... 91
14.7 Substituir a lâmpada do farol ........................... 91
14.8 Substituir a lâmpada do pisca (todos os
modelos EXC) ................................................. 92
14.9 Controlar a regulação do farol........................... 93
14.10 Regular o alcance da luz do farol...................... 93
14.11 Substituir a bateria do taquímetro .................... 93
15 SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO..................................... 95
15.1 Sistema de refrigeração ................................... 95
15.2 Controlar o nível de anticongelante e de líquido
de refrigeração................................................ 95
15.3 Controlar o nível de líquido de refrigeração ........ 96
15.4 Esvaziar o líquido de refrigeração x................. 96
15.5 Encher o líquido de refrigeração x .................. 97
16 AFINAR O MOTOR ..................................................... 99
16.1 Controlar a folga do cabo bowden do
acelerador ...................................................... 99
16.2 Regular a folga do cabo bowden do
acelerador x ................................................. 99
16.3 Carburador - Ralenti........................................ 99
16.4 Carburador - Regular o ralenti x.................... 100
16.5 Esvaziar a câmara do flutuador do
carburador x............................................... 101
16.6 Controlar a posição inicial do pedal das
mudanças .................................................... 102
16.7 Regular a posição inicial do pedal das
mudanças x ............................................... 102
16.8 Característica do motor - mola auxiliar (todos
os modelos 250/300).................................... 103
16.9 Característica do motor - regular a mola
auxiliar x (todos os modelos 250/300).......... 103
17 TRABALHOS DE SERVIÇO NO MOTOR....................... 104
17.1 Controlar o nível do óleo da transmissão.......... 104
17.2 Substituir o óleo da transmissão x ................ 104
17.3 Esvaziar o óleo da transmissão x .................. 105
17.4 Encher óleo da transmissão x....................... 105
17.5 Atestar de óleo da transmissão x .................. 106
18 LIMPEZA, MANUTENÇÃO......................................... 108
18.1 Limpar a moto .............................................. 108
18.2 Trabalhos de controlo e de cuidado para o
funcionamento de Inverno.............................. 109
19 ARMAZENAMENTO .................................................. 110
19.1 Armazenamento............................................ 110
19.2 Colocação em funcionamento após o
armazenamento ............................................ 110
20 DETECÇÃO DE AVARIAS........................................... 112
21 DADOS TÉCNICOS ................................................... 114
21.1 Motor........................................................... 114
21.1.1 125 EXC EU, 125 EXC SIX DAYS EU ......... 114
21.1.2 todos os modelos 200 ............................... 114
21.1.3 todos os modelos 250 ............................... 115
21.1.4 todos os modelos 300 ............................... 115
21.2 Binários de aperto do motor ........................... 116
21.2.1 todos os modelos 125/200 ........................ 116
21.2.2 todos os modelos 250/300 ........................ 117
21.3 Quantidades de enchimento........................... 118
21.3.1 Óleo da transmissão.................................. 118
21.3.2 Líquido de refrigeração.............................. 118
21.3.3 Combustível ............................................. 118
21.4 Chassis ........................................................ 119
21.5 Sistema eléctrico .......................................... 120
21.6 Pneus .......................................................... 120
21.7 Forqueta ...................................................... 120
21.7.1 125 EXC EU, todos os modelos 200........... 120
21.7.2 250/300 EXC EU, 250/300 EXC AUS,
250/300 XCW ......................................... 121
21.7.3 125 EXC SIX DAYS EU.............................. 121
21.7.4 250/300 EXC SIX DAYS EU....................... 122
21.8 Amortecedor................................................. 122
21.8.1 todos os modelos 125/200 ........................ 122
21.8.2 todos os modelos 250/300 ........................ 123
21.9 Binários de aperto do chassis ......................... 123
21.10 Carburador ................................................... 124
21.10.1 125 EXC EU, 125 EXC SIX DAYS EU ......... 124
21.10.2 200 EXC EU ............................................ 125
21.10.3 200 EXC AUS .......................................... 125
21.10.4 200 XC-W USA......................................... 125
21.10.5 250 EXC EU, 250 EXC SIX DAYS EU ......... 125
21.10.6 250/300 EXC AUS.................................... 126
21.10.7 250 XC-W USA......................................... 126
21.10.8 300 EXC EU, 300 EXC SIX DAYS EU ......... 126
21.10.9 300 XC-W USA......................................... 126
21.10.10 Afinação do carburador (125 EXC EU,
125 EXC SIX DAYS EU) x........................ 127
21.10.11 Afinação do carburador (todos os
modelos 200) x...................................... 128
21.10.12 Afinação do carburador (todos os modelos
250) x................................................... 129
21.10.13 Afinação do carburador (todos os modelos
300) x................................................... 130
21.10.14 Afinação do carburador geral x................. 131
22 COMBUSTÍVEIS....................................................... 132
23 MEIOS AUXILIARES................................................. 134
24 NORMAS................................................................. 136
ÍNDICE REMISSIVO......................................................... 137
1 MEIOS DE APRESENTAÇÃO 5
1.1 Símbolos utilizados
Em seguida é explicada a utilização de determinados símbolos.
Identifica uma reacção esperada (por exemplo, um passo de trabalho ou uma função).
Identifica uma reacção inesperada (por exemplo, um passo de trabalho ou uma função).
Todos os trabalhos que se encontram identificados com este símbolo implicam conhecimentos especializados e
compreensão técnica. No interesse da sua segurança pessoal mande estes trabalhos serem efectuados por uma
oficina autorizada da KTM! Nesta oficina a sua moto será submetida a um tratamento ideal realizado por pessoal
qualificado e com a ferramenta especial necessária.
Indica uma referência de página (Mais informações encontram-se na página indicada).
1.2 Formatações utilizadas
Em seguida são explicadas as formatações de letra utilizadas.
Nome próprio Identifica um nome próprio.
Nome
®
Identifica um nome protegido.
Marca™ Indica uma marca na circulação de mercadorias.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 6
2.1 Definição da aplicação - Utilização prevista
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da con-
corrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias aplicáveis no momento das mais importantes associa-
ções internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto está apenas autorizada para andar em estradas públicas na versão homologada (com capacidade nominal reduzida).
Na versão sem capacidade nominal reduzida, a moto pode andar apenas em percursos vedados fora das estradas públicas.
A moto foi concebida para provas de resistência em todo-o-terreno e não para as aplicações de motocross mais comuns.
2.2 Indicações de segurança
Para um manuseamento seguro do veículo, é necessário observar algumas indicações de segurança. Por isso, leia este manual com
atenção. As indicações de segurança encontram-se realçadas visualmente no texto e remetem para os pontos relevantes.
Info
No veículo encontram-se, em locais bem visíveis, diversos autocolantes com indicações/avisos. Não retire nenhum autocolante
com indicações/avisos. Se estes forem retirados, as pessoas não reconhecem os perigos e podem, por isso, sofrer ferimentos.
2.3 Graus dos perigos e símbolos
Perigo
Indicação de um perigo que irá provocar directamente e com certeza morte ou graves lesões permanentes caso não se cum-
pram os procedimentos correspondentes.
Aviso
Indicação de um perigo que irá provocar provavelmente morte ou graves lesões caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Atenção
Indicação de um perigo que irá provocar possivelmente ferimentos ligeiros caso não se cumpram os procedimentos correspon-
dentes.
Nota
Indicação de um perigo que irá provocar danos na máquina ou materiais significativos caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Aviso
Indicação de um perigo que irá provocar possivelmente danos para o ambiente caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
2.4 Aviso antes de manipulações
É proibido realizar alterações em componentes do isolamento acústico. As seguintes medidas ou a criação dos respectivos estados são
proibidas por lei:
1 a remoção ou desactivação de qualquer um dos dispositivos ou componentes de um veículo novo, que serve para redução de ruído,
antes da venda ou entrega do veículo ao cliente final ou durante a utilização do veículo, para outros fins que não sejam a manu-
tenção, reparação ou substituição;
2 a utilização do veículo depois de um dispositivo ou componente deste tipo ser removido ou desactivado.
Exemplos de manipulação ilegal:
1 remover ou perfurar silenciadores, deflectores, colectores ou outros componentes que conduzam gases de escape;
2 remover ou perfurar qualquer peça do sistema de admissão;
3 utilizar a moto num estado de manutenção inadequado;
4 substituir qualquer peça móvel do veículo ou peças do sistema de escape ou do sistema de admissão por peças não autorizadas
pelo fabricante.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 7
2.5 Funcionamento seguro
Perigo
Perigo de acidentePerigo devido a ausência de inspecção periódica.
Não colocar o veículo em funcionamento se estiver física ou psicologicamente incapacitado, devido ao consumo de álcool,
medicamentos ou drogas, de conduzir o mesmo.
Perigo
Perigo de intoxicaçãoOs gases de escape são venenosos e podem provocar perda de consciência e/ou morte.
Quando o motor está a funcionar deve garantir-se sempre uma ventilação suficiente, não se deve ligar o motor nem deixá-lo
a trabalhar em espaços fechados sem um sistema de aspiração adequado.
Aviso
Perigo de queimaduraAlgumas peças do veículo ficam muito quentes quando em funcionamento.
Não tocar nas peças quentes como, por exemplo, o sistema de escape, o radiador, o motor, os amortecedores e o sistema
de travões. Antes de começar a efectuar trabalhos nestas peças deixe-as arrefecer.
Operar o veículo apenas se este apresentar um estado técnico impecável e de acordo com a utilização prevista, respeitando as normas
ambientais e de segurança.
O veículo pode apenas ser utilizado por pessoas formadas para este efeito. É necessária uma autorização de circulação adequada para
circular em estradas públicas.
As avarias que comprometem a segurança devem ser reparadas imediatamente numa oficina autorizada da KTM.
Ter em atenção os autocolantes de indicação/aviso afixados no veículo.
2.6 Vestuário de protecção
Aviso
Perigo de ferimentosVestuário de protecção ausente ou inadequado constitui um risco para a segurança.
Utilizar sempre vestuário de protecção (capacete, botas, luvas, calças e casaco com protectores) em todas as viagens. Use
sempre vestuário de protecção em bom estado e que corresponda aos requisitos legais.
No interesse da sua segurança pessoal, a KTM recomenda que use sempre vestuário de protecção adequado ao operar o veículo.
2.7 Regras de trabalho
Para alguns trabalhos são necessárias algumas ferramentas especiais. Estas não são componentes do veículo, mas podem ser enco-
mendadas através do número indicado entre parênteses. Exp.: extractor de rolamentos (15112017000)
Na montagem não se devem substituir peças reutilizáveis (por exemplo, parafusos e porcas de auto-bloqueio, vedações, anéis vedan-
tes, o-rings, pinos, chapas de protecção) por peças novas.
Para alguns aparafusamentos, é necessário um produto para protecção dos parafusos (p. ex., Loctite
®
). Durante a sua utilização,
devem cumprir-se as indicações específicas do fabricante.
As peças que devem ser reutilizadas após a desmontagem devem ser limpas e controladas quanto a danos e desgaste. Substituir as
peças danificadas ou gastas.
Depois de terminada a reparação ou um serviço, deve garantir-se que o veículo se encontra em condições de segurança para circular
no trânsito.
2.8 Ambiente
Um manuseamento responsável da moto evita a ocorrência de problemas e conflitos. Para garantir o futuro do motociclismo,
certifique-se de que utiliza a moto dentro dos trâmites legais, de que tem consciência ambiental e de que respeita os direitos dos
outros.
Ao eliminar óleo usado, outros combustíveis e meios auxiliares, bem como peças usadas, observe as respectivas leis e directivas em
vigor no respectivo país.
Na medida em que as motos não estão sujeitas à directiva da UE relativa ao tratamento dos veículos em fim de vida útil, não existe
qualquer regulamentação legal para a eliminação de uma moto em fim de vida útil. O seu concessionário KTM autorizado terá todo o
gosto em ajudá-lo.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 8
2.9 Manual de instruções
Leia obrigatoriamente todo este manual de instruções com atenção antes de conduzir a moto pela primeira vez. O manual de instru-
ções contém muitas informações e sugestões que lhe irão facilitar a utilização, o manuseamento e a manutenção da sua moto.
desta forma é que ficará a saber como tirar o melhor partido do veículo e se proteger de ferimentos.
Guarde o manual de instruções num local de fácil acesso para que o possa consultar a qualquer momento em caso de necessidade.
Caso pretenda obter mais informações sobre o veículo ou se surgirem dúvidas durante a leitura do manual, dirija-se a um concessioná-
rio KTM autorizado.
O manual de instruções faz parte integrante do veículo e, caso o veículo seja vendido, deve ser entregue ao novo proprietário.
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES 9
3.1 Garantia contratual e legal
Os trabalhos indicados no plano de serviço devem ser efectuados exclusivamente por uma oficina autorizada da KTM e marcados no
caderno de serviço, assim como em KTM dealer.net, pois, caso contrário, perde-se o direito de garantia. Em caso de danos e danos
consequenciais, que tenham resultado de manipulações e/ou alterações do veículo, perde-se o direito à garantia.
Poderá obter mais informações sobre a garantia contratual ou legal e o seu processamento no caderno de serviço.
3.2 Combustíveis, meios auxiliares
Aviso
Perigo para o meio ambienteUm manuseamento inadequado do combustível põe em perigo o ambiente.
Não deixar que o combustível entre na água subterrânea, no solo ou na água canalizada.
Devem utilizar-se os combustíveis e os meios auxiliares (p. ex., combustíveis e lubrificantes) indicados no manual de instruções e de
acordo com as especificações.
3.3 Peças sobresselentes, acessórios
Para sua própria segurança, utilize apenas peças sobresselentes e acessórios autorizados e/ou recomendados pela KTM e mande-os
montar numa oficina autorizada da KTM. A KTM não assume qualquer responsabilidade pela utilização de outros produtos e danos
que daí possam advir.
Algumas peças sobresselentes e acessórios estão indicados entre parênteses junto das respectivas descrições. O seu concessionário
KTM terá todo o prazer em o aconselhar.
Os KTM PowerParts actuais do seu veículo encontram-se no website da KTM.
Página web international da KTM: http://www.ktm.com
3.4 Serviço
A condição prévia para um funcionamento sem problemas e para se evitar um desgaste precoce é o cumprimento dos trabalhos de ser-
viço, cuidado e regulação referidos no manual de instruções para o motor e o chassis. Uma afinação errada do chassis pode provocar
danos e quebras nos componentes do chassis.
A utilização do veículo em condições difíceis como, p. ex., areia, percursos/terrenos molhados ou enlameados pode provocar um des-
gaste nitidamente acrescido em componentes, como a transmissão, os sistemas de travões ou os componentes do amortecedor. Por
isso, poderá ser necessário um controlo ou substituição das peças antes de estas atingirem o próximo intervalo de serviço.
Tenha obrigatoriamente em atenção os tempos de rodagem e os intervalos de serviço prescritos. O seu cumprimento contribui signifi-
cativamente para o aumento da vida útil da sua moto.
3.5 Ilustrações
As ilustrações apresentadas no manual contêm, por vezes, equipamentos especiais.
Para facilitar a apresentação e a explicação, algumas peças podem estar desmontadas ou não estar ilustradas. Nem sempre é impres-
cindível uma desmontagem para a respectiva descrição. Tenha em atenção as indicações apresentadas no texto.
3.6 Assistência a clientes
Caso tenha perguntas sobre o veículo e a KTM, o concessionário KTM autorizado estará ao seu dispor.
Poderá encontrar a lista dos concessionários KTM autorizados no website da KTM.
Página web international da KTM: http://www.ktm.com
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO 10
4.1 Vista do veículo à frente do lado esquerdo (apresentação simbólica)
B01138-10
1 Alavanca do travão de mão ( V. 14)
2 Botão de curto-circuito ( V. 14)
3 Alavanca da embraiagem ( V. 14)
4 Tampa da caixa do filtro de ar
5 Torneira de combustível ( V. 24)
6 Guia da corrente
7 Suporte lateral ( V. 25)
8 Pedal das mudanças ( V. 24)
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO 11
4.2 Vista do veículo atrás do lado direito (apresentação simbólica)
B01137-10
1 Tampão do depósito
2 Parafuso de purga da perna da forqueta
3 Punho do acelerador ( V. 14)
4 Número de chassis ( V. 12)
5 Pedal do kick ( V. 25)
6 Pedal do travão ( V. 25)
7 Vidro de inspecção do líquido dos travões atrás
5 NÚMEROS DE SÉRIE 12
5.1 Número de chassis
303438-10
O número de chassis 1 está gravado na cabeça da direcção do lado direito.
5.2 Placa de tipo
303439-10
A placa de tipo 1 está colocada na dianteira da cabeça de direcção.
5.3 Número da chave (todos os modelos EXC)
500125-10
O número da chave 1 para a tranca da direcção está gravado no porta-chaves.
5.4 Número do motor
B01139-10
O número do motor 1 encontra-se do lado esquerdo do motor por baixo do pinhão da
corrente.
5.5 Número de artigo da forqueta
B00265-01
O número de artigo da forqueta 1 está gravado no lado de dentro do punho da for-
queta.
5 NÚMEROS DE SÉRIE 13
5.6 Número de artigo do amortecedor
B00786-10
O número de artigo do amortecedor 1 encontra-se gravado na parte de cima do amor-
tecedor sobre o anel de regulação no lado do motor.
6 COMANDOS 14
6.1 Alavanca da embraiagem
B01140-10
(todos os modelos 125/200)
A alavanca da embraiagem 1 está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
B01146-10
(todos os modelos 250/300)
A alavanca da embraiagem 1 está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
6.2 Alavanca do travão de mão
B01141-10
A alavanca do travão de mão 1 encontra-se do lado direito do guiador.
Com a alavanca do travão de mão acciona-se o travão da roda dianteira.
6.3 Punho do acelerador
B01142-10
O punho do acelerador 1 está colocado no guiador do lado direito.
6.4 Botão de curto-circuito (todos os modelos EXC)
B01143-10
O botão de curto-circuito 1 está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
6 COMANDOS 15
6.5 Botão de curto-circuito (XCW)
B01144-10
O botão de curto-circuito 1 está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
6.6 Botão da buzina (todos os modelos EXC)
B01143-11
O botão da buzina 1 está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão da buzina na posição inicial
Botão da buzina premido Nesta posição a buzina é accionada.
6.7 Interruptor da luz (todos os modelos EXC)
B01143-12
O interruptor da luz 1 está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Luz desligada Interruptor da luz oscilado para a direita. Nesta posição
a luz fica apagada.
Luzes de mínimos ligadas O interruptor da luz está na posição cen-
tral. Nesta posição a luz de mínimos e a luz traseira ficam acesas.
Luzes de máximos ligadas Interruptor da luz oscilado para a
esquerda. Nesta posição a luz de máximos e a luz traseira estão
ligadas.
6.8 Interruptor da luz (XCW)
500146-10
O interruptor de luz 1 encontra-se do lado direito do taquímetro.
Estados possíveis
O interruptor de luzes não tem função em estado de fornecimento O mesmo
pode ser utilizado para reequipar um sistema de luz.
6.9 Interruptor dos piscas (todos os modelos EXC)
B01147-10
O interruptor dos piscas 1 está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Piscas desligados O interruptor dos piscas está na posição central.
Pisca do lado esquerdo ligado Interruptor dos piscas oscilado para a
esquerda.
Pisca do lado direito ligado Interruptor dos piscas oscilado para a
direita.
6 COMANDOS 16
6.10 Interruptor de paragem de emergência (EXC AUS)
B01148-10
O interruptor de paragem de emergência 1 está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Ignição desligada Nesta posição o circuito da corrente de ignição está
interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
Ignição ligada Nesta posição o circuito da corrente de ignição está
fechado e o motor pode arrancar.
6.11 Botão do arranque eléctrico (200/250/300 EXC EU, 250/300 EXC SIX DAYS EU, XCW)
B01145-10
O botão de arranque eléctrico 1 está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
6.12 Botão do arranque eléctrico (EXC AUS)
B01148-11
O botão de arranque eléctrico 1 está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
6.13 Vista geral das luzes indicadoras (todos os modelos EXC)
500147-01
Estados possíveis
A luz indicadora de máximos acende a azul As luzes de máximos
estão ligadas.
A luz indicadora dos piscas pisca a verde Os piscas estão ligados.
6.14 Taquímetro
6.14.1 Vista geral
400312-01
Com a tecla comuta-se o módulo de indicação ou pode comutar-se para um dos
menus de configuração.
Com a tecla são comandadas diversas funções.
Com a tecla são comandadas diversas funções.
Info
No estado de entrega apenas está activado o modo de indicação SPEED/H e
SPEED/ODO.
6 COMANDOS 17
6.14.2 Activação e teste
400313-01
Activar o taquímetro
O taquímetro é activado, se accionar uma das teclas ou se receber um impulso do sen-
sor de rotação das rodas.
Teste do visor
Todos os elementos de indicação acendem-se brevemente para o controlo da função do
visor.
400314-01
WS (wheel size)
Após o controlo da função do visor, o perímetro da roda WS (wheel size) ilumina-se bre-
vemente.
Info
O número 2205 mm corresponde ao perímetro da roda dianteira de 21" com
pneus de série.
Em seguida, a indicação comuta para o último modo seleccionado.
6.14.3 Comando Tripmaster
(Opção: Comando Tripmaster)
Com o comando Tripmaster pode comandar as funções do taquímetro a partir do guiador.
Info
O interruptor tripmaster está disponível como opção.
6.14.4 Regular quilómetros ou milhas
Info
Se se comutar a unidade, o valor ODO permanece e é calculado de forma correspondente.
Os valores TR1, TR2, A1, A2 e S1 são apagados quando se comuta.
Condição
A moto está parada.
400329-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação H apareça no
canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
O menu de configuração é exibido e as funções activadas aparecem ilumina-
das.
Premir a tecla o número de vezes necessárias, até a indicação Km/h/Mph piscar.
Km/h regular
Premir a tecla .
Mph regular
Premir a tecla .
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não for accionada nenhuma tecla ou se não for
recebido um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são
automaticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
6.14.5 Regular as funções do taquímetro
Info
No estado de entrega apenas está activado o modo de indicação SPEED/H e SPEED/ODO.
6 COMANDOS 18
Condição
A moto está parada.
400318-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação H apareça no
canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
O menu de configuração é exibido e as funções activadas aparecem ilumina-
das.
Premindo brevemente a tecla comuta-se para a função desejada.
A função seleccionada pisca.
Activar função
Premir a tecla .
O símbolo permanece disponível no visor e a indicação comuta para a fun-
ção seguinte.
Desactivar função
Premir a tecla .
O símbolo no visor apaga-se e a indicação comuta para a função seguinte.
Todas as funções desejadas devem ser activadas ou desactivadas de forma corres-
pondente.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não for accionada nenhuma tecla ou se não for
recebido um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são
automaticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
6.14.6 Regular as horas
Condição
A moto está parada.
400330-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação CLK apareça
no canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
A indicação das horas pisca.
Regular a indicação das horas com a tecla ou tecla .
Premir a tecla brevemente.
O segmento seguinte da indicação pisca e pode ser regulado.
Premindo a tecla e a tecla , é possível regular os seguintes elementos, tal como
na indicação das horas.
Info
Os segundos podem ser repostos para zeros.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não for accionada nenhuma tecla ou se não for
recebido um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são
automaticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
6.14.7 Consultar tempo das voltas
Info
Esta função apenas pode ser efectuada quando se parou a contagem do tempo das voltas.
Condição
A moto está parada.
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KTM 300 EXC 2013 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

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