KTM 250 XC 2017 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

Este manual também é adequado para

MANUAL DE INSTRUÇÕES 2017
125 SX
150 SX
250 SX
250 XC
300 XC
Art. n.º 3213471pt
CARO CLIENTE DA KTM 1
*3213471pt*
3213471pt
05/2016
CARO CLIENTE DA KTM
Gostaríamos de o felicitar pela sua decisão de compra de uma moto KTM. É agora o proprietário de uma moto desportiva moderna que de
certeza lhe irá proporcionar muita alegria se a tratar e mantiver de forma adequada.
Esperamos que passe muitos bons momentos a conduzir a sua moto!
Por favor introduza os números de série do seu veículo.
Número de chassis ( V. 12) Carimbo do revendedor
Número do motor ( V. 12)
O manual de instruções correspondia, no momento da impressão, à última atualização desta série. Não são, contudo, de excluir pequenas
diferenças decorrentes do desenvolvimento do fabrico das motos.
Todas as indicações aqui contidas não são vinculativas. A KTM Sportmotorcycle GmbH reserva-se o direito de efetuar alterações ou de
abolir indicações técnicas, preços, cores, formas, materiais, serviços e assistências, construções, modelos e semelhantes sem aviso pré-
vio e sem ter que dar qualquer justificação. Reserva-se também o direito de adaptar todas as situações acima às condições locais e ainda
de cessar o fabrico de um determinado modelo sem aviso prévio. A KTM não assume qualquer responsabilidade pelas possibilidades de
entrega, diferenças em relação às ilustrações e descrições bem como defeitos de impressão e erros. Os modelos ilustrados contêm por
vezes algum equipamento especial que não pertence ao equipamento de série no âmbito da entrega.
© 2016 KTM Sportmotorcycle GmbH, Mattighofen Áustria
Todos os direitos reservados
A reimpressão, mesmo que parcial, bem como a reprodução de qualquer tipo apenas pode ser efetuada com autorização por escrito do
autor.
ISO 9001(12 100 6061)
Em conformidade com a norma de gestão de qualidade internacional ISO 9001, a KTM utiliza processos de certificação de
qualidade que levam à maior qualidade de produto possível.
Elaborado por: TÜV Management Service
KTM Sportmotorcycle GmbH
5230 Mattighofen, Áustria
Este documento é válido para os seguintes modelos:
125 SX EU (F6101Q0)
125 SX US (F6175Q0)
150 SX EU (F6101Q1)
150 SX US (F6175Q1)
250 SX EU (F6301Q0)
250 SX US (F6375Q0)
250 XC US (F6375Q5)
300 XC US (F6475Q5)
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 2
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
1 MEIOS DE APRESENTAÇÃO ......................................... 5
1.1 Símbolos utilizados ........................................... 5
1.2 Formatações utilizadas ...................................... 5
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA ...................................... 6
2.1 Definição da aplicação - Utilização prevista ......... 6
2.2 Indicações de segurança.................................... 6
2.3 Graus dos perigos e símbolos ............................. 6
2.4 Aviso contra manipulações................................. 6
2.5 Funcionamento seguro....................................... 7
2.6 Vestuário de proteção ........................................ 7
2.7 Regras de trabalho ............................................ 7
2.8 Ambiente ......................................................... 8
2.9 Manual de instruções ........................................ 8
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES ........................................ 9
3.1 Garantia contratual e legal ................................. 9
3.2 Combustíveis, meios auxiliares ........................... 9
3.3 Peças sobresselentes, acessórios ........................ 9
3.4 Serviço ............................................................ 9
3.5 Ilustrações ....................................................... 9
3.6 Assistência a clientes ........................................ 9
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO......................................... 10
4.1 Vista do veículo do lado esquerdo dianteiro
(apresentação simbólica) ................................. 10
4.2 Vista do veículo do lado direito traseiro
(apresentação simbólica) ................................. 11
5 NÚMEROS DE SÉRIE................................................. 12
5.1 Número de chassis.......................................... 12
5.2 Placa de tipo .................................................. 12
5.3 Número do motor............................................ 12
5.4 Número de artigo da forqueta........................... 12
5.5 Número de artigo do amortecedor..................... 12
6 COMANDOS............................................................... 13
6.1 Alavanca da embraiagem ................................. 13
6.2 Alavanca do travão de mão............................... 13
6.3 Punho do acelerador........................................ 13
6.4 Botão de curto-circuito .................................... 13
6.5 Botão do arranque eléctrico (todos os modelos
XC)................................................................ 13
6.6 Abrir o tampão do depósito .............................. 14
6.7 Fechar o tampão do depósito ........................... 14
6.8 Torneira de combustível (todos os modelos
SX)................................................................ 15
6.9 Torneira de combustível (todos os modelos
XC)................................................................ 15
6.10 Choke ............................................................ 16
6.11 Pedal das mudanças ....................................... 16
6.12 Pedal do kick.................................................. 16
6.13 Pedal do travão............................................... 17
6.14 Suporte de plug-in (todos os modelos SX).......... 17
6.15 Suporte lateral (todos os modelos XC) ............... 17
6.16 Contador das horas de funcionamento............... 17
7 COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO............................ 18
7.1 Indicações para a primeira colocação em
funcionamento................................................ 18
7.2 Fazer a rodagem do motor................................ 19
7.3 Preparar o veículo para condições de utilização
difíceis .......................................................... 19
7.4 Preparações para conduzir em areia seca .......... 20
7.5 Preparações para conduzir em areia molhada..... 21
7.6 Preparações para conduzir em percurso
molhado e enlameado...................................... 22
7.7 Preparações para conduzir com temperaturas
altas e marcha lenta........................................ 22
7.8 Preparações para conduzir com temperatura
baixa ou neve ................................................. 23
8 INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO..................................... 24
8.1 Trabalhos de controlo e de cuidado antes de
cada colocação em funcionamento ................... 24
8.2 Arranque........................................................ 24
8.3 Arrancar......................................................... 25
8.4 Meter mudanças, conduzir............................... 25
8.5 Travar ............................................................ 26
8.6 Parar, estacionar............................................. 26
8.7 Transporte...................................................... 27
8.8 Abastecer de combustível ................................ 27
9 PLANO DE SERVIÇO .................................................. 29
9.1 todos os modelos SX ....................................... 29
9.1.1 Informações adicionais................................ 29
9.1.2 Trabalhos obrigatórios ................................. 29
9.1.3 Trabalhos recomendados ............................. 30
9.2 todos os modelos XC ....................................... 30
9.2.1 Informações adicionais................................ 30
9.2.2 Trabalhos obrigatórios ................................. 30
9.2.3 Trabalhos recomendados ............................. 31
10 AFINAR O CHASSIS ................................................... 32
10.1 Controlar a regulação original do chassis em
relação ao peso do condutor............................. 32
10.2 Suspensão pneumática AER 48........................ 32
10.3 Amortecimento em compressão do
amortecedor ................................................... 33
10.4 Regular o amortecimento em compressão Low
Speed do amortecedor..................................... 33
10.5 Regular o amortecimento em compressão High
Speed do amortecedor..................................... 34
10.6 Regular o amortecimento em extensão do
amortecedor ................................................... 34
10.7 Determinar a medida da roda traseira sem
carga ............................................................. 35
10.8 Controlar o SAG estático do amortecedor........... 36
10.9 Controlar o SAG do amortecedor....................... 36
10.10 Regular a pré-tensão do amortecedor ............. 36
10.11 Regular o SAG ............................................ 37
10.12 Controlar a regulação original da forqueta.......... 38
10.13 Ajustar a pressão de ar da forqueta................... 38
10.14 Regular o amortecimento em compressão da
forqueta......................................................... 39
10.15 Regular o amortecimento em extensão da
forqueta......................................................... 40
10.16 Posição do guiador.......................................... 40
10.17 Regular a posição do guiador ........................ 40
11 TRABALHOS DE SERVIÇO NO CHASSIS ...................... 42
11.1 Elevar a moto com o suporte de elevação .......... 42
11.2 Retirar a moto do suporte de elevação............... 42
11.3 Purgar as pernas da forqueta............................ 43
11.4 Limpar os foles contra o das pernas da
forqueta......................................................... 43
11.5 Desmontar as pernas da forqueta .................. 43
11.6 Montar as pernas da forqueta ....................... 44
11.7 Desmontar a protecção da forqueta................... 44
11.8 Montar a protecção da forqueta ........................ 45
11.9 Desmontar a coroa inferior da forqueta .......... 45
11.10 Montar a coroa inferior da forqueta ............... 46
11.11 Controlar a folga do rolamento da cabeça de
direcção......................................................... 47
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 3
11.12 Regular a folga do rolamento da cabeça de
direção ....................................................... 48
11.13 Lubrificar o rolamento da cabeça de
direcção ..................................................... 48
11.14 Desmontar a placa porta-número ...................... 49
11.15 Montar a placa porta-número ........................... 49
11.16 Desmontar o guarda-lamas dianteiro ................. 49
11.17 Montar o guarda-lamas dianteiro ...................... 49
11.18 Desmontar o amortecedor ............................. 50
11.19 Montar o amortecedor .................................. 51
11.20 Desmontar o assento ....................................... 52
11.21 Montar o assento ............................................ 53
11.22 Desmontar a tampa da caixa do filtro de ar........ 53
11.23 Montar a tampa da caixa do filtro de ar ............. 53
11.24 Desmontar o filtro de ar ............................... 54
11.25 Limpar o filtro de ar e a caixa do filtro de
ar ............................................................... 54
11.26 Montar o filtro de ar ..................................... 55
11.27 Fixar a tampa da caixa do filtro de ar ............. 55
11.28 Vedar a caixa do filtro de ar .......................... 55
11.29 Desmontar o silenciador .................................. 56
11.30 Montar o silenciador........................................ 56
11.31 Substituir o enchimento de fios de fibra de
vidro do silenciador ..................................... 56
11.32 Desmontar o depósito de combustível ............ 57
11.33 Montar o depósito de combustível ................. 58
11.34 Controlar a sujidade na corrente ....................... 60
11.35 Limpar a corrente............................................ 60
11.36 Controlar a tensão da corrente.......................... 60
11.37 Regular a tensão da corrente............................ 61
11.38 Controlar a corrente, a coroa dentada, o pinhão
da corrente e a guia da corrente ....................... 62
11.39 Controlar o chassis ...................................... 63
11.40 Controlar o braço oscilante ........................... 64
11.41 Controlar a disposição do cabo bowden do
acelerador ...................................................... 64
11.42 Controlar o punho ........................................... 65
11.43 Regular a posição inicial da alavanca da
embraiagem ................................................... 65
11.44 Controlar/corrigir o nível do líquido da
embraiagem hidráulica .................................... 65
11.45 Substituir o líquido da embraiagem
hidráulica ................................................... 66
12 SISTEMA DE TRAVÕES .............................................. 68
12.1 Controlar o curso em vazio da alavanca do
travão de mão................................................. 68
12.2 Regular a posição inicial da alavanca do travão
de mão .......................................................... 68
12.3 Controlar os discos dos travões ......................... 68
12.4 Controlar o nível do líquido dos travões da roda
dianteira ........................................................ 69
12.5 Atestar de líquido dos travões da roda
dianteira ..................................................... 69
12.6 Controlar as pastilhas dos travões da roda
dianteira ........................................................ 70
12.7 Substituir as pastilhas dos travões da roda
dianteira ..................................................... 70
12.8 Controlar o curso em vazio do pedal do travão.... 72
12.9 Regular a posição inicial do pedal do
travão ......................................................... 73
12.10 Controlar o nível do líquido dos travões da roda
traseira .......................................................... 73
12.11 Atestar o líquido dos travões da roda
traseira ....................................................... 74
12.12 Controlar as pastilhas dos travões da roda
traseira .......................................................... 75
12.13 Substituir as pastilhas dos travões da roda
traseira ....................................................... 75
13 RODAS, PNEUS......................................................... 77
13.1 Desmontar a roda dianteira ........................... 77
13.2 Montar a roda dianteira ................................ 77
13.3 Desmontar a roda traseira ............................. 78
13.4 Montar a roda traseira .................................. 79
13.5 Controlar o estado dos pneus............................ 80
13.6 Controlar a pressão dos pneus .......................... 80
13.7 Controlar a tensão dos raios ............................. 81
14 SISTEMA ELÉTRICO .................................................. 82
14.1 Desmontar a bateria (todos os modelos XC).... 82
14.2 Montar a bateria (todos os modelos XC) ......... 82
14.3 Carregar a bateria (todos os modelos XC) ....... 83
14.4 Substituir o fusível principal (todos os modelos
XC)................................................................ 84
15 SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO..................................... 85
15.1 Sistema de refrigeração ................................... 85
15.2 Cobertura do radiador (todos os modelos
125/150)....................................................... 85
15.3 Montar a cobertura do radiador (todos os
modelos 125/150).......................................... 86
15.4 Desmontar a cobertura do radiador (todos os
modelos 125/150).......................................... 86
15.5 Controlar o nível de anticongelante e de líquido
de refrigeração................................................ 86
15.6 Controlar o nível de líquido de refrigeração ........ 87
15.7 Esvaziar o líquido de refrigeração .................. 88
15.8 Encher o líquido de refrigeração .................... 89
16 AFINAR O MOTOR ..................................................... 91
16.1 Controlar a folga do cabo bowden do
acelerador ...................................................... 91
16.2 Regular a folga do cabo bowden do
acelerador .................................................. 91
16.3 Regulação do carburador ................................. 92
16.4 Carburador - ralenti......................................... 94
16.5 Carburador - Regular o ralenti ....................... 94
16.6 Ligação de ficha da adaptação da curva de
ignição........................................................... 95
16.7 Alterar a curva de ignição ................................ 96
16.8 Controlar a posição inicial do pedal das
mudanças ...................................................... 96
16.9 Regular a posição inicial do pedal das
mudanças ................................................... 96
16.10 Característica do motor - mola auxiliar (todos
os modelos 250/300)...................................... 97
16.11 Característica do motor - ajustar molas
auxiliares (todos os modelos 250/300) .......... 97
17 TRABALHOS DE SERVIÇO NO MOTOR......................... 99
17.1 Esvaziar a câmara do flutuador do
carburador .................................................. 99
17.2 Controlar o nível do óleo da transmissão.......... 100
17.3 Substituir o óleo da transmissão ................. 100
17.4 Atestar de óleo da transmissão .................... 102
18 LIMPEZA, MANUTENÇÃO......................................... 104
18.1 Limpar a moto .............................................. 104
19 ARMAZENAMENTO .................................................. 105
19.1 Armazenamento............................................ 105
19.2 Colocação em funcionamento após o
armazenamento ............................................ 106
20 DETEÇÃO DE AVARIAS............................................. 107
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 4
21 DADOS TÉCNICOS ................................................... 109
21.1 Motor........................................................... 109
21.1.1 todos os modelos 125 ............................... 109
21.1.2 todos os modelos 150 ............................... 109
21.1.3 todos os modelos 250 SX .......................... 110
21.1.4 250 XC US .............................................. 110
21.1.5 300 XC US .............................................. 111
21.2 Binários de aperto do motor ........................... 112
21.2.1 todos os modelos 125/150 ........................ 112
21.2.2 todos os modelos 250 SX .......................... 113
21.2.3 todos os modelos XC ................................. 114
21.3 Carburador ................................................... 116
21.3.1 todos os modelos 125 ............................... 116
21.3.2 Carburador - regulação original percursos
de areia (todos os modelos 125)................. 116
21.3.3 Afinação do carburador (todos os modelos
125)........................................................ 117
21.3.4 todos os modelos 150 ............................... 118
21.3.5 Carburador - regulação original percursos
de areia (todos os modelos 150)................. 118
21.3.6 Afinação do carburador (todos os modelos
150)........................................................ 119
21.3.7 todos os modelos 250 SX .......................... 120
21.3.8 Carburador - regulação original percursos
de areia (todos os modelos 250 SX)............ 120
21.3.9 Afinação do carburador (todos os
modelos 250 SX) ...................................... 121
21.3.10 250 XC US .............................................. 122
21.3.11 Afinação do carburador (250 XC US) .......... 122
21.3.12 300 XC US .............................................. 124
21.3.13 Afinação do carburador (300 XC US) ....... 124
21.4 Quantidades de enchimento........................... 125
21.4.1 Óleo da transmissão.................................. 125
21.4.2 Líquido de refrigeração.............................. 125
21.4.3 Combustível ............................................. 125
21.5 Chassis ........................................................ 125
21.6 Sistema elétrico............................................ 126
21.7 Pneus .......................................................... 126
21.8 Forqueta ...................................................... 126
21.8.1 todos os modelos 125/150 ........................ 126
21.8.2 todos os modelos 250 SX .......................... 127
21.8.3 todos os modelos XC ................................. 127
21.9 Amortecedor................................................. 128
21.9.1 todos os modelos 125/150 ........................ 128
21.9.2 250 SX EU .............................................. 128
21.9.3 250 SX US .............................................. 129
21.9.4 todos os modelos XC ................................. 129
21.10 Binários de aperto do chassis......................... 130
22 COMBUSTÍVEIS....................................................... 132
23 MEIOS AUXILIARES................................................. 134
24 NORMAS................................................................. 135
25 ÍNDICE DE ABREVIATURAS...................................... 136
ÍNDICE REMISSIVO......................................................... 137
1 MEIOS DE APRESENTAÇÃO 5
1.1 Símbolos utilizados
Em seguida é explicada a utilização de determinados símbolos.
Identifica uma reação esperada (por exemplo, de um passo de trabalho ou de uma função).
Identifica uma reação inesperada (por exemplo, de um passo de trabalho ou de uma função).
Todos os trabalhos que se encontram identificados com este símbolo implicam conhecimentos especializados e
compreensão técnica. No interesse da sua segurança pessoal mande estes trabalhos serem efetuados por uma
oficina autorizada da KTM! Nesta oficina a sua moto será submetida a um tratamento ideal realizado por pessoal
qualificado e com a ferramenta especial necessária.
Indica uma referência de página (Mais informações encontram-se na página indicada).
Identifica uma secção com informações ou dicas adicionais.
Identifica o resultado de um passo de verificação.
1.2 Formatações utilizadas
Em seguida são explicadas as formatações de letra utilizadas.
Nome próprio Identifica um nome próprio.
Nome
®
Identifica um nome protegido.
Marca™ Indica uma marca na circulação de mercadorias.
Palavras sublinhadas Remetem para pormenores técnicos do veículo ou identificam termos técnicos explica-
dos no índice de termos técnicos.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 6
2.1 Definição da aplicação - Utilização prevista
(todos os modelos SX)
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da
concorrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes asso-
ciações internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto pode andar apenas em percursos vedados fora das estradas públicas.
(todos os modelos XC)
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da
concorrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes asso-
ciações internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto foi concebida para provas de resistência em todo-o-terreno e não para as aplicações de motocross mais comuns.
2.2 Indicações de segurança
Para um manuseamento seguro do veículo, é necessário observar algumas indicações de segurança. Por isso, leia este manual com
atenção. As indicações de segurança encontram-se realçadas visualmente no texto e remetem para os pontos relevantes.
Info
No veículo encontram-se, em locais bem visíveis, diversos autocolantes com indicações/avisos. Não retire nenhum autocolante
com indicações/avisos. Se estes forem retirados, as pessoas não reconhecem os perigos e podem, por isso, sofrer ferimentos.
2.3 Graus dos perigos e símbolos
Perigo
Indicação para um perigo que causa imediata e invariavelmente a morte ou ferimentos graves permanentes, caso não sejam
tomadas as devidas precauções.
Aviso
Indicação para um perigo que pode causar a morte ou ferimentos graves permanentes, caso não sejam tomadas as devidas pre-
cauções.
Atenção
Indicação para um perigo que pode causar ferimentos leves, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
Nota
Indicação para um perigo que causa danos a máquina ou material, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
Aviso
Indicação para um perigo que causa danos ambientais, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
2.4 Aviso contra manipulações
É proibido realizar alterações em componentes do isolamento acústico. As seguintes medidas ou a criação dos respetivos estados são
proibidas por lei:
1 a remoção ou desativação de qualquer um dos dispositivos ou componentes de um veículo novo, que sirva para redução de ruído,
antes da venda ou entrega do veículo ao cliente final ou durante a utilização do veículo, para outros fins que não sejam a manu-
tenção, reparação ou substituição;
2 a utilização do veículo depois de um dispositivo ou componente deste tipo ser removido ou desativado.
Exemplos de manipulação ilegal:
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 7
1 remover ou perfurar silenciadores, defletores, coletores ou outros componentes que conduzam gases de escape;
2 remover ou perfurar peças do sistema de admissão;
3 utilizar a moto num estado de manutenção inadequado;
4 substituir peças móveis do veículo ou peças do sistema de escape ou do sistema de admissão por peças não autorizadas pelo
fabricante.
2.5 Funcionamento seguro
Perigo
Perigo de acidenteUm condutor que não esteja apto a conduzir coloca-se a si e aos outros em perigo.
Não colocar o veículo em funcionamento se, devido à influência de álcool, drogas ou medicamentos, não estiver apto a
conduzir.
Não colocar o veículo em funcionamento se não estiver em condições físicas ou psíquicas para tal.
Perigo
Perigo de envenenamentoOs gases de escape são venenosos e podem provocar perda de consciência e morte.
Garantir sempre uma ventilação suficiente quando o motor estiver a trabalhar.
Utilizar um sistema de aspiração adequado se ligar ou deixar o motor a trabalhar num espaço fechado.
Aviso
Perigo de queimaduraAlgumas peças do veículo ficam muito quentes quando em funcionamento.
Não tocar em quaisquer peças do sistema de escape, radiador, motor, amortecedor ou sistema de travões antes de as peças
do veículo arrefecerem.
Deixar as peças do veículo arrefecer antes de efetuar trabalhos.
Operar o veículo apenas se este apresentar um estado técnico impecável e de acordo com a utilização prevista, respeitando as normas
ambientais e de segurança.
O veículo pode apenas ser utilizado por pessoas formadas para este efeito.
As avarias que comprometem a segurança devem ser reparadas imediatamente numa oficina autorizada da KTM.
Ter em atenção os autocolantes de indicação/aviso afixados no veículo.
2.6 Vestuário de proteção
Aviso
Perigo de ferimentosVestuário de proteção em falta ou inadequado constitui um risco para a segurança.
Utilizar sempre vestuário de proteção adequado como capacete, botas, luvas, bem como calças e casaco com protetores
em todas as viagens.
Usar sempre vestuário de proteção em bom estado e em conformidade com as disposições legais.
No interesse da sua segurança pessoal, a KTM recomenda que use sempre vestuário de proteção adequado ao operar o veículo.
2.7 Regras de trabalho
Para alguns trabalhos são necessárias algumas ferramentas especiais. Estas não são componentes do veículo, mas podem ser enco-
mendadas através do número indicado entre parênteses. Ex.: extractor de rolamentos (15112017000)
Na montagem, as peças não reutilizáveis (por exemplo, parafusos e porcas de auto-bloqueio, vedações, anéis vedantes, o-rings, pinos,
chapas de proteção) devem ser substituídas por peças novas.
Para alguns aparafusamentos, é necessário um produto para protecção dos parafusos (p. ex., Loctite
®
). Durante a sua utilização,
devem cumprir-se as indicações específicas do fabricante.
As peças que devem ser reutilizadas após a desmontagem devem ser limpas e controladas quanto a danos e desgaste. Substituir as
peças danificadas ou gastas.
Depois de terminada a reparação ou um serviço, deve garantir-se que o veículo se encontra em condições de segurança para circular
no trânsito.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 8
2.8 Ambiente
Um manuseamento responsável da moto evita a ocorrência de problemas e conflitos. Para garantir o futuro do motociclismo,
certifique-se de que utiliza a moto dentro dos limites legais, de que tem consciência ambiental e de que respeita os direitos dos
outros.
Ao eliminar óleo usado, outros combustíveis e meios auxiliares, bem como peças usadas, observe as respetivas leis e diretivas em
vigor no respetivo país.
Na medida em que as motos não estão sujeitas à diretiva da UE relativa ao tratamento dos veículos em fim de vida útil, não existe
qualquer regulamentação legal para a eliminação de uma moto em fim de vida útil. O seu concessionário KTM autorizado terá todo o
gosto em ajudá-lo.
2.9 Manual de instruções
Leia obrigatoriamente todo este manual de instruções com atenção antes de conduzir a moto pela primeira vez. O manual de instru-
ções contém muitas informações e sugestões que lhe irão facilitar a utilização, o manuseamento e a manutenção da sua moto.
desta forma é que ficará a saber como tirar o melhor partido do veículo e se proteger de ferimentos.
Guarde o manual de instruções num local de fácil acesso para que o possa consultar a qualquer momento em caso de necessidade.
Caso pretenda obter mais informações sobre o veículo ou se surgirem dúvidas durante a leitura do manual, dirija-se a um concessioná-
rio KTM autorizado.
O manual de instruções faz parte integrante do veículo e, caso o veículo seja vendido, deve ser entregue ao novo proprietário.
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES 9
3.1 Garantia contratual e legal
Os trabalhos indicados no plano de serviço devem ser efetuados exclusivamente por uma oficina autorizada da KTM e marcados no
caderno de serviço e garantia, assim como em KTM Dealer.net, pois, caso contrário, perde-se o direito de garantia. Em caso de danos e
danos consequenciais, que tenham resultado de manipulações e/ou alterações do veículo, perde-se o direito à garantia.
Poderá obter mais informações sobre a garantia contratual ou legal e o seu processamento no caderno de serviço e garantia.
3.2 Combustíveis, meios auxiliares
Aviso
Perigo para o meio ambienteUm manuseamento inadequado do combustível põe em perigo o ambiente.
Não deixar que o combustível entre na água subterrânea, no solo ou na água canalizada.
Devem utilizar-se os combustíveis e os meios auxiliares (p. ex., combustíveis e lubrificantes) indicados no manual de instruções e de
acordo com as especificações.
3.3 Peças sobresselentes, acessórios
Para sua própria segurança, utilize apenas peças sobresselentes e acessórios autorizados e/ou recomendados pela KTM e mande-os
montar numa oficina autorizada da KTM. A KTM não assume qualquer responsabilidade pela utilização de outros produtos e danos
que daí possam advir.
Algumas peças sobresselentes e acessórios estão indicados entre parênteses junto das respetivas descrições. O seu concessionário
KTM terá todo o prazer em o aconselhar.
Os KTM PowerParts atuais do seu veículo encontram-se no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
3.4 Serviço
A condição prévia para um funcionamento sem problemas e para se evitar um desgaste precoce é o cumprimento dos trabalhos de ser-
viço, cuidado e regulação referidos no manual de instruções para o motor e o chassis. Uma afinação errada do chassis pode provocar
danos e quebras nos componentes do chassis.
A utilização do veículo em condições difíceis como, p. ex., areia, percursos/terrenos molhados ou enlameados pode provocar um des-
gaste nitidamente acrescido em componentes, como a transmissão, os sistemas de travões ou os componentes do amortecedor. Por
isso, poderá ser necessário um controlo ou substituição das peças antes de estas atingirem o próximo intervalo de serviço.
Tenha obrigatoriamente em atenção os tempos de rodagem e os intervalos de serviço prescritos. O seu cumprimento contribui signifi-
cativamente para o aumento da vida útil da sua moto.
3.5 Ilustrações
As ilustrações apresentadas no manual contêm, por vezes, equipamentos especiais.
Para facilitar a apresentação e a explicação, algumas peças podem estar desmontadas ou não estar ilustradas. Nem sempre é impres-
cindível uma desmontagem para a respetiva descrição. Tenha em atenção as indicações apresentadas no texto.
3.6 Assistência a clientes
Caso tenha perguntas sobre o veículo e a KTM, o seu concessionário autorizado KTM estará ao seu dispor.
Poderá encontrar a lista dos concessionários autorizados KTM no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO 10
4.1 Vista do veículo do lado esquerdo dianteiro (apresentação simbólica)
H01327-10
1 Alavanca do travão de mão ( V. 13)
2 Botão de curto-circuito ( V. 13)
3 Alavanca da embraiagem ( V. 13)
4 Tampa da caixa do filtro de ar
5 Suporte de plug-in
6 Pedal das mudanças ( V. 16)
7 Choke ( V. 16)
8 Torneira de combustível
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO 11
4.2 Vista do veículo do lado direito traseiro (apresentação simbólica)
H01329-10
1 Assento
2 Tampão do depósito
3 Punho do acelerador ( V. 13)
4 Pedal do kick ( V. 16)
5 Pedal do travão ( V. 17)
6 Regulação do nível de compressão do amortecedor
7 Vidro de inspeção do líquido dos travões atrás
8 Regulação do nível de extensão do amortecedor
5 NÚMEROS DE SÉRIE 12
5.1 Número de chassis
401945-10
O número de chassis
está gravado na cabeça da direcção do lado direito.
5.2 Placa de tipo
401946-10
A placa de tipo
está colocada na dianteira da cabeça de direcção.
5.3 Número do motor
401949-10
O número do motor
encontra-se do lado esquerdo do motor por baixo do pinhão da
corrente.
5.4 Número de artigo da forqueta
401947-10
O número de artigo da forqueta
está gravado no lado de dentro do punho da for-
queta.
5.5 Número de artigo do amortecedor
0
0
11
401948-10
O número de artigo do amortecedor
está gravado na parte superior do amortecedor,
por cima do anel de regulação e virado na direção do motor.
6 COMANDOS 13
6.1 Alavanca da embraiagem
F00009-10
A alavanca da embraiagem
está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é acionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
6.2 Alavanca do travão de mão
F00001-10
A alavanca do travão de mão
está colocada no lado direito do guiador.
Com a alavanca do travão de mão aciona-se o travão da roda dianteira.
6.3 Punho do acelerador
F00001-11
O punho do acelerador
está colocado no guiador do lado direito.
6.4 Botão de curto-circuito
F00002-10
O botão de curto-circuito
está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
6.5 Botão do arranque eléctrico (todos os modelos XC)
K00487-10
O botão de arranque eléctrico
está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
6 COMANDOS 14
6.6 Abrir o tampão do depósito
Perigo
Perigo de incêndioO combustível é facilmente inflamável.
O combustível no depósito de combustível expande-se com o calor e pode provocar sobreenchimento.
Não abastecer o veículo nas proximidades de chamas descobertas ou cigarros acesos.
Desligar o motor ao abastecer combustível.
Certificar-se de que o combustível não é derramado, especialmente sobre peças quentes do veículo.
Limpar imediatamente o combustível eventualmente derramado.
Ter em atenção as indicações relativas ao abastecimento de combustível.
Aviso
Perigo de envenenamentoO combustível é tóxico e prejudicial para a saúde.
Não permitir que o combustível entre em contacto com a pele, com os olhos ou com o vestuário.
Consultar um médico imediatamente se ingerir combustível.
Não inalar vapores de combustível.
Em caso de contacto com a pele, lavar imediatamente a zona afetada com muita água.
Lavar os olhos com água abundante e consultar imediatamente um médico se o combustível tiver entrado em contacto com
os olhos.
Trocar de vestuário caso o combustível tenha entrado em contacto com o mesmo.
Conservar o combustível num bidão adequado em conformidade com as normas e manter o mesmo fora do alcance das cri-
anças.
Aviso
Perigo para o meio ambienteUm manuseamento inadequado do combustível põe em perigo o ambiente.
Não deixar que o combustível entre na água subterrânea, no solo ou na água canalizada.
F00003-10
(todos os modelos SX)
Premir o tampão da gasolina
no sentido contrário aos ponteiros do relógio e
retirar para cima.
K00508-10
(todos os modelos XC)
Premir o botão do trinco
, rodar o tampão da gasolina no sentido contrário
aos ponteiros do relógio e retirar para cima.
6.7 Fechar o tampão do depósito
F00003-11
(todos os modelos SX)
Colocar o tampão do depósito
e rodar no sentido dos ponteiros do relógio
até o depósito estar bem fechado.
Info
Colocar o tubo de purga do depósito de combustível
sem ficar a
fazer vincos.
6 COMANDOS 15
K00508-11
(todos os modelos XC)
Colocar o tampão do depósito
e rodar no sentido dos ponteiros do relógio
até o botão do trinco encaixar.
Info
Colocar o tubo de purga do depósito de combustível
sem ficar a
fazer vincos.
6.8 Torneira de combustível (todos os modelos SX)
K00510-10
A torneira de combustível
encontra-se do lado esquerdo do depósito de combustí-
vel.
Com o manípulo
na torneira de combustível abre-se e fecha-se a alimentação de
combustível para o carburador.
Estados possíveis
Alimentação do combustível fechada OFF O combustível não pode fluir do depó-
sito de combustível para o carburador.
Alimentação do combustível aberta ON Agora o combustível pode fluir do depó-
sito de combustível para o carburador. O depósito de combustível esvazia-se com-
pletamente.
6.9 Torneira de combustível (todos os modelos XC)
K00488-10
A torneira de combustível
encontra-se do lado esquerdo do depósito de combustí-
vel.
Com o manípulo
na torneira de combustível abre-se e fecha-se a alimentação de
combustível para o carburador.
Estados possíveis
Alimentação do combustível fechada OFF O combustível não pode fluir do depó-
sito de combustível para o carburador.
Alimentação do combustível aberta ON Agora o combustível pode fluir do depó-
sito de combustível para o carburador. O depósito esvazia-se até à reserva.
Admissão da reserva de combustível aberta RES Agora o combustível pode fluir
do depósito de combustível para o carburador. O depósito de combustível esvazia-
se completamente.
6 COMANDOS 16
6.10 Choke
F00005-10
O botão do choke
encontra-se colocado no lado esquerdo do carburador.
Com a função de choke ativada, liberta-se um orifício no carburador através do qual
o motor consegue aspirar combustível adicional. Assim obtém-se uma mistura de ar-
combustível rica tal como é preciso no arranque a frio.
Info
Com o motor à temperatura de funcionamento, a função de choke deve estar
desativada.
Estados possíveis
Função do choke ativada O botão do choke está puxado para fora até ao batente.
Função do choke desativada O botão do choke está premido para dentro até ao
batente.
6.11 Pedal das mudanças
401950-10
O pedal das mudanças
está montado do lado esquerdo do motor.
401950-11
(todos os modelos 125/150, todos os modelos XC)
A posição das mudanças aparece na ilustração.
A posição de ponto morto ou ralenti encontra-se entre a primeira e segunda
mudança.
401950-13
(todos os modelos 250 SX)
A posição das mudanças aparece na ilustração.
A posição de ponto morto ou ralenti encontra-se entre a primeira e segunda
mudança.
6.12 Pedal do kick
0
0
11
401954-10
O pedal do kick
está colocado no lado direito do motor.
A parte de cima do pedal do kick é oscilável.
Info
Antes de arrancar oscilar a parte de cima do pedal do kick em direção ao motor.
6 COMANDOS 17
6.13 Pedal do travão
401956-10
O pedal do travão
encontra-se à frente do descanso para o direito.
Com o pedal do travão acciona-se o travão da roda traseira.
6.14 Suporte de plug-in (todos os modelos SX)
0
0
11
402001-10
O apoio para o suporte de plug-in
é o lado esquerdo do eixo da roda.
O suporte de plug-in serve para parar a moto.
Info
Antes de arrancar, remover o suporte de plug-in.
6.15 Suporte lateral (todos os modelos XC)
401943-10
O suporte lateral
encontra-se no lado esquerdo do veículo.
401944-10
O suporte lateral serve para estacionar a moto.
Info
Durante a viagem deve dobrar-se o suporte lateral
para cima e prender com
a tira de borracha
.
6.16 Contador das horas de funcionamento
K00484-10
O contador das horas de funcionamento
está instalado à frente do guiador.
Este contador indica as horas de funcionamento totais do motor.
O contador das horas de funcionamento inicia a contagem quando o motor é ligado e
pára a contagem quando o motor é desligado.
Info
Não é possível apagar ou regular os dados do contador das horas de funciona-
mento.
7 COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO 18
7.1 Indicações para a primeira colocação em funcionamento
Perigo
Perigo de acidenteUm condutor que não esteja apto a conduzir coloca-se a si e aos outros em perigo.
Não colocar o veículo em funcionamento se, devido à influência de álcool, drogas ou medicamentos, não estiver apto a
conduzir.
Não colocar o veículo em funcionamento se não estiver em condições físicas ou psíquicas para tal.
Aviso
Perigo de ferimentosVestuário de proteção em falta ou inadequado constitui um risco para a segurança.
Utilizar sempre vestuário de proteção adequado como capacete, botas, luvas, bem como calças e casaco com protetores
em todas as viagens.
Usar sempre vestuário de proteção em bom estado e em conformidade com as disposições legais.
Aviso
Perigo de quedaDiferentes perfis dos pneus na roda dianteira e na roda traseira influenciam o comportamento de condução.
Diferentes perfis dos pneus podem dificultar consideravelmente o controlo do veículo.
Certificar-se de que a roda dianteira e a roda traseira estão equipadas com pneus com o mesmo tipo de perfil.
Aviso
Perigo de acidenteUm estilo de condução não ajustado influencia o comportamento de condução.
Adaptar a velocidade de condução às condições da estrada e aos seus conhecimentos.
Aviso
Perigo de acidenteO veículo não é adequado para o transporte de um passageiro.
Não transportar passageiros.
Aviso
Perigo de acidenteO sobreaquecimento origina a falha do sistema de travões.
Se não soltar o pedal do travão, as pastilhas do travão ficam a roçar continuamente.
Levantar o do pedal do travão quando não quiser travar.
Aviso
Perigo de acidenteO peso total e as cargas no eixo influenciam o comportamento de condução.
Não exceder o peso total permitido, nem as cargas no eixo.
Aviso
Perigo de apropriaçãoA intervenção de pessoas não autorizadas representa um perigo para as mesmas e para os outros.
Nunca deixar o veículo sem supervisão com o motor a trabalhar.
Proteger o veículo contra o acesso de pessoas não autorizadas.
Info
Ao ligar a moto tenha em atenção que muitas pessoas se sentem incomodadas com o barulho excessivo.
Certifique-se de que os trabalhos da "Inspeção de entrega" foram feitos por uma oficina KTM autorizada.
Poderá obter o certificado de entrega e o caderno de serviço e garantia na altura da entrega do veículo.
Antes da primeira viagem, leia atentamente o manual de instruções completo.
Familiarize-se com os elementos de comando.
Regular a posição inicial da alavanca da embraiagem. ( V. 65)
Regular a posição inicial da alavanca do travão de mão. ( V. 68)
Regular a posição inicial do pedal do travão. ( V. 73)
Regular a posição inicial do pedal das mudanças. ( V. 96)
Treine a condução da moto num terreno adequado.
Info
A sua moto não está autorizada para utilização em estradas públicas.
No terreno, é aconselhável fazer-se acompanhar por uma outra pessoa num segundo veículo para que se possam ajudar
mutuamente.
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KTM 250 XC 2017 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
Este manual também é adequado para