KTM 125 SX EU 2012 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
CARO CLIENTE DA KTM 1
CARO CLIENTEDA KTM
Gostaríamos de o felicitar pela sua decisão de compra de uma moto KTM. É agora o proprietário de uma moto desportiva moderna que
de certeza que lhe irá proporcionar muita alegria se a tratar e mantiver de forma adequada.
Esperamos que passe muitos bons momentos a conduzir a sua moto!
Por favor introduza os números de série do seu veículo.
Número de chassis ( V. 10) Carimbo do revendedor
Número do motor ( V. 10)
O manual de instruções correspondia, no momento da impressão, à última actualização desta série. Não são, contudo, de excluir
pequenas diferenças decorrentes do desenvolvimento do fabrico das motos.
Todas as indicações aqui contidas não são vinculativas. A KTM-Sportmotorcycle AG reserva-se o direito de efectuar alterações ou de
abolir indicações técnicas, preços, cores, formas, materiais, serviços e assistências, construções, modelos e semelhantes sem aviso
prévio e sem ter que dar qualquer justificação. Reserva-se também o direito de adaptar todas as situações acima às condições locais
e ainda de cessar o fabrico de um determinado modelo sem aviso prévio. A KTM não assume qualquer responsabilidade pelas possibi-
lidades de entrega, diferenças em relação às ilustrações e descrições bem como defeitos de impressão e erros. Os modelos ilustrados
contêm por vezes algum equipamento especial que não pertence ao equipamento de série no âmbito da entrega.
© 2011 KTM-Sportmotorcycle AG, Mattighofen Áustria
Todos os direitos reservados
A reprodução, mesmo que parcial, assim como duplicações de qualquer género apenas podem ser efectuadas com autorização por
escrito do autor.
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Em conformidade com a norma de gestão de qualidade internacional ISO 9001, a KTM utiliza processos de certificação
de qualidade que levam à maior qualidade de produto possível.
Elaborado por: TÜV Management Service
KTM-Sportmotorcycle AG
5230 Mattighofen, Áustria
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 2
ÍNDICE DECONTEÚDO S
MEIOS DE APRESENTAÇÃO................................................. 5
INDICAÇÕES IMPORTANTES ............................................... 6
VISTA DO VEÍCULO ............................................................. 8
Vista do veículo à frente do lado esquerdo (apresentação
simbólica)....................................................................... 8
Vista do veículo atrás do lado direito (apresentação
simbólica)....................................................................... 9
NÚMEROS DE SÉRIE ........................................................ 10
Número de chassis ........................................................ 10
Placa de tipo................................................................. 10
Número do motor .......................................................... 10
Número de artigo da forqueta ......................................... 10
Número de artigo do amortecedor ................................... 10
COMANDOS...................................................................... 11
Alavanca da embraiagem................................................ 11
Alavanca do travão de mão ............................................. 11
Punho do acelerador ...................................................... 11
Botão de curto-circuito................................................... 11
Botão do arranque eléctrico (250/300 XC) ....................... 12
Abrir o tampão da gasolina ............................................. 12
Fechar o tampão da gasolina .......................................... 12
Torneira de combustível (todos os modelos XC)................. 13
Torneira de combustível (todos os modelos SX)................. 13
Choke........................................................................... 13
Pedal das mudanças...................................................... 14
Pedal do kick ................................................................ 14
Pedal do travão ............................................................. 14
Suporte lateral (todos os modelos XC).............................. 15
Suporte de plug-in (todos os modelos SX) ........................ 15
COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO ................................... 16
Indicações para a primeira colocação em
funcionamento.............................................................. 16
Fazer a rodagem do motor .............................................. 17
Preparar o veículo para condições de utilização difíceis..... 17
Preparações para conduzir em areia seca ......................... 18
Preparações para conduzir em areia molhada ................... 18
Preparações para conduzir em percurso molhado e
enlameado.................................................................... 19
Preparações para conduzir com temperaturas altas e
marcha lenta................................................................. 20
Preparações para conduzir com temperaturas baixas ou
neve............................................................................. 20
INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO............................................ 21
Trabalhos de controlo e de cuidado antes de cada
colocação em funcionamento.......................................... 21
Arranque ...................................................................... 21
Arrancar ....................................................................... 22
Ligar, andar .................................................................. 22
Travar........................................................................... 23
Parar, estacionar ........................................................... 23
Abastecer de combustível............................................... 24
PLANO DE SERVIÇO (SX)................................................... 25
Plano de serviço ............................................................ 25
Trabalhos de serviço (com contrato adicional) .................. 26
PLANO DE SERVIÇO (XC)................................................... 27
Plano de serviço ............................................................ 27
Trabalhos de serviço (com contrato adicional) .................. 28
AFINAR O CHASSIS .......................................................... 29
Controlar a regulação original do chassis em relação ao
peso do condutor........................................................... 29
Amortecimento da fase de compressão do amortecedor ..... 29
Regular o amortecimento em compressão Low Speed do
amortecedor.................................................................. 29
Regular o amortecimento em compressão High Speed do
amortecedor.................................................................. 30
Regular o amortecimento em extensão do amortecedor...... 31
Determinar a medida da roda traseira sem carga............... 32
Controlar o SAG estático do amortecedor ......................... 32
Controlar o SAG do amortecedor ..................................... 33
Regular a pré-tensão do amortecedor x.......................... 33
Regular o SAG x.......................................................... 34
Controlar a regulação original da forqueta ........................ 34
Regular o amortecimento em compressão da forqueta ....... 34
Regular o amortecimento em extensão da forqueta ........... 35
Posição do guiador ........................................................ 36
Regular a posição do guiador x ..................................... 36
TRABALHOS DE SERVIÇO NO CHASSIS ............................. 38
Elevar a moto com o suporte de elevação ......................... 38
Retirar a moto do suporte de elevação ............................. 38
Purgar as pernas da forqueta .......................................... 38
Limpar os foles contra o das pernas da forqueta........... 39
Soltar a protecção da forqueta ........................................ 39
Posicionar a protecção da forqueta.................................. 39
Desmontar as pernas da forqueta x ............................... 40
Montar as pernas da forqueta x..................................... 40
Desmontar a protecção da forqueta x ............................ 41
Montar a protecção da forqueta x.................................. 41
Desmontar a coroa da forqueta inferior x ....................... 41
Montar a coroa inferior da forqueta x............................. 42
Controlar a folga do rolamento da cabeça de direcção ....... 43
Regular a folga do rolamento da cabeça de direcção x .... 44
Lubrificar o rolamento da cabeça de direcção x.............. 44
Desmontar a placa porta-número..................................... 44
Montar a placa porta-número.......................................... 44
Desmontar o guarda-lamas dianteiro................................ 45
Montar o guarda-lamas dianteiro ..................................... 45
Desmontar o amortecedor x.......................................... 45
Montar o amortecedor x ............................................... 46
Retirar o banco ............................................................. 46
Montar o banco ............................................................. 46
Desmontar a tampa da caixa do filtro de ar ...................... 47
Montar a tampa da caixa do filtro de ar............................ 47
Desmontar o filtro de ar x............................................. 47
Montar o filtro de ar x.................................................. 47
Limpar o filtro de ar e a caixa do filtro de ar x................ 48
Desmontar o silenciador................................................. 48
Montar o silenciador ...................................................... 49
Substituir o enchimento de fios de fibra de vidro do
silenciador x............................................................... 49
Desmontar o depósito de combustível x......................... 49
Montar o depósito de combustível x .............................. 50
Controlar a sujidade na corrente...................................... 51
Limpar a corrente .......................................................... 51
Controlar a tensão da corrente ........................................ 52
Regular a tensão da corrente .......................................... 52
Controlar a corrente, coroa dentada, pinhão do motor e
guia da corrente ............................................................ 53
Regular a guia da corrente x......................................... 55
Controlar o chassis x.................................................... 55
Controlar o braço oscilante x ........................................ 55
Controlar a disposição do cabo bowden do acelerador ....... 55
Controlar o punho.......................................................... 57
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 3
Fixar adicionalmente o punho ......................................... 57
Regular a posição inicial da alavanca da embraiagem ....... 57
Controlar o nível do líquido da embraiagem hidráulica....... 58
Substituir o líquido da embraiagem hidráulica x............. 58
TRAVÕES ......................................................................... 61
Controlar o curso em vazio da alavanca do travão de
mão ............................................................................. 61
Regular a posição inicial da alavanca do travão de mão..... 61
Controlar os discos dos travões ....................................... 61
Controlar o nível do líquido dos travões da roda
dianteira....................................................................... 62
Atestar de líquido dos travões da roda dianteira x........... 62
Controlar as pastilhas dos travões da roda dianteira .......... 63
Substituir as pastilhas dos travões da roda dianteira x .... 63
Controlar o curso em vazio do pedal do travão .................. 65
Regular a posição inicial do pedal do travão x................ 65
Controlar o nível do líquido dos travões da roda traseira..... 66
Atestar de líquido dos travões no travão da roda
traseira x.................................................................... 66
Controlar as pastilhas dos travões da roda traseira ............ 67
Substituir as pastilhas dos travões da roda traseira x....... 67
RODAS, PNEUS ................................................................ 69
Desmontar a roda dianteira x........................................ 69
Montar a roda dianteira x............................................. 69
Desmontar a roda traseira x.......................................... 70
Montar a roda traseira x ............................................... 70
Controlar o estado dos pneus .......................................... 71
Controlar a pressão dos pneus......................................... 72
Controlar a tensão dos raios............................................ 72
SISTEMA ELÉCTRICO........................................................ 73
Desmontar a bateria x (250/300 XC)............................. 73
Montar a bateria x (250/300 XC) .................................. 73
Carregar a bateria x (250/300 XC) ................................ 73
Desmontar o fusível principal (250/300 XC)..................... 74
Montar o fusível principal (250/300 XC).......................... 75
SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO............................................ 76
Sistema de refrigeração.................................................. 76
Cobertura do radiador (todos os modelos SX).................... 76
Desmontar a cobertura do radiador (todos os modelos
SX) .............................................................................. 76
Montar a cobertura do radiador (todos os modelos SX)....... 77
Controlar o nível de anticongelante e de líquido de
refrigeração................................................................... 77
Controlar o nível de líquido de refrigeração....................... 78
Esvaziar o líquido de refrigeração x ............................... 78
Encher o líquido de refrigeração x................................. 79
AFINAR O MOTOR............................................................. 81
Controlar a folga do cabo bowden do acelerador................ 81
Regular a folga do cabo bowden do acelerador x............. 81
Carburador.................................................................... 81
Carburador - Regular o ralenti x .................................... 82
Esvaziar a câmara do flutuador do carburador x.............. 83
Ligação de ficha da curva de ignição ............................... 84
Alterar a curva de ignição............................................... 84
Controlar a posição inicial do pedal das mudanças ........... 84
Regular a posição inicial do pedal das mudanças x......... 85
Característica do motor - mola auxiliar (todos os modelos
250/300) ..................................................................... 85
Característica do motor - regular a mola auxiliar x
(todos os modelos 250/300)........................................... 85
TRABALHOS DE SERVIÇO NO MOTOR................................ 87
Controlar o nível do óleo da transmissão .......................... 87
Substituir o óleo da transmissão x................................. 87
Esvaziar o óleo da transmissão x................................... 88
Encher óleo da transmissão x ....................................... 88
Atestar de óleo da transmissão x................................... 89
LIMPEZA, MANUTENÇÃO .................................................. 91
Limpar a moto............................................................... 91
ARMAZENAMENTO ........................................................... 92
Armazenamento ............................................................ 92
Colocação em funcionamento após o armazenamento ....... 92
DETECÇÃO DE AVARIAS .................................................... 93
DADOS TÉCNICOS - MOTOR .............................................. 95
125 SX......................................................................... 95
150 SX......................................................................... 95
150 XC USA ................................................................. 96
250 SX......................................................................... 96
250 XC EU/USA............................................................ 97
300 XC EU/USA............................................................ 98
Quantidade de enchimento - óleo da transmissão ............. 99
Quantidade de enchimento - líquido de refrigeração.......... 99
DADOS TÉCNICOS - BINÁRIOS DE APERTO DO MOTOR .... 100
todos os modelos 125/150........................................... 100
250 SX....................................................................... 101
250/300 XC................................................................ 102
DADOS TÉCNICOS - CARBURADOR.................................. 103
125 SX....................................................................... 103
Carburador - regulação original percursos de areia
(125 SX) .................................................................... 103
Configuração do carburador (125 SX) ............................ 104
150 SX....................................................................... 105
Carburador - regulação original percursos de areia
(150 SX) .................................................................... 105
Configuração do carburador (150 SX) ............................ 106
250 SX....................................................................... 107
Carburador - regulação original percursos de areia
(250 SX) .................................................................... 107
Configuração do carburador (250 SX) ............................ 108
150 XC USA ............................................................... 109
Configuração do carburador (150 XC USA)..................... 109
250 XC EU/USA.......................................................... 110
Configuração do carburador (250 XC EU/USA) ............... 111
300 XC EU/USA.......................................................... 112
Configuração do carburador (300 XC EU/USA) x........... 112
DADOS TÉCNICOS - CHASSIS.......................................... 114
Pneus......................................................................... 115
Quantidade de enchimento - combustível....................... 115
DADOS TÉCNICOS - FORQUETA....................................... 116
125/150 SX................................................................ 116
250 SX....................................................................... 116
150 XC USA ............................................................... 117
250/300 XC................................................................ 117
DADOS TÉCNICOS - AMORTECEDOR................................ 118
125/150 SX................................................................ 118
250 SX....................................................................... 118
150 XC USA ............................................................... 119
250/300 XC................................................................ 119
DADOS TÉCNICOS - BINÁRIOS DE APERTO DO
CHASSIS ........................................................................ 121
COMBUSTÍVEIS .............................................................. 122
MEIOS AUXILIARES ........................................................ 124
MEIOS DE APRESENTAÇÃO 5
Símbolos utilizados
Em seguida é explicada a utilização de determinados símbolos.
Identifica uma reacção esperada (por exemplo um passo de trabalho ou uma função).
Identifica uma reacção inesperada (por exemplo um passo de trabalho ou uma função).
Todos os trabalhos que se encontram identificados com este símbolo implicam conhecimentos especializados e
compreensão técnica. No interesse da sua segurança pessoal mande estes trabalhos serem efectuados por uma
oficina autorizada da KTM! Nesta oficina a sua moto será submetida a uma manutenção ideal efectuada por pes-
soal qualificado e com as ferramentas especiais necessárias.
Indica uma referência de página (Mais informações encontram-se na página indicada).
Formatações utilizadas
Em seguida são explicadas as formatações de letra utilizadas.
Nome próprio Identifica um nome próprio.
Nome
®
Identifica um nome protegido.
Marca™ Indica uma marca na circulação de mercadorias.
INDICAÇÕES IMPORTANTES 6
Definição da aplicação
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da con-
corrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes associações
internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto pode andar apenas em percursos vedados fora das estradas públicas.
Serviço
Uma condição prévia para um funcionamento sem problemas e para se evitar um desgaste precoce é o cumprimento dos trabalhos de
serviço, cuidado e afinação referidos nas instruções de funcionamento para o motor e o chassis. Uma afinação deficiente do chassis
pode provocar danos e quebras nos componentes do chassis.
A utilização das motos em condições de utilização difíceis como, p. ex., areia, terrenos enlameados e muito húmidos pode provocar
um desgaste acima da média de componentes da transmissão ou dos travões. Consequentemente, poderá ser necessário um serviço
ou substituição das peças de desgaste antes destas atingirem os limites de desgaste de acordo com o plano de serviço.
Tenha obrigatoriamente em atenção os tempos de rodagem e os intervalos de serviço prescritos. O seu cumprimento contribui signifi-
cativamente para o aumento da vida útil da sua moto.
Garantia
Os trabalhos indicados no plano de serviço devem ser efectuados exclusivamente por uma oficina autorizada da KTM e marcados no
caderno de serviço e também em KTM dealer.net pois, caso contrário, perde-se o direito de garantia. Em caso de danos e danos conse-
quenciais, que tenham resultado de manipulações e/ou alterações do veículo perde-se o direito à garantia.
Equipamentos
Devem utilizar-se os combustíveis, lubrificantes e líquidos indicados no manual de instruções e de acordo com as especificações.
Peças sobresselentes, acessórios
Utilize, para sua própria segurança, apenas peças sobresselentes e produtos acessórios que sejam autorizados e/ou recomendados
pela KTM e mande-os montar numa oficina autorizada da KTM. A KTM não assume qualquer responsabilidade pela utilização de
outros produtos e danos que daí possam advir.
Algumas peças sobresselentes e acessórios estão indicados entre parêntesis das respectivas descrições. O seu concessionário KTM
terá todo o prazer em o aconselhar.
Os KTM PowerParts actuais para o seu veículo encontram-se no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
Regras de trabalho
Para alguns trabalhos são necessárias algumas ferramentas especiais. Estas não são componentes do veículo, mas podem ser enco-
mendadas sob o número indicado entre parêntesis. Exp.: extractor de rolamentos (15112017000)
Ao montar não se devem substituir as peças reutilizáveis (por exemplo, parafusos e porcas de auto bloqueio, vedações, anéis vedantes,
o-rings, pinos, chapas de segurança) por novas peças.
Se, nas ligações aparafusadas se utilizar um produto para protecção dos parafusos (por exemplo Loctite
®
) devem cumprir-se as indica-
ções específicas do fabricante para respectiva utilização.
As peças que devem ser reutilizadas após a desmontagem devem ser limpas e controladas quanto a danos e desgaste. Substituir as
peças danificadas ou gastas.
Depois de terminada a reparação ou manutenção deve garantir-se que o veículo se encontra em condições de segurança para circular
no trânsito.
Transporte
Nota
Perigo de danosO veículo estacionado pode rolar ou tombar.
Colocar o veículo sempre num piso fixo e plano.
Nota
Perigo de incêndioAlgumas peças do veículo ficam muito quentes quando em funcionamento.
Não colocar o veículo em locais com materiais facilmente inflamáveis e/ou explosivos. Não colocar objectos sobre o veículo
quando este está à temperatura de funcionamento. Deixar o veículo arrefecer primeiro.
INDICAÇÕES IMPORTANTES 7
Parar o motor.
(todos os modelos SX)
Rodar o manípulo na torneira de combustível para a posição OFF. (Figura 601185-10 V. 13)
(todos os modelos XC)
Rodar o manípulo na torneira de combustível para a posição OFF. (Figura 601157-11 V. 13)
Proteger a moto com fitas tensoras ou outros dispositivos de fixação adequados, para que não caia nem rode.
Ambiente
Andar de moto é um desporto fantástico e esperamos naturalmente que possa usufruir ao máximo do mesmo. Contudo é um desporto
que acarreta potenciais problemas para o ambiente, bem como conflitos com outras pessoas. Um manuseamento responsável da moto
faz com que estes problemas não ocorram. Para garantir o futuro dos desportos motorizados, certifique-se de que utiliza a moto dentro
dos trâmites legais, de que tem consciência ambiental e de que respeita os direitos dos outros.
Indicações/avisos
Cumpra obrigatoriamente as indicações/avisos indicados.
Info
No veículo encontram-se diversos autocolantes com indicações/avisos. Não retire nenhum autocolante de indicação/aviso. Se
estes forem retirados, as pessoas não reconhecem os perigos e podem, por isso, sofrer ferimentos.
Graus dos perigos
Perigo
Indicação de um perigo que irá provocar directamente e com certeza morte ou graves lesões permanentes caso não se cum-
pram os procedimentos correspondentes.
Aviso
Indicação de um perigo que irá provocar provavelmente morte ou graves lesões caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Atenção
Indicação de um perigo que irá provocar possivelmente ferimentos ligeiros caso não se cumpram os procedimentos correspon-
dentes.
Nota
Indicação de um perigo que irá provocar danos na máquina ou materiais significativos caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Aviso
Indicação de um perigo que irá provocar possivelmente danos para o ambiente caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Manual de instruções
Leia muito bem obrigatoriamente todo este manual de instruções antes de conduzir a moto pela primeira vez. Contém muitas
informações e sugestões que lhe irão facilitar a utilização e o manuseamento da sua moto. desta forma é que ficará a saber
como tirar o melhor partido da moto e se proteger de ferimentos. Além disso, este manual de instruções contém informações
importantes sobre a manutenção da moto.
O manual de instruções faz parte integrante da moto e, caso a moto seja posteriormente vendida, deve ser entregue ao novo pro-
prietário.
VISTA DO VEÍCULO 8
3.1Vista do veículo à frente do lado esquerdo (apresentação simbólica)
800192-10
1 Alavanca do travão de mão ( V. 11)
2 Botão de curto-circuito ( V. 11)
3 Alavanca da embraiagem ( V. 11)
4 Tampa da caixa do filtro de ar
5 Torneira de combustível
6 Choke ( V. 13)
7 Pedal das mudanças ( V. 14)
8 Guia da corrente
VISTA DO VEÍCULO 9
3.2Vista do veículo atrás do lado direito (apresentação simbólica)
800193-10
1 Banco
2 Tampão do depósito
3 Forro do guiador
4 Punho do acelerador ( V. 11)
5 Regulação do nível de extensão do amortecedor
6 Vidro de inspecção do líquido dos travões atrás
7 Regulação do nível de compressão do amortecedor
8 Pedal do travão ( V. 14)
9 Pedal do kick ( V. 14)
NÚMEROS DE SÉRIE 10
4.1Número de chassis
601177-10
O número de chassis está gravado na cabeça da direcção do lado direito.
4.2Placa de tipo
601177-11
A placa de tipo está colocada na dianteira da cabeça de direcção.
4.3Número do motor
601178-10
O número do motor encontra-se do lado esquerdo do motor por baixo do pinhão do
motor.
4.4Número de artigo da forqueta
B00265-01
O número de artigo da forqueta está gravado no lado de dentro do punho da for-
queta.
4.5Número de artigo do amortecedor
800194-10
O número de artigo do amortecedor encontra-se gravado na parte de cima do amor-
tecedor sobre o anel de regulação no lado do motor.
COMANDOS 11
5.1Alavanca da embraiagem
B00001-10
(todos os modelos 125/150)
A alavanca da embraiagem está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
B00009-10
(todos os modelos 250/300)
A alavanca da embraiagem está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
5.2Alavanca do travão de mão
400196-10
A alavanca do travão de mão encontra-se do lado direito do guiador.
Com a alavanca do travão de mão acciona-se o travão da roda dianteira.
5.3Punho do acelerador
B00060-10
O punho do acelerador está colocado no guiador do lado direito.
5.4Botão de curto-circuito
B00002-10
O botão de curto-circuito está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
COMANDOS 12
5.5Botão do arranque eléctrico (250/300 XC)
B00080-10
O botão de arranque eléctrico está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
5.6Abrir o tampão da gasolina
Perigo
Perigo de incêndioO combustível é facilmente inflamável.
Não abastecer o veículo próximo de chamas abertas como, por exemplo, cigarros acesos, e parar sempre o motor. Ter em
atenção para que não salpique combustível especialmente para cima das peças quentes do veículo. Limpar imediatamente
qualquer combustível que tenha salpicado.
O combustível disponível no depósito expande-se com o calor e pode provocar sobreenchimento. Cumprir as indicações de
abastecimento de combustível.
Aviso
Perigo de intoxicaçãoO combustível é tóxico e prejudicial para a saúde.
Não deixar o combustível entrar em contacto com a pele, os olhos nem a roupa. Não respirar os vapores do combustível. No
caso de contacto com os olhos lavar imediatamente com água e consultar um médico. A pele que entrar em contacto com
líquido de refrigeração deve ser lavada imediatamente com água e sabão. Se se ingerir combustível procurar imediatamente
um médico. Trocar a roupa que entre em contacto com o combustível. Guardar o combustível de forma apropriada num
recipiente adequado e manter afastado das crianças.
Aviso
Perigo para o meio ambienteUm manuseamento inadequado do combustível põe em perigo o ambiente.
Não deixar que o combustível entre na água subterrânea, no solo ou na água canalizada.
303502-10
Premir o botão do trinco , rodar o tampão da gasolina no sentido contrário aos
ponteiros do relógio e retirar para cima.
5.7Fechar o tampão da gasolina
303503-10
Colocar o tampão da gasolina e rodar no sentido dos ponteiros do relógio até o
botão do trinco encaixar.
Info
Colocar o tubo de purga do depósito de combustível sem ficar a fazer
vincos.
COMANDOS 13
5.8Torneira de combustível (todos os modelos XC)
601157-11
A torneira de combustível encontra-se do lado esquerdo do depósito de combustível.
Com o manípulo na torneira de combustível pode abrir-se e fechar-se a alimentação
de combustível ao carburador.
Estados possíveis
Alimentação do combustível fechada OFF Agora o combustível não pode fluir do
depósito para o carburador.
Alimentação do combustível aberta ON Agora o combustível pode fluir do depó-
sito para o carburador. O depósito esvazia-se até à reserva.
Alimentação do combustível de reserva aberta RES Agora o combustível pode
fluir do depósito para o carburador. O depósito esvazia-se completamente.
5.9Torneira de combustível (todos os modelos SX)
601185-10
A torneira de combustível encontra-se do lado esquerdo do depósito de combustível.
Com o manípulo na torneira de combustível pode abrir-se e fechar-se a alimentação
de combustível ao carburador.
Estados possíveis
Alimentação do combustível fechada OFF Agora o combustível não pode fluir do
depósito para o carburador.
Alimentação do combustível aberta ON Agora o combustível pode fluir do depó-
sito para o carburador. O depósito esvazia-se completamente.
5.10Choke
B00004-10
O botão do choke encontra-se colocado no lado esquerdo do carburador.
Com a função de choke activada, liberta-se um orifício no carburador através do qual
o motor consegue aspirar combustível adicional. Assim obtém-se uma mistura de ar-
combustível rica tal como é preciso no arranque a frio.
Info
Com o motor à temperatura de funcionamento a função de choke deve estar
desactivada.
Estados possíveis
Função do choke activada O botão do choke está puxado para fora até ao
batente.
Função do choke desactivada O botão do choke está premido para dentro até ao
batente.
COMANDOS 14
5.11Pedal das mudanças
B00005-10
O pedal das mudanças está montado no lado esquerdo do motor.
B00005-12
(todos os modelos 125/150, todos os modelos XC)
A posição das mudanças aparece na ilustração.
A posição de ponto-morto ou ralenti encontra-se entre a primeira e segunda
mudança.
B00005-11
(250 SX)
A posição das mudanças aparece na ilustração.
A posição de ponto-morto ou ralenti encontra-se entre a primeira e segunda
mudança.
5.12Pedal do kick
800195-10
O pedal do kick está colocado no lado direito do motor. A parte superior é oscilável.
5.13Pedal do travão
B00007-10
O pedal do travão encontra-se à frente do descanso para o direito.
Com o pedal do travão acciona-se o travão da roda traseira.
COMANDOS 15
5.14Suporte lateral (todos os modelos XC)
800211-10
O suporte lateral encontra-se do lado esquerdo do veículo.
800212-10
O suporte lateral serve para apoiar a moto.
Info
Durante a viagem deve dobrar-se o suporte lateral para cima e prender com a
tira de borracha .
5.15Suporte de plug-in (todos os modelos SX)
100950-10
O apoio para o suporte de plug-in é o lado esquerdo do eixo da roda.
O suporte de plug-in serve para parar a moto.
Info
Antes de arrancar, remover o suporte de plug-in.
COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO 16
6.1Indicações para a primeira colocação em funcionamento
Perigo
Perigo de acidentePerigo devido a ausência de inspecção periódica.
Não colocar o veículo em funcionamento se estiver física ou psicologicamente incapacitado, devido ao consumo de álcool,
medicamentos ou drogas, de conduzir o mesmo.
Aviso
Perigo de ferimentosVestuário de protecção ausente ou inadequado constitui um risco para a segurança.
Utilizar sempre vestuário de protecção (capacete, botas, luvas, calças e casaco com protectores) em todas as viagens. Use
sempre vestuário de protecção que esteja em bom estado e de acordo com os requisitos legais.
Aviso
Perigo de quedaEfeito negativo na condução devido a perfis dos pneus diferentes nas rodas dianteira e traseira.
As rodas dianteira e traseira apenas devem estar equipadas com pneus com o mesmo tipo de perfil. Caso contrário o veí-
culo pode ficar descontrolado.
Aviso
Perigo de acidenteCondução crítica devido a estilo de condução desadequado.
Adapte a velocidade de condução às condições de trânsito e aos seus conhecimentos.
Aviso
Perigo de acidentePerigo de acidente devido a transporte de um passageiro.
O seu veículo não é adequado para o transporte de um passageiro. Não transporte um passageiro.
Aviso
Perigo de acidenteFalha do sistema de travões.
Se não se largar o pedal do travão as pastilhas do travão ficam a raspar continuamente. O travão da roda traseira pode
falhar devido a sobreaquecimento. Levante o do pedal do travão quando não quiser travar.
Aviso
Perigo de acidenteCondução instável.
Não ultrapassar o peso máximo permitido nem as cargas no eixo máximas permitidas.
Aviso
Perigo de apropriaçãoUtilização por parte de pessoas não autorizadas.
Nunca deixar o veículo sem vigilância com o motor a trabalhar. Deve proteger-se o veículo do acesso a pessoas não autori-
zadas.
Info
Ao ligar a moto tenha em atenção que muitas pessoas se sentem incomodadas com o barulho excessivo.
Certifique-se de que os trabalhos da "Inspecção de entrega" foram feitos por uma oficina KTM autorizada.
Obtém o certificado de entrega e o caderno de serviço na altura da entrega do veículo.
Antes da primeira viagem leia atentamente todas as instruções de funcionamento.
Familiarize-se com os elementos de comando.
Regular a posição inicial da alavanca da embraiagem. ( V. 57)
Regular a posição inicial da alavanca do travão de mão. ( V. 61)
Regular a posição inicial do pedal do travão. x ( V. 65)
Treine a condução da moto num terreno adequado.
Info
A sua moto não está autorizada para utilização em estradas públicas.
No terreno é aconselhável fazer-se acompanhar por uma outra pessoa num segundo veículo para que se possam ajudar
mutuamente.
Experimente conduzir uma vez o mais lentamente possível e em para sentir melhor a moto.
Não faça percursos que estejam além das suas capacidades e experiência.
COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO 17
Segure o guiador com as duas mãos e mantenha os pés apoiados nos descansos.
Não transporte bagagem.
Não ultrapasse em caso algum o peso total máximo permitido e as cargas no eixo máximas permitidas.
Indicado
Peso total máximo permitido 335 kg
Carga máxima permitida no eixo dianteiro 145 kg
Carga máxima permitida no eixo traseiro 190 kg
Controlar a tensão dos raios. ( V. 72)
Info
A tensão dos raios deve ser controlada após uma meia hora de funcionamento.
Fazer a rodagem do motor.
6.2Fazer a rodagem do motor
Durante a fase de rodagem não se deve ultrapassar a potência do motor indicada.
Indicado
Potência máxima do motor
durante as 3 primeiras horas de funcionamento < 70 %
durante as 5 primeiras horas de funcionamento < 100 %
Evitar conduzir com a aceleração máxima!
6.3Preparar o veículo para condições de utilização difíceis
Info
A utilização das motos em condições de utilização difíceis pode provocar um desgaste acima da média de componentes da
transmissão ou dos travões. Consequentemente poderá ser necessária uma manutenção ou substituição das peças de desgaste
antes destas atingirem os limites de desgaste de acordo com o plano de serviço.
Vedar a caixa do filtro de ar. x
Sugestão
Vedar a caixa do filtro de ar nas pontas contra a penetração de sujidade.
Limpar o filtro de ar e a caixa do filtro de ar. x ( V. 48)
Info
Controlar o filtro de ar aprox. todos os 30 minutos.
Fixar adicionalmente o punho. ( V. 57)
Controlar a ficha eléctrica quanto a humidade, corrosão e assentamento correcto.
» Em caso de humidade, corrosão ou danos:
Limpar a ficha e secar e substituir, caso necessário.
Condições de utilização difíceis são:
Conduzir em areia seca. ( V. 18)
Conduzir em areia molhada. ( V. 18)
Conduzir em percurso molhado e enlameado. ( V. 19)
Conduzir com temperaturas altas e marcha lenta. ( V. 20)
Conduzir com temperaturas baixas ou neve. ( V. 20)
COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO 18
6.4Preparações para conduzir em areia seca
600872-10
Controlar o tampão do radiador.
Valor no tampão do radiador 1,8 bar
» Quando o valor indicado não corresponde ao valor nominal:
Aviso
Perigo de escaldadelaO líquido de refrigeração fica muito quente e
sob pressão quando a moto está a funcionar.
Não abrir o radiador, as mangueiras de líquido de refrigeração e
os outros componentes do sistema com o motor quente. Deixar
o motor e o sistema de arrefecimento arrefecerem. No caso de
escaldadela passar as partes afectadas imediatamente por água
morna.
Substituir o tampão do radiador.
B00435-01
Montar a protecção contra do filtro de ar.
Protecção contra para o filtro de ar (59006019000)
Info
Cumprir as instruções de montagem KTM PowerParts.
B00436-01
Montar a protecção contra areia do filtro de ar.
Protecção contra areia para o filtro de ar (59006022000)
Info
Cumprir as instruções de montagem KTM PowerParts.
Adaptar a injecção do carburador e a regulação.
Info
A recomendação para a afinação do carburador está na posse das oficinas
autorizadas da KTM.
600868-01
Limpar a corrente.
Produto de limpeza para correntes ( V. 124)
Montar a coroa dentada em aço.
Sugestão
Não lubrificar a corrente.
Limpar as lamelas do radiador.
Endireitar cuidadosamente as lamelas do radiador tortas.
Na utilização regular na areia trocar os pistões a todas as 10 horas de funciona-
mento.
6.5Preparações para conduzir em areia molhada
600872-10
Controlar o tampão do radiador.
Valor no tampão do radiador 1,8 bar
» Quando o valor indicado não corresponde ao valor nominal:
COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO 19
Aviso
Perigo de escaldadelaO líquido de refrigeração fica muito quente e
sob pressão quando a moto está a funcionar.
Não abrir o radiador, as mangueiras de líquido de refrigeração e
os outros componentes do sistema com o motor quente. Deixar
o motor e o sistema de arrefecimento arrefecerem. No caso de
escaldadela passar as partes afectadas imediatamente por água
morna.
Substituir o tampão do radiador.
B00437-01
Montar a protecção contra água do filtro de ar.
Protecção contra água para o filtro de ar (59006021000)
Info
Cumprir as instruções de montagem KTM PowerParts.
Adaptar a injecção do carburador e a regulação.
Info
A recomendação para a afinação do carburador está na posse das oficinas
autorizadas da KTM.
600868-01
Limpar a corrente.
Produto de limpeza para correntes ( V. 124)
Montar a coroa dentada em aço.
Sugestão
Não lubrificar a corrente.
Limpar as lamelas do radiador.
Endireitar cuidadosamente as lamelas do radiador tortas.
Na utilização regular na areia trocar os pistões a todas as 10 horas de funciona-
mento.
6.6Preparações para conduzir em percurso molhado e enlameado
B00437-01
Montar a protecção contra água do filtro de ar.
Protecção contra água para o filtro de ar (59006021000)
Info
Cumprir as instruções de montagem KTM PowerParts.
Adaptar a injecção do carburador e a regulação.
Info
A recomendação para a afinação do carburador está na posse das oficinas
autorizadas da KTM.
600868-01
Montar a coroa dentada em aço.
Limpar a moto. ( V. 91)
Endireitar cuidadosamente as lamelas do radiador tortas.
COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO 20
6.7Preparações para conduzir com temperaturas altas e marcha lenta
600872-10
Controlar o tampão do radiador.
Valor no tampão do radiador 1,8 bar
» Quando o valor indicado não corresponde ao valor nominal:
Aviso
Perigo de escaldadelaO líquido de refrigeração fica muito quente e
sob pressão quando a moto está a funcionar.
Não abrir o radiador, as mangueiras de líquido de refrigeração e
os outros componentes do sistema com o motor quente. Deixar
o motor e o sistema de arrefecimento arrefecerem. No caso de
escaldadela passar as partes afectadas imediatamente por água
morna.
Substituir o tampão do radiador.
600868-01
Adaptar a transmissão secundária ao percurso.
Info
O óleo de motor fica rapidamente quente quando a embraiagem tem de ser
frequentemente accionada devido a uma transmissão secundária demasiado
longa.
Limpar a corrente.
Produto de limpeza para correntes ( V. 124)
Limpar as lamelas do radiador.
Endireitar cuidadosamente as lamelas do radiador tortas.
Controlar o nível de líquido de refrigeração. ( V. 78)
6.8Preparações para conduzir com temperaturas baixas ou neve
B00437-01
Montar a protecção contra água do filtro de ar.
Protecção contra água para o filtro de ar (59006021000)
Info
Cumprir as instruções de montagem KTM PowerParts.
Adaptar a injecção do carburador e a regulação.
Info
A recomendação para a afinação do carburador está na posse das oficinas
autorizadas da KTM.
INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO 21
7.1Trabalhos de controlo e de cuidado antes de cada colocação em funcionamento
Info
Antes de cada viagem, controlar o estado do veículo e a segurança de funcionamento.
O veículo deve estar num estado técnico impecável na altura do funcionamento.
Controlar o nível do óleo da transmissão. ( V. 87)
Controlar o nível do líquido dos travões da roda dianteira. ( V. 62)
Controlar o nível do líquido dos travões da roda traseira. ( V. 66)
Controlar as pastilhas dos travões da roda dianteira. ( V. 63)
Controlar as pastilhas dos travões da roda traseira. ( V. 67)
Controlar o funcionamento do sistema de travões.
Controlar o nível de líquido de refrigeração. ( V. 78)
Controlar a sujidade na corrente. ( V. 51)
Controlar a corrente, coroa dentada, pinhão do motor e guia da corrente. ( V. 53)
Controlar a tensão da corrente. ( V. 52)
Controlar o estado dos pneus. ( V. 71)
Controlar a pressão dos pneus. ( V. 72)
Controlar a tensão dos raios. ( V. 72)
Limpar os foles contra o das pernas da forqueta. ( V. 39)
Purgar as pernas da forqueta. ( V. 38)
Controlar o filtro de ar.
Controlar a regulação e a mobilidade de todos os elementos de comando.
Controlar todos os parafusos, porcas e braçadeiras de tubos regularmente para ver se assentam bem.
Controlar o depósito de combustível.
7.2Arranque
Perigo
Perigo de intoxicaçãoOs gases de escape são tóxicos e podem provocar perda de consciência e/ou morte.
Quando o motor está a funcionar deve garantir-se sempre uma ventilação suficiente, não se deve ligar o motor nem deixá-lo
a trabalhar em espaços fechados sem um sistema de aspiração adequado.
Nota
Danos no motorRotações elevadas com o motor frio têm um efeito negativo sobre a durabilidade do motor.
Aquecer o motor sempre a baixas rotações.
Info
Quando a moto arranca com dificuldade o motivo pode ser a presença de combustível velho na câmara do flutuador. Os compo-
nentes facilmente inflamáveis do combustível evaporam após muito tempo de paragem.
Se se encher a câmara do flutuador com combustível novo inflamável, o motor arranca imediatamente.
Paragem do motor durante mais de 1 semana
Esvaziar a câmara do flutuador do carburador. x ( V. 83)
(todos os modelos SX)
Rodar o manípulo na torneira de combustível para a posição ON. (Figura 601185-10 V. 13)
Agora o combustível pode fluir do depósito de combustível para o carburador.
(todos os modelos XC)
Rodar o manípulo na torneira de combustível para a posição ON. (Figura 601157-11 V. 13)
Agora o combustível pode fluir do depósito de combustível para o carburador.
Retirar a moto do suporte.
Pôr a transmissão em ponto-morto.
Motor frio
Puxar o botão do choke para fora até ao batente.
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KTM 125 SX EU 2012 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário