UE/EFTA Garantia Unificada 35
UE/EFTA Garantia Unificada
UE/EFTA Garantia Unificada:
Estas condições aplicam-se a todos os países, excepto ao país importador original.
Ao detectar uma avaria no aparelho, deve contactar imediatamente o
agente ou o distribuidor nacional, no país da UE/EFTA onde esta garantia
for reclamada conforme a indicação constante no “Guia de Assistência do
Produto„ ou do revendedor autorizado mais próximo, acompanhado desta
garantia e da prova da data de compra.
O comprador será então informado se:
(i) o agente ou o distribuidor nacional procederá à reparação; ou
(ii) o agente ou o distribuidor nacional transferirá o aparelho para o país
da UE/EFTA onde originalmente foi vendido; ou
(iii) o comprador poderá, por sua própria conta e risco, enviar o aparelho
para o agente ou o distribuidor nacional no país da UE/EFTA onde foi
originalmente vendido.
Se é produto cujo modelo é normalmente fornecido pela companhia
vendedora ou distribuidor nacional no país onde o comprador o usa, então
deve juntar ao aparelho este certificado de garantia, bem como o docu-
mento legal de compra, enviando-o, por conta e risco do comprador, para
essa companhia ou o distribuidor, que se encarregará da reparação.
Em alguns países as companhias vendedoras ou o distribuidor nacional
designarão agentes ou centros assistenciais que executarão as
reparações.
Se o aparelho não é normalmente fornecido no país onde o comprador
o usa, ou se tem características internas ou externas diferentes do modelo
que é usado no país, a companhia de vendas ou o distribuidor nacional
poderá executar a reparação em garantia, obtendo as peças no país onde
o aparelho originalmente foi comercializado, ou poderá ser necessário
fazer executar o serviço de garantia pelo agente de vendas ou distribuidor
nacional no país onde o aparelho foi vendido.
Em qualquer dos casos, o comprador deve apresentar este certificado
de garantia acompanhado com o documento legal de compra. Qualquer
transporte que seja necessário, quer do aparelho, quer das peças, será
por conta e risco do comprador, bem como se daí advir consequente
atraso na reparação.
Quando o comprador envia o aparelho para reparação na companhia
vendedora ou distribuidor nacional no país na UE/EFTA onde é usado,
a assistência será prestada nos mesmos termos e condições (incluindo
o período coberto por garantia)que prevalecem para o mesmo modelo
de aparelho no país de uso e não no país de origem na UE/EFTA. Quando
o comprador envia o aparelho para reparação na companhia vendedora
ou distribuidor nacional no país na UE/EFTA onde foi originalmente
comercializado, a reparação será prestada de acordo com os termos
e condições que prevalecem no país de origem na UE/EFTA.
Alguns modelos de produto requerem ajustes ou adaptações para serem
usados na sua performance e em segurança nos diferentes países da
UE/EFTA, de acordo com a voltagem usada localmente e requisitos de
segurança e outras normas técnicas impostas ou recomendadas pelos
regulamentos aplicáveis. Para alguns modelos de produtos, o custo dos
ajustamentos ou adaptações poderá ser substancial e ainda difícil
satisfazer a voltagem local requerida, as normas de segurança ou outras
especificações. Recomendamos fortemente que o comprador investigue
localmente os factores técnicos e de segurança antes de usar o aparelho
noutro país da UE/EFTA.