52 Garantia UE
UE/EEE – Garantia Unificada: Condições aplicáveis a todos os países, excepto ao país
de compra original.
Ao detectar uma avaria no aparelho, o comprador deve contactar imediatamente o
agente ou o distribuidor nacional, no país da UE/EEE onde esta garantia for reclamada,
conforme a indicação constante no “Product Service Guide” ou o revendedor autorizado
mais próximo, juntamente com esta garantia e o comprovativo da data de compra. O
comprador será então informado se:
(i) o agente ou o distribuidor nacional procederá à reparação; ou
(ii) o agente ou o distribuidor nacional transferirá o aparelho para o país da UE/EEE onde
originalmente foi vendido; ou
(iii) o comprador poderá, por sua própria conta e risco, enviar o aparelho para o agente
ou o distribuidor nacional no país da UE/EEE onde foi originalmente vendido.
Se o aparelho for um modelo normalmente fornecido pela companhia vendedora ou
distribuidor nacional no país onde o comprador o está a usar, então deve juntar ao
aparelho este certificado de garantia, bem como o documento legal de compra
devidamente numerado e datado, enviando-o, por conta e risco do comprador, para essa
companhia ou o distribuidor, que se encarregará da reparação. Em alguns países as
companhias vendedoras ou o distribuidor nacional designarão agentes ou centros de
assistência que executarão as reparações.
Se o aparelho for um modelo normalmente não fornecido no país onde o comprador o
está a usar, ou se tem características internas ou externas diferentes do modelo que é
usado no País, a companhia de vendas ou o distribuidor nacional poderá executar a
reparação em garantia, obtendo as peças no país onde o aparelho foi comercializado
inicialmente; ou então pode ser necessário executar este serviço no país em que o
aparelho foi comercializado inicialmente.
Em qualquer dos casos, o comprador deve apresentar este certificado de garantia e o
comprovativo da data de compra. Qualquer transporte que seja necessário, quer do
aparelho, quer das peças, será por conta e risco do comprador, podendo daí advir um
consequente atraso na reparação.
Quando o comprador envia o aparelho para reparação na companhia vendedora ou
distribuidor nacional no país onde é usado, a assistência será prestada nos mesmos
termos e condições (incluindo o período coberto por garantia) que prevalecem para o
mesmo modelo de aparelho no país de uso e não no país de venda inicial na UE/EEE.
Quando o comprador envia o aparelho para reparação na companhia vendedora ou
distribuidor nacional no país onde foi originalmente comercializado, a reparação será
prestada de acordo com os termos e condições que prevalecem no país de origem.