Haba 3193 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
Copyright - Spiele Bad Rodach 2009
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3193
Instrução de jogo
3
PORTUGUÊS
Jogo Habermaaß n.º 3193
Puxa a orelha
Uma colecção de jogos em torno de orelhas pequenas, grandes e coloridas.
Para 2 a 4 crianças dos 3 aos 12 anos.
Ideia do jogo:
Brigitte Pokornik
Lustração:
Antje Flad
Duração do jogo:
aprox. 5 a 10 minutos cada
”Puxa lá a minha orelha”, mia o gato
gato
ao pequeno cão. “Mas com cuidado!”
do!”
Suavemente o cão puxa uma
orelha. ”Ai, mas essa orelha
é a minha!”, ruge o urso
so
A orelha do gato tem
m
outra forma!” “Ui,
não é nada fácil”,
uiva deses-
peradamente o cão.
“Está aí alguém
que me possa ajudar?”
Conteúdo
9 fichas com animais
21 orelhas de madeira
1 saquinho
1 instruções
Caros pais:
Antes do primeiro jogo deve familiarizar a criança com o material de jogo.
Tire em primeiro lugar as orelhas azuis. Todas as orelhas restantes vão para
o saquinho. Observe as fichas em conjunto e fale sobre o animal que vê e
quais os sons que emite. Deixe que a sua criança tire orelhas de madeira do
saquinho. Observe as orelhas em conjunto e auxilie a criança a atribuir as
cores e a inseri-las nas respectivas cavidades.
4
1. As minhas orelhas, as tuas orelhas
Para 2 e 3 pequenos pesquisadores de orelhas a partir dos 3 anos.
Quem consegue com alguma sorte e tacto tirar do saquinho as
orelhas certas para os seus animais?
Preparação do jogo
Cada criança escolhe três fichas onde constam animais com diferentes for-
mas de orelhas: Um animal deve ter orelhas triangulares, o segundo orelhas
redondas e o terceiro orelhas ovais.
Se só forem dois jogadores, as restantes fichas são postas de lado.
Coloquem as três orelhas azuis de parte: Não são necessárias para este
jogo. Todas as restantes orelhas vão para o saquinho.
Desenvolvimento do jogo
Começa a criança com as maiores orelhas. Se não chegarem a acordo,
começa a criança mais nova que tira duas orelhas do saquinho.
A forma ou a cor de uma orelha ou até ambas orelhas cabe num animal
que tens à tua frente? Podes então colocar todas as orelhas certas nas
cavidades da ficha.
Orelhas que não cabem em nenhum dos animais devem ir de volta
para o saquinho.
Passa o saquinho no sentido dos ponteiros do relógio à criança seguinte.
Agora esta também tenta tirar duas orelhas que cabem num dos seus
animais.
Fim do jogo
O jogo termina quando uma criança tenha encontrado todas as orelhas para
os seus três animais. Essa criança ganha e é o “grande campeão de puxar
orelhas”.
Variante para puxadores de orelhas impacientes
Podem-se tirar três orelhas em vez de duas.
apalpar as orelhas
que correspondem à
ficha com animais
tirar 3 fichas
todas as orelhas para
o saquinho, com
excepção das azuis
tirar 2 orelhas
As orelhas são
correctas? Colocá-las
na própria ficha(s)
As orelhas não são
correctas? De volta
para o saquinho
encontrou todas
as orelhas para os
próprios animais
= vitória
5
PORTUGUÊS
2. O coelho tem orelhas grandes
Para 2 a 4 crianças a partir de 4 anos.
Quem consegue juntar com um bocado de sorte e tacto o maior
número de animais?
Preparação do jogo
Coloquem todas as fichas de animais, uma ao lado da outra, na mesa.
Todas as orelhas – também as azuis – vão para o saquinho.
Tira-se uma orelha qualquer, a qual é colocada na ficha adequada.
Desenvolvimento do jogo
Começa a criança que melhor conseguir abanar orelhas. Se não chegarem
a um acordo, começa a criança maior.
Tira uma orelha do saco e coloca-a na ficha de animais adequada.
Tiraste uma orelha azul?
Não existe ficha adequado. Mete a orelha novamente no saquinho.
O animal tem ambas as orelhas?
Como prémio podes ficar com a ficha e com as orelhas e colocar
tudo à tua frente.
A seguir passas o saquinho no sentido dos ponteiros do relógio e é a vez
da criança seguinte.
Fim do jogo
O jogo termina quando o último animal tiver ambas as orelhas e estiver à
frente de uma criança. Ganha a criança com o maior número de fichas e
é nomeado “perito de orelhas”. Se houver várias crianças com o mesmo
número de fichas, ganham juntas.
coleccionar animais
fichas para o centro
da mesa, orelhas
para o saquinho, tirar
uma orelha, colocar
na ficha
1 tirar orelha, colocar
na ficha
orelha azul =
saquinho
Ficha completa? Ficar
com ficha e orelhas
maior número de
fichas = vitória
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3. Puxa a orelha com táctica
Para 2 a 4 pequenos tácticos a partir de 5 anos.
Ganha aquele que conseguir colocar a última orelha numa fila de três.
Preparação do jogo
Baralham-se as fichas e são alinhadas num quadrado de três filas com 3
fichas cada. As orelhas azuis são postas de parte e as restantes vão para
o saquinho.
Desenvolvimento do jogo
Alguém de vós tem um dos animais representados nas fichas? Então
podes começar. Se não chegarem a acordo, começa a criança mais velha.
Tira uma orelha do saquinho e coloca-a na ficha correspondente.
A seguir é a vez da criança seguinte no sentido dos ponteiros do relógio.
Importante:
Não é permitido tirar consecutivamente duas orelhas com
a mesma forma. Se isso acontecer, a segunda orelha vai de volta para o
saco e é imediatamente a vez da criança seguinte.
Fim do jogo
O jogo termina quando três fichas numa fila (vertical, horizontal ou
diagonal) tiverem orelhas. Ganha a criança que colocou a última orelha.
Variante
Joga-se ainda com mais táctica quando estiverem em jogo as
orelhas azuis.
Aquele que tirar uma orelha azul pode colocá-la numa cavidade
livre adequada.
Aquele que tirar a correspondente orelha mais tarde poderá
substituí-la.
O jogador coloca a orelha azul directamente noutra cavidade
adequada.
Se não houver espaço, a orelha é removida do jogo..
colocar em fila
de três
baralhar as fichas,
colocar em 3 filas
com 3 fichas, orelhas
para o saquinho
tirar orelha, colocar
na ficha
três fichas numa fila
= vitória
jogar com as orelhas
azuis
Criativo para
crianças brincalhonas
TL74584 6/09
Habermaaß GmbH
August-Grosch-Straße 28 - 38
96476 Bad Rodach, Germany
www.haba.de
Presentes
Bijutaria infantil
Quarto das crianças
Bebé e criança
As crianças entendem o mundo a brincar.
A HABA acompanha-os com jogos e
brinquedos que despertam a sua
curiosidade com móveis imaginativos,
acessórios para sentir-se bem, bijutarias,
presentes e muito mais. Porque pequenos
descobridores precisam de grandes ideias.
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