Renault Scenic Manual do usuário

Tipo
Manual do usuário
Renault SCENIC
Manual do utilizador
Castrol, parceiro exclusivo da Renault
Desfrute das tecnologias de ponta provenientes da competição para garantir o desempenho e a longevidade
do seu veículo Renault graças à gama de lubrificantes para motores especialmente desenvolvidos pela
Renault e pela Castrol.
A Renault recomenda
renault.com
Sans titre-26 1 08/11/2019 12:16
0.1
PTG_UD52841_1
Bienvenue (XFA - Renault)
Traduzido do francês. Reprodução ou tradução, mesmo parciais, interditas sem autorização escrita do fabricante do veículo.
Bem-vindo a bordo do seu veículo
Boa viagem ao volante do seu veículo.
Este Manual do Utilizador coloca ao seu dispor as informações que lhe permitirão:
conhecer bem o seu veículo para melhor o utilizar e tirar pleno benefício, e nas melhores condições de utilização, de todas as
funcionalidades e aperfeiçoamentos técnicos de que é dotado;
manter o melhor estado de funcionamento através da simples - mas rigorosa - observação dos conselhos de manutenção;
fazer face, sem excessiva perda de tempo, a pequenos incidentes que não necessitem da intervenção de um especialista.
O tempo que consagrar à leitura deste livro será largamente compensado pelos ensinamentos adquiridos e pelas funcionalidades
e novidades técnicas que nele descobrirá. Se alguns pontos permanecerem eventualmente obscuros, os técnicos da nossa Rede
dar-lhe-ão com todo o prazer os esclarecimentos complementares que deseje obter.
Poderá encontrar os seguintes símbolos como auxílio:
e São apresentados no veículo e indicam que deverá consultar o manual para encontrar informações detalhadas
e/ou limites de funcionamento no que diz respeito aos equipamentos do veículo.
em qualquer ponto do manual indica um risco, um perigo ou uma recomendação de segurança.
Este manual foi concebido a partir das características técnicas conhecidas à data da sua elaboração. Inclui todos os equipa-
mentos (de série ou opcionais) disponíveis para o modelo. A sua presença depende da versão, das opções escolhidas
e do país de comercialização.
Alguns equipamentos a introduzir futuramente no veículo podem aparecer já descritos neste documento.
Os esquemas no Manual do Utilizador são fornecidos a título de exemplo.
0.2
PTG_UD38235_1
Filler NU (BFB - Renault)
0.3
PTG_UD58288_2
Sommaire Général (XFA - Renault)
Conheça o seu automóvel ...................................
Condução .............................................................
Conforto ................................................................
Manutenção ..........................................................
Conselhos práticos ..............................................
Características técnicas ......................................
Índice alfabético ...................................................
Capítulos
1
SUMÁRIO
2
3
4
5
6
7
0.4
PTG_UD38235_1
Filler NU (BFB - Renault)
1.1
PTG_UD65933_9
Sommaire 1 (XFA - Renault)
Capítulo 1: Conheça o seu automóvel
Chave, telecomando por radiofrequência: generalidades, utilização ........................ 1.2
Cartão RENAULT: informações gerais e utilização ...................................... 1.6
Trancamento, destrancamento das portas ............................................ 1.13
Abertura e fecho das portas ....................................................... 1.16
Trancamento automático dos abríveis com o veículo em andamento ....................... 1.18
Volante de direção/direção assistida ................................................. 1.19
Apoios de cabeça — Bancos ...................................................... 1.20
Cintos de segurança ............................................................. 1.29
Dispositivos de retenção complementares: ............................................ 1.34
aos cintos de segurança dianteiros ............................................ 1.34
aos cintos de segurança traseiros ............................................. 1.40
de proteção lateral ......................................................... 1.41
Segurança de crianças: generalidades ............................................... 1.43
escolha da fixação da cadeira para criança ...................................... 1.46
Instalação da cadeira para criança, generalidades ................................ 1.49
Cadeira para criança: fixação pelo cinto de segurança ou pelo sistema Isofix. ................ 1.51
ativar-desativar o airbag do passageiro dianteiro ................................. 1.63
Posto de condução .............................................................. 1.66
Quadro de instrumentos .......................................................... 1.70
computador de bordo ....................................................... 1.82
menu de personalização das regulações do veículo ............................... 1.92
Relógio e temperatura exterior ..................................................... 1.94
Retrovisores ................................................................... 1.95
Sinalização sonora e luminosa ..................................................... 1.97
Iluminação e sinalização exteriores. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.98
Regulação de faróis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.104
Limpa-vidros, lava-vidros dianteiro .................................................. 1.106
Limpa-vidros, lava-vidros traseiro ................................................... 1.112
Depósito de combustível (reabastecimento) ........................................... 1.114
Reservatório de reagente ......................................................... 1.117
chaves .......................................................
(up to the end of the DU)
trancamento das portas .............................
(up to the end of the DU)
telecomando de trancamento ....................
(up to the end of the DU)
chave/telecomando por radiofrequência
utilização ..............................................
(up to the end of the DU)
1.2
PTG_UD40375_1
Clé, télécommandes à radiofréquence : généralités (XFA - Renault)
Chave, telecomando por radiofrequência: generalidades, utilização
CHAVE, TELECOMANDO POR RADIOFREQUÊNCIA: generalidades (1/2)
A chave não deve ser utilizada para
uma função diferente das que são
descritas neste manual (tirar a cáp-
sula de uma garrafa…).
Conselho
Não aproxime o telecomando de
uma fonte de calor ou de frio e pro-
teja-o da humidade.
Responsabilidade do
condutor durante o
estacionamento ou
paragem do veículo
Ao abandonar o veículo, nunca
deixe crianças, um adulto não au-
tónomo ou animais lá dentro, ainda
que seja por pouco tempo.
Com efeito, poderiam pôr-se em
perigo a si próprias e a outras pes-
soas, accionando, por exemplo, o
motor ou os equipamentos (como
é o caso dos elevadores de vidros)
ou ainda o sistema de trancamento
das portas...
Além disso, com tempo quente e/ou
com sol, a temperatura no interior
do habitáculo aumenta muito rapi-
damente.
PERIGO DE MORTE OU
FERIMENTOS GRAVES.
4
1
2
3
5
1
2
3
5
1 Trancamento de todos os abríveis.
2 Destrancamento de todos os abrí-
veis.
3 Chave do interruptor de arranque e
da porta dianteira esquerda.
5 Trancamento/destrancamento
apenas do porta-bagagens.
Telecomando com parte metálica re-
tráctil:
4 Trancamento/destrancamento com
utilização da parte metálica da
chave. Para que a parte metálica
saia do seu alojamento, prima o
botão 4; a parte metálica sai. Prima
o botão 4 e acompanhe a parte me-
tálica para a reinserir no seu lugar.
1.3
PTG_UD40375_1
Clé, télécommandes à radiofréquence : généralités (XFA - Renault)
CHAVE, TELECOMANDO POR RADIOFREQUÊNCIA: generalidades (2/2)
Alcance do telecomando por
radiofrequência
Varia consoante o meio ambiente: aten-
ção à manipulação do telecomando
(poderá ocorrer um trancamento ou
um destrancamento das portas, devido
a pressões involuntárias sobre os
botões).
Nota: se alguma porta, ou a tampa de
porta-bagagens, estiver aberta ou mal
fechada, ocorrerá um trancamento se-
guido de um destrancamento rápido
dos abríveis.
Interferências
O accionamento do telecomando nas
proximidades de instalações exteriores
ou de aparelhos que utilizem a mesma
frequência pode provocar interferên-
cias na sua utilização.
Substituição ou necessidade
de uma chave ou de um teleco-
mando suplementar
Dirija-se exclusivamente a um re-
presentante da marca:
em caso de substituição de uma
chave, é necessário que se dirija
a um representante da marca
com o veículo e todas as chaves,
para os poder inicializar;
– consoante a versão do veículo, é
possível utilizar até quatro teleco-
mandos.
Avaria do telecomando
Verifique se a pilha está em bom
estado, se é do tipo adequado e se
está correctamente encaixada no
respectivo alojamento. A duração
de vida da pilha é de cerca de dois
anos.
Para saber como substituir as
pilhas, consulte «Telecomando por
radiofrequência: pilhas», no capí-
tulo 5.
portas/tampa de porta-bagagens ..............
(up to the end of the DU)
trancamento das portas .............................
(up to the end of the DU)
chaves .......................................................
(up to the end of the DU)
telecomando de trancamento ....................
(up to the end of the DU)
chave/telecomando por radiofrequência
utilização ..............................................
(up to the end of the DU)
1.4
PTG_UD40376_1
Clé, télécommandes à radiofréquence : utilisation (XFA - Renault)
TELECOMANDO POR RADIOFREQUÊNCIA: utilização
Trancamento/destrancamento
apenas do porta-bagagens
Prima o botão 3.
O telecomando A assegura o tranca-
mento e o destrancamento das portas.
É alimentado por uma pilha que
convém substituir (consulte «teleco-
mando por radiofrequência: pilha», no
capítulo 5).
Trancamento das portas
Prima o botão de trancamento 1.
Os pisca-piscas laterais e o sinal de
perigo piscam duas vezes para indicar
que as portas foram trancadas.
Se uma das portas ou a tampa do
porta-bagagens estiverem abertas ou
mal fechadas, serão trancadas e des-
trancadas de forma sucessiva e rápida
e os pisca-piscas laterais não piscarão.
Destrancamento das portas
Uma pressão no botão 2 permite des-
trancar as portas.
O destrancamento é indicado por
uma intermitência do sinal de perigo
e dos pisca-piscas laterais.
A
Nota
Com o motor a trabalhar e a ignição
ligada (consulte as informações sobre
«Contactor de arranque: veículos com
chave» no Capítulo 2), os botões do te-
lecomando estarão inativos.
Responsabilidade do condutor durante o estacionamento ou
paragem do veículo
Ao abandonar o veículo, nunca deixe crianças, um adulto não autónomo
ou animais lá dentro, ainda que seja por pouco tempo.
Com efeito, poderiam pôr-se em perigo a si próprias e a outras pessoas, accio-
nando, por exemplo, o motor ou os equipamentos (como é o caso dos elevadores
de vidros) ou ainda o sistema de trancamento das portas...
Além disso, com tempo quente e/ou com sol, a temperatura no interior do habitá-
culo aumenta muito rapidamente.
PERIGO DE MORTE OU FERIMENTOS GRAVES.
1
2
3
1
2
3
chaves .......................................................
(up to the end of the DU)
trancamento das portas .............................
(up to the end of the DU)
supertrancamento das portas ....................
(up to the end of the DU)
1.5
PTG_UD66099_4
Télécommande à radio fréquence : super condamnation (BFB - XFA - Renault)
TELECOMANDO POR RADIOFREQUÊNCIA: supertrancamento
Nunca utilize o supertran-
camento das portas se es-
tiver alguém dentro do veí-
culo.
Se o veículo estiver equipado com su-
pertrancamento, este sistema permite
trancar os abríveis e tornar impossível
a abertura das portas através dos ma-
nípulos interiores (no caso, por exem-
plo, de um vidro partido seguido de
tentativa de abertura da porta pelo in-
terior).
Para tal, prima duas vezes seguidas o
botão 1.
O trancamento é confirmado por duas
intermitências lentas seguidas de
três intermitências rápidas do sinal
de perigo e dos pisca-piscas laterais.
Consoante o veículo, os retrovisores
exteriores são rebatidos automatica-
mente quando o veículo é trancado
(consulte «Retrovisores» no capí-
tulo 1).
1
1
cartão RENAULT
utilização ..............................................
(up to the end of the DU)
chave de emergência ................................
(up to the end of the DU)
crianças (segurança) .................................
(current page)
segurança de crianças ..............................
(current page)
trancamento das portas .............................
(up to the end of the DU)
1.6
PTG_UD66104_3
Cartes RENAULT : généralités (XFA - Renault)
Cartão RENAULT: informações gerais e utilização
O cartão Carte main libre é
utilizado para:
o trancamento/destrancamento das
portas, da tampa de porta-bagagens
e da portinhola do depósito de com-
bustível (consulte as páginas se-
guintes);
acendimento à distância das luzes
do veículo (consulte as páginas se-
guintes);
o fecho automático dos vidros elé-
tricos à distância (consulte as infor-
mações em «Elevadores elétricos de
vidros» no Capítulo 3);
o arranque do motor (consulte as in-
formações sobre «Arranque e para-
gem do motor» no Capítulo 2).
Autonomia
Verifique se a pilha está em bom estado,
se é do tipo adequado e se está corre-
tamente encaixada no respetivo aloja-
mento. A sua vida útil é de aproximada-
mente dois anos: substitua-a quando a
mensagem «Pilha do cartão fraca» for
apresentada no quadro de instrumen-
tos (consulte «Carte main libre: pilha»
no Capítulo 5).
Raio de ação do Carte main
libre
Varia consoante o ambiente: tenha cui-
dado para não trancar ou destrancar
acidentalmente o veículo ao premir
inadvertidamente os botões do Carte
main libre.
Note: se uma porta ou o porta-baga-
gens estiverem abertos ou mal fecha-
dos, ocorrerá um trancamento seguido
de um destrancamento rápido das
portas e do porta-bagagens.
Interferências
A interferência causada por fatores nas
imediações (instalações exteriores ou
utilização de equipamentos na mesma
frequência do Carte main libre) poderá
perturbar o respetivo funcionamento.
Ainda que a pilha do cartão esteja
descarregada, continua a ser pos-
sível trancar/destrancar o veículo
e pôr o motor a trabalhar. Consulte
os parágrafos «Trancamento e des-
trancamento das portas», no capí-
tulo 1, e «Arranque, paragem do
motor», no capítulo 2.
1
2
3
4
1 Destrancamento de todos os abrí-
veis.
2 Trancamento de todos os abríveis.
3 Trancamento/destrancamento do
compartimento de carga.
4 Acendimento da iluminação à distâ-
ncia.
CARTE MAIN LIBRE: generalidades (1/2)
iluminação:
exterior .................................................
(current page)
1.7
PTG_UD66104_3
Cartes RENAULT : généralités (XFA - Renault)
CARTE MAIN LIBRE: generalidades (2/2)
Conselho
Não aproxime o cartão de uma
fonte de calor, de frio e proteja-o da
humidade.
Não guarde a Cate main libre num
local onde possa ser deformada
ou danificada involuntariamente,
como, por exemplo, num bolso de
uma peça de roupa.
Substituição, necessidade
de uma Carte main libre
suplementar
Em caso de extravio, ou se preten-
der outra Carte main libre, consulte
exclusivamente um representante
da marca.
Para substituir um Carte main libre,
será necessário levar o veículo e
todos os seus Cartes main libre
a um representante da marca para
inicializar o sistema.
É possível utilizar até quatro Cartes
main libre por veículo.
Função «iluminação à
distância»
Premir o botão 4 uma vez acende os
médios, os pisca-piscas laterais e a
iluminação interior durante cerca de
20 segundos. Isto permite, por exem-
plo, identificar ao longe o veículo num
parque de estacionamento.
Nota: um novo impulso no botão 4
apaga as luzes.
4
Responsabilidade do
condutor
Nunca abandone o veículo
com crianças, adultos não
autónomos ou animais lá dentro,
ainda que seja por pouco tempo.
Ao fazê-lo, poderá colocar-se em
perigo a si ou a outras pessoas, por
exemplo, se for ligado o motor ou
equipamentos (como é o caso dos
elevadores de vidros) ou ainda o
sistema de bloqueio das portas.
Além disso, com tempo quente e/ou
com sol, a temperatura no interior
do habitáculo aumenta muito rapi-
damente.
PERIGO DE MORTE OU
FERIMENTOS GRAVES.
cartão «mãos livres»: utilização ................
(up to the end of the DU)
cartão RENAULT
utilização ..............................................
(up to the end of the DU)
trancamento das portas .............................
(up to the end of the DU)
1.8
PTG_UD66105_4
Carte RENAULT en mode mains libres (XFA - Renault)
CARTE MAIN LIBRE: utilização (1/4)
Não guarde o Carte main libre num
local onde possa entrar em con-
tacto com outros equipamentos ele-
trónicos (computador, telemóvel,
etc.) que possam afetar o respetivo
funcionamento.
Responsabilidade do
condutor
Nunca abandone o veículo
com crianças, adultos não
autónomos ou animais lá dentro,
ainda que seja por pouco tempo.
Ao fazê-lo, poderá colocar-se em
perigo a si ou a outras pessoas, por
exemplo, se for ligado o motor ou
equipamentos (como é o caso dos
elevadores de vidros) ou ainda o
sistema de bloqueio das portas.
Além disso, com tempo quente e/ou
com sol, a temperatura no interior
do habitáculo aumenta muito rapi-
damente.
PERIGO DE MORTE OU
FERIMENTOS GRAVES.
Há duas formas de trancar/destrancar
o veículo:
o Carte main libre no modo «mãos
livres»;
o Carte main libre no modo de tele-
comando.
1
Utilização do cartão com o
sistema «mãos-livres»
No modo «mão livres», é possível tran-
car/destrancar o veículo sem utilizar os
botões do Carte main libre , desde que
o cartão se encontre dentro da zona de
acesso 1.
Nota: o acesso ao sistema «mãos
livres» pode ser desativado a partir do
ecrã multimédia (consulte as instru-
ções do equipamento).
1.9
PTG_UD66105_4
Carte RENAULT en mode mains libres (XFA - Renault)
CARTE MAIN LIBRE: utilização (2/4)
Nota: a distância a que ocorre o tran-
camento do veículo depende das con-
dições do meio ambiente.
O trancamento do veículo é identifi-
cado por uma intermitência do sinal
de perigo e dos pisca-piscas seguida
da iluminação fixa durante cerca de
quatro segundos, sendo confirmado
por um sinal sonoro.
Trancamento do sistema «mãos-
livres» com o auxílio do sensor 3
Se pretender trancar o veículo e o
cartão tiver de ficar nas proximidades,
com as portas e o porta-bagagens fe-
chados, passe o dedo sobre o sensor 3
da pega da porta do condutor. O veí-
culo tranca-se.
Nota: para poder utilizar o sensor para
trancar o veículo, é indispensável que
exista um Carte main libre dentro da
zona de acesso do veículo 1.
Particularidades relacionadas com
o trancamento
Após trancar o veículo premindo o
sensor 3, existe uma temporização de
três segundos até se poder destrancar
novamente o veículo. Durante estes
três segundos, é possível assegurar-
se que o trancamento foi devidamente
efetuado acionando os puxadores das
portas.
3
O sistema «mãos livres» poderá apre-
sentar dificuldades temporárias se um
dos sensores integrados no interior do
puxador da porta estiver obstruído (por
sujidade, lama, neve, sal espalhado,
etc.). Limpe os sensores. Dirija-se a um
representante da marca, se o problema
subsistir.
Trancamento “mãos livres” à
distância
Com o Carte main libre na sua posse e
todas as portas e o porta-bagagens fe-
chados, afaste-se do veículo: este será
automaticamente trancado assim que
sair da zona de acesso.
4
Destrancamento do sistema «mãos-
livres»
Com o Carte main libre na zona 1,
passe a mão por trás de um puxador 2
para destrancar o veículo.
O destrancamento é indicado por uma
intermitência do sinal de perigo e dos
pisca-piscas.
Premir o botão 4 destranca todo o veí-
culo e entreabre o porta-bagagens.
2
cartão de telecomando: utilização .............
(up to the end of the DU)
1.10
PTG_UD66105_4
Carte RENAULT en mode mains libres (XFA - Renault)
CARTE MAIN LIBRE: utilização (3/4)
Particularidades relacionadas com
o trancamento (cont.)
Se uma porta estiver aberta ou mal fe-
chada:
aquando do trancamento através do
sensor 3, haverá um trancamento/
destrancamento rápido do veículo
sem que o sinal de perigo e os pisca-
piscas pisquem;
em caso de afastamento, não existe
qualquer trancamento do veículo.
Se o Carte main libre permanecer na
zona de deteção durante mais de cerca
de 15 minutos, o trancamento à distân-
cia será desativado.
O trancamento do veículo não é possí-
vel sem um cartão na zona 5.
Se o veículo for destrancado premindo
o botão do Carte main libres sem
abertura das portas ou do porta-baga-
gens, o trancamento "mãos livres" à
distância será desativado.
Utilização do cartão em
telecomando
Destrancamento com auxílio da
Carte main libre
Prima o botão 6.
O destrancamento é indicado por uma
intermitência do sinal de perigo e dos
pisca-piscas laterais.
Trancamento com auxílio da Carte
main libre
Com as portas e o porta-bagagens fe-
chados, prima o botão 7: o veículo é
trancado.
Os pisca-piscas laterais e o sinal de
perigo piscam duas vezes para indicar
que as portas foram trancadas.
Nota: a distância máxima a que ocorre
o trancamento do veículo depende das
condições do meio ambiente.
Particularidades
Se um abrível (uma porta ou o porta-ba-
gagens) estiver aberto ou mal fechado,
o veículo não poderá ser trancado. O
veículo será trancado/destrancado ra-
pidamente sem que o sinal de perigo e
os pisca-piscas pisquem.
6
7
5
Com o motor a trabalhar, os botões
do cartão estão inactivos.
1.11
PTG_UD66105_4
Carte RENAULT en mode mains libres (XFA - Renault)
CARTE MAIN LIBRE: utilização (4/4)
Trancamento/destrancamento
apenas do porta-bagagens
Prima o botão 8 para trancar/destran-
car apenas o porta-bagagens.
Com o motor desligado e se, depois
de ter aberto e fechado uma porta, o
cartão já não estiver na zona 5, a men-
sagem «Cartão não-detetado» alerta
o condutor de que o cartão já não se
encontra no veículo. Isto permite evitar,
por exemplo, que o veículo se deslo-
que depois de um passageiro sair com
o cartão.
Todos os sinais de alerta desaparecem
logo que o cartão é novamente detec-
tado.
5
8
Responsabilidade do
condutor durante o
estacionamento ou
paragem do veículo
Nunca abandone o veículo com
crianças, adultos não autónomos
ou animais lá dentro, ainda que seja
por pouco tempo.
Ao fazê-lo, poderá colocar-se em
perigo a si ou a outras pessoas, por
exemplo, se for ligado o motor ou
equipamentos (como é o caso dos
elevadores de vidros) ou ainda o
sistema de bloqueio das portas.
Além disso, com tempo quente e/ou
com sol, a temperatura no interior
do habitáculo aumenta muito rapi-
damente.
PERIGO DE MORTE OU
FERIMENTOS GRAVES.
cartão RENAULT
utilização ..............................................
(up to the end of the DU)
trancamento das portas .............................
(up to the end of the DU)
portas/tampa de porta-bagagens ..............
(up to the end of the DU)
supertrancamento das portas ....................
(up to the end of the DU)
trancamento das portas .............................
(up to the end of the DU)
1.12
PTG_UD66106_3
Carte Renault : super condamnation (BFB - XFA - Renault)
Nunca utilize o supertran-
camento das portas se es-
tiver alguém dentro do veí-
culo.
Se o veículo estiver equipado com su-
pertrancamento, este sistema permite
trancar os abríveis e tornar impossível
a abertura das portas através dos ma-
nípulos interiores (no caso, por exem-
plo, de um vidro partido seguido de
tentativa de abertura da porta pelo in-
terior).
Para tal, prima duas vezes seguidas o
botão 1.
O trancamento é indicado por duas in-
termitências lentas e três intermitên-
cias rápidas dos sinais de perigo e dos
pisca-piscas laterais.
Particularidade: o supertrancamento
não ocorrerá se o sinal de perigo ou os
mínimos do veículo estiverem acesos.
CARTE MAIN LIBRE : supertrancamento
1
trancamento das portas .............................
(up to the end of the DU)
destrancamento das portas .......................
(up to the end of the DU)
fecho das portas ........................................
(up to the end of the DU)
abertura das portas ...................................
(up to the end of the DU)
1.13
PTG_UD66111_2
Verrouillage / Déverrouillage des portes (XFA - Renault)
Trancamento, destrancamento das portas
TRANCAMENTO, DESTRANCAMENTO DAS PORTAS (1/3)
Chave integrada no cartão
A chave integrada 2 serve para tran-
car ou destrancar a porta dianteira es-
querda quando o Carte main libre não
funciona.
Acesso à chave 2
Faça deslizar a cobertura traseira 1
para baixo exercendo pressão sobre a
zona A.
2
A
1
Se o telecomando ou,
consoante o veículo, o Carte
main libre não funcionar
Nalgumas situações, é possível que o
telecomando por radiofrequência ou a
Carte main libre não funcionem:
Carte main libre ou pilha do teleco-
mando por radiofrequência descar-
regada, bateria do veículo descarre-
gada, etc.
se o veículo estiver nas proximida-
des de instalações ou de aparelhos
que utilizem a mesma frequência do
cartão (telemóvel...);
o veículo encontra-se numa zona de
fortes radiações electromagnéticas.
Se isto acontecer, pode:
utilizar, consoante o veículo, a chave
integrada no telecomando por radio-
frequência ou a chave de emergên-
cia integrada no cartão para destran-
car a porta dianteira esquerda;
– trancar manualmente cada uma das
portas;
utilizar o interruptor de trancamento/
destrancamento das portas pelo in-
terior (consulte as páginas seguin-
tes).
1.14
PTG_UD66111_2
Verrouillage / Déverrouillage des portes (XFA - Renault)
TRANCAMENTO, DESTRANCAMENTO DAS PORTAS (2/3)
6
Trancamento manual das
portas
Abra a porta e rode o parafuso 6 (com
auxílio da chave). Volte a fechar a
porta.
A partir de agora, a porta está trancada
pelo exterior.
A porta só poderá ser aberta pelo inte-
rior (excepto se se tratar da porta dian-
teira esquerda, que também poderá ser
aberta pelo exterior utilizando a chave
de emergência).
B
3
2
Utilizar a chave integrada no Carte
main libre
Insira a ponta da chave 2 no enta-
lhe 3 sob a cobertura B da porta es-
querda;
Faça um movimento para cima para
extrair a tampa B;
Introduza a chave 2 na fechadura e
tranque ou destranque a porta dian-
teira esquerda.
Depois de entrar no veículo, substitua
a chave integrada no respetivo aloja-
mento no Carte main libre.
5
4
Veículos com chave,
telecomando
Utilização da chave
Introduza a chave 5 na fechadura 4 da
porta dianteira esquerda e tranque-a
ou destranque-a.
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