Electrolux F400EGP Manual do usuário

Tipo
Manual do usuário
207.5128.01
Congelador/Refrigerador
F400
Instruções de seriço
BRR
2
Muito obrigado por ter escolhido o nosso aparelho. Esperamos que lhe proporcione uma utilização
sem problemas.
Seguidamente, gostaríamos de o familiarizar com alguns símbolos para os quais chamamos a sua
atenção, por forma a garantir o funcionamento seguro e eficiente do aparelho.
Fonte de perigo, em caso de funcionamento impróprio
Sugestões de leitura útil
Informação referente à protecção do meio ambiente
O congelador/frigorífico que comprou foi concebido para funcionar através de corrente eléctrica, de
bateria de veículo ou ainda de garrafa de gás (GPL).
Poderá utilizá-lo para transportar alimentos congelados ou gelados, ou ainda como um frigorífico
normal, dependendo da regulação (consultar os capítulos correspondentes).
! Atenção!
A unidade portátil congeladora/refrigeradora - no funcionamento a gás -
pode ser usada num local bem ventilado, onde esteja protegida contra a chuva
e os salpicos de água. No funcionamento com corrente eléctrica, o aparelho
pode ser utilizado num local fechado. Contudo, o aparelho deverá também ser
protegido contra a humidade.
É proibido armazenar quaisquer substâncias tóxicas ou explosivas neste
aparelho!
! Atenção !
No interesse da eficiência, é importante fornecer à parte traseira da unidade
tanta ventilação quanto possível, a fim de permitir que o calor se dissipe. O ponto
mais quente está na proximidade do queimador e, sobretudo quando a unidade
é operada com gás, é essencial que este local fique livre de qualquer obstrução
ou de materiais inflamáveis (p. ex., gordura ou folhas com fundo plástico, que
podem arder).
No funcionamento com corrente eléctrica, o aparelho pode ser usado numa
área fechada. Contudo, tem de continuar a ser protegido contra a humidade.
Por favor leia estas instruções de utilização cuidadosamente antes de
colocacar a unidade de refrigeração em funcionamento. Se,
posteriormente, vender ou ceder esta unidade de refrigeração, por favor
certifique-se de que o novo dono recebe estas instruções de utilização.
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ÍNDICE
ÍNDICE
1. Desembalagem
2. Características do aparelho
3. Limpeza
4. Colocação do aparelho em posição
5. Utilização do aparelho
5.1 Ligado à corrente eléctrica
5.2 Ligado à bateria de um veículo, com 12 volts
5.3 Ligado a uma botija de gás
6. Sugestões úteis
7. Descongelação, limpeza e manutenção
8. Localização de avarias
9. Colocação em funcionamento, dados técnicos
9.1 Ligação à corrente eléctrica
9.2 Ligação à bateria do veículo, com 12 volts
9.3 Ligação à botija de gás
9.4 Ligação à alimentação de gás
10. Informação relativa à protecção do meio-ambiente
11. Reciclagem
4
1. Desembalagem
Após ter retirado o aparelho da sua embalagem
de cartão, certifique-se de que o aparelho não
está danificado. Se constatar qualquer dano
causado pelo transporte, contacte imediatamente
a empresa responsável pelo transporte, avisando-
a da ocorrência.
2. Características do aparelho
1. Caixa isotérmica
2.Tampa isotérmica
3.Painel de comando
4.Grelha
Figura 1.
5
3. Limpeza
Limpe o interior e o exterior do aparelho
antes de o colocar em funcionamento.
Para tal, utilize uma toalha macia, água tépida e
um detergente não abrasivo. Certifique-se de
que a água não penetra na grelha da tampa
traseira ou no painel de comando.
Seguidamente, limpe o aparelho com uma
toalha e água limpas e seque-o.
Para evitar danos, não utilize sabão, soda ou
detergentes abrasivos.
4. Colocação do aparelho em
posição
Durante o processo de refrigeração, o
aparelho liberta o calor do condensador (por
baixo da parte superior da tampa traseira) para o
ar ambiente. Quanto mais o condensador for
ventilado, mais eficiente será a refrigeração.
Para se obter uma performance máxima do
aparelho é necessário assentá-lo numa
superfície plana, todas as vezes que estiver a
funcionar. Se o aparelho estiver a funcionar
num veículo em movimento, a quantidade de
refrigeração será ligeiramente inferior do que
quando o aparelho está assente numa posição
fixa. Esta situação é provocada pelo movimento
do veículo que desiguala o caudal do
refrigerante dentro da unidade.
É importante que o aparelho não esteja
exposto à radiação directa do calor (luz solar,
radiador, perto de um forno, etc.).
No funcionamento com gás, deverão ser
respeitadas as seguintes distâncias: 10 cm no
mínimo, a contar das costas do aparelho, 4 cm
no mínimo, a contar de cada uma das paredes
laterais, 30 cm no mínimo, a contar do topo do
aparelho, 5 cm no mínimo, a contar da base do
aparelho.
Dentro das distâncias especificadas e na
proximidade imediata do aparelho, não deverão
encontrar-se substâncias inflamáveis (papel,
madeira, gordura, têxteis, etc.)
5. Utilização do aparelho
O cabo de ligação à corrente eléctrica, o cabo de
ligação de 12 V e o dispositivo (conector) de
ligação ao gás, encontram-se na tampa traseira
do Congelador / Refrigerador (fig.2).
5.1 Funcionamento com corrente
eléctrica
Verifique se a tensão indicada na chapa de
características do aparelho corresponde à tensão
da rede à qual pretende ligá-lo. Retire o cabo de
conexão e ligue-o a uma tomada ligada à terra.
Quando ligar o aparelho pela primeira vez,
coloque o termostato no máximo;
Figure 2
6
aproximadamente cinco horas depois volte a
colocá-lo na posição mínima, de acordo com as
suas necessidades de refrigeração.
Quando ligar o aparelho pela primeira vez,
coloque o termostato no máximo; cerca de cinco
horas depois, volte a colocá-lo numa posição
mínima de acordo com as necessidades de
refrigeração. Se pretender utilizar o aparelho
como congelador (-12°C), deixe o termostato no
máximo durante todo o funcionamento.
NB: É fornecida uma ficha em conformidade com as
regulações específicas de cada país e essa ficha
pode ser diferente da que é mostrada na figura.
5.2 Funcionamento com a bateria
de um veículo de 12 volts
Certifique-se de que a tensão indicada na chapa
de características do aparelho corresponde à
tensão da bateria do veículo (12 V).
No funcionamento com 12 V, o aparelho trabalha
continuamente sem controlo de temperatura.
O aparelho é fornecido com um par de
fichas MACHO + FÊMEA de 12 volts (vide
em 9.2 a ligação à fonte de energia de um
veículo).
No funcionamento com 12 V, certifique-se, se o
motor não estiver a trabalhar, de que a ficha está
desligada (vide a figura 7). Caso contrário, o
aparelho descarregará a bateria do veículo
quando estiver em funcionamento.
5.3 Funcionamento com gás de
botija
A ligação à botija de gás está descrita nas secções
9.3 e 9.4.
Depois de abrir a válvula da botija de gás e de ter
verificado se há fugas de gás, rode o termostato para
a posição máxima (figura 4), prima a válvula de
segurança do gás para baixo durante
aproximadamente 10 segundos e, seguidamente,
prima o botão da piezo-ignição (marcado com uma
estrela) várias vezes, numa sucessão rápida. Se a
chama não se acender, repita o processo.
necessário evacuar o ar existente no tubo de gás do
aparelho, antes da ligação à botija de gás. depois
é que o gás poderá ser aceso).
A ignição da chama pode ser verificada através da
abertura prevista para este efeito (figura 5). Depois de
ter a chama acesa, mantenha a válvula de segurança
do gás premida durante mais 10 segundos.
Para obter a função de congelamento, o termostato
deve ser colocado no máximo (-12°C). Para utilizar a
função de refrigeração, o termostato deve ser
colocado numa posição mínima, consoante a
temperatura ambiente, de forma a evitar o
congelamento dos alimentos.
Para parar o funcionamento a gás, a válvula da botija
de gás (ou o regulador de pressão) tem de ser
fechada.
Figura 4.
Figura 5.
Figure 3
7
6. Sugestões úteis
Se for de viagem, 24 horas antes de partir
coloque o aparelho a funcionar ligado à
corrente de 127 V (fixação no termostato
entre min" e max" para refrigeração, e max"
para congelamento).Coloque os alimentos em
estado pré-refrigerado no aparelho.
No painel do evaporador forma-se gelo,
quando o aparelho está em funcionamento. Ao
abrir a tampa ou ao colocar alimentos no
interior, algum deste gelo derrete e acumula-se
sob forma de água no fundo do aparelho.
Ocasionalmente, seque a água usando uma
esponja.
Evite colocar alimentos com embalagem frágil
(tal como o vidro) na unidade de refrigeração.
Os movimentos e as sacudidelas da unidade
podem ocasionar a quebra desses objectos.
Uma vez que o aparelho Congelador/
Refrigerador se encontra na sua posição
permanente, certifique-se de que os alimentos
não entram em contacto com o painel do
evaporador, que tal pode provocar
queimaduras de frio nos alimentos.
O aparelho não funciona com 12 volts quando
o seu veículo estiver parado, caso contrário a
bateria esvaziar-se-á num curto período de
tempo.
Só é usada, de cada vez, uma fonte de energia
para operar o aparelho.
7. Descongelação, limpeza
e manutenção
Para proceder à descongelação, desligue sempre
o aparelho da rede eléctrica, para evitar o risco de
choque. Certifique-se de que não está ligado a
qualquer outra fonte de alimentação (gás ou 12 V).
Retire os alimentos da unidade de refrigeração e
deixe a tampa aberta. Em função da temperatura,
o gelo do painel do evaporador derrete num curto
período de tempo e a água acumula-se no fundo
do aparelho. Seque-a usando uma toalha.
Depois, limpe o aparelho seguindo as instruções
da secção 3. Deixe a tampa entreaberta para
impedir a formação de qualquer odor. Em função
do uso, a manutenção do aparelho é feita uma
vez por ano, no mínimo, por um agente de
assistência autorizado.
8
8. Localização de avarias
Antes de chamar um técnico de serviço, for favor
verifique cuidadosamente as instruções de
utilização, a brochura de assistência e os termos
e condições da garantia:
O local e a ventilação são satisfatórios?
O aparelho está colocado horizontalmente?
corrente na tomada da corrente e a ligação
é apropriada ao aparelho?
O cabo de ligação à corrente está danificado?
Para o funcionamento com corrente eléctrica: o
termostato eléctrico está ligado?
Para o funcionamento com gás: o botão da
válvula de segurança foi premido para baixo o
tempo suficiente?
O botão do termostato foi colocado na posição
máxima?
A botija de gás ou a válvula do regulador da
pressão estão abertos?
gás na botija? (se, ao abanar, não se
detectar qualquer movimento de líquido,
significa que a botija está vazia).
mais do que uma fonte de energia ligada
(tal como gás ou a electricidade) ?
Foram colocados alimentos quentes na
unidade?
Foi colocada uma grande quantidade de
alimentos de uma vez?
Se, depois de ter verificado os pontos da lista
acima, o aparelho continuar a não funcionar
correctamente, contacte o serviço de assistência
ao cliente. Ao descrever o problema, especifique
o tipo do mesmo, o tipo do aparelho e o número
do produto e da série da placa de características.
Assumimos a garantia em conformidade com as
nossas responsabilidades de garantia para o
aparelho.
9. Colocação em
funcionamento
Em todos os casos, o aparelho deverá
ser posto a funcionar com uma única fonte de
energia. A ligação simultânea de várias fontes de
energia provocará avarias no aparelho.
Dados técnicos:
9.1 Ligação à corrente eléctrica
Certifique-se de que não outra fonte de
energia ligada (gás, 12 V).
O aparelho só pode ser operado com a tensão
nominal indicada na chapa de características.
A ficha de ligação à corrente eléctrica pode ser
ligada a uma tomada ligada à terra, de acordo
com as regulamentações.
Qualquer trabalho eléctrico que seja
necessário para instalar este aparelho, deverá
ser executado por um electricista qualificado ou
pessoa competente.
O fabricante declina qualquer
responsabilidade no caso de estas medidas
de segurança não serem respeitadas.
Requisitos eléctricos
Antes de ligar, certifique-se de que a tensão da
electricidade fornecida é a mesma que a
indicada na chapa de características.
Modelo F 400
Tipo JCB 3
Volume bruto 39 litros
Ligação eléctrica 127 V (AC)
Entrada 120 W
Consumo de energia 2,1 kWh/24h
Funcionamento com uma bateria 12 V (DC)
Entrada 120 W (10 Amps)
Consumo de energia 240 Ah/24 h
Pressão do gás 28-30/37 mbar
Tipo de gás 13+
Tamanho do jacto 26
Classe de clima N
Refrigerante 550g NH
3
+ H
2
O
9
9.2 Ligação à bateria de um veículo
Certifique-se de que não outra fonte de
energia ligada (gás, 230V).
A tomada fêmea de 12 V encontra-se nas costas
do aparelho, enquanto que a ficha macho
apropriada com um cabo de 2,5 m de
comprimento, é um acessório fornecido com o
seu novo aparelho.
Faça a ligação à bateria do veículo com 12 volts
através de um serviço de assistência profissional
ao veículo, da seguinte maneira:
A extremidade livre do cabo tem de ser ligada ao
pólo positivo e ao pólo negativo da bateria.
Atenção: a ligação ao pólo positivo pode
ser feita por intermédio de um fusível de 16 A!
Aqui, pode ver-se uma das formas possíveis de
ligação (na figura 6).
A - suporte do fusível com fusível de 16 A
B - ligação do fio
C - cabo positivo da bateria
Se o cabo com 2,5 m de comprimento for
pequeno, deve ser usado um cabo até 4 m de
comprimento com a secção de 2,5 mm
2
e até 6 m
de comprimento, com a secção de 4,0 mm
2
.
Preste atenção aos valores da tensão indicados
na placa de características e numa placa
colocada por debaixo da tomada fêmea!
A operação com 12 V inicia-se ligando a ficha e
termina desligando a mesma.
Com uma chave de parafusos empurre a lingueta
de fixação, como se mostra (na figura 7). Depois
disso, a ficha pode ser desligada.
9.3 Ligação à botija de gás
Certifique-se de que o aparelho não está ligado a
qualquer outra fonte de energia (127V, 12V).
A unidade não deve ser ligada às condutas de
gás da cidade ou de gás natural. está apta a
funcionar com gás propano/gás butano (p. ex.,
Calor Gas, Camping Gaz, Caravangas, etc.).
O aparelho Congelador/Refrigerador está
equipado para uma pressão de gás específica
que corresponde ás normas de pressão do país
onde é vendido. A pressão adequada encontra-se
indicada na placa de características técnicas. É
importante que seja utilizado um redutor de
pressão não regulável, para reduzir a pressão na
botija de gás para a pressão de funcionamento
especificada na placa de características. Não
pode ser usado qualquer outro tipo de pressão.
As torneiras de controlo do gás operadas por
válvulas de agulhas, O são apropriadas para
ser usadas com este aparelho e não podem ser
usadas como substituto do regulador de pressão.
Figura 6.
Figura 7.
10
9.4 Ligação à alimentação de gás
(As instruções seguintes referem-se, no essencial,
aos refrigeradores fabricados no Reino Unido.
Para receber informação sobre os outros países,
por favor contacte o seu fornecedor).
Faça sempre a ligação pela sequência seguinte:
BOTIJA DE GÁS REGULADOR DE PRESSÃO
APARELHO
Para ligar o aparelho ao regulador de pressão,
deverá ser utilizado um TUBO APROVADO PARA
GÁS. Este deverá ter um comprimento mínimo -
ter uma dimensão interior de 8 mm e estar
marcado com BS3212/2/8.
Este regulador de pressão tem de ser compatível
com gás butano (28 mbar) ou gás propano (37
mbar).
Para ligar o regulador de pressão à botija do gás,
a válvula da botija tem de estar fechada. Depois
de ligar o regulador de pressão à botija,
aparafusando-o, ligue as duas extremidades do
tubo aos niples e prenda-as com as duas
braçadeiras de mangueira (figura 9).
Ao montar a ligação do gás na entrada do
aparelho (figura 8), segure a parte oposta para
evitar que se deforme e fique eventualmente
danificada.
A botija do gás (butano, botija azul) só pode ser
usada na posição vertical e, cada vez que o
aparelho é ligado à botija, é necessário ter
especial cuidado para que não haja fugas e
para que o tubo (tubo flexível de borracha) não
fique sob tensão ou dobrado, nem fique em
contacto com superfícies quentes.
O tubo e a botija do gás deverão ficar sempre
colocados em locais em que não possam ser
deslocados ou ser, de outra forma,
perturbados, inadvertidamente.
Antes de tentar ligar o queimador, cada vez que
a ligação é feita, ligue o gás na botija e verifique
se as ligações de gás apresentam fugas,
aplicando sobre as mesmas uma solução de
sabão e água e observando se se formam
bolhas, que indiciariam uma fuga.
Depois de fazer o teste, seque os resíduos.
Para a sua segurança:
Não verifique se há fugas com uma chama desprotegida!
Ao verificar se há fugas, não fume!
Figura 8. Figura 9.
girar
11
10. Informação relativa à
protecção de meio
ambiente
O aparelho não contém quaisquer CFC/HCFC.
A amónia (composto natural de hidrogénio e
nitrogénio) é usada na unidade de refrigeração como
um agente de refrigeração.
O ciclopentano, que é inócuo para o ozono, é
activado como agente motriz para o isolamento com
espuma de PU.
O cromato de sódio é utilizado como protecção
contra a corrosão (peso equivalente a 2% do peso do
líquido de refrigeração).
11. Reciclagem
Depois de desembalar o aparelho, os materiais de
embalagem deverão ser entregues num local de
recolha. No termo do seu período de vida útil, o
aparelho deverá ser entregue a uma empresa
especializada na recolha e tratamento, que irá
recuperar os materiais reutilizáveis. O restante será
devidamente destruído.
Printed by Xerox Hungary Ltd. Rev.: 2003. 08. 27.
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