Electrolux RC3000EGP Manual do usuário

Tipo
Manual do usuário
207.5125.01
PowerFridge
RC3000
Instruções de utilização
BRR
2
Muito obrigado por ter adquirido o nosso aparelho. Esperamos que lhe proporcione uma utilização
sem problemas.
Seguidamente, gostaríamos de o familiarizar com alguns símbolos para os quais chamamos a sua
atenção, por forma a garantir o funcionamento seguro e eficiente do aparelho.
Fonte de perigo, em caso de funcionamento impróprio
Sugestões de leitura útil
Informação referente à protecção do meio ambiente
A arca frigorífica que adquiriu foi concebida para funcionar ligada à corrente eléctrica, à bateria de um
veículo ou a uma botija de gás.
! Atenção!
A unidade portátil congeladora/refrigeradora - no funcionamento a gás -
pode ser usada num local bem ventilado, onde esteja protegida contra a chuva
e os salpicos de água. No funcionamento com corrente eléctrica, o aparelho
pode ser utilizado num local fechado. Contudo, o aparelho deverá também ser
protegido contra a humidade.
É proibido armazenar quaisquer substâncias tóxicas ou explosivas neste
aparelho!
! Atenção !
No interesse da eficiência, é importante fornecer à parte traseira da unidade tanta
ventilação quanto possível, a fim de permitir que o calor se dissipe. O ponto mais
quente está na proximidade do queimador e, sobretudo quando a unidade é operada
com gás, é essencial que este local fique livre de qualquer obstrução ou de materiais
inflamáveis (p. ex., gordura ou folhas com fundo plástico, que podem arder).
No funcionamento com corrente eléctrica, o aparelho pode ser usado numa área
fechada. Contudo, tem de continuar a ser protegido contra a humidade.
Por favor leia estas instruções de utilização cuidadosamente antes de
colocacar a unidade de refrigeração em funcionamento. Se,
posteriormente, vender ou ceder esta unidade de refrigeração, por favor
certifique-se de que o novo dono recebe estas instruções de utilização.
3
Í N D I C E
Í N D I C E
1. Desembalagem
2. Características do aparelho
3. Limpeza
4. Colocação do aparelho em posição
5. Utilização do aparelho
5.1 Ligado à corrente eléctrica
5.2 Ligado à bateria de um veículo
5.3 Ligado a uma botija de gás
6. Montagem das rodas
7. Formação do gelo
8. Sugestões úteis
9. Descongelação, limpeza e manutenção
10. Serviço ao cliente
11. Colocação em funcionamento, dados técnicos
11.1 Ligação à corrente eléctrica
11.2 Ligação à fonte de energia de um veículo
11.3 Ligação ao cilindro de gás
11.4 Componentes necessários para a ligação arca térmica/botija de gás
11.4.1 Ligação de uma botija de gás com válvula de extracção bem fixa
11.4.2 Ligação de uma botija de gás com válvula de retenção de esferas incorporada
11.4.3 Conexão do cartucho de gás
12. Informação relativa à protecção do meio ambiente
13. Reciclagem
4
1. Chassis à prova do calor
2. Tampa à prova do calor
3. Puxador
4. Elementos de comando
5. Painel do evaporador
6. Tampa traseira
7. Bandeja do gelo
8. Suporte da bandeja do gelo
9. Roda
1. Desembalagem
Após ter retirado o aparelho da sua embalagem
de cartão, certifique-se de que o aparelho não
sofreu danos. Se constatar qualquer dano
causado pelo transporte, contacte imediatamente
a empresa responsável pelo transporte.
2. Características do aparelho
Figura 1.
5
3. Limpeza
Limpe o interior e o exterior do aparelho antes
de o colocar em funcionamento.
Para tal, utilize uma toalha macia, água tépida e
um detergente não abrasivo. Certifique-se de
que a água não penetra na grelha da tampa
traseira ou nos elementos de comando.
Seguidamente, limpe o aparelho com uma
toalha limpa e água e seque-o.
Para evitar danos, não utilize sabão, soda ou
produtos abrasivos.
4. Colocação do aparelho em
posição
Durante o processo de refrigeração, o calor
retirado circula através do condensador (por
baixo da parte superior da tampa traseira) e é
libertado no ar ambiente. Quanto mais o
condensador for ventilado, mais efectiva será a
refrigeração.
Para se obter uma performance máxima do
aparelho é necessário assentá-lo numa
superfície plana, todas as vezes que estiver a
funcionar. Se o aparelho estiver a funcionar num
veículo em movimento, a quantidade de
refrigeração será ligeiramente inferior do que
quando o aparelho está assente numa posição
fixa. Esta situação é provocada pelo movimento
do veículo que desiguala o caudal do refrigerante
dentro da unidade.
É importante que o aparelho não esteja exposto
à radiação directa do calor (luz solar, radiador,
perto de um forno, etc.).
No funcionamento com gás, deverão ser
respeitadas as seguintes distâncias: 10 cm no
mínimo, a contar das costas do aparelho, 4 cm
no mínimo, a contar de cada uma das paredes
laterais, 30 cm no mínimo, a contar do topo do
aparelho, 5 cm no mínimo, a contar da base do
aparelho.
Dentro das distâncias especificadas e na
proximidade imediata do aparelho, não deverão
encontrar-se substâncias inflamáveis (papel,
madeira, gordura, têxteis, etc.)
5. Utilização do aparelho
O cabo de ligação à corrente eléctrica, o cabo de
ligação de 12 V e o dispositivo (conector) de
ligação ao gás, encontram-se no lado direito da
tampa traseira da arca frigorífica, por trás da porta
(fig.2).
5.1 Ligado à corrente eléctrica
Verifique se a voltagem indicada na chapa de
características do aparelho corresponde à
voltagem da rede à qual pretende ligá-lo. Abra a
porta, retire o cabo de conexão e ligue-o a uma
tomada ligada à terra.
Figura 2
6
Quando ligar o aparelho pela primeira vez,
coloque o termóstato no máximo;
aproximadamente cinco horas depois volte a
colocá-lo na posição média. Esta é a posição
indicada para as condições gerais de
refrigeração.
5.2 Ligado à bateria de um veículo
Verifique se a voltagem indicada na chapa de
características do aparelho corresponde à
voltagem da bateria do veículo (12 V ou 24 V).
Os aparelhos funcionando com corrente contínua
de 12 V dispõem de conectores adaptáveis aos
isqueiros de cigarros (fig.3). Para certos tipos de
veículos, será eventualmente necessário retirar o
anel plástico vermelho colocado na extremidade
do conector. Para tal, rode o anel de plástico no
sentido contrário ao ponteiro do relógio e puxe-o
para fora. O aparelho pode agora ser conectado
ao isqueiro de cigarros. O aparelho ligado a uma
corrente de 12 V, funciona ininterruptamente,
sem controlo de temperatura.
Os aparelhos funcionando com corrente contínua
de 24 V são expedidos com extremidades de fio
eléctrico nu. As extremidades do fio eléctrico têm
de ser ligadas a um bloco de terminais o qual, por
sua vez, será ligado à bateria do veículo através
de um interruptor de 5 A e de um fusível de 5 A.
Para um funcionamento com corrente de
12 V e 24 V, se o motor não estiver a
funcionar, certifique-se de que o conector do
aparelho foi retirado do isqueiro dos cigarros
(aparelho de 12 V) ou que o interruptor foi
desligado (aparelho de 24 V). Caso contrário, o
aparelho irá descarregar a bateria do veículo
durante o seu funcionamento.
5.3 Ligado à botija de gás
A ligação ao cilindro de gás consta das secções
11.3 e 11.6.
Abra a válvula do cilindro de gás, puxe a válvula
de segurança do gás para baixo (figura 4) e
coloque-a voltada para o símbolo com a chama
grande, mantendo-a nesta posição durante aprox.
10 segundos. De seguida, prima o botão de piezo-
ignição (marcado com uma estrela) várias vezes
sucessivamente. Se a chama não se acender,
repita o processo necessário evacuar o ar
existente no tubo de gás do aparelho, antes da
ligação ao cilindro de gás. Só depois é que o gás
poderá ser aceso).
A ignição da chama pode ser verificada através
da abertura prevista para este efeito (figura 5).
6. Montagem das rodas
O conjunto de rodas que se encontra no interior
do aparelho, inclui as seguintes peças:
2 rodas
1 eixo
Figura 3
Figura 4
Figura 5
7
1 pino de fixação do eixo
1 puxador
1 fixador do puxador
2 parafusos para o puxador
Primeiro monte as duas rodas no eixo. Para tal,
prima a mola situada na roda (figura 6); depois
solte a mola, empurrando a roda sobre o eixo.
Sente-se quando a mola salta para a posição e
não é possível empurrar a roda a partir do eixo.
Depois de montar as rodas, fixe o eixo ao fundo
da caixa. Para tal, volte o aparelho de cabeça
para baixo (quando estiver vazio) e fixe o eixo
com o parafuso de fixação (figura 7).
Para montar o puxador, rode o aparelho (quando
estiver vazio) sobre a sua extremidade. Posicione
o puxador por baixo do fixador do mesmo, de
forma a que a sua superfície lisa fique virada para
o exterior. Aparafuse o fixador do puxador ao
chassis, utilizando os dois parafusos (figura 8).
Engate o puxador no encaixe do fixador,
dobrando-o para baixo ao lado do chassis. Nesta
posição actua como uma perna, quando o
aparelho estiver a funcionar.
Se desejar deslocar o aparelho com a ajuda das
rodas, certifique-se de que não está ligado a
qualquer fonte de energia. Depois endireite o
puxador e puxe o aparelho até à sua nova
posição.
Quando carregar o aparelho num veículo, as
rodas e o puxador deverão ser desmontados pela
ordem sequencial inversa (se for necessário para
uma melhor utilização do espaço). Para executar
estas operações, o aparelho deverá estar vazio.
Figura 6
Figura 7
Figura 8
8
7. Formação do gelo
O suporte da bandeja do gelo e os seus
acessórios fornecidos juntamente com o aparelho
possibilitam a formação de cubos de gelo. Para
tal, primeiro insira o painel do suporte da bandeja
do gelo no encaixe do suporte de plástico.
Certifique-se de que a parte perfurada do painel
entra no encaixe (figura 9).
Seguidamente, encha a bandeja do gelo com
água (até aprox. 4 mm abaixo da borda) e
coloque a tampa.
Coloque a bandeja do gelo no painel do suporte
da bandeja, de forma a que a borda exterior fique
por baixo da borda da tampa de plástico (figura
10). Evitando, deste modo, que a bandeja do gelo
se desprenda do seu suporte quando o veículo
estiver em movimento.
A tampa de plástico do suporte da bandeja do
gelo não é completamente à prova de água, uma
vez fixa. Por esta razão, algumas gotas de água
poderão cair do suporte da bandeja do gelo. Isto
não é anormal e não causa qualquer problema.
Figura 9
8. Sugestões úteis
Se for de viagem, coloque o aparelho a funcionar durante 24 h ligado à corrente de 127 V. Coloque
os alimentos em estado pré-refrigerado no aparelho.
Determine as condições necessárias para a formação do gelo e coloque o suporte da bandeja do
gelo ou remova-o antes de ligar a unidade de refrigeração (a formação de gelo irá dificultar esta
operação se for executada ulteriormente).
No painel do evaporador forma-se gelo, quando o aparelho está em funcionamento. Ao abrir a
tampa ou ao colocar alimentos no interior, algum deste gelo derrete e acumula-se sob forma de
água no fundo do aparelho. Ocasionalmente, seque a água usando uma esponja.
Evite colocar alimentos com embalagem frágil (tal como vidro) na unidade de refrigeração se
pretender deslocá-la sobre as rodas. Os movimentos e as sacudidelas da unidade podem
ocasionar a quebra desses objectos.
Nas descidas, certifique-se de que a unidade de refrigeração não desliza até às suas pernas. Nas
descidas, instale-se atrás da unidade, colocando a unidade com as rodas viradas para a frente.
Uma vez que a unidade de refrigeração se encontra na sua posição permanente, certifique-se de
que os alimentos não entram em contacto com o painel do evaporador, que tal pode provocar
queimaduras de frio aos alimentos.
9. Descongelação, limpeza e manutenção
Para proceder à descongelação, desligue sempre o aparelho da rede eléctrica, para evitar o risco de
choque. Certifique-se de que não está ligado a qualquer outra fonte de alimentação (gás ou 12 V /
24 V). Retire os alimentos da unidade de refrigeração e deixe a tampa aberta. O gelo do painel do
evaporador derrete num período de tempo curto, um função da temperatura, acumulando-se a água
no fundo da unidade de refrigeração. Seque-a usando uma toalha. Depois, limpe o aparelho seguindo
as instruções da secção 3. Deixe a tampa entreaberta para impedir a formação de qualquer odor. O
aparelho não necessita qualquer outra manutenção.
Figura 10
9
10. Serviço ao cliente
Antes de chamar o serviço de assistência ao
cliente, por favor verifique o seguinte:
O local e a ventilação são satisfatórios?
O aparelho está colocado horizontalmente?
corrente na tomada da corrente e a ligação é
apropriada para o aparelho?
O cabo de ligação à corrente está danificado?
Para um funcionamento eléctrico: o termóstato
eléctrico está ligado?
Para um funcionamento ao gás: o botão da válvula
de segurança foi puxado para baixo o tempo
suficiente?
O botão da válvula de segurança foi colocado
virado para o símbolo da chama grande?
O cilindro de gás ou a válvula do regulador da
pressão estão abertos?
gás no cilindro? (se ao abanar não se detectar
qualquer movimento de líquido, significa que o
cilindro está vazio)
Estão, por acaso, ligadas duas fontes de energia
diferentes (tais como o o gás ou a electricidade)?
Foram colocados alimentos quentes na unidade?
Foi colocada uma grande quantidade de alimentos
de uma só vez?
Se após ter verificado esta lista, o aparelho
continuar a não funcionar correctamente,
contacte o serviço de assistência ao cliente. Ao
descrever o seu problema, explicite o tipo do
mesmo, o tipo do aparelho e o número do produto
e da série da chapa de características.
Assumimos a garantia em conformidade com as
nossas responsabilidades de garantia para o
aparelho.
11. Colocação em
funcionamento
Em todos os casos, o aparelho só deve ser posto
a funcionar com uma única fonte de energia. A
ligação de várias fontes de energia
simultaneamente provoca avarias no aparelho.
Dados técnicos:
11.1 Ligação eléctrica
Certifique-se de que o aparelho não está ligado
a qualquer outra fonte de energia (gás, 12 V).
O aparelho poderá funcionar com a
voltagem nominal de rede indicada na chapa
das características. A ficha de ligação do
aparelho à rede pode ser conectada a uma
tomada ligada à terra, em conformidade com
os regulamentos. (Nos países estrangeiros,
poderá ser necessário um adaptador pelo facto
de as tomadas eléctricas serem diferentes).
11.2 Ligação à fonte de energia do
veículo
Certifique-se de que o aparelho não está ligado
a qualquer outra fonte de energia (gás, 127 V).
Os aparelhos funcionando com corrente de
12 V devem ser ligados ao isqueiro de cigarros
do veículo, o qual deverá ser protegido com um
fusível de 10 A.
Os aparelhos de 24 V devem ser ligados
através da inserção de um bloco de terminais e
de um interruptor e protegidos com um fusível
de 5 A. O interruptor deverá ser adequado a
uma corrente de 5 A.
11.3 Ligação ao cilindro de gás
Certifique-se de que o aparelho não está ligado
a qualquer outra fonte de energia (127 V, 12 V).
A unidade não deve ser ligada às condutas de
gás da cidade ou de gás natural. está apta
a funcionar com gás propano/butano, como p.
ex. Calor Gas, Camping Gaz, Caravangas,
etc.).
O aparelho nunca deve ser usado com gás
natural ou gás de cidade. O aparelho pode
funcionar com gás propano ou butano.
O «mobilCooler» está equipado para a pressão
correspondente às normas do país de venda
do aparelho. Na placa de características
técnicas encontra-se indicada a pressão
adequada. É importante utilizar uma válvula
redutora de pressão que não seja regulável
para diminuir a pressão no cilindro da tomada
de gás, de acordo com a pressão de
funcionamento indicada na placa de
características técnicas. Não deve optar por
nenhum outro lipo de pressão.
Modelo
Tipo
Volume bruto
Ligaçao eléctrica
Entrada
Consumo de energia
Ligação a uma bateria
Entrada
Consumo de energia
Pressão do gás (p)
Classificação do gás
Tamanho do jacto
Classe de clima
Refrigerante
RC 3000
JCB4
35 litros
127 V (AC)
80 W
1,4 kW/24h
12 V (DC)
80 W
160 Ah/24h
28-30/37 mbar
13+
19
N
370g NH
3
+ H
2
O
10
11.4 Componentes necessários
para a ligação arca térmica/
botija de gás
Botija de gás
São utilizados habitualmente:
a) Botija de gás propano-Camping com válvula
de extracção bem fixa, de 5 kg ou de 11 kg,
cor cinzenta. As outras botijas de até 14 kg
devem ser ligadas da mesma forma.
b) Botija de gás com válvula de retenção de
esferas até 3 kg.
Regulador de pressão aprovado ajustado à botija
de gás utilizada (vide ligação da botija de gás).
Mangueira aprovada de comprimento
suficiente, que permita uma montagem sem
dobras.
Chave de forqueta com uma abertura de chave
17, ajustada ao regulador de pressão.
Indicador de fuga (spray ou espuma)
11.4.1 Ligação de uma botija de
gás com válvula de
extracção bem fixa
(Figura 11)
Verificar se a vedação sobre o bocal de ligação
da válvula da botija está em bom estado. Não
utilizar outras vedações. A válvula da botija
tem de se manter fechada até se completar a
instalação.
Rodando para a esquerda, atarraxar muito
bem a porca de capa do regulador de pressão
no bocal de ligação da válvula da botija,
manualmente, sem ferramentas.
Atarraxar a porca de capa da mangueira,
rodando para a esquerda, no bocal de saída
do regulador de pressão. Para apertar muito
bem a porca de capa, deve-se utilizar uma
chave de forqueta de 17 mm. Para se evitar
um aperto defeituoso no bocal de ligação do
regulador de pressão, tem de se utilizar uma
outra chave de forqueta para segurar o
regulador de pressão. A abertura da chave
tem de estar ajustada ao regulador de
pressão.
A outra ponta da mangueira tem de ser
encaixada no bocal de ligação da arca e ser
apertada com uma braçadeira de
mangueira de forma a ficar fixa e segura.
Abrir a válvula da botija e verificar a
existància de fugas em todas as uniões,
com um spray indicador de fugas. Se não se
verificar a formação de bolhinhas, significa
que está tudo em ordem.
11.4.2 Ligação de uma botija de
gás com válvula de retenção de
esferas incorporada
(Figura 12)
Verificar se a vedação sobre a ligação da
botija e sobre o bocal roscado do regulador
de pressão está em bom estado. Não
utilizar outras vedações.
Fechar a válvula do regulador de pressão e
deixar fechada até completar a instalação.
Apertar muito bem o regulador de pressão,
manualmente, sem ferramentas, rodando
para a direita, na rosca da botija.
Não é permitido o controlo de fugas mediante pontos de inflamação !
O FUMAR ! PERIGO DE EXPLOSÃO E INCÊNDIO !
Figura 11
11
Atarraxar a porca de capa da mangueira,
rodando para a esquerda, no bocal de saída
do regulador de pressão. Para apertar muito
bem a porca de capa, deve-se utilizar uma
chave de forqueta de 17 mm. Para se evitar um
aperto defeituoso no bocal de ligação do
regulador de pressão, tem de se utilizar uma
outra chave de forqueta para segurar o
regulador de pressão. A abertura da chave tem
de estar ajustada ao regulador de pressão.
A outra ponta da mangueira tem de ser
encaixada no bocal de ligação da arca e ser
apertada com uma braçadeira de mangueira
de forma a ficar fixa e segura.
Abrir a válvula do regulador de pressão e
verificar a existància de fugas em todas as
uniões, com um spray indicador de fugas. Se
não se verificar a formação de bolhinhas,
significa que está tudo em ordem.
Na troca da botija de gás e/ou desmontagem da
mangueira, tem de se fechar, antes de mais, sem
falta, a válvula da botija de gás ou do regulador de
pressão. Substituir a mangueira porosa ou
danificada por uma nova.
11.4.3 Conexão do cartucho de gás
Un "mobilCool Gas Kit" peut être fourni en option.
Veuillez contacter votre distributeur. Le guide
d'utilisation est joint au kit.
12. Informação relativa à
protecção de meio
ambiente
O aparelho não contém quaisquer
CFC's/HCFC's.
A amónia (composto natural de hidrogénio e
nitrogénio) é usada na unidade de refrigeração
como um agente de refrigeração.
O ciclopentano, que é inócuo para o ozono, é
activado como agente motriz para o isolamento
com espuma de PU.
O cromato de sódio é utilizado como protecção
contra a corrosão (peso equivalente a 2% do
peso do líquido de refrigeração).
13. Reciclagem
As embalagens do aparelho devem ser
entregues num local de recolha. Quando
terminar o período de vida útil, deverá entregar
o aparelho num centro especializado de
recolha e reciclagem, o qual irá seleccionar os
materiais reutilizáveis. O restante será
devidamente destruído.
Não é permitido o controlo de fugas mediante pontos de inflamação !
O FUMAR ! PERIGO DE EXPLOSÃO E INCÊNDIO !
Figura 12
Printed by Xerox Hungary Ltd. Rev.: 2003. 09. 03.
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