7Deteção de anomalias funcionais e resolução de problemas
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Defeito/avaria Causa possível Problema/medida corretiva
1:
Alguns veículos não são de-
tetados (p. ex., veículos de
passageiros - sim; veículos
comerciais ligeiros/veículos
comerciais pesados - não)
– A sensibilidade do detetor de circuito em anel está definida
para um valor demasiado baixo.
– A geometria do circuito em anel foi selecionada incorreta-
mente (p. ex., enrolamentos do circuito em anel insuficientes)
– Existe interferência de outro sistema de circuito em anel
– A linha de alimentação do circuito em anel foi enrolada em vez
de encurtada para o comprimento adequado
– Outros objetos metálicos causam uma atenuação permanente
– Aumentar a sensibilidade de reação no detetor de circuito
em anel
– Verificar a disposição do circuito em anel
– Encurtar a linha de alimentação do circuito em anel para
um comprimento adequado e, se necessário, torcer
– Definir as frequências do circuito em anel de sistemas de
circuito em anel adjacentes para valores de frequência di-
ferentes
2:
A lança de reboques não é
detetada
– O aumento automático da sensibilidade de deteção não
está ligado num detetor de circuito em anel adequado – Ligar a sensibilidade de deteção automática num detetor
de circuito em anel adequado
3:
A deteção não feita, embora o
detetor de circuito em anel
esteja a ser alimentado.
– Dimensionamento demasiado grande do circuito em
anel
– Dimensionamento demasiado pequeno do circuito em
anel
– O detetor de circuito em anel não está a ser alimentado
com energia suficiente
– O circuito em anel tem um curto-circuito
– O circuito em anel tem uma interrupção
– Medir a indutância através de um detetor de circuito em anel
adequado e dimensionar o número de enrolamentos do circuito em
anel de acordo com o valor (idealmente 80–300 µH) indicado do
detetor de circuito em anel.
– Verificar a energia auxiliar e defini-la para o valor necessário do
detetor de circuito em anel.
– Medir a resistência do circuito em anel com a ajuda de um ohmímetro
e se tiver ocorrido um curto-circuito, restabelecer o circuito em anel.
– Se tiver ocorrido qualquer interrupção, inspecionar a ligação da linha
de alimentação, restabelecer o circuito em anel.
4:
O sistema reage a veículos que
não se pretende detetar.
– A sensibilidade de deteção do sistema de circuito em
anel está definida para um valor demasiado alto
– Testar a funcionalidade do sistema através de vários veí-
culos. Para este efeito, utilizar também veículos que não
se pretende detetar. Posteriormente, definir a sensibili-
dade de deteção de forma a que os veículos que se pre-
tende detetar sejam efetivamente detetados, mas não os
outros veículos.
5:
O detetor de circuito em anel si-
naliza uma deteção, embora
nenhum veículo tenha atraves-
sado/esteja parado no circuito
em anel.
– Existe interferência de outro sistema de circuito em anel
– O circuito em anel não foi instalado corretamente (a linha de
alimentação não foi torcida, a linha de alimentação utilizada
não está blindada, outros objetos metálicos estão posiciona-
dos demasiado perto, o fio do circuito em anel pode mover-se
na ranhura do circuito em anel, existem outras fontes de inter-
ferência elétrica nas proximidades)
– O isolamento do circuito em anel está danificado ou a resi-
stência do circuito em anel é demasiado alta. Consultar o
ponto 7
– Todos os sistemas de circuito em anel nas proximidades têm de
ser definidos para frequências de oscilação diferentes.
– Inspecionar a colocação do fio do circuito em anel e evitar
movimentos através de medidas adequadas (p. ex., através de
enchimento com areia)
– Inspecionar o torcimento da linha de alimentação
– Instalar o circuito em anel a uma distância adequada (grande) de
outros objetos metálicos.
– Manter também uma distância adequada (grande) em relação a
fontes de interferência elétrica, p. ex., sistemas rádio
– Utilizar linhas de alimentação blindadas.
6:
O detetor de circuito em anel deteta
permanentemente uma ocupação
do circuito em anel, mas não exi-
stem veículos no circuito em anel.
– O circuito em anel ou a sua linha de alimentação estão
danificados (curto-circuito ou interrupção). – Consultar o ponto 3
7:
Com tempo chuvoso, ocorrem
avarias pontuais.
– O isolamento do fio do circuito em anel está danificado
– A ligação entre o circuito em anel e a linha de alimen-
tação não foi executada de forma estanque à água.
– Medir a resistência de isolamento, se não for superior a 1
M Ohm, o isolamento está danificado, o fio do circuito em
anel ou a linha de alimentação tem de ser substituído(a).
– Colocar o circuito em anel e a respetiva linha de alimenta-
ção e instalar a ligação de forma estanque à água.
8:
A deteção da direção de deslo-
camento não funciona.
– A distância entre os dois circuitos em anel é dema-
siado grande.
– Função incorreta definida no detetor de circuito em
anel.
– A distância de dois circuitos em anel entre si tem de ser
selecionada de forma a que durante um curto intervalo de
tempo, ambos os circuitos em anel fiquem ocupados, de-
pois
– definir a função correta no detetor de circuito em anel
9:
Não é possível ajustar o si-
stema de circuito em anel.
– O circuito em anel tem uma indutância incorreta (o
valor não está dentro do intervalo de operação admissí-
vel para o detetor de circuito em anel)
– O circuito em anel está danificado
– O detetor de circuito em anel está defeituoso
– Adaptar o número de enrolamentos do circuito em anel de
acordo com a geometria do circuito em anel (consultar o
ponto 4.1)
– Inspecionar o circuito em anel quanto a danos
– Substituir o detetor de circuito em anel
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