Roland RMP-5 Manual do usuário

Categoria
Bateria musical
Tipo
Manual do usuário
34
Índice
A
Adaptador AC (Conector) .............................................................. 6
ACCURACY SCORE ............................................................ 1314
AUTO UP/DOWN ................................................................. 13, 15
B
Bateria ........................................................................................... 7
Bateria Baixa (indicador) ............................................................... 7
BEAT (Pulso)
Indicador .................................................................................
6
Metrônomo ............................................................................ 11
C
CLICK SOUND ............................................................................ 11
CLICK VOLUME .......................................................................... 11
COACH botão ................................................................................ 6
Conectando
Pad do Prato .........................................................................
19
Pad do Pedal ......................................................................... 19
Outros pads ........................................................................... 20
Pad capaz de tocar na borda ................................................ 22
Crosstalk cancel ................................................................... 24, 26
D
Display (Tela) ................................................................................ 9
E
Error messages (Mensagens de Erro) ........................................ 26
EXT TRIG IN (conector) ................................................................ 6
H
Head (pele) .................................................................................... 6
Troca ..................................................................................... 27
Tensão .................................................................................... 7
I
Input modo ................................................................................... 20
M
Mask time ............................................................................. 2526
Metrônomo .................................................................................. 11
METRONOME botão ..................................................................... 6
Mini speaker .................................................................................. 6
MIX IN conector ............................................................................. 6
O
OUTPUT conector ......................................................................... 6
P
Pad
Sensibilidade .........................................................................
26
PAD SOM .................................................................................... 10
Parâmetro (lista) .......................................................................... 23
Power ............................................................................................ 9
POWER botão ............................................................................... 6
Q
QUIET COUNT .................................................................... 13, 15
R
Recolocando
Ajustes de Fábrica ................................................................
26
Retrigger cancel ................................................................... 24, 26
RHYTHM ..................................................................................... 11
Rhythm coach (modo treino)........................................................ 13
RHYTHMIC NOTES ............................................................. 13, 16
Rim gain (Relações de sons da borda)........................................ 25
RIM SENSITIVITY (sensibilidade da borda) ................................ 25
Rim sensitivity (sensibilidade da borda)....................................... 25
S
Scan Time ............................................................................ 24, 26
Sensibilidade ........................................................................ 23, 26
Pele ....................................................................................... 26
Sensor ............................................................................................ 6
Sons ............................................................................................ 10
Specifications (Especificações) ................................................... 28
START/STOP (botão) .................................................................... 6
STROKE BALANCE ............................................................. 13, 16
T
Tap tempo ................................................................................... 12
TEMPO ....................................................................................... 11
Threshold (Limiar) ................................................................. 23, 26
TIME CHECK ....................................................................... 1314
Time Check
Colcheias ..............................................................................
17
Triplos ................................................................................... 17
Timer ........................................................................................... 18
Tipo Trigger ................................................................................. 21
Tuning bolts (Parafusos) ................................................................ 6
V
VALOR +/- botão ............................................................................ 6
Velocidade curva .................................................................. 23, 26
VOLUME ..................................................................................... 11
VOLUME botão .............................................................................. 6
33
Modêlos de Exercícios
Faça os ajustes abaixo.
TEMPO: 100
RHYTHM:
BEAT: 4
TIME CHECK: E16
AUTO UP/DOWN: 8-5
Faça os ajustes abaixo.
TEMPO: 90
RHYTHM:
BEAT: 4
TIME CHECK: E-8
AUTO UP/DOWN: SPd
Faça os ajustes seguintes.
PAD SOUND: tb1 (Timbale Hi)
TEMPO: 110
CLICK SOUND: Ptn
RHYTHM: P10 (Samba Kick)
BEAT: 4
CLICK VOLUME: 12
TIME CHECK: E16
Exercício 9 (AUTO UP/DOWN — 8-5)
Exercício 10 (AUTO UP/DOWN — SPd)
Exercício 11 (Praticando no Tempo do Modelo)
RLRL RLRL RLRL RLRL RLRL RLRL RLRL RLRL
(Toque duplo)
RL LRRRLL RL LRRRLL
LLLRR L LRR L LRR L LRR
>
>> > > > >
LLRR L LRR L LRR L LRR
> >> > > > >
32
Modêlos de Exercícios
Faça os ajustes seguintes.
TEMPO: 112
RHYTHM:
BEAT: 4
TIME CHECK: E-8
QUIET COUNT: q-2
* Depois de fazer isto, tente fazer com a mão esquerda e também variar o tempo.
Faça os ajustes seguintes.
TEMPO: 140
RHYTHM:
BEAT: 4
TIME CHECK: E16
QUIET COUNT: q31
Faça os ajustes abaixo.
TEMPO: 100
RHYTHM:
BEAT: 4
TIME CHECK: H-4
AUTO UP/DOWN: b-2
Exercício 6 (QUIET COUNT — q-2)
Exercício 7 (QUIET COUNT — q31)
Exercício 8 (AUTO UP/DOWN — b-2)
RL LRRL L
()
RL LRRL LR
LR RLLRRL
RL LRRL LR
LR RLLRRL
RL LRRL LR
LR RLLRRL
RL LRRL LR
LR RLLRRL
Metr˜nomo
Performance
LLRR LLRR L LRR L LRRRLRL RLRL RLRL
Metr˜nomo
Performance
LRRR RLLL
>
>
LRRR RLLL
>
>
LRRR RLLL
>
>
LRRR RLLL
>
>
(Paradido Simples)
31
Modêlos de Exercícios
Faça os seguintes ajustes.
TEMPO: 100
BEAT: 4
RHYTHMIC NOTES: r-9
Estes exercícios são muito importantes para desenvolver as sensibilidades.
Pratique em níveis diferentes.
* Quando “r-7” estiver selecionado para RHYTHMIC NOTES, os próximos sete modelos serão
repetidos.
* Quando “r-5” estiver selecionado para RHYTHMIC NOTES, os próximos cinco modelos serão
repetidos.
Exercício 5 (RHYTHMIC NOTES)
R L R L
R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L
LR LR LR R
LR LR LR R LR LR LR R L LR LR R LL LR LR R L
R L R L R L R L R L R L R L R L
R L R L R L R L R L RL R L R LL R L R
R L R L R
R L R L R L R L R L RL R L R LL R L R
R L R L R L R˜ L˜ R˜ L˜ R˜ L˜ R˜ L˜ R˜ L˜ R˜ L˜ R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L
R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L R L
R L R L R L R˜ L˜ R˜ L˜ R˜ L˜ R˜ L˜ R˜ L˜ R˜ L˜ R L R L R L
R L R L R
R L R L
R L R L
30
Modêlos de Exercícios
Faça os ajustes seguintes.
PAD SOUND: Sn1 (Snare 1 Vintage)
TEMPO: 120
CLICK SOUND: C01
RHYTHM:
BEAT: 4
CLICK VOLUME: 10
TIME CHECK: E-4
Faça os ajustes seguintes.
TIME CHECK: E16
* Pratique até acender o [GOOD] na tela.
Faça os ajustes seguintes.
TIME CHECK: E-3
* Pratique até acender o [GOOD] na tela.
Faça os seguintes ajustes.
TEMPO: 120
RHYTHM:
BEAT: 4
TIME CHECK: E-8
STROKE BALANCE: HLd
* Trabalhe bastante para ter a mesma habilidade nas duas mãos.
Exercício 1 (TIME CHECK — Semi-minima)
Exercício 2 (TIME CHECK — Semi-colcheia)
Exercício 3 (TIME CHECK — Triplo)
Exercício 4 (STROKE BALANCE)
RLRL RLRL
LLRR L LRR L LRR L LRRLLRR L LRR L LRR L LRR
RRL R LLRRL R LL RRL R LLRRL R LL
RL LRRL LRRLLRRL LR
Quando TIME CHECK estiver ajustado
para “H-4,” o tempo será verificado.
Se estiver ajustado em “E-4” será mais
fácil. Lembre-se, “H” significa difícil, e
“E” significa fácil.
Lembre-se que a função Time Check
está sempre funcionando.
29
Modêlos de Exercícios
Abaixo, você encontrará uma série de exercícios básicos para treinar. Os
tempos sugeridos e os ajustes do RMP-5 não vão apenas guiar você, mas
também servir de desafio para aumentar suas habilidades.
Nós recomendamos que você faça suas próprias mudanças para melhorar
seu treinamento.
Se estiver trabalhando com um professor de bateria, ele ou ela pode te
ajudar a ter mais desafios com o RMP-5.
28
Apêndices
RMP-5: Rhythm Coach
Tamanho
12 cm
Sons
54 tipos
Tempo
20–300
Cliques
15 tipos
Compassos
24 tipos
Modelos
22 tipos
Pulsos
24 tipos
Funções de Treino
TIME CHECK (8 variações)
ACCURACY SCORE (4 variações)
QUIET COUNT (6 variações)
AUTO UP/DOWN (6 variações)
RHYTHMIC NOTES (3 variações)
STROKE BALANCE (2 variações)
Conectores
Conector PHONES/OUTPUT: 1
Conector do Adaptador AC
Conector MIX IN: 1
Conector EXT TRIG IN: 1 (Dual)
* Usando o PCS-31L, você pode conectar dois pads.
Força Elétrica
DC 9 V: Bateria Seca 6LR61/1604A (9 V) tipo (alcalina)
Adaptador AC
Corrente
80 mA
961
* Vida útil das baterias:
Carbono: 1 hora
Alcalina: 4 horas
Vai depender das condições de uso.
* Recomendamos utilizar pilhas alcalinas.
Tamanho do Parafuso do Suporte
M8
Dimensões
263 (L) x 348 (C) x 78 (A) mm
Peso
1.3 kg (incluindo a bateria)
Acessórios
Bateria Seca 6LR61/1604A (9 V) tipo (alcalina)
Chave de Aperto
Manual do Usuário
Opções
Adaptador AC: Série BOSS PSA
Suporte: PDS-2
Cabo do Pad: PCS-31L
Pads (PD-8, PD-85BK/WT, PD-105BK/WT, PD-125BK/WT)
Pratos (CY-8, CY-12R/C, CY-14C, CY-15R)
Pedais (KD-8, KD-7, KD-85BK/WT, KD-120BK/WT)
Baterias (RT-3T, RT-5S, RT-7K)
.
Especificações
27
Apêndices
Se a pele estiver danificada ou não conseguir manter mais a tensão correta, troque-a.
Para fazer esta troca (#03891812 RMP-3 PAD HEAD(MESH HEAD) <CM-2208-RN>), contacte
seu revendedor do RMP-5 ou os serviços mais próximos da Roland.
Trocando a Pele
Quando trocar ou apertar, use a chave correta.
fig.HeadChange
1. Remova os parafusos.
Tire um por um na ordem, sempre no sentido anti-horário.
* Não perca os parafusos.
2. Abra a tampa, e remova a pele velha.
3. Coloque a nova pele.
4. Feche a tampa.
5. Aperte os oito parafusos.
6. Ajuste a tensão da pele. Veja no “Ajustando a Tensão da Pele” (p. 7).
Trocando a Pele
26
Apêndices
Quando praticar com “Stroke Balance”, se achar que a agulha balança muito ou quase nada, ajuste
a sensibilidade da pele.
1. Enquanto segurar os botões [METRONOME] e [COACH] simultaneamente, ligue o
aparelho.
2. Pressione o botão [COACH] duas vezes.
A tela mostrará “ .”
3. Pressione o botão [+] ou [-] para ajustar a sensibilidade. (ajuste inicial: 6)
Quanto maior o valor, maior será a sensibilidade.
4. Quando terminar, pressione o botão [START/STOP].
O ajuste está guardado, e depois o RMP-5 volta a tela normal.
Faz com que o RMP-5 volte a ter os ajustes originais de fábrica.
1. Segure o botão [START/STOP] e ligue o aparelho.
A tela mostrará “ .”
2. Pressione o botão [START/STOP] novamente e continue segurando até voltar os ajustes
iniciais.
Todos os ajustes voltarão a ser os originais de fábrica.
Quando terminar, o RMP-5 volta a tela normal.
A pele do RMP-5 é ajustada na fábrica com os seguintes valores.
Aqui são listadas algumas mensagens de erro que podem aparecer.
Ajustando a Sensibilidade do Pad
Recolocando os Ajustes de Fábrica
(Sensitivity): 5
(Threshold): 2
(Velocity Curve): Lnr
(Scan Time): 16
(Retrigger Cancel): 3
(Crosstalk Cancel): off
(Mask Time): 4
Se uma Mensagem de Erro Aparecer
Tela Significado Ação
Dados da memória do RMP-5 podem
estar comprometidos.
“” aparecerá quando o botão [ME-
TRONOME] for pressionando. Pressione o
botão [METRONOME] mais uma vez e para
voltar o ajuste de fábrica. Apenas os ajustes
comprometidos voltarão aos valores de fábri-
ca.
Se não resolver o problema, consulte seu au-
torizado Roland.
Um problema aconteceu com o siste-
ma interno.
Consulte seu autorizado Roland.
25
Usando o RMP-5 em uma montagem
Mask Time (Ajuste de Tempo)
Usado por exemplo, para prevenir toque duplo, em caso de uso de
pedais de bumbo, quando se toca uma vez intensionalmente e outra
imediatamente após, formando dois sons não pretendidos. Assim
com este Mask Time você pode evitar este problema. Com este
ajuste feito, um segundo toque será ignorado.
Se estiver ajustado a um valor muito alto, alguns sons serão
omitidos quando tocar com velocidade (como por exemplo em
toques duplos). Ajuste para o menor valor possível.
fig.05-19
Rim Sensitivity (Sensibilidade da Borda)
Quando utilizar um pad com capacidade de tocar na borda, ajuste a
sensibilidade da borda.
Ajustando a um valor alto fica fácil de ouvi-lo. Se estiver ajustado
para “OFF,” o som será o mesmo da pele. Se o valor estiver muito
alto, tocando na pele, você ouvirá também a borda.
Rim Gain (Relações de Sons na Borda)
Ajusta velocidade de toque e volume.
* Ajusta apenas a borda.
* Este ajuste só pode ser feito com os ajustes de tipo de trigger
(p.21) abaixo.
* Só pode ser feito se o modo input estiver ajustado para .
Trigger Type Sensibilidade Relação
✓✓
✓✓
✓✓
✓✓
Tempo
Mask Time
Som n˜o produzido
24
Usando o RMP-5 em uma montagem
fig.05-14_80
, (Loud 1, Loud 2)
Variações no toque produzem mudanças pequenas, e um volume
constante será mantido.
fig.05-16_80Scan Time (Ajusta a Precisão)
Caso batidas idênticas produzam volumes diferentes, você pode
ajustar o Scan Time para que a velocidade seja detectada com mais
precisão.
fig.05-16_80
Fazendo os Ajustes
Enquanto tocar no pad com força constante, aumente
gradualmente o valor do Scan Time, enquanto o volume se
estabiliza.
* Quando você toca no pad, a força será mostrada na tela.
fig.05-17_80
Retrigger Cancel (Anula Distorção)
Ondas de som alteradas podem causar sons inadvertidos no ponto
A, como mostrado na figura abaixo (Isto é o chamado “retrigger”).
fig.05-18_80
Este modo detecta e elimina esta distorção. Ajustado a um valor alto,
elimina este tipo de problema, não tendo problema quando tocar
rápido (buzz roll etc.).
Fazendo os Ajustes
Toque repetidamente no pad, aumentando o valor do “Retrigger
Cancel” até esta distorção não mais existir.
Crosstalk Cancel (Anula Vibrações e interferências)
Quando dois pads são colocados, pode haver vibração e
interferência de um para o outro (Isto é chamado “crosstalk”.)
Para evitar isto, ajuste o “Crosstalk Cancel”.
Se for ajustado muito alto, quando os dois forem tocados
simultaneamente, um deles talvez não emita o som. Muito cuidado
com este ajuste.
Fazendo os Ajustes
Se bater no pad conectado ao EXT1, e o pad conectado ao
EXT2 também soar, desligue o “Crosstalk Cancel” do pad
conectado ao EXT2.
Volume
For˜a de Batida
Ranhura
Volume Volume
For˜a de Batida
LOUD2LOUD1
Time
Scan Time
ForteFraco
Tempo
A
23
Usando o RMP-5 em uma montagem
Enquanto segurar simultaneamente os botões [METRONOME] e [COACH], ligue o aparelho.
Pressione o botão [COACH] para selecionar o parâmetro, depois aperte o botão [+] ou [-] para ajustar os valores.
* Pressione o botão [METRONOME] para fazer a seleção na ordem inversa.
Sensitivity (Sensibilidade)
Este ajuste determina a resposta do pad. Valores altos significam
sensibilidade alta, e o pad vai produzir um som alto mesmo se tocar
com cuidado.
* Quando você bate no pad, sua velocidade de batida será
mostrada na tela. Ajuste os valores para que a agulha apareça
mais a direita quando você bater no pad com velocidade máxima.
fig.05-17_80
Threshold (Limiar)
Este ajuste permite receber sinais apenas se o pad for tocado mais
forte. Isto pode ser usado para prevenir que tenha interferência com o
som de outro pad.
No exemplo a seguir, B tocará, mas A e C não.
fig.05-10_80
Quando ajustado a um valor mais alto, nenhum som será produzido
se bater fraco.
Aumente gradualmente o valor do limiar quando bater no pad. Ajuste
até atingir o valor ideal do seu estilo de batida.
Velocity Curve (Curva de Velocidade)
Determina os valores de sua velocidade de toque.
(Linear)
Este é o ajuste normal e produz a correspondência natural entre a batida
e o volume.
fig.05-11_80
, (Exponencial 1, Exponencial 2)
Comparado ao Linear, quanto maior a batida, maior o volume
fig.05-12_80
, (Log 1, Log 2)
Comparado ao Linear, o volume varia cada vez menos.
fig.05-13_80
(Ranhuras)
Variações no toque produzem mudanças extremas.
Lista de Parâmetros
Parâmetro Valor
Modo Input
(aparece quando liga o aparelho)
Head x 2 (pele x 2)
Head&Rim (pele & borda)
p. 20
Tipo Trigger PD-8
PD-9, PD-7, PD-6
PD-85
,
PD-80R
,
PD-80
PD-105, PD-100
PD-125, PD-120
KD-8
KD-120
,
KD-85
,
KD-80
,
KD-
7
CY-8
CY-15R, CY-14C, CY-12R/C,
CY-12H, CY-6
RT-7K
RT-5S
RT-3T
p. 21
Sensitivity
1–16 p. 23
Threshold
0–15 p. 23
Velocity Curve , , , , , , ,
p. 23
Scan Time
0–4.0 ms p. 24
Retrigger Cancel
1–16 p. 24
Crosstalk Cancel , 20–80
p. 24
Mask Time
0–64 ms p. 25
Rim Sensitivity* , 1–20, ---
p. 25
Rim Gain
0.5–20, --- p. 25
ForteFraco
Threshold
CBA
Volume
For˜a de Batida
LINEAR
Volume Volume
For˜a de Batida
EXPONENCIAL 2EXPONENCIAL 1
Volume Volume
For˜a de Batid
a
LOG2LOG1
22
Usando o RMP-5 em uma montagem
fig.pad1.e
1. Conecte um pad compatível
ao conector externo do
trigger usando apenas um
cabo estéreo.
2. Enquanto segurar
simultaneamente os botões
[METRONOME] e [COACH],
ligue o aparelho.
O RMP-5 está agora no modo
de ajuste.
3. Pressione o botão [+] ou [-] para ligar o modo input em .
4. Pressione o botão [COACH].
Quando aparecer na tela, você pode selecionar o tipo Trigger.
Pressione o botão [+] ou [-] para selecionar um dos tipos abaixo que combine com o pad que você
conectou.
5. Se necessário, faça os ajustes finos para os parâmetros do tipo trigger.
Pressione o botão [METRONOME] ou [COACH] para selecionar o parâmetro, depois aperte o
botão [+] ou [-] para ajustar os valores.
* Para mais informações de cada parâmetro, veja em “Lista de Parâmetros” (p.23).
6. Pressione o botão [START/STOP] para retornar a tela normal.
7. Para ajustar o som para a pele, mexa no pad da pele.
O “EXT1” acenderá.
8. Selecione o tipo de som para a pele.
9. Para ajustar o som da borda, mexa no pad da borda.
O “EXT2” acenderá.
10.Selecione o tipo de som para a borda.
* Abaixo são mostradas combinações recomendadas de sons de borda e pele (p. 10).
Conectando um Pad Capaz de Tocar na Borda da Caixa
Pad Tipo Pad Tipo
PD-8 PD-125, PD-120
PD-9, PD-7 CY-8
PD-85, PD-80R CY-15R, CY-14C, CY-12R/C,
CY-12H, CY-6
PD-105 RT-5S
Pele Borda
Sh1
Snare 1 head sound only
Sn1
Snare 1 Vintage
Sh2
Snare 2 head sound only
Sn2
Snare 2 Brass
Sh3
Snare 3 head sound only
Sn3
Snare 3 Bright
Sh4
Snare 4 head sound only
Sn4
Snare 4 Funk
Sh5
Snare 5 head sound only
Sn5
Snare 5 Piccolo
Sn6 Snare 6 Marching S6r Snare 6 March rim
Pele Borda
Sh1
Snare 1 head sound only
CrS Snare Cross Stick
Sh2
Snare 2 head sound only
Sh3
Snare 3 head sound only
Sh4
Snare 4 head sound only
Sh5
Snare 5 head sound only
Sn6 Snare 6 Marching
PD-85
Painel Lateral do RMP-5
Cabo Opcional (est˜reo)
Modo Input (p. 20)
Tipo Trigger (p. 21)
21
Usando o RMP-5 em uma montagem
5. Se necessário, pressione o botão [+] ou [-] para fazer os ajustes finos ao tipo de parâmetro
trigger.
Pressione o botão [METRONOME] ou [COACH] para selecionar o parâmetro, depois aperte o
botão [+] ou [-] para ajustar os valores.
6. Pressione o botão [START/STOP] para voltar a tela normal.
7. Ajuste o som do pad.
Quando referir ao “Mudando os Tipos de Sons” (p. 10), ajuste o som para o pad.
O que é o tipo trigger?
São grupos de parâmetros cujos valores são pré-ajustados para cada tipo de pad.
Quando selecionar o tipo trigger, estes parâmetros se ajustam para os valores
definidos, mas você pode fazer um ajuste fino para cada parâmetro.
Para maiores detalhes sobre
cada parâmetro, veja no
“Lista de Parâmetros” (p.23).
20
Usando o RMP-5 em uma montagem
Dependendo dos parâmetros, você pode usar dois pads, ou apenas um.
Como cada pad tem sua característica individual, você deve fazer os ajustes correspondentes para o
tipo de pad que estiver usando.
fig.pad2.e
1. Conecte o pad compatível ao
conector externo.
2. Enquanto segurar o botão do
[METRONOME] e o botão do
[COACH], ligue o aparelho.
O RMP-5 está agora no modo
de ajuste dos parâmetros.
3. Pressione o botão [+] ou [-]
para ligar o modo ao .
4. Pressione o botão [COACH].
Quando aparecer na tela, você pode selecionar o tipo trigger.
Pressione o botão [+] ou [-] para selecionar um dos tipos abaixo que combine com o pad escolhido
por você.
Quando colocar o pad, acenderá“EXT1” ou “EXT2”, indicando que o pad está selecionado.
Confirme o pad selecionado e depois ajuste os parâmetros.
Conectando Outros Pads
Conectando os Pads
Pad Tipo Pad Tipo
PD-8 KD-120, KD-85, KD-80, KD-7
PD-9, PD-7, PD-6 CY-8
PD-85, PD-80R, PD-80 CY-15R, CY-14C, CY-12R/C,
CY-12H, CY-6
PD-105, PD-100 RT-7K
PD-125, PD-120 RT-5S
KD-8 RT-3T
PD-8
PD-8
KD-8
Cabo Opcional
(est˜reo ou mono)
Cabo Opcional
(PCS-31L, PCS-31)
Painel Lateral do RMP-5
Painel Lateral do RMP-5
19
Usando o RMP-5 em uma montagem
Usando um cabo opcional PCS-31L você pode conectar um prato e um pedal de bumbo no conector
EXT TRIG IN.
Aqui está um exemplo, usando o CY-8 e o KD-8.
fig.setup
1. Conecte o plug esquerdo (preto) do cabo ao conector do prato.
Quando você bate no prato, “EXT1” acende.
* Pressione o botão [METRONOME] algumas vezes para selecionar “ ” (Som do pad), e use o
botão [+] ou [-] para selecionar o som.
Precauções quando montar o CY-8 no PDS-2
* Você também pode usar um prato normal.
Monte como mostra a figura.
fig.CY-PDS_j.eps
1. Conecte o plug direito (vermelho) do cabo ao conector do pedal do bumbo.
Quando colocar o pad, a luz do“EXT2” acende.
* Pressione o botão [METRONOME] algumas vezes para selecionar“” (Som do pad).
Exemplos
Conectando o Pad do Prato
Conectando um Pad do Pedal de Bumbo
O RMP-5 deve estar
configurado com os ajustes
seguintes.
Modo Input (p. 20)
Tipo trigger (p. 21)
EXT1:
EXT2:
* Estes são ajustes de fábrica.
CY-8
RMP-5
KD-8
PCS-31L
(vendido
separadamente)
PDS-2
(preto)
(verm.)
Parafuso do PDS-2
N˜o use o parafuso do CY -8
ou a arruela do PDS-2.
PDS-2
CY-8
Arruela do CY-8
Trava do CY-8
Use o cabo L-shaped para
conectar o pad do prato.
18
Treino
Este timer pode ser ajustado de 1 até 60 minutos, assim você pode praticar pelo tempo que
determinar.
* Você pode usar as funções Metrônomo e Treino mesmo com o timer rodando.
1. Segure o botão [COACH].
O ícone do TIMER aparecerá na tela.
fig.timer.j
2. Use o botão [+] ou [-] para selecionar uma das opções do timer.
: 1 minuto– : 10 minutos
: 15 minutos
: 30 minutos
: 60 minutos
3. Pressione o botão [START/STOP] para iniciar o timer.
O ícone do timer piscará.
4. Pressionando o botão [METRONOME] neste ponto, será acionado o modo metrônomo, e
pressionando o botão [COACH], você aciona o modo treino.
Aperte o botão [START/STOP] para começar.
5. Quando o tempo acabar, soará um alarme, e o indicador de PULSOS piscará.
Ajustando o Timer
Icone do TIMER
17
Treino
Checagem de tempo em três tempos
Selecionando “E-3” ou “H-3” no TIME CHECK, faz com que você cheque em três tempos.
Neste caso, o tempo de todas as notas será checado.
Você pode utilizar o método abaixo para checar o tempo de .
1. Ajuste o metrônomo como mostra abaixo.
RHYTHM: , BEAT: 0
2. Selecione “E-4” ou “H-4” em checagem de tempo.
3. Comece a praticar.
Ouvindo o som do metrônomo, você pode checar o tempo de .
fig.Score-Acc
Checagem de tempo de semi-fusa
Selecionando “E-16 ou “H-16” em TIME CHECK faz com que você cheque seu tempo em semi-
fusa.
Neste caso, o tempo de todas as semi-fusas serão checados.
Você pode utilizar o método abaixo para checar apenas o tempo de semi-fusas ( ).
1. Ajuste o metrônomo como mostra abaixo.
RHYTHM: , BEAT: 0
2. Selecione “E-8” ou “H-8” em checagem de tempo.
3. Comece a pratica.
Ouvindo o som do metrônomo, você pode checar o tempo de semi-fusas.
fig.Score-Acc
Uso Avançado
“E” significa EASY.
“H” significa HARD.
Metr˜nomo
Performance
Metr˜nomo
Performance
16
Treino
RHYTHMIC NOTES é baseado em um exercício tradicional e também ajuda a aprender os valores
dos compassos. Depois de duas medidas, o metrônomo toca uma série de intervalos de notas ou
divisões de pulsos. Cada um é tocado por duas medidas antes de ir para o próximo nível. O
exercício começa em minima, subindo para intervalos de semi-colcheias, e depois volta para minima
novamente.
1. Pressione o botão [COACH] algumas vezes para selecionar “ .”
2. Pressione o botão [+] ou [-] para selecionar a variação do exercício.
3. Pressione o botão [START/STOP] para começar o exercício.
4. Quando terminar, pressione o botão [START/STOP] novamente.
* Para mudar o andamento durante o exercício, pressione o botão [+] ou [-].
Esta função checa as diferenças entre os toques da mão esquerda e direita (ou uma mão).
fig.StrokeBal.e
1. Pressione o botão [COACH] algumas vezes para selecionar “ .”
2. Pressione o botão [+] ou [-] para selecionar a variação do exercício.
3. Pressione o botão [START/STOP] para ligar e desligar o metrônomo.
* Para mudar o andamento durante o exercício, pressione o botão [+] ou [-].
* Se você bater perto do sensor, a agulha mostrará “Stronger” (forte).
RHYTHMIC NOTES (Compassos)
(ajuste inicial)
STROKE BALANCE (Força e habilidade)
A agulha não se move após a batida. (ajuste inicial)
A agulha desaparece após a batida.
O “5” no r-5 se refere ao
número de tipos de
compassos usados.
Start
Start
Start
ForteFraco
15
Treino
Neste modo, o som do metrônomo toca alternadamente entre os sons alto e baixo de acordo com
a variação selecionada (praticamente não dá para ouvir o som baixo).
Este ciclo se repete até você apertar o botão [START/STOP] para parar o exercício.
1. Pressione o botão [COACH] algumas vezes para selecionar “ .”
2. Pressione o botão [+] ou [-] para selecionar a variação do exercício.
3. Pressione o botão [START/STOP] para começar o exercício.
4. Quando terminar, pressione o botão [START/STOP] novamente.
* Para mudar o andamento durante o exercício, pressione o botão [+] ou [-].
AUTO UP/DOWN é feito para melhorar a sua habilidade, aumentando e diminuindo o andamento.
O andamento irá aumentar até atingir o andamento selecionado. Depois irá diminuir até o
andamento inicial. Isto será repetido até você apertar o botão [START/STOP].
1. Pressione o botão [COACH] algumas vezes para selecionar “ .”
2. Pressione o botão [+] ou [-] para selecionar a variação de exercício.
3. Pressione o botão [START/STOP] para começar o exercício.
4. quando terminar, pressione o botão [START/STOP] novamente.
* Quando ajustado para , o valor máximo de andamento será de 300.
QUIET COUNT (Contagem Silenciosa)
1 ciclo de medida
2 ciclos de medida
4 ciclos de medida (ajuste inicial)
8 ciclos de medida
3 (com) mais 1 (silencioso) ciclo de medida
6 (com) mais 2 (silencioso) ciclos de medida
AUTO UP/DOWN (Aumenta e Diminui)
O andamento irá diminuir ou aumentar em 1 BPM a cada pulso.
O andamento irá diminuir ou aumentar em 1 BPM a cada dois pulsos.
(ajuste inicial)
O andamento irá diminuir ou aumentar em 2 BPM a cada oito medidas.
O andamento irá diminuir ou aumentar em 5 BPM a cada oito medidas.
O andamento irá diminuir ou aumentar a cada oito medidas.
* Quando o andamento do metrônomo for modificado, irá começar no tempo mais
próximo ao tempo inicial.
Este é o Speed Check (Checagem de Velocidade).Com o Speed Check, se você
tocar corretamente para oito medidas, o RMP-5 vai avançar para 5 BPM mais rápi-
do.
Isto irá continuar até atingir o andamento máximo do metrônomo.
O exercício começa após a contagem de duas medidas.
O que é BPM?
BPM é uma abreviação para
“Pulsos por minuto”. Também
significa “tempo.”
Quando Speed Check estiver
selecionado, o tempo das
notas e o grau de dificuldade
são determinados pelo modo
checagem de tempo (p. 14).
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Roland RMP-5 Manual do usuário

Categoria
Bateria musical
Tipo
Manual do usuário

em outras línguas