AKG C5 Manual do usuário

Categoria
Microfones
Tipo
Manual do usuário

Este manual também é adequado para

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1 Aviso de segurança/Descrição..........................................53
1.1 Aviso de segurança.....................................................53
1.2 Volume de fornecimento .............................................53
1.3 Acessórios opcionais..................................................53
1.4 Características especiais ............................................53
1.5 Apresentação..............................................................54
2 Conexão...............................................................................55
3 Aplicação .............................................................................56
3.1 Introdução...................................................................56
3.2 Distância de captação e efeito de proximidade ..........56
3.3 Ângulo de incidência do som......................................56
3.4 Realimentação............................................................57
3.5 Coro acompanhante ...................................................58
3.6 Instalar o PB 1000.......................................................58
4 Limpeza ...............................................................................59
4.1 Superfície do microfone..............................................59
4.2 Paravento interno........................................................59
5 Resolver problemas............................................................60
6 Especificações....................................................................61
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AKG C 5
Índice
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1.1 Aviso de
segurança
1.2 Volume de
fornecimento
1.3 Acessórios
opcionais
1.4 Característi-
cas especiais
Certifique-se de que o aparelho ao qual pretende
ligar o microfone está ligado à terra e que corres-
ponde às normas de segurança.
Verifique se a embalagem contém todos os com-
ponentes acima indicados. Caso falte algo, favor
entre em contato com a concessionária da AKG.
Os acessórios opcionais encontrará no catá-
logo/na brochura atual da AKG ou em
www.akg.com. A concessionária terá mais in-
formações disponíveis.
Microfone condensador robusto para capta-
ção vocal em palcos.
Proteção segura do transdutor do microfone
através da tampa de grade de aço para molas
quase indeformável.
Paravento e filtro pop integrado para a supres-
são eficaz de ruídos de pop e respiração.
Suporte elástico do transdutor para suprimir
de forma eficaz os ruídos provocados pela ma-
nipulação e pelo cabo.
Alta segurança quanto à realimentação atra-
vés da característica cardióide independente
da freqüência.
Adaptador Presence Boost PB 1000 para oti-
mizar a clareza da palavra.
1 Aviso de segurança / Descrição
AKG C 5
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L
1 C 5 1 SA 45 1 PB 1000
1 estojo de
microfone
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1.5
Apresentação
O microfone condensador C 5 é um microfone vo-
cal para o uso profissional no palco.
Sua resposta de freqüência projetada especial-
mente para captar a voz proporciona um som
equilibrado e a característica direcional cardióide
reduz o risco de realimentação.
Uma tampa gradeada quase indeformável de aço
de mola assim como a carcaça estável moldada
sob pressão de zinco-alumínio protegem de
forma eficaz o microfone e a cápsula de danos du-
rante o uso diário "on the road".
A grade externa, juntamente com o tecido espe-
cial por baixo, serve como paravento eliminando
ruídos de pop e de sopro, assim como uma acen-
tuação exagerada de sons sibilantes.
O adaptador Presence Boost PB 1000 incluído na
embalagem proporciona um pico de aprox. 5 dB
entre 5 kHz e 9 kHz para otimizar a clareza da pa-
lavra.
1 Descrição
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O C 5 é um microfone de condensador e por isso
precisa de uma alimentação de corrente.
O microfone possui uma saída balanceada com
um plugue XLR com 3 pólos:
Pino 1 = massa
Pino 2 = áudio (em fase)
Pino 3 = áudio
1. Ligue o microfone com um cabo XLR a uma
entrada de microfone XLR balanceada com ali-
mentação fantasma.
2. Ligue a alimentação fantasma. (Veja as instru-
ções de uso do equipamento ao qual o micro-
fone está ligado.)
2 Conexão
AKG C 5
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3.1 Introdução
3.2 Distância de
captação e
efeito de
proximidade
3.3 Ângulo de
incidência
do som
Veja fig. 1.
Fig. 1: Posição tí-
pica do microfone
Um microfone de canto proporciona-lhe muitas
possibilidades de modificar o som da sua voz
como é produzido através da instalação de sono-
rização.
Preste atenção às seguintes instruções para apli-
car o seu microfone de melhor forma possível.
Em geral a sua voz se reproduzida de forma
mais branda e mais suave quanto mais curta for a
distância entre os lábios e o microfone, enquanto
com uma maior distância do microfone o som
será reproduzido de forma mais distante e mais
retumbante porque a acústica da sala se mani-
festa mais forte.
Por isso pode dar à sua voz uma aparência mais
agressiva, neutra, ou mais suave, alterando a
distância do microfone.
O efeito de proximidade surge a uma distância
de menos de 5 cm, enfatizando mais os graves.
Torna o som da sua voz mais profundo, volumoso,
íntimo, dando mais força às freqüências baixas.
Cante no microfone
duma posição lateral ou
acima do microfone.
Desta forma obtém um
som equilibrado e natu-
ral.
Se cantar diretamente
no microfone serão
transmitidos não só os
ruídos da respiração,
mas também os sons fechados (t, p), e os sons si-
bilantes (s, ch, tch) são enfatizados de maneira
não natural.
3 Aplicação
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3.4
Realimentação
Fig. 2: Posiciona-
mento do micro-
fone para minimi-
zar o risco de reali-
mentação.
Veja fig. 2.
A realimentação surge porque uma parte do som
emitido pelos alto-falantes é captado pelo micro-
fone, amplificado e de novo alimentado aos alto-
falantes. A partir de um certo volume a instalação
de som uiva e apita, e pode ser controlada só gi-
rando o botão do volume para uma posição de
volume menor.
Para minimizar este perigo, o microfone possui
uma característica cardióide: é mais sensível ao
som que entra pela frente (a voz), enquanto quase
não capta o som que entra pelo lado ou do lado
de trás (p.ex. de alto-falantes de monitoreado).
A menor possibilidade de realimentação é garan-
tida ao posicionar os alto-falantes PA em frente
dos microfones (na borda da frente do palco).
Se usar alto-falantes de monitoreado nunca dire-
cione o seu microfone para os monitores ou os
alto-falantes PA.
A realimentação poderá ser provocada também
por efeitos de ressonância (em conseqüência da
acústica da sala) especialmente na faixa das fre-
qüências baixas, ou seja, indiretamente pelo
3 Aplicação
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3.5 Coro
acompanhante
Fig. 3: Duas pes-
soas usando um
microfone só.
3.6 Instalar
o PB 1000
Fig. 4: Cápsula
sem (a) e com (b) o
PB 1000
Importante!
efeito de proximidade. Neste caso freqüente-
mente só precisa de aumentar a distância do mi-
crofone para acabar com a realimentação.
1. Nunca deixe mais de
duas pessoas usar o
mesmo microfone.
2. O microfone é muito
insensível ao som
que entra pelo lado.
Se os/as vocalistas
cantarem num ân-
gulo maior de 35º em
relação ao microfone,
deveria posicionar o regulador do nível do ca-
nal do microfone tão alto que o perigo de reali-
mentação acústica seria demasiadamente
grande.
1. Desaparafuse e remova a grade.
2. Encaixe o PB 1000 completamente na cápsula
com um ligeiro movimento giratório, até que
chegue ao esbarro.
Quando instala ou remove o PB 1000 certifi-
que-se de apertar a cápsula e a suspensão
elástica de borracha negra para evitar de a
cápsula ser separada da suspensão elás-
tica.
3 Aplicação
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AKG C 5
a
b
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4.1 Superfície
do microfone
4.2 Paravento
interno
Limpe a superfície da carcaça do microfone
com um pano molhado em água.
1. Desande a grade externa do microfone no sen-
tido inverso ao dos ponteiros do relógio.
2. Remova o paravento da grade externa e lave-o
com água de sabão.
3. Deixe o paravento secar durante a noite.
4. Insira o paravento na grade externa e fixe a
grade externa ao microfone girando-a no sen-
tido dos ponteiros do relógio.
4 Limpeza
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5 Resolver problemas
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AKG C 5
Problema Causa possível Como resolver
Não som.
1. A mesa de mixa-
gem/o amplificador
está desligado(a).
2. O fader do canal ou
de soma na mesa de
mixagem ou o regula-
dor de volume do
amplificador está em
zero.
3. O microfone não está
ligado à mesa de mi-
xagem ou ao amplifi-
cador.
4. O plugue do cabo
não está conectado
corretamente.
5. O cabo tem defeito.
6. Não tensão de ali-
mentação.
1. Ligar a mesa de mi-
xagem/o amplifica-
dor.
2. Ajustar o fader do ca-
nal ou de soma na
mesa de mixagem ou
o regulador de vo-
lume do amplificador
ao nível desejado.
3. Ligar o microfone à
mesa de mixagem ou
ao amplificador.
4. Conectar o plugue do
cabo novamente.
5. Controlar o cabo e
substituí-lo, se for ne-
cessário.
6. Ligar a alimentação
fantasma.
Verificar o cabo e
substituir, se for ne-
cessário.
Distorções.
1. O controle Gain na
mesa de mixagem ou
no módulo de emis-
sor não está ajustado
corretamente.
2. A entrada da mesa de
mixagem é muito
sensível.
1. Ajustar o controle de
maneira que as dis-
torções desapare-
çam.
2. Inserir um pré-ate-
nuador de 10 dB en-
tre o cabo de micro-
fone e a entrada.
O microfone soa cada
vez mais indistinto.
O paravento externo
ou interno está suja e
por isso atenua fre-
qüências altas.
Limpar o paravento
externo ou interno.
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6 Especificações
AKG C 5
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Caraterística direcional: cardióide
Resposta de freqüência: 65 - 20.000 Hz
Sensibilidade: 4 mV/Pa (-48 dBV ref. a 1 V/Pa)
Pressão sonora limite para
1% / 3% de distorsão: 140 / 145 dB SPL
Nível equivalente de ruído: 25 dB(A) conforme DIN 45412
Impedância elétrica: 200 ohms
Impedância de carga recomendada: 2000 ohms
Tipo de conetor: XLR tripolar
Superfície: azul-cinzento mate
Dimensões: comprimento: 185,2 mm,
diâmetro: 51 mm
Peso líquido 345 g
Peso bruto: 660 g
Patentes: Porta-eletrodos dum transdutor de conden-
sador. (Patente no. AT 392.182,
DE 4.021.661)
Este produto corresponde às normas citadas na declaração de conformidade,
que pode pedir na nossa página da web http://www.akg.com, ou enviando-nos
um email para [email protected].
Resposta de freqüência Diagrama polar
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