3.3.3
Realimentação
Fig. 7:
Posicionamento do
microfone para
minimizar o risco de
realimentação
Veja fig. 7.
Veja fig. 7a.
Veja capítulo 3.1 e
fig. 7b.
A realimentação surge porque uma parte do som emitido pelos
alto-falantes é absorvido pelo microfone, e o som é transmitido
mais intensamente ao microfone. A partir de um certo volume
(limite de realimentação) este sinal corre, por assim dizer, num
círculo e a instalação de som uiva e apita, e pode ser controla-
da só girando o botão do volume para uma posição de volume
menor.
Para enfrentar este perigo, o microfone possui uma caracterís-
tica cardióide. Isto significa que é mais sensível ao som que
entra pela frente (a voz), enquanto quase não responde ao som
que entra pelo lado ou do lado de trás (alto-falantes de moni-
toreado).
A menor possibilidade de realimentação é garantida ao posi-
cionar os alto-falantes PA em frente dos microfones (na borda
da frente do palco).
Se usar alto-falantes de monitoreado nunca direcione o seu
microfone para os monitores ou os alto-falantes PA.
Recomendamos colocar o Polar Pattern Converter PPC 1000
na cápsula, a fim de mudar a característica para hipercardiói-
de. Desta forma o microfone torna-se ainda mais insensível ao
som que o atinge do lado ou de trás, isto é, o perigo de reali-
mentação será reduzido ainda mais.
A realimentação poderá ser provocada também por efeitos de
ressonância (em conseqüência da acústica da sala) especial-
mente na faixa das freqüências baixas, ou seja, indiretamente
pelo efeito de proximidade. Neste caso freqüentemente só pre-
cisa de aumentar a distância do microfone para acabar com a
realimentação.
3 Aplicação
66
a b