AKG C 900 Manual do proprietário

Categoria
Microfones
Tipo
Manual do proprietário
52
1 Aviso de segurança / Descrição
1.1 Aviso de
segurança
1.2 Volume de
fornecimento
1.3 Acessórios
recomendados
1.4
Características
especiais
Certifique-se de que o aparelho ao qual pretende
ligar o microfone está ligado à terra e que corre-
sponde às normas de segurança.
Verifique se a embalagem contém todos os com-
ponentes acima indicados. Caso falte algo, favor
entre em contato com a concessionária da AKG.
Microfone condensador robusto para cap-
tação vocal em palcos.
Paravento e filtro pop integrado para a supres-
são eficaz de ruídos de pop e respiração.
Suporte elástico Doubleflex™ do transdutor
para suprimir de forma eficaz os ruídos provo-
cados pela manipulação e pelo cabo.
• Cabo de microfone MK 9/10: cabo
blindado a dois polos de 10 m com
plugue XLR e tomada XLR
• Tripés de chão
ST 102A, ST 200,
ST 305
• Paravento W 880
• Alimentador de pilhas B 15
• Alimentadores
fantasma N 62 E,
N 66 E, B 18 E
1 C 900 1 SA 41/1 1 PB 1000
53
1 Descrição
1.5 Descrição
Alta segurança quanto à realimentação atra-
vés da característica cardióide independente
da freqüência.
Adaptador Presence Boost PB 1000 para oti-
mizar a clareza da palavra.
O microfone condensador C 900 é um microfone
vocal para o uso profissional no palco.
Sua resposta de freqüência projetada especial-
mente para captar a voz proporciona um som
equilibrado e a característica direcional cardióide
reduz o risco de realimentação.
A carcaça maciça de metal moldado sob pressão
e a grade externa de arame de aço protegem o si-
stema transdutor de prejuízos. A grade externa,
juntamente com o tecido especial por baixo,
serve como paravento eliminando ruídos de pop e
de sopro, assim como uma acentuação exage-
rada de sons sibilantes.
O adaptador Presence Boost PB 1000 incluído na
embalagem proporciona um pico de aprox. 5 dB
entre 5 kHz e 9 kHz para otimizar a clareza da
palavra.
54
2 Conexão
2.1 Indicações
gerais
Veja cap. 2.2 e 2.3.
2.2 Entrada com
alimentação
fantasma
Veja fig. 1.
2.3 Entrada sem
alimentação
fantasma
Veja fig. 1.
O C 900 é um microfone de condensador e por
isso precisa de uma alimentação de corrente.
O microfone possui uma saída balanceada com
um plugue XLR com 3 pólos:
Pino 1 = massa
Pino 2 = áudio (em fase)
Pino 3 = áudio
Pode ligar o microfone a entradas de microfone
balanceadas com ou sem alimentação fastasma
assim como entradas não balanceadas.
1. Ligue o microfone com um cabo XLR (por ex-
emplo o MK 9/10 opcional da AKG) a uma ent-
rada de microfone XLR balanceada com ali-
mentação fantasma.
2. Ligue a alimentação fantasma. (Veja as in-
struções de uso do equipamento ao qual o
microfone está ligado.)
Fig. 1: Conexão a uma entrada balanceada.
1. Se sua mesa de mistura não tiver uma alimen-
tação fantasma, conete um alimentador fan-
tasma opcional da AKG (N 62 E, N 66 E, B 18 E,
B 15) entre o microfone e a entrada na mesa de
mistura.
2.2
2.3
C 900
C 900
Phantom
55
Importante!
2.4 Entrada não
balanceada
Veja fig. 2.
Nota:
Se usar outros alimentadores senão aque-
les recomendados pela AKG, o microfone
pode ser danado e caduca a garantia.
Pode conetar os alimentador fantasma da AKG a
uma entrada ou balanceada ou não balanceada.
Use um cabo com um conector XLR fêmea e um
plugue jaque mono:
Fig. 2: Conexão a uma entrada não balanceada
1. Solde em ponte os pinos 1 e 3 no conetor XLR
e conete à blindagem do cabo.
2. Conete o condutor interno do cabo com o
pino 2 do conetor XLR e com a ponta do plu-
gue jaque.
Os cabos não balanceados podem absorver ra-
diações de campos magnéticos (cabos de rede,
cabos de iluminação, motores elétricos, etc.)
como uma antena. Em cabos com mais de 5 m de
comprimento isto poderá levar a zumbidos e ou-
tros ruídos.
2 Conexão
C 900 Phantom
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3 Aplicação
3.1 Introdução
3.2 Distância de
captação e
efeito de
proximidade
3.3 Ângulo de
incidência do
som
Fig. 3: Posição
típica do
microfone
Um microfone de canto proporciona-lhe muitas
possibilidades de modificar o som da sua voz
como é produzido através da instalação de sono-
rização.
Preste atenção às seguintes instruções para apli-
car o seu microfone de melhor forma possível.
Em geral a sua voz será reproduzida de forma
mais branda e mais suave quanto mais curta for
a distância entre os lábios e o microfone,
enquanto com uma maior distância do microfone
o som será reproduzido de forma mais distante e
mais retumbante porque a acústica da sala se
manifesta mais forte.
Por isso pode dar à sua voz uma aparência mais
agressiva, neutra, ou mais suave, alterando a
distância do microfone.
O efeito de proximidade surge apenas perto da
fonte de som (a uma distância de menos de 5 cm)
e enfatiza mais os graves. Torna o som da sua
voz mais profundo, voluminoso, íntimo e enfatiza
os graves.
Cante no microfone duma posição lateral ou
acima do microfone. Desta forma obtém um som
equilibrado e natural.
Se cantar diretamente no microfone serão trans-
mitidos não só os ruídos da respiração, mas tam-
57
3 Aplicação
3.4
Realimentação
Fig. 4: Posiciona-
mento do
microfone para
minimizar o risco
de realimentação.
bém os sons fechados (t, p), e os sons sibilantes
(s, ch, tch) são enfatizados de maneira não natural.
A realimentação surge porque uma parte do som
emitido pelos alto-falantes é absorvido pelo
microfone, e o som é transmitido mais intensa-
mente ao microfone. A partir de um certo volume
(limite de realimentação) este sinal corre, por
assim dizer, num círculo e a instalação de som
uiva e apita, e pode ser controlada só girando o
botão do volume para uma posição de volume
menor.
Para enfrentar este perigo, o microfone possui
uma característica cardióide. Isto significa que é
mais sensível ao som que entra pela frente (a
voz), enquanto quase não responde ao som que
entra pelo lado ou do lado de trás (alto-falantes
de monitoreado).
A menor possibilidade de realimentação é
garantida ao posicionar os alto-falantes PA em
frente dos microfones (na borda da frente do
palco).
Se usar alto-falantes de monitoreado nunca dire-
cione o seu microfone para os monitores ou os
alto-falantes PA.
58
3 Aplicação
3.5 Coro
acompanhante
Fig. 5: Duas
pessoas usando
um microfone só.
3.6 Instalar
o PB 1000
Fig. 6: Cápsula
sem (a) e com (b) o
PB 1000
A realimentação poderá ser provocada também
por efeitos de ressonância (em conseqüência da
acústica da sala) especialmente na faixa das fre-
qüências baixas, ou seja, indiretamente pelo efei-
to de proximidade. Neste caso freqüentemente
só precisa de aumentar a distância do microfone
para acabar com a realimentação.
1. Nunca deixe mais de duas pessoas usar o
mesmo microfone
2. Dê atenção que o ângulo entre o microfone e
cada vocalista nunca fique maior de 35°.
O microfone é muito insensível ao som que
entra pelo lado. Se os/as vocalistas cantarem
num ângulo maior de 35º em relação ao
microfone, deveria posicionar o regulador do
nível do canal do microfone tão alto que o
perigo de realimentação acústica seria
demasiadamente grande.
1. Desaparafuse e remova a grade.
2. Encaixe o PB 1000 completamente na cápsula
a
b
59
Importante!
4.1 Superfície
do microfone
4.2 Paravento
interno
com um ligeiro movimento giratório, até que
chegue ao esbarro.
Quando instala ou remove o PB 1000 certi-
fique-se de apertar a cápsula e a suspensão
elástica de borracha negra para evitar de
a cápsula ser separada da suspensão
elástica.
Limpe a superfície da carcaça do microfone com
um pano molhado em água.
1. Desande a grade externa do microfone no
sentido inverso ao dos ponteiros do relógio.
2. Remova o paravento da grade externa e lave-o
com água de sabão.
3. Deixe o paravento secar durante a noite.
4. Insira o paravento na grade externa e fixe a
grade externa ao microfone girando-a no
sentido dos ponteiros do relógio.
4 Limpeza
3 Aplicação
5 Resolver problemas
Não há som: 1. A mesa de mixagem
e/ou o amplificador
está desligado.
2. O fader do canal do
microfone ou o regu-
lador do nível total na
1. Ligar a mesa de
mixagem e/ou o am-
plificador.
2. Ajustar o fader do ca-
nal ou o regulador do
nível total na mesa de
Problema Causa possível Resolução
60
5 Resolver problemas
Distorções:
O som do microfone
torna-se mais surdo
com o tempo:
mesa de mixagem ou
o regulador de vo-
lume no amplificador
está em zero.
3. O microfone não está
ligado à mesa de
mixagem ou ao am-
plificador.
4. O plugue do cabo
não está ligado corre-
tamente.
5. O cabo está com de-
feito.
6. Não há tensão de ali-
mentação.
1. O nível do regulador
Gain na mesa de
mixagem é demasia-
damente alto.
2. A entrada na mesa de
mixagem é demasia-
damente sensível.
O paravento interno
ou externo (W 880)
atenua freqüências
altas por causa de
contaminação.
mixagem ou no am-
plificador ao nível de-
sejado.
3. Ligar o microfone à
mesa de mixagem ou
ao amplificador.
4. Ligar o plugue do
cabo mais uma vez.
5. Controlar o cabo e
substituir se for ne-
cessário.
6. Ligar a alimentação
fantasma.
Alimentador fan-
tasma: ligar à rede ou
colocar a(s)pilha(s).
Verificar o cabo e
substituir, se for
necessário.
1. Baixar o nível do re-
gulador gain.
2. Colocar um pre-
atenuador de 10 dB
entre o cabo de
microfone e a
entrada.
Limpar o paravento
interno ou externo.
Problema Causa possível Resolução
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6 Dados técnicos
Tipo: microfone de condensador com carga
permanente
Caraterística direccional: cardióide
Resposta de freqüência: 20 - 20.000 Hz
Sensibilidade: 6 mV/Pa (-44 dBV ref. a 1 V/Pa)
Impedância elétrica: 200
Impedância de carga recomendada: >2000
Pressão sonora limite para
1% / 3% de distorsão: 139 / 142 dB SPL
Nível equivalente de ruído: 17,5 dB (A) (conforme DIN 45412)
Tensão de alimentação: 9 a 52 V (alimentação fantasma universal)
Consumo de corrente: aprox. 2 mA
Tipo de conetor: XLR tripolar
Superfície: preto mate
Dimensões: comprimento: 180 mm,
diâmetro máx.: 50 mm
Peso (líquido/bruto): 290 g / 650 g
Este produto corresponde à norma EN 50 082-1 contanto que os equi-
pamentos conetados correspondam às normas CE.
Resposta de freqüência Diagrama polar
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AKG C 900 Manual do proprietário

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