Colocação da bateria na algibeira do cinto
(Fig.5e6)
Depois de instalar o controlador na bateria, coloque a
bateria com o controlador na algibeira do cinto de
modo a que o conector do controlador esteja apon-
tado para a sua mão com que vai funcionar com as
tesouras. Em seguida cubra a bateria com a cober-
tura da algibeira para evitar que acidentalmente caia
durante a operação.
Uso do cinto (Fig. 6)
Prenda um par de suspensórios ao cinto. Aperte o
cinto e regule o comprimento dos suspensórios e do
cinto de modo a que a bateria fique posicionada
atrás, à altura da cintura.
Instalação da bolsa (Fig. 7)
Instale a bolsa no cinto como indicado na Fig. 7.
Deve ser posicionada no lado onde a sua mão
funciona com as tesouras.
Uso da braçadeira (Fig. 8)
Coloque a braçadeira no seu braço. Quando a usa,
coloque o fio de ligação na braçadeira como indicado
na Fig. 8 para o manter afastado.
Ligação do fio de ligação às tesouras (Fig. 9)
Ligue a ficha fêmea do fio de ligação ao conector das
tesouras e rode o parafuso para a direita para pren-
der a ficha fêmea no seu lugar.
NOTA:
Se ligar ou desligar o fio de ligação com o controlador
desligado, a lâmpada piloto piscará em vermelho e
verde alternadamente. Quando isto acontecer, as
tesouras não começam a funcionar mesmo que car-
regue no gatilho. Desligue o controlador e volta a
ligá-lo outra vez para as tesouras funcionarem.
(Fig. 4)
Acção do interruptor
PRECAUÇÃO:
•
Antes de ligar a bateria às tesouras verifique sem-
pre se o gatilho funciona correctamente e volta para
a posição ‘‘OFF’’ quando libertado.
•
Não carregue no gatilho sem ter pressionado o
botão de bloqueio. Pode estragar o gatilho.
Ligue o controlador pressionando o lado superior (I)
do interruptor. A lâmpada piloto começa a piscar em
verde. Em seguida carregue no gatilho e solte-o uma
vez. A lâmina superior começa a movimentar-se para
cima assim que solta o gatilho e parará na posição
mais alta (completamente aberta). No caso da lâmina
superior já estar aberta, mantém-se nessa posição
com a primeira operação do gatilho. A lâmpada piloto
mantém continuamente em verde.Apartir da próxima
operação do gatilho poderá cortar ramos. (Fig. 4)
Para evitar que o gatilho seja acidentalmente accio-
nado existe um botão de bloqueio. Para ligar as
tesouras, pressione o botão de bloqueio e carregue
no gatilho. Para parar as tesouras, liberte o gatilho.
(Fig. 10)
Quando está carregado e preso, a lâmina superior
move para baixo e pára na posição fechada. Quando
liberta o gatilho, a lâmina superior move para cima e
pára na posição mais alta (completamente aberta).
(Fig. 11)
Colocação das tesouras na bolsa (Fig. 12)
Desligue o controlador pressionando o lado inferior
(O) do interruptor enquanto mantém o gatilho carre-
gado. A lâmina superior parará na posição fechada.
Podar (Fig.13)
PRECAUÇÃO:
•
Nunca trabalhe com as tesouras numa posição
esquisita. Pode aleijar-se seriamente.
•
Nunca pegue no ramo que está a podar com a mão
que está livre. Mantenha a sua mão livre afastada
da área de corte. As lãminas são muito afiadas e
pode cortar-se.
Corte os ramos um por um como indicado na Fig. 13.
A espessura máxima dos ramos que podem ser
cortados com estas tesouras é de cerca de 30 mm.
Mantenha-se sempre bem equilibrado.
Depois da utilização, desligue o controlador e desli-
gue o fio de ligação das tesouras e do controlador.
Guarde as tesouras num local seco, alto e fechado -
fora do alcance de crianças.
Mecanismo de protecção de sobrecarga
Tanto as tesouras como o controlador estão equipa-
dos com um mecanismo de protecção de sobrecarga.
Se o motor estiver bloqueado durante mais do que
três segundos, este mecanismo actuará para parar
as tesouras. Também a lâmpada piloto no controlador
começa a piscar em vermelho e verde alternada-
mente. Para recomeçar o funcionamento, desligue o
controlador pressionando o lado inferior (O) do inter-
ruptor e volte a ligá-lo outra vez.
NOTA:
Não funcione com as tesouras de modo a que este
mecanismo funcione frequentemente. Pode estragar
o motor.
Lâmpada piloto no controlador (Fig. 4)
A lâmpada piloto começa a piscar ou mantém-se
verde quando o controlador está ligado (o lado supe-
rior (I) do interruptor está pressionado). Se a lâmpada
piloto indicar as condições seguintes, proceda como
se segue.
1. Se a lâmpada piloto piscar em vermelho e verde
alternadamente, o mecanismo de protecção de
sobrecarga actuou ou o fio de ligação não está
ligado firmemente. Desligue o controlador e exe-
cute o seguinte:
a) Se o motor estiver bloqueado durante mais do que
três segundos, desligue o controlador.
b) Se o fio de ligação não estiver ligado correcta-
mente, ligue o fio de ligação firmemente e em
seguida desligue o controlador.
2. Se a lâmpada piloto piscar em vermelho, o interior
do controlador está muito quente. Desligue o
controlador e espere um pouco até que arrefeça.
Em seguida ligue-o.
34
4604D/DW (Por) (’99. 6. 4)