Garmin Komplet za pumpu od 2 l Guia de instalação

Tipo
Guia de instalação
BOMBA HIDRÁULICA DE 1,2 E
2,0 LITROS
Instruções de instalação
Informações importantes sobre segurança
ATENÇÃO
Consulte o guia Informações importantes sobre segurança e
sobre o produto na caixa do produto para obter mais detalhes
sobre avisos e outras informações importantes.
Você é responsável pela operação prudente e segura da sua
embarcação. O piloto automático é uma ferramenta que
aprimora as capacidades de funcionamento do seu barco. Isso
não o isenta da responsabilidade de usar o seu barco de forma
segura. Evite perigos na navegação e nunca deixe o leme sem
supervisão.
Esteja sempre preparado para recuperar o controle manual de
sua embarcação.
CUIDADO
Sempre use óculos de segurança, protetores auriculares e uma
máscara contra pó ao perfurar, cortar ou lixar.
AVISO
Para evitar danos ao seu barco, o sistema de piloto automático
deve ser instalado por um profissional qualificado. É necessário
ter conhecimento específico dos componentes de direção
hidráulica, bem como de sistemas elétricos marítimos, para
efetuar uma instalação adequada.
Ao fazer perfurações ou cortes, sempre verifique o que está no
lado oposto da superfície.
Essa bomba destina-se ao uso somente com sistemas de piloto
automático da Garmin. Tentar utilizar essa bomba com qualquer
outro sistema pode danificar o sistema, a bomba ou a
embarcação.
A bomba hidráulica orienta seu barco interagindo com o sistema
hidráulico de direção com base nos comandos do sistema de
piloto automático. A bomba não está incluída na caixa do
pacote principal de piloto automático porque o tipo de bomba
utilizado com seu piloto automático é determinado pelo tamanho
e pelo tipo de sistema de direção no seu barco.
Registro do dispositivo
Ajude-nos a atendê-lo melhor completando ainda hoje nosso
registro online. Mantenha o recibo de venda original ou uma
cópia em um local seguro.
1
Acesse my.garmin.com.
2
Faça login em sua conta Garmin
®
.
Ferramentas necessárias
Óculos de segurança
Furadeira e brocas
Chaves
Chave de torque (se estiver instalando o kit desequilibrado)
Alicate para desencapar fios
Chaves de fenda: Phillips e chata
Prendedores de cabo
Spray inibidor de corrosão marítima
Mangueira hidráulica com conexões crimpadas a máquina ou
substituíveis em campo que tenham uma classificação
mínima de 1000 psi
Conectores em T hidráulicos
Vedador de roscas
Equipamento de drenagem hidráulica
Fluido hidráulico
Kit desequilibrado (se estiver instalando em um barco com
cilindro de direção desequilibrado, número de peça
010-11201-00)
Parafusos de montagem: o kit da bomba inclui parafusos de
montagem, mas, caso os parafusos incluídos não sejam
adequados à superfície de montagem, obtenha parafusos de
tipo correto
Considerações sobre montagem
Antes de iniciar a instalação da bomba, identifique o tipo de
sistema hidráulico de direção em seu barco e consulte os
diagramas hidráulicos. Cada barco é diferente e você deve
considerar o layout hidráulico existente antes de decidir onde
montar a bomba (Considerações hidráulicas, página 1).
A bomba deve estar localizada a uma distância de, no
máximo, 0,5 m (19 pol.) da ECU.
Os cabos que conectam a bomba à ECU não podem ser
estendidos.
Instale a bomba horizontalmente, se possível.
Caso não seja possível instalar a bomba horizontalmente,
instale-a verticalmente com os conectores do cabeçote da
bomba voltados para cima.
A bomba deve ser montada em um local no qual seja
possível estender as linhas de direção hidráulica do barco.
Montagem da bomba
Antes de montar a bomba, se o barco tiver um sistema de
direção com cilindro desequilibrado, reconfigure a bomba para
funcionar corretamente com o cilindro desequilibrado
(Calibração da válvula desequilibrada, página 3).
Antes de montar a bomba, selecione um local (Considerações
sobre montagem, página 1) e determine os elementos de
fixação corretos (Ferramentas necessárias, página 1).
1
Segure a bomba no local de montagem desejado e marque
os locais dos orifícios de montagem na superfície de
montagem usando a bomba como modelo.
2
Com auxílio de uma broca adequada para a superfície de
montagem e do hardware de montagem selecionado, faça os
quatro furos através da superfície de montagem.
3
Fixe a bomba na superfície de montagem usando o
hardware de montagem selecionado.
Considerações hidráulicas
AVISO
Não tente usar o piloto automático para dirigir a embarcação até
retirar todo o ar de todas as partes do sistema hidráulico.
Ao adicionar linha hidráulica ao sistema, use somente
mangueira com conexões crimpadas a máquina ou substituíveis
em campo que tenham uma classificação mínima de 1000 lbf/in²
(6.895 kPa).
Não use fita de encanador em nenhuma conexão hidráulica.
Use um vedador de rosca próprio para uso marítimo em todas
as roscas dos tubos do sistema hidráulico.
Antes de conectar a bomba às linhas hidráulicas, consulte o
diagrama do sistema hidráulico de seu barco para encontrar o
local correto para adicionar as conexões e a mangueira da
bomba.
A bomba possui dois conjuntos de conexões para conector e
mangueira, permitindo diferentes configurações de mangueira.
Use qualquer dos conjuntos de conexões ou uma combinação
dos dois. Se necessário, adicione a mangueira hidráulica.
Dezembro de 2017
190-02320-74_0A
Se o barco tiver um sistema de direção de cilindro
desequilibrado, instale o kit de válvulas opcional desequilibrado
(Instalação do kit de válvulas desequilibrado, página 2).
Instalação do kit de válvulas desequilibrado
Se o barco tiver um sistema de direção de cilindro
desequilibrado, instale o kit de válvulas opcional desequilibrado.
O kit de válvulas desequilibrado está disponível no seu
revendedor Garmin.
1
Remova os quatro parafusos que fixam o coletor
À
ao corpo
da bomba
Á
e remova o coletor do corpo da bomba.
2
Substitua os anéis O-ring no corpo da bomba pelos anéis O-
ring incluídos no kit desequilibrado
Â
.
3
Coloque a válvula desequilibrada
Ã
entre o corpo da bomba
e o coletor, com os anéis O-ring na válvula desequilibrada
Ä
voltados para o coletor.
4
Aplique aos parafusos mais longos um composto para
travamento de rosca incluído no kit desequilibrado
Å
e use
os parafusos para conectar o coletor e a válvula
desequilibrada ao corpo da bomba.
5
Aperte os parafusos com torque de 3,95 N-m (35 lbf-pol.).
Após conectar as linhas hidráulicas, calibre a válvula
desequilibrada (Calibração da válvula desequilibrada,
página 3).
Layouts hidráulicos
AVISO
Se o sistema de direção da sua embarcação não corresponder
aos layouts hidráulicos deste manual, e você não tiver certeza
de como instalar a bomba, entre em contato com o Suporte do
Produto Garmin.
Antes de iniciar a instalação da bomba, identifique o tipo de
sistema de direção hidráulica do barco. Cada barco é diferente
e você deve considerar certos aspectos do layout hidráulico
existente antes de decidir onde montar a bomba.
Layout com um timão sem assistência eletrônica
À
Válvula Shadow
Drive
Consulte as instruções de instalação fornecidas
no pacote principal de piloto automático ao
instalar a válvula Shadow Drive.
OBSERVAÇÃO: é possível instalar a válvula
Shadow Drive a estibordo ou a bombordo.
Á
Linha de
estibordo
Â
Linha de retorno
Ã
Linha de
bombordo
Ä
Bomba Instale a bomba horizontalmente, se possível.
Caso não seja possível instalar a bomba horizon-
talmente, instale-a verticalmente com os
conectores do cabeçote da bomba voltados para
cima.
Å
Timão
Æ
Cilindro de
direção
Se o barco tiver um sistema de direção de
cilindro desequilibrado, instale o kit de válvulas
opcional desequilibrado (Instalação do kit de
válvulas desequilibrado, página 2).
Layout com dois timões sem assistência eletrônica
À
Linha de retorno
Á
Linha de
estibordo
Â
Válvula Shadow
Drive
Consulte as instruções de instalação fornecidas
no pacote principal de piloto automático ao
instalar a válvula Shadow Drive.
OBSERVAÇÃO: é possível instalar a válvula
Shadow Drive a estibordo ou a bombordo.
Ã
Linha de
bombordo
Ä
Bomba Instale a bomba horizontalmente, se possível.
Caso não seja possível instalar a bomba hori-
zontalmente, instale-a verticalmente com os
conectores do cabeçote da bomba voltados para
cima.
Å
Timão inferior
Æ
Timão superior
Ç
Cilindro de
direção
Se o barco tiver um sistema de direção de
cilindro desequilibrado, instale o kit de válvulas
opcional desequilibrado (Instalação do kit de
válvulas desequilibrado, página 2).
Layout com um timão com assistência eletrônica
AVISO
A bomba deve ser instalada entre o cilindro e o módulo de
assistência eletrônica para funcionar corretamente.
A válvula Shadow Drive deve ser instalada entre o timão e o
módulo de assistência eletrônica para funcionar corretamente.
2
OBSERVAÇÃO: pode ser necessário remover o módulo de
assistência eletrônica para obter acesso às conexões, às
mangueiras e à conexão em T de drenagem.
À
Linha de estibordo
Á
Módulo de
assistência
eletrônica
Â
Linha de retorno
Ã
Linha de
bombordo
Ä
Válvula Shadow
Drive
Consulte as instruções de instalação incluídas
no pacote principal de piloto automático ao
instalar a válvula Shadow Drive.
OBSERVAÇÃO: é possível instalar a válvula
Shadow Drive a estibordo ou a bombordo.
Å
Bomba Instale a bomba horizontalmente, se possível.
Caso não seja possível instalar a bomba hori-
zontalmente, instale-a verticalmente com os
conectores do cabeçote da bomba voltados
para cima.
Æ
Timão
Ç
Cilindro de
direção
Se o barco tiver um sistema de direção de
cilindro desequilibrado, instale o kit de válvulas
opcional desequilibrado (Instalação do kit de
válvulas desequilibrado, página 2).
Conexão das linhas hidráulicas à bomba
Para obter assistência, consulte os diagramas de layout
(Layouts hidráulicos, página 2).
1
Desconecte as linhas necessárias do sistema hidráulico.
2
Adicione um conector em T às linhas de estibordo e
bombordo do sistema entre o timão e o cilindro de direção.
OBSERVAÇÃO: se o barco tiver um módulo de assistência
eletrônica, você deve adicionar os conectores em T entre o
módulo de assistência eletrônica e o cilindro de direção.
3
Execute uma ação:
Se o barco não possuir uma linha de retorno conectada
ao timão, adicione mangueira hidráulica suficiente para
conectar a conexão de retorno do timão à conexão da
bomba central.
Se o barco possuir uma linha de retorno conectada ao
timão, adicione um conector em T à linha de retorno. Se
uma linha de retorno estiver conectada a um módulo de
assistência eletrônica, adicione um conector em T à linha
de retorno entre o módulo de assistência eletrônica e o
timão.
4
Adicione mangueira hidráulica à conexão não utilizada em
cada conector em T, com mangueira suficiente para conectar
o conector em T às conexões da bomba.
5
Ligue os conectores em T da linha de bombordo e estibordo
às conexões adequadas da bomba, conforme mostrado no
diagrama de layout de sua configuração hidráulica.
6
Instale a válvula Shadow Drive na linha hidráulica de
bombordo ou estibordo entre o timão e o conector em T que
se conecta à bomba.
Consulte as instruções de instalação fornecidas no pacote
principal de piloto automático ao instalar a válvula Shadow
Drive.
Considerações sobre conexão
Consulte as instruções de instalação fornecidas no pacote
principal de piloto automático ao instalar a ECU.
Monte a bomba e a conecte ao sistema hidráulico antes de
conectá-la à ECU.
Os dois cabos da bomba se conectam às portas na ECU
marcadas com DRIVE e FEEDBACK.
alguns modelos de ECU e de bombas Garmin usam conectores
de travamento de um quarto de volta em cabos e portas; outros,
conectores roscados. Caso os conectores no cabo da bomba
que você adquiriu não correspondam a seu modelo de ECU,
remova o anel do cabo e o substitua pelo anel de encaixe
incluído ou disponível no revendedor Garmin.
Conclusão da instalação
1
Siga as instruções incluídas no pacote principal de piloto
automático para instalar o restante dos componentes do
piloto automático.
2
Siga as instruções incluídas no pacote principal de piloto
automático para drenar o ar do sistema hidráulico.
3
Aplique um spray inibidor de corrosão marinha ao corpo da
bomba e ao coletor para garantir resistência à corrosão.
A Garmin recomenda aplicar novamente o inibidor de
corrosão marinha uma vez por ano para estender a vida útil
da bomba.
Configuração e serviço
Calibração da válvula desequilibrada
Antes de calibrar a válvula desequilibrada, conecte todas as
linhas hidráulicas à bomba.
Caso tenha instalado o kit de válvulas opcional desequilibrado
em um barco que possui um sistema de direção de cilindro
desequilibrado, calibre a válvula.
1
Localize os parafusos de calibração de latão
À
em ambos os
lados do corpo da válvula desequilibrada.
2
Aperte ambos os parafusos de calibração até que parem de
girar.
3
Meça a distância de projeção de cada parafuso para fora do
corpo da válvula.
4
Caso o comprimento da cabeça de cada parafuso projetado
do corpo da válvula não seja o mesmo, afrouxe o parafuso
mais curto até o comprimento de ambos os parafusos ser o
mesmo.
5
Desaperte cada parafuso em duas voltas e meia.
3
Engate e desengate das válvulas de bloqueio
AVISO
Ao desengatar a válvula de bloqueio, não force os parafusos de
latão para além do ponto de parada. Forçar os parafusos para
além do ponto de parada pode danificar permanentemente o
coletor.
Essa bomba possui três válvulas de bloqueio isolando a bomba
do sistema hidráulico para a solução de problemas e reparo do
sistema.
Quando as válvulas de bloqueio estão engatadas, o barco vira
normalmente e o piloto automático não pode controlar o sistema
de direção. Quando as válvulas de bloqueio estão engatadas, é
possível remover a bomba do coletor para reparo sem
desconectar as linhas hidráulicas.
1
Para engatar as válvulas de bloqueio, aperte totalmente os
parafusos da válvula
À
.
2
Para desengatar as válvulas de bloqueio, desaperte
totalmente os parafusos de válvula.
Remoção da bomba do coletor
CUIDADO
Não deixe que sujeira ou detritos entrem em contato com a
bomba ou com o coletor enquanto as peças estiverem
desconectadas. Sujeira ou detritos no interior da bomba ou do
coletor podem causar problemas com a navegação, incluindo
perda de direção.
Antes de remover a bomba do sistema hidráulico, engate as
válvulas de bloqueio (Engate e desengate das válvulas de
bloqueio, página 4).
1
Remova os parafusos de soquete
À
que conectam o coletor
à bomba.
2
Desconecte os cabos da bomba da ECU.
3
Remova a bomba do local de montagem.
Reconexão da bomba ao coletor
1
Instale a bomba no local de montagem original.
2
Conecte os cabos da bomba à ECU.
3
Conecte o coletor à bomba usando os quatro parafusos de
soquete.
4
Desengate as válvulas de bloqueio (Engate e desengate das
válvulas de bloqueio, página 4).
Especificações
Dimensões (C × L × A) 31,75 × 11,43 × 10,16 cm (12,5 × 4,5 × 4 pol.)
Peso 3,2 kg (7,05 lbs)
Intervalo de
temperatura
De -10 °C a 60 °C (de 14 °F a 140 °F)
Material Coletor: liga de alumínio
Corpo da bomba: liga de zinco
Pistão/rotor: aço endurecido
Motor: ímã, cobre, aço-carbono
Pés: borracha
© 2017 Garmin Ltd. ou suas subsidiárias
Garmin
®
e o logotipo da Garmin são marcas comerciais da Garmin Ltd. ou suas
subsidiárias, registradas nos Estados Unidos da América e em outros países.
Teflon
®
é uma marca comercial da DuPont
. Uflex
®
e MasterDrive
são marcas
comerciais do UltraFlex Group.
support.garmin.com
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