KTM 350 XCF-W 2012 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
MANUAL DE INSTRUÇÕES 2012
350 EXCF EU
350 EXCF AUS
350 EXCF SIX DAYS EU
350 XCFW USA
Art. n.º 3211721pt
CARO CLIENTE DA KTM 1
CARO CLIENTEDA KTM
Gostaríamos de o felicitar pela sua decisão de compra de uma moto KTM. É agora o proprietário de uma moto desportiva moderna que
de certeza lhe irá proporcionar muita alegria se a tratar e mantiver de forma adequada.
Esperamos que passe muitos bons momentos a conduzir a sua moto!
Por favor introduza os números de série do seu veículo.
Número de chassis ( V. 10) Carimbo do revendedor
Número do motor ( V. 10)
Número da chave (todos os modelos EXCF) ( V. 10)
O manual de instruções correspondia, no momento da impressão, à última actualização desta série. Não são, contudo, de excluir
pequenas diferenças decorrentes do desenvolvimento do fabrico das motos.
Todas as indicações aqui contidas não são vinculativas. A KTM-Sportmotorcycle AG reserva-se o direito de efectuar alterações ou de
abolir indicações técnicas, preços, cores, formas, materiais, serviços e assistências, construções, modelos e semelhantes sem aviso
prévio e sem ter que dar qualquer justificação. Reserva-se também o direito de adaptar todas as situações acima às condições locais
e ainda de cessar o fabrico de um determinado modelo sem aviso prévio. A KTM não assume qualquer responsabilidade pelas possibi-
lidades de entrega, diferenças em relação às ilustrações e descrições bem como defeitos de impressão e erros. Os modelos ilustrados
contêm por vezes algum equipamento especial que não pertence ao equipamento de série no âmbito da entrega.
© 2011 KTM-Sportmotorcycle AG, Mattighofen Áustria
Todos os direitos reservados
A reprodução, mesmo que parcial, assim como duplicações de qualquer género apenas podem ser efectuadas com autorização por
escrito do autor.
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Em conformidade com a norma de gestão de qualidade internacional ISO 9001, a KTM utiliza processos de certificação
de qualidade que levam à maior qualidade de produto possível.
Elaborado por: TÜV Management Service
KTM-Sportmotorcycle AG
5230 Mattighofen, Áustria
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 2
ÍNDICE DECONTEÚD OS
MEIOS DE APRESENTAÇÃO................................................. 5
INDICAÇÕES IMPORTANTES ............................................... 6
VISTA DO VEÍCULO ............................................................. 8
Vista do veículo à frente do lado esquerdo (apresentação
simbólica)....................................................................... 8
Vista do veículo atrás do lado direito (apresentação
simbólica)....................................................................... 9
NÚMEROS DE SÉRIE ........................................................ 10
Número de chassis ........................................................ 10
Placa de tipo................................................................. 10
Número da chave (todos os modelos EXCF)..................... 10
Número do motor .......................................................... 10
Número de artigo da forqueta ......................................... 10
Número de artigo do amortecedor ................................... 11
COMANDOS...................................................................... 12
Alavanca da embraiagem................................................ 12
Alavanca do travão de mão ............................................. 12
Punho do acelerador ...................................................... 12
Botão de curto-circuito (XCFW)...................................... 12
Botão de curto-circuito (todos os modelos EXCF) ............. 12
Botão da buzina (todos os modelos EXCF)....................... 13
Interruptor da luz (todos os modelos EXCF)..................... 13
Interruptor dos piscas (todos os modelos EXCF)............... 13
Interruptor de paragem de emergência (EXCF AUS) ......... 13
Botão do arranque eléctrico (EXCF AUS)......................... 13
Botão do arranque eléctrico (XCFW, EXCF EU, EXC-F
SIX DAYS) .................................................................... 14
Interruptor da luz (XCFW).............................................. 14
Vista geral das luzes indicadoras (XCFW) ........................ 14
Vista geral das luzes indicadoras (todos os modelos
EXCF).......................................................................... 14
Taquímetro ................................................................... 14
Activação do taquímetro e teste ...................................... 15
Interruptor tripmaster .................................................... 15
Regular os quilómetros ou as milhas................................ 15
Regular as horas............................................................ 16
Regular as funções do taquímetro ................................... 16
Consultar tempo das voltas............................................. 17
Modo de indicação SPEED (velocidade)........................... 17
Modo de indicação SPEED/H (horas de funcionamento) .... 17
Modo de indicação SPEED/CLK (relógio).......................... 18
Modo de indicação SPEED/LAP (tempo da volta) .............. 18
Modo de indicação SPEED/ODO (odómetro) ..................... 18
Modo de indicação SPEED/TR1 (Tripmaster 1)................. 18
Modo de indicação SPEED/TR2 (Tripmaster 2)................. 19
Modo de indicação SPEED/A1 (velocidade média 1) ......... 19
Modo de indicação SPEED/A2 (velocidade média 2) ......... 19
Modo de indicação SPEED/S1 (cronómetro 1) .................. 20
Modo de indicação SPEED/S2 (cronómetro 2) .................. 20
Abrir o tampão do depósito............................................. 21
Fechar o tampão do depósito .......................................... 22
Parafuso de regulação da velocidade do ralenti................. 22
Pedal das mudanças...................................................... 22
Pedal do kick ................................................................ 22
Pedal do travão ............................................................. 23
Suporte lateral .............................................................. 23
Tranca da direcção (todos os modelos EXCF)................... 23
Bloquear a direcção (todos os modelos EXCF) ................. 23
Desbloquear a direcção (todos os modelos EXCF)............. 24
COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO ................................... 25
Indicações para a primeira colocação em
funcionamento.............................................................. 25
Fazer a rodagem do motor .............................................. 26
Preparar o veículo para condições de utilização difíceis..... 26
Preparações para conduzir em areia seca ......................... 27
Preparações para conduzir em areia molhada ................... 27
Preparações para conduzir em percurso molhado e
enlameado.................................................................... 28
Preparações para conduzir com temperaturas altas e
marcha lenta................................................................. 28
Preparações para conduzir com temperaturas baixas ou
neve............................................................................. 29
INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO............................................ 30
Trabalhos de controlo e de cuidado antes de cada
colocação em funcionamento.......................................... 30
Arranque ...................................................................... 30
Arrancar ....................................................................... 31
Ligar, andar .................................................................. 31
Travar........................................................................... 31
Parar, estacionar ........................................................... 32
Abastecer de combustível............................................... 32
PLANO DE SERVIÇO.......................................................... 34
Plano de serviço ............................................................ 34
Trabalhos de serviço (com contrato adicional) .................. 35
AFINAR O CHASSIS .......................................................... 36
Controlar a regulação original do chassis em relação ao
peso do condutor........................................................... 36
Amortecimento da fase de compressão do amortecedor ..... 36
Regular o amortecimento em compressão Low Speed do
amortecedor.................................................................. 36
Regular o amortecimento em compressão High Speed do
amortecedor.................................................................. 37
Regular o amortecimento em extensão do amortecedor...... 37
Determinar a medida da roda traseira sem carga............... 38
Controlar o SAG estático do amortecedor ......................... 38
Controlar o SAG do amortecedor ..................................... 38
Regular a pré-tensão do amortecedor x.......................... 39
Regular o SAG x.......................................................... 39
Controlar a regulação original da forqueta ........................ 40
Regular o amortecimento em compressão da forqueta ....... 40
Regular o amortecimento em extensão da forqueta ........... 40
Regular a pré-tensão da mola da forqueta ........................ 41
Posição do guiador ........................................................ 41
Regular a posição do guiador x ..................................... 41
TRABALHOS DE SERVIÇO NO CHASSIS ............................. 43
Elevar a moto com o suporte de elevação ......................... 43
Retirar a moto do suporte de elevação ............................. 43
Purgar as pernas da forqueta .......................................... 43
Limpar os foles contra o das pernas da forqueta........... 43
Soltar a protecção da forquilha ....................................... 44
Posicionar a protecção da forquilha................................. 44
Desmontar as pernas da forqueta .................................... 44
Montar as pernas da forqueta x..................................... 45
Desmontar a protecção da forquilha x............................ 46
Montar a protecção da forquilha x................................. 46
Desmontar a coroa da forqueta inferior x (XCFW,
EXCF EU, EXCF AUS) .................................................. 46
Desmontar a coroa da forqueta inferior x (EXC-F SIX
DAYS) .......................................................................... 47
Montar a coroa inferior da forqueta x (XCFW,
EXCF EU, EXCF AUS) .................................................. 47
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 3
Montar a coroa inferior da forqueta x (EXC-F SIX
DAYS) .......................................................................... 49
Controlar a folga do rolamento da cabeça de direcção ....... 50
Regular a folga do rolamento da cabeça de direcção x
(XCFW, EXCF EU, EXCF AUS) ..................................... 51
Regular a folga do rolamento da cabeça de direcção x
(EXC-F SIX DAYS) ......................................................... 51
Lubrificar o rolamento da cabeça de direcção x.............. 52
Desmontar o amortecedor x.......................................... 52
Montar o amortecedor x ............................................... 52
Desmontar o guarda-lamas dianteiro................................ 52
Montar o guarda-lamas dianteiro ..................................... 53
Retirar o banco ............................................................. 53
Montar o banco ............................................................. 53
Desmontar a tampa da caixa do filtro de ar ...................... 53
Montar a tampa da caixa do filtro de ar............................ 53
Desmontar o filtro de ar x............................................. 54
Montar o filtro de ar x.................................................. 54
Limpar o filtro de ar e a caixa do filtro de ar x................ 54
Desmontar o silenciador................................................. 55
Montar o silenciador ...................................................... 55
Substituir o enchimento de fios de fibra de vidro do
silenciador x............................................................... 55
Desmontar o depósito de combustível x......................... 56
Montar o depósito de combustível x .............................. 58
Controlar a sujidade na corrente...................................... 59
Limpar a corrente .......................................................... 59
Controlar a tensão da corrente ........................................ 59
Regular a tensão da corrente .......................................... 60
Controlar a corrente, coroa dentada, pinhão do motor e
guia da corrente ............................................................ 61
Regular a guia da corrente x......................................... 62
Controlar o chassis x.................................................... 63
Controlar o braço oscilante x ........................................ 63
Controlar a disposição do cabo bowden do acelerador ....... 63
Controlar o punho.......................................................... 64
Fixar adicionalmente o punho ......................................... 64
Regular a posição inicial da alavanca da embraiagem ....... 64
Controlar o nível do líquido da embraiagem hidráulica....... 64
Substituir o líquido da embraiagem hidráulica x............. 65
Desmontar a protecção do motor (EXCF AUS, EXC-F SIX
DAYS) .......................................................................... 65
Montar a protecção do motor (EXCF AUS, EXC-F SIX
DAYS) .......................................................................... 66
TRAVÕES ......................................................................... 67
Controlar o curso livre da alavanca do travão de mão......... 67
Regular a posição inicial da alavanca do travão de mão
(XCFW)........................................................................ 67
Regular o curso livre da alavanca do travão de mão
(todos os modelos EXCF)............................................... 67
Controlar os discos dos travões ....................................... 68
Controlar o nível do líquido dos travões da roda
dianteira....................................................................... 68
Atestar de líquido dos travões da roda dianteira x........... 68
Controlar as pastilhas dos travões da roda dianteira .......... 69
Substituir as pastilhas dos travões da roda dianteira x .... 70
Controlar o curso livre do pedal do travão......................... 71
Regular a posição inicial do pedal do travão x................ 71
Controlar o nível do líquido dos travões da roda traseira..... 72
Atestar de líquido dos travões no travão da roda
traseira x.................................................................... 72
Controlar as pastilhas dos travões da roda traseira ............ 73
Substituir as pastilhas dos travões da roda traseira x....... 74
RODAS, PNEUS ................................................................ 76
Desmontar a roda dianteira x........................................ 76
Montar a roda dianteira x............................................. 76
Desmontar a roda traseira x.......................................... 77
Montar a roda traseira x ............................................... 77
Controlar o estado dos pneus .......................................... 78
Controlar a pressão dos pneus......................................... 79
Controlar a tensão dos raios............................................ 79
SISTEMA ELÉCTRICO........................................................ 81
Desmontar a bateria x.................................................. 81
Montar a bateria x....................................................... 81
Carregar a bateria x ..................................................... 81
Substituir o fusível principal........................................... 82
Substituir os fusíveis dos consumidores de corrente
individuais.................................................................... 83
Substituir o fusível do ventilador do radiador (EXC-F SIX
DAYS) .......................................................................... 84
Desmontar a placa do farol com o farol............................ 85
Montar a placa do farol com o farol ................................. 85
Substituir a luz do farol.................................................. 85
Controlar a regulação do farol ......................................... 86
Regular o alcance da luz do farol .................................... 86
Substituir a bateria do taquímetro................................... 86
SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO............................................ 88
Sistema de refrigeração.................................................. 88
Controlar o nível de anticongelante e de líquido de
refrigeração................................................................... 88
Controlar o nível do líquido de refrigeração....................... 89
Esvaziar o líquido de refrigeração x ............................... 89
Encher o líquido de refrigeração x................................. 90
AFINAR O MOTOR............................................................. 91
Controlar a folga do cabo bowden do acelerador................ 91
Regular a folga do cabo bowden do acelerador x............. 91
Regular o ralenti x....................................................... 91
Controlar a posição inicial do pedal das mudanças ........... 92
Regular a posição inicial do pedal das mudanças x......... 92
TRABALHOS DE SERVIÇO NO MOTOR................................ 93
Controlar o nível do óleo do motor ................................... 93
Substituir o óleo do motor e o filtro do óleo, limpar o
filtro de rede x ............................................................ 93
Atestar de óleo de motor ................................................ 95
LIMPEZA, MANUTENÇÃO .................................................. 96
Limpar a moto............................................................... 96
Trabalhos de controlo e de cuidado para o
funcionamento de Inverno .............................................. 97
ARMAZENAMENTO ........................................................... 98
Armazenamento ............................................................ 98
Colocação em funcionamento após o armazenamento ....... 98
DETECÇÃO DE AVARIAS .................................................... 99
CÓDIGO DE PISCAS ........................................................ 101
DADOS TÉCNICOS - MOTOR ............................................ 102
Quantidade de enchimento - óleo de motor .................... 102
Quantidade de enchimento - líquido de refrigeração........ 103
DADOS TÉCNICOS - BINÁRIOS DE APERTO DO MOTOR .... 104
DADOS TÉCNICOS - CHASSIS.......................................... 106
Equipamento de iluminação ......................................... 106
Pneus......................................................................... 107
Quantidade de enchimento - combustível....................... 107
DADOS TÉCNICOS - FORQUETA....................................... 108
DADOS TÉCNICOS - AMORTECEDOR................................ 109
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 4
DADOS TÉCNICOS - BINÁRIOS DE APERTO DO
CHASSIS ........................................................................ 110
COMBUSTÍVEIS .............................................................. 112
MEIOS AUXILIARES ........................................................ 114
NORMAS ........................................................................ 116
ÍNDICE REMISSIVO......................................................... 117
MEIOS DE APRESENTAÇÃO 5
Símbolos utilizados
Em seguida é explicada a utilização de determinados símbolos.
Identifica uma reacção esperada (por exemplo, um passo de trabalho ou uma função).
Identifica uma reacção inesperada (por exemplo, um passo de trabalho ou uma função).
Todos os trabalhos que se encontram identificados com este símbolo implicam conhecimentos especializados e
compreensão técnica. No interesse da sua segurança pessoal mande estes trabalhos serem efectuados por uma
oficina autorizada da KTM! Nesta oficina a sua moto será submetida a uma manutenção ideal efectuada por pes-
soal qualificado e com a ferramenta especial necessária.
Indica uma referência de página (Mais informações encontram-se na página indicada).
Formatações utilizadas
Em seguida são explicadas as formatações de letra utilizadas.
Nome próprio Identifica um nome próprio.
Nome
®
Identifica um nome protegido.
Marca™ Indica uma marca na circulação de mercadorias.
INDICAÇÕES IMPORTANTES 6
Definição da aplicação (todos os modelos EXCF)
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da con-
corrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes associações
internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto está apenas autorizada para andar em estradas públicas na versão homologada (com capacidade nominal reduzida).
Na versão sem capacidade nominal reduzida, a moto pode andar apenas em percursos vedados fora das estradas públicas.
A moto foi concebida para provas de resistência em todo-o-terreno (Enduro) e não para as aplicações de Motocross mais
comuns.
Definição da aplicação (XCFW)
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da con-
corrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes associações
internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto pode andar apenas em percursos vedados fora das estradas públicas.
A moto foi concebida para provas de resistência em todo-o-terreno (Enduro) e não para as aplicações de motocross mais
comuns.
Serviço
Uma condição prévia para um funcionamento sem problemas e para se evitar um desgaste precoce é o cumprimento dos trabalhos de
serviço, cuidado e afinação referidos nas instruções de funcionamento para o motor e o chassis. Uma afinação deficiente do chassis
pode provocar danos e quebras nos componentes do chassis.
A utilização das motos em condições de utilização difíceis como, p. ex., areia, terrenos enlameados e muito húmidos pode provocar
um desgaste acima da média de componentes da transmissão ou dos travões. Consequentemente poderá ser necessário um serviço ou
substituição das peças de desgaste antes destas atingirem os limites de desgaste de acordo com o plano de serviço.
Tenha obrigatoriamente em atenção os tempos de rodagem e os intervalos de serviço prescritos. O seu cumprimento contribui signifi-
cativamente para o aumento da vida útil da sua moto.
Garantia
Os trabalhos indicados no plano de serviço devem ser efectuados exclusivamente por uma oficina autorizada da KTM e marcados no
caderno de serviço e também em KTM dealer.net pois, caso contrário, perde-se o direito de garantia. Em caso de danos e danos conse-
quenciais, que tenham resultado de manipulações e/ou alterações do veículo perde-se o direito à garantia.
Equipamentos
Devem utilizar-se os combustíveis, lubrificantes e líquidos indicados no manual de instruções e de acordo com as especificações.
Peças sobresselentes, acessórios
Para sua própria segurança, utilize apenas peças sobresselentes e acessórios autorizados e/ou recomendados pela KTM e mande-os
montar numa oficina autorizada da KTM. A KTM não assume qualquer responsabilidade pela utilização de outros produtos e danos
que daí possam advir.
Algumas peças sobresselentes e acessórios estão indicados entre parêntesis das respectivas descrições. O seu concessionário KTM
terá todo o prazer em o aconselhar.
Os KTM PowerParts actuais do seu veículo encontram-se no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
Regras de trabalho
Para alguns trabalhos são necessárias algumas ferramentas especiais. Estas não são componentes do veículo, mas podem ser enco-
mendadas sob o número indicado entre parêntesis. Exp.: Dispositivo de montagem da válvula (59029019000)
Ao montar não se devem substituir as peças reutilizáveis (por exemplo, parafusos e porcas de auto bloqueio, vedações, anéis vedantes,
o-rings, pinos, chapas de segurança) por novas peças.
Se, nas ligações aparafusadas se utilizar um produto para protecção dos parafusos (p. ex. Loctite
®
) devem cumprir-se as indicações
específicas do fabricante para respectiva utilização.
As peças que devem ser reutilizadas após a desmontagem devem ser limpas e controladas quanto a danos e desgaste. Substituir as
peças danificadas ou gastas.
Depois de terminada a reparação ou a manutenção, deve garantir-se que o veículo se encontra em estado de segurança de funciona-
mento.
INDICAÇÕES IMPORTANTES 7
Transporte
Nota
Perigo de danosO veículo estacionado pode rolar ou tombar.
Colocar o veículo sempre num piso fixo e plano.
Nota
Perigo de incêndioAlgumas peças do veículo ficam muito quentes quando em funcionamento.
Não colocar o veículo em locais com materiais facilmente inflamáveis e/ou explosivos. Não colocar objectos sobre o veículo
quando este está à temperatura de funcionamento. Deixar o veículo arrefecer primeiro.
Parar o motor.
Proteger a moto com fitas tensoras ou outros dispositivos de fixação adequados, para que não caia nem rode.
Ambiente
Andar de moto é um desporto fantástico e esperamos naturalmente que possa usufruir ao máximo do mesmo. Contudo é um desporto
que acarreta potenciais problemas para o ambiente bem como conflitos com outras pessoas. Um manuseamento responsável da moto
faz com que estes problemas não ocorram. Para garantir o futuro dos desportos motorizados, certifique-se de que utiliza a moto dentro
dos trâmites legais, de que tem consciência ambiental e de que respeita os direitos dos outros.
Indicações/avisos
Cumpra obrigatoriamente as indicações/avisos indicados.
Info
No veículo encontram-se diversos autocolantes com indicações/avisos. Não retire nenhum autocolante de indicação/aviso. Se
estes forem retirados, as pessoas não reconhecem os perigos e podem, por isso, sofrer ferimentos.
Graus dos perigos
Perigo
Indicação de um perigo que irá provocar directamente e com certeza morte ou graves lesões permanentes caso não se cum-
pram os procedimentos correspondentes.
Aviso
Indicação de um perigo que irá provocar provavelmente morte ou graves lesões caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Atenção
Indicação de um perigo que irá provocar possivelmente ferimentos ligeiros caso não se cumpram os procedimentos correspon-
dentes.
Nota
Indicação de um perigo que irá provocar danos na máquina ou materiais significativos caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Aviso
Indicação de um perigo que irá provocar possivelmente danos para o ambiente caso não se cumpram os procedimentos corres-
pondentes.
Manual de instruções
Leia muito bem todo este manual de instruções antes de conduzir o veículo pela primeira vez. Contém muitas informações e
sugestões que lhe irão facilitar a utilização e o manuseamento da sua moto. desta forma é que ficará a saber como tirar o
melhor partido da moto e se proteger de ferimentos. Além disso, este manual de instruções contém informações importantes sobre
a manutenção da moto.
O manual de instruções faz parte integrante da moto e, caso a moto seja posteriormente vendida, deve ser entregue ao novo pro-
prietário.
VISTA DO VEÍCULO 8
3.1Vista do veículo à frente do lado esquerdo (apresentação simbólica)
101287-10
1 Tampão do depósito
2 Tampa da caixa do filtro de ar
3 Regulação do nível de compressão da forqueta
4 Pedal das mudanças ( V. 22)
5 Número do motor ( V. 10)
6 Suporte lateral ( V. 23)
7 Guia da corrente
VISTA DO VEÍCULO 9
3.2Vista do veículo atrás do lado direito (apresentação simbólica)
101288-10
1 Botão de curto-circuito ( V. 12)
1 Botão da buzina ( V. 13)
1 Interruptor da luz ( V. 13)
1 Interruptor dos piscas ( V. 13)
2 Interruptor de paragem de emergência ( V. 13)
2 Botão do arranque eléctrico ( V. 14)
3 Punho do acelerador ( V. 12)
4 Regulação do nível de extensão da forqueta e da pré-tensão da mola
5 Regulação do nível de extensão do amortecedor
6 Vidro de inspecção do líquido dos travões atrás
7 Amortecedor, ajuste em compressão
8 Vidro de inspecção do óleo de motor
9 Pedal do travão ( V. 23)
10 Pedal do kick ( V. 22)
NÚMEROS DE SÉRIE 10
4.1Número de chassis
101289-10
O número de chassis está gravado na cabeça da direcção do lado direito.
4.2Placa de tipo
101290-10
A placa de tipo está colocada na dianteira da cabeça de direcção.
4.3Número da chave (todos os modelos EXCF)
500125-10
O número da chave está gravado no conector de chave.
4.4Número do motor
101291-10
O número do motor encontra-se do lado esquerdo do motor por baixo do pinhão do
motor.
4.5Número de artigo da forqueta
B00265-01
O número de artigo da forqueta está gravado no lado de dentro do punho da for-
queta.
NÚMEROS DE SÉRIE 11
4.6Número de artigo do amortecedor
101292-10
O número de artigo do amortecedor encontra-se gravado na parte de cima do amor-
tecedor sobre o anel de regulação no lado do motor.
COMANDOS 12
5.1Alavanca da embraiagem
101293-10
A alavanca da embraiagem está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
5.2Alavanca do travão de mão
101294-10
A alavanca do travão de mão encontra-se do lado direito do guiador.
Com a alavanca do travão de mão acciona-se o travão da roda dianteira.
5.3Punho do acelerador
101295-10
O punho do acelerador está colocada no guiador do lado direito.
5.4Botão de curto-circuito (XCFW)
101296-10
O botão de curto-circuito está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
5.5Botão de curto-circuito (todos os modelos EXCF)
101297-10
O botão de curto-circuito está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
COMANDOS 13
5.6Botão da buzina (todos os modelos EXCF)
101297-11
O botão da buzina está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão da buzina na posição inicial
Botão da buzina premido Nesta posição a buzina é accionada.
5.7Interruptor da luz (todos os modelos EXCF)
101298-10
O interruptor da luz está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Luz desligada Interruptor da luz oscilado para a direita. Nesta posição
a luz fica apagada.
Luzes de mínimos ligadas O interruptor da luz está na posição cen-
tral. Nesta posição a luz de mínimos e a luz traseira ficam acesas.
Luzes de máximos ligadas Interruptor da luz oscilado para a
esquerda. Nesta posição a luz de máximos e a luz traseira estão
ligadas.
5.8Interruptor dos piscas (todos os modelos EXCF)
101299-10
O interruptor dos piscas está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Piscas desligados O interruptor dos piscas está na posição central.
Pisca do lado esquerdo ligado Interruptor dos piscas oscilado para a
esquerda.
Pisca do lado direito ligado Interruptor dos piscas oscilado para a
direita.
5.9Interruptor de paragem de emergência (EXCF AUS)
101300-10
O interruptor de paragem de emergência está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Ignição desligada Nesta posição o circuito da corrente de ignição está
interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
Ignição ligada Nesta posição o circuito da corrente de ignição está
fechado e o motor pode arrancar.
5.10Botão do arranque eléctrico (EXCF AUS)
101300-11
O botão de arranque eléctrico está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
COMANDOS 14
5.11Botão do arranque eléctrico (XCFW, EXCF EU, EXC-F SIX DAYS)
101301-10
O botão de arranque eléctrico está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
5.12Interruptor da luz (XCFW)
101303-10
O interruptor da luz encontra-se do lado direito junto do taquímetro.
Estados possíveis
Luz desligada O interruptor da luz está premido para dentro até ao batente.
Nesta posição a luz fica apagada.
Luz acesa O interruptor da luz está puxado até ao batente. Nesta posição a luz
de mínimos e a luz traseira ficam acesas.
5.13Vista geral das luzes indicadoras (XCFW)
101302-01
Estados possíveis
Luz de aviso FI (MIL) acende/pisca a cor-de-laranja O OBD reconheceu
um erro crítico relativamente a emissões ou segurança.
A luz de aviso do nível de combustível pisca a cor-de-laranja O nível
de combustível atingiu a marca de reserva.
5.14Vista geral das luzes indicadoras (todos os modelos EXCF)
101304-01
Estados possíveis
Luz do controlo das luzes de máximos acende-se a azul Os máximos
estão ligados.
Luz de aviso FI (MIL) acende/pisca a cor-de-laranja O reconheceu um
erro crítico relativamente a emissões ou segurança.
A luz de aviso do nível de combustível pisca a cor-de-laranja O nível
de combustível atingiu a marca de reserva.
A luz indicadora dos piscas pisca a verde O pisca está ligado.
5.15Taquímetro
400312-01
Com a tecla comuta-se o módulo de indicação ou pode comutar-se para um dos
menus de configuração.
Com a tecla são comandadas diversas funções.
Com a tecla são comandadas diversas funções.
Info
No estado de entrega apenas está activado o modo de indicação SPEED/H e
SPEED/ODO.
COMANDOS 15
5.16Activação do taquímetro e teste
400313-01
Activar o taquímetro
O taquímetro é activado, se accionar uma das teclas ou se receber um impulso do sen-
sor de rotação das rodas.
Teste do visor
Para fazer o teste de função do visor acendem-se brevemente todos os segmentos indi-
cadores.
400314-01
WS (wheel size)
A seguir ao teste de função do visor ilumina-se brevemente o perímetro da roda WS
(wheel size).
Info
O número 2205 mm corresponde ao perímetro da roda dianteira de 21" com
pneus de série.
Em seguida, a indicação comuta para o ultimo modo seleccionado.
5.17Interruptor tripmaster
(Opção: Interruptor tripmaster)
Com o interruptor tripmaster, pode comandar as funções do taquímetro a partir do guiador.
Info
O interruptor tripmaster está disponível como opção.
5.18Regular os quilómetros ou as milhas
Info
Se se comutar a unidade, permanece o valor ODO e é calculado de forma correspondente.
Os valores TR1, TR2, A1, A2 e S1 são apagados quando se comuta.
Condição
A moto está parada.
400329-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação H apareça no
canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
O menu de configuração é exibido e as funções activadas aparecem ilumina-
das.
Premir a tecla o número de vezes necessárias, até a indicação Km/h/Mph piscar.
Km/h regular
Premir a tecla .
Mph regular
Premir a tecla .
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não se accionar nenhuma tecla ou se não se rece-
ber um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são automa-
ticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
COMANDOS 16
5.19Regular as horas
Condição
A moto está parada.
400330-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação CLK apareça
no canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
A indicação das horas pisca.
Regular a indicação das horas com a tecla ou tecla .
Premir a tecla brevemente.
O segmento seguinte da indicação pisca e pode ser regulado.
Premindo a tecla e a tecla podem regular-se os seguintes segmentos tal como
na indicação das horas.
Info
Os segundos podem ser repostos para zeros.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não se accionar nenhuma tecla ou se não se rece-
ber um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são automa-
ticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
5.20Regular as funções do taquímetro
Info
No estado de fornecimento, apenas o modo de indicação SPEED/H e SPEED/ODO está activado.
Condição
A moto está parada.
400318-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação H apareça no
canto inferior direito do visor.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
O menu de configuração é exibido e as funções activadas aparecem ilumina-
das.
Premindo brevemente a tecla comuta-se para a função desejada.
A função seleccionada pisca.
Activar função
Premir a tecla .
O símbolo permanece disponível no visor e a indicação comuta para a fun-
ção seguinte.
Desactivar função
Premir a tecla .
O símbolo no visor apaga-se e a indicação comuta para a função seguinte.
Todas as funções desejadas devem ser activadas ou desactivadas de forma corres-
pondente.
Premir a tecla 3 - 5 segundos.
As configurações são memorizadas e o menu de configuração fecha-se.
Info
Se durante 20 segundos não se accionar nenhuma tecla ou se não se rece-
ber um impulso do sensor de rotação da roda, as configurações são automa-
ticamente memorizadas e o menu de configuração é fechado.
COMANDOS 17
5.21Consultar tempo das voltas
Info
Esta função apenas pode ser efectuada quando se parou a contagem do tempo das voltas.
Condição
A moto está parada.
400321-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação LAP apareça
no canto inferior direito do visor.
Premir a tecla brevemente.
Do lado esquerdo do visor é indicado LAP 1.
As voltas 1-10 podem ser consultadas com a tecla .
Tecla sem função.
Premir a tecla brevemente.
Modo de indicação seguinte
Info
Se se receber um impulso do sensor de rotação da roda, o lado esquerdo do
visor comuta de volta para o modo SPEED.
5.22Modo de indicação SPEED (velocidade)
400317-02
Premir a tecla brevemente, o número de vezes necessárias, até que a indicação
SPEED apareça no lado esquerdo do visor.
No modo de indicação SPEED é indicada a velocidade actual.
A velocidade actual pode ser indicada em Km/h ou em Mph.
Info
Efectuar a regulação específica do país.
Logo que se receba um impulso da roda dianteira, o lado esquerdo do visor do
taquímetro comuta para o modo SPEED e aparece a velocidade actual.
5.23Modo de indicação SPEED/H (horas de funcionamento)
400316-01
Condição
A moto está parada.
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação H apareça no
canto inferior direito do visor.
No modo de indicação H são indicadas as horas de funcionamento do motor.
O contador das horas de funcionamento memoriza o tempo total da viagem.
Info
O contador das horas de funcionamento é necessário para o cumprimento dos
trabalhos de manutenção.
Se, no arranque, o taquímetro estiver no modo de indicação H, comuta automa-
ticamente para o modo de indicação ODO.
O modo de indicação H é premido durante a viagem.
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
A indicação comuta para o menu de configuração das funções
do taquímetro.
Premir a tecla
brevemente.
modo de indicação seguinte
COMANDOS 18
5.24Modo de indicação SPEED/CLK (relógio)
400319-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação CLK apareça
no canto inferior direito do visor.
No modo de indicação CLK aparece o relógio.
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
A indicação comuta para o menu de configuração das horas.
Premir a tecla
brevemente.
modo de indicação seguinte
5.25Modo de indicação SPEED/LAP (tempo da volta)
400320-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação LAP apareça
no canto inferior direito do visor.
No modo de indicação LAP, podem parar-se com o cronómetro até 10 tempos de voltas.
Info
Se o tempo da volta continuar a decorrer depois de se premir a tecla é porque
estão ocupadas 9 posições de memória.
A volta 10 deve ser parada com a tecla .
Premir a tecla . Inicia ou pára o relógio.
Premir a tecla . Pára o tempo da volta que está a decorrer, memoriza-o e o cro-
nómetro inicia a volta seguinte.
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
O cronómetro e o tempo da volta são repostos.
Premir a tecla
brevemente.
modo de indicação seguinte
5.26Modo de indicação SPEED/ODO (odómetro)
400317-01
Premir a tecla o número de vezes necessárias até que a indicação ODO apareça
no canto inferior direito do visor.
No modo de indicação ODO é indicado o percurso total percorrido.
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
Premir a tecla
brevemente.
Modo de indicação seguinte
5.27Modo de indicação SPEED/TR1 (Tripmaster 1)
400323-01
Premir a tecla brevemente o número de vezes necessárias até que a indicação
TR1 apareça no canto superior direito do visor.
O TR1 (Tripmaster 1) continua a funcionar e conta até 999,9.
Com ele pode medir-se a duração dos percursos desde a partida ou a distância entre
duas paragens para abastecer.
TR1 está acoplado a A1 (velocidade média 1) e S1 (cronómetro 1).
Info
Se se ultrapassar 999,9, os valores TR1, A1 e S1 são automaticamente repostos
a 0,0.
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla . sem função
Premir a tecla 3
- 5 segundos.
As indicações de TR1, A1 e S1 são repostas para 0,0.
Premir a tecla
brevemente.
modo de indicação seguinte
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KTM 350 XCF-W 2012 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário