FRESAGEM DE TERRENOS MACIOS: conduza o timão para a posição (A). Esta posição corresponde a uma grande profundidade de trabalho.
Faça o arranque do motor com o timão na posição (B); deste modo, evita-se que as enxadas tenham a sua superfície arranhadas.
n CAIXA DE VELOCIDADES (g. 12-13): Lubricante: use óleo SAE 80. Cantidade óleo : 0,40 l. Para vericar o nível, estacione a máquina
numa superfície plana. Desatarraxe o tampão (1, g. 12) e verique se o óleo chega ao nível inferior do furo. O tampão de enchimento corresponde
ao nível do óleo. Controle o nível a cada 60 horas de trabalho.
Para substituir o óleo: descarregue o óleo usado retirando o tampão (1, g. 12) e inclinando o motocultivador.
A descarga do óleo deve ser feita com a máquina quente. Assim que todo o óleo tiver escoado, reabasteça com óleo novo até ao nível inferior do
furo e atarraxe o tampão (1, g. 12). Desatarraxe o tampão (2, g. 13) e abasteça a caixa de velocidades com óleo novo até ao nível inferior do furo,
mantendo a máquina inclinada. Atarraxe o tampão. Substitua o óleo a cada 150 horas de trabalho.
n SEDE DE ENGATE DA ALFAIA (Fig. 14) Depois de cada uso, limpe e lubrique a sede (2) por intermédio do lubricador (1).
n MANUTENÇÃO DA BARRA DE CORTE A barra de corte necessita de uma manutenção correcta e frequente. A lavagem e a limpeza
da lâmina são consideradas indispensáveis depois de cada utilização da mesma. Quando a máquina não for utilizada durante longos períodos, é
indispensável proteger a barra e a lâmina com substâncias anticorrosivas e anti-oxidantes.
n SUBSTITUIÇÃO DA LÂMINA CORTANTE (Fig. 15) A desmontagem da lâmina superior para a aação ou substituição é feita
desatarraxando os parafusos (1) e extraindo a lâmina por intermédio de um pino introduzido no furo (2). Depois de 2 ou 3 aações, é aconselhável
substituir a lâmina. Aconselhamos substituir a lâmina inferior em função do seu desgaste após cerca de duas substituições da superior. Substitua ao
mesmo tempo os prensadores de plástico (3).
n COMO AFIAR A LÂMINA (Fig. 16) Dependendo da intensidade de trabalho, a lâmina deve ser periodicamente aada. Aconselhamos
aá-la não além das 15 horas de trabalho. Para esta nalidade, é preciso remover e limpar bem a lâmina. É preciso controlar o estado dos dentes
e vericar se não estão deformados. Em seguida, é possível proceder à aação. Geralmente, utiliza-se um aador manual com cerca de 15000
- 20000 rpm e com ponta de aação de cabeça maciça de 25 mm de diâmetro e cerca de 35 mm de comprimento. Os dentes da barra necessitam
de um ângulo de aação de 35° - 40°.
n MANUTENÇÃO DA FRESA (Fig. 17): Todas as vezes que se usa a fresa, é necessário que o operador verique: a) se os parafusos e
porcas de xação das estrelas direita e esquerda no veio da fresa estão bem apertados; b) se todos os parafusos e porcas de xação das enxadas
estão bem apertados. A cada 60 horas, verique o nível de óleo na caixa desatarraxando o tampão (1, g. 17). O óleo deve chegar ao nível inferior
do furo. Substitua o óleo a cada 150 horas de trabalho. Para descarregar o óleo, retire o tampão (1) e incline a fresa. A descarga do óleo deve ser
feita com a máquina quente. Assim que todo o óleo tiver escoado, reabasteça com óleo novo até ao nível inferior do furo. Atarraxe o tampão.
n DESCRIÇÃO (Fig. 18) 1) Alavanca de comando Start-Stop - 2) Alavanca de comando da transmissão das rodas motrizes - 3) Alavanca de
comando do engate da alfaia - 4) Motor - 5) Alavanca de regulação do guiador lateral - 6) Barra de comando das velocidades.
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