CAME ETI/SER Xip Configuration manual

Tipo
Configuration manual
ETI/SER Xip
24812590
www.bpt.it
Manual de configuração
Portugûes PT
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ÍNDICE
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ÍNDICE
CONFIGURAR O PC ........................................................................ Pág. 4
CONFIGURAR O SERVIDOR ETI/SER XIP.............................................. Pág. 6
Aceder à página de configuração ................................................................... 6
Configuração ........................................................................................ 7
Dados ETI/SER XIP................................................................................... 7
Configurar rede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Data e hora ......................................................................................... 8
Alterar login e palavra-passe ........................................................................ 8
Sistema Xip .......................................................................................... 9
Configurar Master/Slave ............................................................................ 9
Entradas e câmaras de vídeo ........................................................................ 10
Multiservidor ....................................................................................... 11
Xip PABX . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Glossário............................................................................................ 12
Introdução à programação do fluxo de chamadas .................................................. 13
Configurações gerais................................................................................ 14
Agenda telefónica .................................................................................. 14
Transferências....................................................................................... 15
Exceções ............................................................................................ 16
Desvios ............................................................................................. 17
Perfis................................................................................................ 18
Faixas horárias ...................................................................................... 19
Programação semanal .............................................................................. 20
Dias especiais ....................................................................................... 21
Programação extraordinária ........................................................................ 22
Credenciais ......................................................................................... 23
Extensões ........................................................................................... 26
Exemplo prático de gestão de chamadas de porteiro e de vídeo porteiro......................... 28
Descrição da instalação ............................................................................. 28
Pedidos do cliente .................................................................................. 28
Programação........................................................................................ 29
Controlo de acessos ................................................................................. 35
Como criar uma autorização ........................................................................ 35
Utilizadores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 36
Grupos.............................................................................................. 37
Percursos ........................................................................................... 39
Faixas horárias ...................................................................................... 40
Programas semanais ................................................................................ 40
Feriados............................................................................................. 41
Autorizações ........................................................................................ 42
Exemplo prático de controlo de acessos ............................................................ 43
Descrição da instalação ............................................................................. 43
Pedidos do cliente .................................................................................. 43
Programação........................................................................................ 44
Registo do Servidor.................................................................................. 49
Eventos ............................................................................................. 49
Registos............................................................................................. 50
Administração ....................................................................................... 51
Software e configuração ............................................................................ 51
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CONFIGURAR O PC
Antes de realizar a configuração de todo o sistema, é necessário configurar o PC para que esteja pronto
para comunicar corretamente com o servidor ETI/SER Xip quando conectado.
Os requisitos do PC devem ser:
- Mínimo Windows XP
- Adobe Flash Player 10
Ligue o computador e proceda da seguinte forma:
Com o botão direito do rato, clique no ícone “Locais na rede.
No menu suspenso, clique no ícone “Propriedades.
Selecione “Ligação de área local (LAN)” e com o botão direito do
rato, clique no ícone “Propriedades”.
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Selecione “Protocolo de Internet
(TCP/IP)” e clique em “Propriedades.
Nesta página selecione a opção “Uti-
lizar o seguinte endereço IP” e preen-
cha os campos da seguinte forma:
Endereço IP: 192.168.1.3
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Clicando em OK o nosso PC está pron-
to para dialogar com o servidor ETI/
SER Xip.
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CONFIGURAR O SERVIDOR ETI/SER XIP
Aceder à página de configuração
Para aceder à página de configuração do servidor ETI/SER XIP é necessário digitar no browser que utiliza
habitualmente o endereço http://192.168.1.1
Passados alguns instantes aparece a página web de configuração
que, para permitir o acesso, pede as credenciais do utilizador.
Estão disponíveis dois perfis diferentes, um para o instalador e
um para o utilizador, cujas credenciais de fábrica são:
Perfil de Instalador
Nome de utilizador:
installer
Palavra-passe: 112233
Perfil de Utilizador
Nome de utilizador:
user
Palavra-passe: user
Nota
O instalador tem acesso a todas as páginas de configuração, o Utilizador apenas às páginas identifica-
das com o ícone Utilizador.
Login
Home
Home
Conguração
Sistema XIP
XIP PABX
Controlo de acessos
Registos
Administração
Data
Bem-vindo
Hora
Tipo de equipamento
Estado ligações
Ligações ativas
Endereço IP
Máscara
Porta
Login
Nome de utilizador
Installer
Palavra-passe
******
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Dados ETI/SER XIP
Configuração
Configurar rede
Nome e posição do servidor ETI/SER XIP
Digite o endereço IP escolhido para este disposi-
tivo e a respetiva máscara. Se necessário, digite
no campo abaixo também o gateway predefinido
para a sub-rede escolhida.
Os outros dados contidos na janela servem para
identificar o dispositivo dentro da rede.
Com “Https” ativo é criado um canal de comunica-
ção codificado (SSL) entre os browsers, o eventual
porteiro e o servidor através de uma troca de
certificados.
Para obter os certificados necessários para esse
tipo de comunicação, prima o botão A.
Nome do responsável ou pessoa de contacto em
caso de necessidade
Nota: os campos marcados com um asterisco são obrigatórios.
A
m Atenção!
Depois de ter alterado os parâmetros de rede, premindo o botão “Guardar” perde a ligação com o dis-
positivo. Para restabelecer a ligação pode ser necessário configurar o PC como indicado anteriormente.
Identicação ETI/SER XIP
Dados ETI/SER XIP
Guardar
Guardar
Enviar
Responsável
Identicação ETI/SER XIP
Endereço
Nome/Organização
Número de telefone
Telemóvel
Endereço IP
Máscara de sub-rede
Gateway
DNS
Porta do servidor web
Recuperar autoridade certicadora SSL
Https
Congurar rede
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Alterar login e palavra-passe
Usando esta janela o instalador pode alterar o seu Nome de utilizador e a Palavra-passe e os do Utilizador.
O Utilizador só pode alterar o seu Nome de utilizador e a Palavra-passe.
Data e hora
Usando esta janela é possível definir a data e a
hora e o fuso horário corretos e, eventualmente,
fazer depender o ajuste desses dados do servidor
NTP.
Data
Hora/Min
Servidor NTP
Fusos horários
Data e hora
Nome de utilizador atual Nome de utilizador atual
Instalador Utilizador
Alterar login e palavra-passe
Guardar Guardar
Novo nome de utilizador Novo nome de utilizador
Palavra-passe atual Palavra-passe atual
Nova palavra-passe Nova palavra-passe
Digite novamente a palavra-passe Digite novamente a palavra-passe
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Sistema Xip
Configurar Master/Slave
Num sistema que requer a presença de um ETI/SER Xip e vários gateway ETI-Xip, o ETI/SER Xip tem de
ser necessariamente o master e é o primeiro a ser programado.
m Atenção!
A configuração do método de comunicação “SSL” (Secure Sockets Layer) tem de ser a mesma em todos
os dispositivos do sistema.
A primeira parte da janela A permite escolher uma porta de comunicação através da qual os slaves co-
municam com o ETI/SER Xip master; no espaço B indique a porta através da qual os slaves comunicarão
com o eventual backup, no caso de interrupção temporária da comunicação com o master (para ambos
os campos o valor admitido vai de 20050 a 20166).
A tabela C permite adicionar os ETI-Xip slave (se presentes) que irão fazer parte do sistema; para isso,
prima o botão D Adicionar”.
A
B
C
D
Na janela que aparece digite o nome do ETI-Xip slave (o endere-
ço IP é facultativo e é detectado automaticamente pelo master).
Após ter realizado a configuração dos outros ETI-Xip a coluna Endereço BPTL 3 mostra o endereço do
slave ligado e a coluna Estado o estado da comunicação.
Desligado ou em fase de ligação (a ligação pode requerer uma espera equivalente à complexidade
do sistema)
Ligado e totalmente a funcionar
Congurar Master/Slave
master
Adicionar
Remover
Guardar
Ativar um novo slave
Descrição
Endereço IP
Guardar
Tipo ETI/SER XIP
Porta master
Porta backup
Descrição Endereço IP Endereço BPTL3
Estado Backup
Endereço IP do master
Endereço BPTL3 master
Endereço BPTL3 backup
Endereço IP do backup
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Após ter adicionado todos os slaves que fazem parte do sistema é possível fazer com que um deles (o
com a caixa Backup identificada com E) execute continuamente o backup do ETI/SER Xip master.
No caso de avaria do ETI/SER Xip master, o backup substitui-o e os slaves comunicarão com ele através
da porta especificada no ponto 2.
m Atenção!
O gateway ETI Xip destinado a substituir o servidor ETI/SER Xip, em caso de avaria é capaz de garantir apenas as
funções básicas de vídeo portaria e de controlo de acessos do sistema.
E
Entradas e câmaras de vídeo
A tabela contém todas as entradas ligadas ao sistema e a quais ETI estão ligadas.
Adicionar
Remover
Guardar
Descrição Endereço IP Endereço BPTL3
Estado Backup
Entradas e câmaras de vídeo
Endereço Nome Nome do dispositivo Propriedades
Atualizar
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Multiservidor
Em sistemas que incluem a presença de vários servidores, esta secção permite monitorar o estado dos
outros servidores ligados ao sistema.
Um servidor pode não estar registado 1 se existirem problemas na ligação de rede entre os dispositivos
(neste caso também é impossível a sincronização 2) ou se o endereço atribuído ao servidor selecionado
na fase de programação do sistema tiver sido alterado; neste caso, digite o novo endereço no espaço
3 e prima “Guardar”.
Pelo contrário, um servidor registado mas não sincronizado não permite saber o estado dos dispositivos
ligados ao mesmo. Se os servidores tiverem sido configurados para comunicar com portas diferentes,
então a sincronização é impossível. Por isso, é necessário que o parâmetro “Porta do servidor Web da
secção “Configurar rede coincida com o parâmetro “Porta” desta página, e que o parâmetro “Https” da
secção “Configurar rede coincida com o mesmo desta página. Digite esses parâmetros corretamente
nos campos no fundo da página 4 correspondentes à linha selecionada.
1 2
3
4
Guardar
Endereço
Porta
Https
Nome
Multiservidor
Endereço Porta Https Registado Sincronizado
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Xip PABX
Fonte chamada:
São os dispositivos, o bloco ao qual pertencem ou os porteiros onde tem origem uma chamada.
Destino chamada:
São os dispositivos, os porteiros ou grupos de porteiros aos quais pode ser enviada uma chamada.
Transferências:
São as chamadas originalmente endereçadas a um específico destinatário, porteiro ou grupo de portei-
ros, que são transferidas para outros destinatários.
Desvios:
São as chamadas desviadas para outros destinatários, porteiros ou grupos de porteiros, depois que os
destinatários originais não atenderam.
Perfis:
São combinações de Transferências” e “Desvios”.
Faixas horárias:
São intervalos de tempo associados a um dias da semana.
Atenção: Para cada faixa horária específica, é possível ativar 1 único perfil.
Programação semanal:
É o conjunto de associações entre os “Perfis” e as “Faixas horárias”.
Exceções:
São as chamadas originalmente endereçadas a um específico destinatário, porteiro ou grupo de por-
teiros, que são transferidas para outros destinatários; só podem ser utilizadas para a “Programação
extraordinária”.
Dias especiais:
São intervalos de tempo (geralmente feriados) que só podem ser utilizados para a “Programação ex-
traordinária.
Programação extraordinária:
É o conjunto de associações entre os “Perfis” e os “Dias especiais” ou as “Exceções” e os “Dias especiais”;
a “Programação extraordinária substitui a “Programação semanal” só no intervalo de tempo definido
pelos “Dias especiais”.
Tipo de
chamada
Onde pode ter origem ou ser destinada uma chamada
Bloco Placa botoneira Extensão interna Porteiro Grupo de Porteiros
Fonte SIM SIM SIM SIM NÃO
Destino NÃO NÃO SIM SIM SIM
Transferência
(Destino) NÃO NÃO SIM SIM SIM
Desvio
(Destino) NÃO NÃO SIM SIM SIM
Glossário
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Programação semanal
Programação
extraordinária
Dias especiais
Exceções
Perfis
Faixas horárias
Intervalo de tempo
Dia da semana
Transferências
Desvios
Perfis
Destino chamada
Destino desvio
Fonte chamada
Destino chamada
Destino transferência
Fonte chamada
Destino chamada
Destino transferência
Data e hora de início
Data e hora de fim
Introdução à programação do fluxo de chamadas
Mediante uma programação adequada, as chamadas podem ser transferidas para destinatários diferen-
tes da extensão chamada (geralmente para um porteiro), ou serem desviadas para outros destinatários
no caso do destinatário não poder atender; esses fluxos de chamadas também podem ser regulados
para seguirem percursos diversificados em horas ou dias da semana predefinidos.
Também é possível incluir programações extraordinárias para dias especiais do ano.
Programação semanal
Programação extraordinária
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Configurações gerais
Tempo de toque após o qual o utilizador chamado
é considerado ausente
Tempo de toque, com desvio de chamada ativo,
após o qual o utilizador chamado é considerado
ausente e é ativado o desvio
Tempo máximo concedido ao porteiro para tentar
a ligação ao sistema antes de notificar o timeout
As placas botoneiras do sistema XIP também
podem funcionar com dispositivos telefónicos.
Por isso, no caso de comunicação ativa entre eles,
os comandos Abrir a porta, AUX1 e AUX2 podem
ser ativados por sequências DTMF, isto é, por se-
quências de algarismos digitados no teclado do
terminal telefónico.
Esses códigos podem ser configurados na janela
ilustrada ao lado.
O código deve ser composto por asterisco segui-
do por um número composto no mínimo por um
e no máximo por 4 algarismos.
A janela “Agenda telefónica permite criar um
ficheiro com os números abreviados atribuídos
aos dispositivos ligados ao sistema ou a um ramo
do mesmo.
Selecione o formato do ficheiro que deseja obter A.
Selecione o ramo do sistema ao qual estão liga-
das as extensões que deseja obter os números
abreviados 2.
Prima o botão Recuperar“ para criar o ficheiro.
Atenção!
O “Tempo de toque” deve ser maior do que o
“Tempo de toque com desvio”.
A
3
2
Agenda telefónica
Congurações gerais
Guardar
Guardar
Recuperar
Agenda telefónica
Tipo de cheiro:
Tempo de toque
Abrir a porta
Códigos de ativação
Tempo de toque com desvio
AUX1
Timeout registo porteiro
AUX2
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Transferências
A janela “Transferências permite alterar o percurso de uma chamada de forma que seja transferida para
um recetor diferente (geralmente o porteiro ou grupo de porteiros) do programado.
Premindo o botão Adicionar é possível construir um novo percurso para chamadas específicas.
Na área A é possível selecionar, na lista dos componentes do sistema, aquele onde tem origem a
chamada; da mesma forma na área B é possível selecionar o componente destinatário da chamada.
Se os destinatários da chamada forem todos os utilizadores do sistema, é possível selecionar a caixa
QualquerC. Com base no par fonte-destino é aplicada a regra de transferência.
Na área D é possível selecionar o destinatário da transferência.
Se uma chamada tiver de ser dirigida ao destinatário original e não ser transferida, digite a fonte e o
destino específico e selecione a caixa 5 “Direto.
Na área 6 atribua um nome descritivo à transferência criada.
m Atenção!
As “Transferências” são realizadas seguindo a ordem de ativação presente na tabela de resumo; para
alterar a ordem de ativação utilize os botões “P/ CIMA” e “P/ BAIXO”.
A B
D
C
6E
Transferências
Descrição
Fonte chamada Destino chamada
Transferência
Qualquer Direto
Descrição
Fonte chamada Destino chamada Transferência Adicionar
Alterar
Eliminar
P/ CIMA
P/ BAIXO
Guardar
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Exceções
A janela “Exceções permite construir percursos de chamada que constituirão exceções aos percursos
construídos através da janela Transferências”.
As “Exceções podem ser utilizadas para compor a Programação extraordinária”; as “Exceções estão
sempre subordinadas aos Dias especiais”.
Premindo o botão Adicionar é possível construir um percurso novo para chamadas específicas, através
do mesmo processo utilizado para criar as Transferências”.
m Atenção!
As “Exceções” são realizadas seguindo a ordem de ativação presente na tabela de resumo; para alterar
a ordem de ativação utilize os botões “P/ CIMA” e “P/ BAIXO”.
Exceções
Descrição Fonte chamada Destino chamada Transferência Adicionar
Alterar
Eliminar
P/ CIMA
P/ BAIXO
Fonte chamada Destino chamada
Transferência
Qualquer Direto
Descrição
Guardar
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Desvios
A janela “Desvios permite definir um novo destinatário para uma chamada que o destinatário original
não atendeu.
Premindo o botão Adicionar é possível criar um desvio, procedendo da seguinte forma.
Na janela A selecione o destino da chamada a desviar; na área B é possível especificar as causas que
causaram o desvio da chamada ; na janela 3 selecione o destinatário do desvio; na janela 4 atribua
um nome descritivo ao desvio.
m Atenção!
Os “Desvios” são realizados seguindo a ordem de ativação presente na tabela de resumo; para alterar a
ordem de ativação utilize os botões “P/ CIMA” e “P/ BAIXO”.
A 3
4
2
Desvios
Descrição Destino chamada Do not Ocupado
Não atende
Não disponível
Desvio Adicionar
Eliminar
P/ CIMA
P/ BAIXO
Descrição
Destino chamada Desvio
Selecionar tudo
Ocupado
Não incomodar
Não atende
Não disponível
Guardar
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Perfis
A janela “Perfis permite criar grupos de TransferênciaseDesvios”.
Selecionando um perfil na janela principal, as Transferências e os Desvios que o compõem são apre-
sentados nas duas janelas por baixo.
Premindo o botão Adicionar é possível criar um perfil, procedendo da seguinte forma.
A
2
3
Atribua um nome ao
perfil 1.
na lista das Transfe-
rênciasB, escolha os
desejados e prima o
botão “Adicionar para
os incluir no Perfil”.
Proceda da mesma for-
ma para os Desvios
3 disponíveis.
No fim prima o botão
Guardar”.
Pers
Nome
Transferências
Transferências
Nome
Desvios
Desvios
Adicionar
Alterar
Eliminar
Guardar
Adicionar ->
Adicionar ->
<-Remover
<-Remover
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Faixas horárias
As “Faixas horárias são intervalos de tempo associados a um dia da semana; as faixas horárias podem
ser associadas a um dos Perfis”.
Atenção: Para cada faixa horária específica, é possível ativar 1 único perfil.
Premindo o botão Adicionar é possível criar uma faixa horária, procedendo da seguinte forma.
Digite dentro do espaço 1 um nome o mais possível descritivo da faixa horária.
Selecione o dia da semana B a associar à faixa horária 3.
No fim prima o botão Guardar”.
A 2
3
Faixas horárias
Descrição Dia Hora de início
sexta-feira
Guardar
Dia da semana
Descrição
Hora de início
Hora de m
Hora de m Adicionar
Alterar
Eliminar
20
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Programação semanal
Usando a janela Programação semanal é possível associar um perfil a uma faixa horária.
A 2
3
4
Premindo o botão Adicionar é possível escolher
dentro da área 1 uma faixa horária e associá-
la a um dos perfis anteriormente criados,
escolhendo-o na janela B.
No fim prima o botão Guardar”.
A janela principal mostrará a lista das programa-
ções criadas.
m Atenção!
O sistema realiza a atualização da programação do fluxo de chamadas a cada 30 minutos.
Para que a programação tenha efeito imediato, prima o botão “Agendar4.
Programação semanal
Faixa horária
Faixa horária Pers
Dia Hora de início Hora de m Perl Adicionar
Alterar
Eliminar
Agendar
Guardar
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