Garmin Piloto automatico eyector Reactor 40 Guia de referência

Tipo
Guia de referência
REACTOR
40 KICKER
DO MOTOR DE POPA 40
Informações importantes sobre segurança
ATENÇÃO
Consulte o guia Informações importantes sobre segurança e
sobre o produto na caixa do produto para obter mais detalhes
sobre avisos e outras informações importantes.
Você é responsável pela operação prudente e segura da sua
embarcação. O piloto automático é uma ferramenta que
aprimora as capacidades de funcionamento do seu barco. Isso
não o isenta da responsabilidade de usar o seu barco de
maneira segura. Evite perigos na navegação e nunca deixe o
leme sem supervisão.
Esteja sempre preparado para recuperar o controle manual de
sua embarcação.
Se o motor tem um interruptor de bloqueio, você deve saber
como operá-lo em caso de emergência. Se o motor não tem um
interruptor de bloqueio, instale um antes de instalar o sistema
de piloto automático.
Aprenda a operar o piloto automático em mar aberto e sem
perigos.
Tenha cuidado ao operar o piloto automático próximo a perigos
na água, como cais, estacas e outras embarcações.
CUIDADO
Quando em uso, tenha cuidado com superfícies quentes nos
componentes dissipador de calor, motor e solenoide.
Quando em uso, tenha cuidado com o risco de apanhamento ou
compressão das peças móveis.
A falha ao instalar e manter este equipamento de acordo com
essas instruções pode resultar em danos ou ferimentos.
Configuração do piloto automático
O sistema piloto automático deve ser configurado e ajustado à
dinâmica do barco. O Assistente do estaleiro e o
Assistente de
avaliação do mar são usados para configurar o piloto
automático. Esses assistentes orientam-no através das etapas
de configuração necessárias.
Caso seu pacote de piloto automático não contenha um controle
do timão, você deve configurar o sistema de piloto automático
utilizando um chartplotter compatível na mesma rede NMEA
2000
®
da CCU do piloto automático. Instruções para
configuração utilizando o controle do timão ou um chartplotter
são fornecidas.
Assistente do estaleiro
AVISO
Se você executar o
Assistente do estaleiro enquanto o barco
está fora da água, permita que haja espaço para a
movimentação do leme, a fim de evitar danos ao leme ou outros
objetos.
Você pode executar o Assistente do estaleiro com o barco
dentro ou fora da água.
Se o barco estiver na água, ele deve permanecer em repouso
enquanto você executa o assistente.
Execução do
Assistente do estaleiro
1
Ligue o piloto automático.
Na primeira vez que ligar o piloto automático, você deverá
realizar uma breve sequência de configuração.
2
Se o
Assistente do estaleiro não iniciar automaticamente
após a sequência de configuração, selecione uma opção:
No controle do timão, selecione Menu >
Config. > Config
piloto autom revend > Assistentes > Assistente do
estaleiro
.
No chartplotter, selecione Configurações
> Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto >
Assistentes > Assistente do estaleiro
.
3
Selecione o tipo de embarcação Casco c/ deslocam.
motorizado
.
4
Insira o valor de velocidade máxima para o motor de popa.
O valor de velocidade máxima deve ser a velocidade máxima
do barco ao usar somente o motor de popa.
5
Digite 6.000 como o valor máximo de RPM para o motor de
popa.
6
Teste a direção de navegação (Teste da direção de
navegação, página 1).
7
Se necessário, selecione a fonte de velocidade (Seleção de
uma fonte de velocidade,
página
1).
8
Se necessário, verifique o tacômetro (Verificação do
tacômetro, página 2)
.
9
Revise os resultados do Assistente do estaleiro (Revisão
dos resultados do Assistente do estaleiro, página 2).
Depois de concluir o Assistente do estaleiro, você deve
desativar a válvula Shadow Drive
nas configurações. Este
sistema de piloto automático não é compatível com a válvula
Shadow Drive e uma mensagem de erro será exibida até que
você a desative.
Teste da direção de navegação
1
Enquanto estiver parado ou movendo-se a uma baixa
velocidade, selecione e .
Quando você selecionar , o motor deve virar o barco para a
esquerda. Quando você selecionar , o motor deve virar o
barco para a direita.
2
Selecione Continuar
.
3
Selecione uma opção:
Se o teste de navegação virar o barco na direção correta,
selecione Sim
em um controle do timão.
Se o teste de navegação virar o barco na direção correta,
selecione Próximo
em um chartplotter.
Se o teste de direção virar o barco na direção oposta,
selecione Não em um controle do timão e repita as etapas
de 1 a 3.
Se o teste de direção virar o barco na direção oposta,
selecione Alternar direção
em um chartplotter e repita as
etapas de 1 a 3.
Seleção de uma fonte de velocidade
Selecione uma opção:
Se você conectou o fio da vela de ignição no atuador do
acelerador a um cabo da vela de ignição no motor,
selecione Tac - NMEA 2000 / Proprietário.
Se você não conectou o fio da vela de ignição no atuador
de acelerador, selecione GPS como uma fonte de
velocidade.
OBSERVAÇÃO:
a Garmin
®
recomenda a utilização de
uma antena externa de GPS montada com uma visão
desobstruída do céu para fornecer informações confiáveis
e precisas de velocidade do GPS.
Se você não conectou o fio da vela de ignição no atuador
do acelerador ou não tem um dispositivo GPS como uma
fonte de velocidade, selecione Nenhum
.
OBSERVAÇÃO: se o piloto automático não funcionar
corretamente usando Nenhum
como a fonte de
velocidade, Garmin recomenda-se conectar o fio da vela
Março de 2019
190-
02451-90_0A
de ignição no atuador do motor ou utilizar uma antena de
GPS externa como a fonte de velocidade.
Verificação do tacômetro
Este procedimento não aparece quando GPS ou Nenhum
estiver selecionado como a fonte de velocidade.
Selecione Continuar.
Devido ao projeto de um motor de popa, não há necessidade
de verificar o tacômetro para uso com o sistema de piloto
automático e, portanto, nenhuma informação é mostrada
nesta tela.
Revisão dos resultados do Assistente do estaleiro
Os valores selecionados durante a execução do Assistente do
estaleiro são exibidos.
1
Examine os resultados do Assistente do estaleiro.
2
Selecione qualquer valor incorreto.
3
Corrija o valor.
4
Repita as etapas 2 e 3 para todos os valores incorretos.
5
Ao concluir a revisão dos valores, selecione Concluído.
Desativação da válvula Shadow Drive
Depois de concluir o Assistente do estaleiro, você deve
desativar a válvula Shadow Drive nas configurações. Este
sistema de piloto automático não é compatível com a válvula
Shadow Drive e uma mensagem de erro será exibida até que
você a desative.
Selecione uma opção:
Em um controle do timão, na tela inicial selecione Menu >
Config. > Config. piloto autom. usuário > Shadow
Drive.
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto > Shadow
Drive.
O campo Shadow Drive mostra o status como Desabilit..
Assist. de aval. do mar
O Assist. de aval. do mar configura os sensores fundamentais
do piloto automático e é extremamente importante para
executar o assistente nas condições apropriadas do barco.
Considerações importantes sobre o Assist. de aval.
do mar
O Assist. de aval. do mar deve ser concluído em mar calmo.
Como a natureza do mar calmo está relacionada ao tamanho e
à forma da embarcação, antes de iniciar o Assist. de aval. do
mar, a embarcação deve estar em um local adequado:
A embarcação não deve balançar enquanto permanece
parada ou com movimento muito lento.
A embarcação não deve ser influenciada significativamente
pelo vento.
Ao executar o Assist. de aval. do mar, observe estas
considerações:
O peso no barco deve permanecer equilibrado. Ao realizar
qualquer uma das etapas no Assist. de aval. do mar, não se
mova pelo barco.
Execução do Assistente de avaliação do mar
1
Conduza o barco para uma área aberta de águas calmas.
2
Selecione uma opção:
No controle do timão, selecione Menu > Config. > Config
piloto autom revend > Assistentes > Assistente de
avaliação do mar.
No chartplotter, selecioneConfigurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto >
Assistentes > Assist. de aval. do mar > Início.
3
Se necessário, insira a velocidade máxima do barco somente
quando movido pelo motor de popa.
4
Calibre a bússola (Calibrando a bússola, página 2).
5
Execute o procedimento de Ajuste autom. (Execução do
procedimento de Ajuste autom., página 2).
6
Defina o norte (Definição do norte, página 3), ou faça o
ajuste fino da direção (Configuração do ajuste fino da
direção, página 3).
Calibrando a bússola
1
Selecione uma opção:
Se você estiver realizando este procedimento como parte
do Assist. de aval. do mar, selecione Início.
Se estiver realizando este procedimento fora do Assist.
de aval. do mar em um controle do timão, na tela inicial,
selecione Menu > Config. > Config piloto autom revend
> Configuração da bússola > Calibrar bússola > Início.
Se estiver realizando este procedimento fora do Assist.
de aval. do mar em um chartplotter, selecione
Configurações > Minha embarcação > Config.
instalação piloto auto > Configuração da bússola >
Cal. bússola > Início.
2
Siga as instruções até que a calibração seja concluída,
tomando cuidado para manter o barco o mais estável e plano
possível.
O barco não deve inclinar durante a calibração. Certifique-se
de que um lado da embarcação não esteja mais carregado
do que o outro.
3
Selecione uma opção:
Se a calibração for concluída com êxito em um controle
do timão, selecione Concluído.
Se a calibração for concluída com êxito em um
chartplotter, selecione OK.
Se a calibração não for concluída com êxito, selecione
Repetir e repita as etapas 1 a 3.
Ao concluir a calibração, um valor de qualidade de ambiente
magnético será exibido. O valor 100 indica que a CCU foi
instalada num ambiente magnético perfeito e que foi
corretamente calibrada. Se esse valor estiver baixo, pode ser
necessário realocar a CCU e calibrar a bússola novamente.
Execução do procedimento de Ajuste autom.
Antes de iniciar este procedimento, você deve ter uma longa
faixa de mar aberto disponível.
1
Engate o motor de popa na marcha de avanço em uma
velocidade moderada.
2
Dirija o barco manualmente e aponte em uma direção com
pelo menos 100 a 200 m (100 a 200 yd) de mar aberto.
3
Selecione uma opção:
Se você estiver realizando este procedimento como parte
do Assist. de aval. do mar, selecione Início.
Se estiver realizando este procedimento fora do Assist.
de aval. do mar em um controle do timão, na tela inicial,
selecione Menu > Config. > Config piloto autom revend
> Ajuste piloto autom. > Ajuste autom. > Início.
Se estiver realizando este procedimento fora do Assist.
de aval. do mar em um chartplotter, selecione
Configurações > Minha embarcação > Config.
instalação piloto auto > Ajuste piloto autom. > Ajuste
autom. > Início.
O barco executa vários movimentos em zigue-zague
enquanto o Ajuste autom. está em andamento.
4
Após a conclusão do procedimento, siga as instruções na
tela.
2
5
Se o procedimento de Ajuste autom. não for bem-sucedido,
selecione uma opção:
Se o procedimento de Ajuste autom. não for bem-
sucedido e você ainda não atingiu a velocidade máxima
de cruzeiro, aumente a velocidade, selecione Executar
ajuste autom normal no controle de timão ou Exec.
ajuste auto padrão no chartplotter, e repita as etapas 1 a
3 até que o procedimento de Ajuste autom. seja
concluído com sucesso.
Se o procedimento de Ajuste autom. não ocorrer com
êxito e você tiver atingido a velocidade máxima de
cruzeiro, reduza a velocidade para a velocidade inicial do
Ajuste autom. e selecione Ajuste autom. alternativo
para iniciar um procedimento alternativo.
Se o Ajuste autom. falhar imediatamente e você estiver
viajando em um círculo, em vez de executar os
movimentos de ziguezague, selecione a Dir. naveg. inv.
e nova tentativa > Executar ajuste autom normal no
controle do timão ou Alternar direção > Exec. ajuste
auto padrão no chartplotter e repita as etapas 1 a 3 até
que o procedimento de Ajuste autom. seja concluído
com sucesso.
Quando o procedimento de Ajuste autom. estiver concluído, os
valores de ganho são exibidos. Você pode usar esses valores
para determinar a qualidade do procedimento de Ajuste autom..
Valores de ganho do Ajuste autom.
Após a conclusão do procedimento de Ajuste autom., é possível
rever os valores de ganho fornecidos no controle do timão.
Você pode gravar esses números para referência se quiser
executar o procedimento de ajuste automático posteriormente
ou se quiser ajustar manualmente as configurações de ganho
(não recomendado) (Ajuste das configurações de ganho do
piloto automático, página 4).
Ganho: define a firmeza com a qual o piloto automático mantém
a direção e a agressividade com a qual ele faz as curvas.
Ganho do contador: define a agressividade com a qual o piloto
automático ajusta um excesso de direção depois de fazer
uma curva.
Definição do norte
Antes de iniciar este procedimento, você deve ter uma longa
faixa de mar aberto disponível.
Este procedimento é apresentado se o piloto automático estiver
conectado a um dispositivo GPS opcional e se o dispositivo tiver
adquirido uma posição do GPS. Durante esse procedimento, o
piloto automático alinha a direção da bússola às informações de
Curso sobre o solo (COG) do dispositivo GPS.
Se você não possui um dispositivo de GPS conectado, deverá
fazer o ajuste fino da direção (Configuração do ajuste fino da
direção, página 3).
1
Navegue com o seu barco em linha reta na velocidade de
cruzeiro, a favor do vento e no mesmo sentido da corrente.
2
Selecione uma opção:
Se você estiver realizando este procedimento como parte
do Assist. de aval. do mar, selecione Início.
Se estiver realizando este procedimento fora do Assist.
de aval. do mar em um controle do timão, na tela inicial,
selecione Menu > Config. > Config piloto autom revend
> Configuração da bússola > Definir norte > Início.
Se estiver realizando este procedimento fora do Assist.
de aval. do mar em um chartplotter, selecione
Configurações > Minha embarcação > Config.
instalação piloto auto > Configuração da bússola >
Definir norte > Início.
3
Continue a navegar o barco em linha reta na velocidade de
cruzeiro, a favor do vento, no mesmo sentido que a corrente
e siga as instruções na tela.
4
Selecione uma opção:
Se a calibração for concluída com êxito, selecione
Concluído.
Se a calibração não for concluída com êxito, repita as
etapas 1 a 3.
Configuração do ajuste fino da direção
Este procedimento só aparece se você não tiver um dispositivo
de GPS opcional conectado ao piloto automático. Se o piloto
automático estiver conectado a um dispositivo de GPS que
adquiriu uma posição de GPS, você deverá definir o norte
(Definição do norte, página 3).
1
Selecione uma opção:
Se você estiver realizando este procedimento como parte
do Assist. de aval. do mar, prossiga à etapa 3.
Se estiver realizando esta calibração fora do Assist. de
aval. do mar em um controle do timão, na tela inicial,
selecione Menu > Config. > Config piloto autom revend
> Configuração da bússola > Ajuste fino da direção.
Se estiver realizando esta calibração fora do Assist. de
aval. do mar em um chartplotter, selecione
Configurações > Minha embarcação > Config.
instalação piloto auto > Configuração da bússola >
Ajuste fino da direção > Início.
2
Altere a configuração de ajuste fino da direção até que ela
exiba a direção correta conforme determinada por um
indicador confiável de direção, como uma bússola marítima
ou portátil.
3
Selecione Voltar.
Teste e ajuste da configuração
AVISO
Teste o piloto automático a uma velocidade lenta. Depois de
testar e ajustar o piloto automático a uma velocidade lenta,
teste-o a uma velocidade mais alta para simular condições
normais de funcionamento.
1
Conduza o barco em uma direção com o piloto automático
ativado (manutenção da direção).
O barco pode oscilar um pouco, mas não deve oscilar
significativamente.
2
Vire o barco em uma direção usando o piloto automático e
observe o comportamento.
O barco deve virar suavemente, nem depressa nem lento
demais.
Quando você vira o barco com o uso do piloto automático, o
barco deve se aproximar e estabelecer a direção desejada
com o mínimo de excesso e oscilação.
3
Selecione uma opção:
Se o barco ficar muito rápido ou muito lento, ajuste o
limitador de aceleração do piloto automático (Ajuste das
configurações do limitador de aceleração, página 4).
Se a manutenção de direção oscilar significativamente, ou
se o barco não corrigir a direção quando virar, ajuste o
ganho do piloto automático (Ajuste das configurações de
ganho do piloto automático, página 4).
Se o barco virar com facilidade, a manutenção da direção
oscilar um pouco ou quase nada, e o barco ajustar a
direção corretamente, a configuração estará correta.
Nenhum ajuste adicional será necessário.
3
Ajuste das configurações do limitador de aceleração
1
No controle do timão, ative o Modo de revendedor (Ativação
da configuração do revendedor no controle do timão,
página 4)
2
Selecione uma opção:
Em um controle do timão, na tela inicial selecione Menu >
Config. > Config piloto autom revend > Ajuste piloto
autom. > Limitador de aceleração.
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto > Ajuste
piloto autom. > Limitador Acel..
3
Selecione uma opção:
Aumente a configuração se o piloto automático fizer
curvas muito rapidamente.
Diminua a configuração se o piloto automático fizer curvas
muito lentamente.
Ao ajustar manualmente o limitador de aceleração, faça
ajustes relativamente pequenos. Teste a alteração antes de
fazer ajustes adicionais.
4
Teste a configuração do piloto automático.
5
Repita as etapas 2 a 4 até que o desempenho do piloto
automático seja satisfatório.
Ajuste das configurações de ganho do piloto automático
As definições de ganho do piloto automático são definidas
durante o procedimento de Ajuste autom.. Ajustar esses valores
não é recomendado, e você deve registar os valores pelo
procedimento de Ajuste autom. antes de efetuar quaisquer
alterações.
1
No controle do timão, ative o Modo de revendedor (Ativação
da configuração do revendedor no controle do timão,
página 4)
2
Selecione uma opção:
Em um controle do timão, na tela inicial selecione Menu >
Config. > Config piloto autom revend > Ajuste piloto
autom. > Ganhos do leme.
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto > Ajuste
piloto autom. > Ganhos do leme.
3
Selecione uma opção de acordo com o tipo de barco:
Se você tiver um barco motorizado com quilha de cruzeiro
com a fonte de velocidade definida como Tac - NMEA
2000 / Proprietário ou, Tacômetro ou GPS selecione
Baixa veloc. ou Alta velocidade e ajuste a firmeza com
a qual o leme mantém a direção e faz curvas em baixa
velocidade ou em alta velocidade.
Se você definir esse valor muito alto, o piloto automático
pode ficar superativo e tentar ajustar constantemente a
direção ao menor desvio. Um piloto automático superativo
pode consumir a bateria em uma velocidade maior que a
normal.
Se você tiver um barco motorizado com quilha de cruzeiro
com a fonte de velocidade definida como Tac - NMEA
2000 / Proprietário, Tacômetro ou GPS, selecione
Contador baixa veloc ou Contador de alta veloc e
ajuste a firmeza com a qual o leme corrige o excesso da
curva.
Se você definir esse valor muito baixo, o piloto automático
pode exceder a curva novamente ao tentar agir contra a
curva original.
4
Teste a configuração do piloto automático e repita as etapas
2 e 3 até que o desempenho do piloto automático seja
satisfatório.
Opções avançadas de configuração
Você pode calibrar a bússola, executar o procedimento de
ajuste automático e definir o norte no piloto automático sem
executar os assistentes. Você também pode definir
manualmente cada configuração individual a fim de fazer
pequenos ajustes sem executar os processos completos de
calibração ou configuração.
Ativação da configuração do revendedor no controle
do timão
Opções de configuração avançada não estão disponíveis no
controle do timão em condições normais. Para utilizar as
opções de configuração avançada do piloto automático, você
deve ativar o Modo de revendedor.
Ativar o Modo de revendedor para utilizar as opções de
configuração não é necessário em um chartplotter.
1
Em um controle do timão, na tela inicial selecione Menu >
Config. > Sistema > Informação do sistema.
2
Segure a tecla central por 5 segundos.
O Modo de revendedor é exibido.
3
Selecione Voltar > Voltar.
Se a opção Config piloto autom revend estiver disponível na tela
Configuração, o procedimento foi concluído com êxito.
Como executar manualmente os processos de
configuração automatizada
1
No controle do timão, ative o Modo de revendedor (Ativação
da configuração do revendedor no controle do timão,
página 4)
2
Selecione uma opção:
Em um controle do timão, na tela inicial selecione Menu >
Config. > Config piloto autom revend.
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto > Ajuste
piloto autom..
3
Selecione um processo automático:
Para iniciar os procedimentos de calibração da bússola,
selecione Configuração da bússola > Cal. bússola
(Calibrando a bússola, página 2).
Para iniciar os procedimentos de ajuste do piloto
automático, selecione Ajuste piloto autom. > Ajuste
autom. (Execução do procedimento de Ajuste autom.,
página 2).
Para iniciar os procedimentos de definição do norte,
selecione Configuração da bússola > Definir norte
(Definição do norte, página 3).
4
Siga as instruções na tela.
Definição manual de opções individuais de
configuração
Configurar determinadas opções de configuração pode exigir a
modificação de outras configurações. Estude a seção de
opções de configuração detalhadas antes de modificar qualquer
definiçãoOpções detalhadas de configuração, página 5.
1
No controle do timão, ative o Modo de revendedor (Ativação
da configuração do revendedor no controle do timão,
página 4) .
2
Selecione uma opção:
Em um controle do timão, na tela inicial selecione Menu >
Config. > Config piloto autom revend.
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto.
3
Selecione uma categoria de configuração.
4
Selecione uma opção a ser configurada.
4
As descrições de cada opção estão disponíveis neste
manual (Opções detalhadas de configuração, página 5).
5
Configure o valor da opção.
Várias fontes de informações do sensor
Pode haver várias fontes disponíveis de informações do sensor
para o sistema de piloto automático. Em caso afirmativo, você
pode selecionar uma fonte de dados preferida.
Por exemplo, uma vez que a velocidade do GPS a partir de uma
antena externa é mais confiável e precisa do que a partir de um
receptor integrado de GPS dentro de um chartplotter, você deve
selecionar a antena externa de GPS como a fonte preferida de
dados GPS. Além disso, como pode ser difícil encontrar um
local de montagem ideal para o piloto automático CCU, você
também pode selecionar uma bússola externa de GPS NMEA
2000 ou outro sensor de direção como a fonte preferencial dos
dados de direção.
Seleção de uma fonte preferida de informações do sensor
1
Selecione uma opção:
No controle do timão, na tela inicial, selecione Menu >
Config. > Fontes preferidas.
No chartplotter, selecione Configurações >
Comunicações > Fontes preferidas.
OBSERVAÇÃO: alguns itens no menu Fontes preferidas
somente são exibidos se houver vários sensores que
fornecem os mesmos dados disponíveis no sistema.
2
Selecione uma categoria de dados.
3
Selecione uma fonte.
Opções detalhadas de configuração
Embora qualquer configuração normalmente seja realizada
automaticamente através dos assistentes, você pode ajustar
manualmente qualquer configuração para controlar o piloto
automático.
OBSERVAÇÃO: dependendo da configuração do piloto
automático, determinadas configurações podem não aparecer.
OBSERVAÇÃO: todas as vezes que alterar as configurações
de Fonte de veloc., você deve avaliar as configurações de Lim
RPM baixo, Lim RPM alto, ou Vel. máx., quando aplicável, e
você deve realizar o procedimento de ajuste automático
novamente (Execução do procedimento de Ajuste autom.,
página 2).
Configurações de ajuste do piloto automático
No controle do timão, selecione Menu > Config. > Config
piloto autom revend > Ajuste piloto autom..
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto > Ajuste piloto
autom..
Limitador de aceleração: permite limitar a velocidade de
curvas controladas pelo piloto automático. Você pode
aumentar a porcentagem para limitar a taxa de curvas e
diminuir a porcentagem para permitir uma taxa de curva
maior.
Configurações da fonte de velocidade
No controle do timão, selecione Menu > Config. > Config
piloto autom revend > Config. da fonte de veloc..
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto > Config. fonte
veloc..
Fonte de veloc.: permite selecionar a fonte de velocidade.
Verificar tacômetro: por padrão, essa configuração não mostra
as leituras de RPM do motor de popa. Não há necessidade
de visualizar esses dados.
Lim RPM baixo: permite ajustar o ponto de RPM mais baixo do
barco. Se o valor não corresponder ao valor no controle do
timão ou chartplotter, é possível ajustá-lo.
Lim RPM alto: essa configuração deve ser de 6.000 RPM.
Vel. máx.: permite que você insira a velocidade máxima do
barco somente quando movido pelo motor de popa.
Configurações de ganho do leme
OBSERVAÇÃO: se você definir estes valores muito altos ou
muito baixos, o piloto automático pode ficar superativo, tentando
ajustar constantemente a direção ao menor desvio. Um piloto
automático superativo pode causar excesso de desgaste na
bomba e consumir a bateria em uma velocidade maior que a
normal.
No controle do timão, selecione Menu > Config. > Config
piloto autom revend > Ganhos do leme.
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto > Ganhos do
leme.
Ganho: permite ajustar a firmeza com a qual o leme mantém a
direção e faz curvas.
Ganho do contador: permite ajustar a firmeza com a qual o
leme corrige o excesso da curva. Se você definir esse valor
muito baixo, o piloto automático pode exceder uma curva ao
tentar agir contra a curva original.
Configurações do sistema de navegação
No controle do timão, selecione Menu > Config. > Config
piloto autom revend > Config. sistema de navegação.
Em um chartplotter, selecione Configurações > Minha
embarcação > Config. instalação piloto auto > Conf. do sist.
de naveg..
Verificar dir. de naveg. ou Direç. de naveg: define a direção
para a qual o leme deve se mover para virar a embarcação a
bombordo e a estibordo. Você pode testar e inverter a
direção da navegação se necessário.
Compensação ligação ou Comp. ligação: aperta ou afrouxa a
direção. Quanto maior for a definição do valor de
compensação da articulação, mais o piloto automático
compensará para a direção frouxa.
© 2019 Garmin Ltd. ou suas subsidiárias
Garmin
®
e o logotipo da Garmin são marcas comerciais da Garmin Ltd. ou suas
subsidiárias, registradas nos Estados Unidos da América e em outros países. Reactor
é uma marca comercial da Garmin Ltd. ou de suas subsidiárias. Essa marca comercial
não pode ser usada sem permissão expressa da Garmin.
Honda
®
é uma marca registrada da Honda Motor Co., Ltd. e suas subsidiárias e
afiliadas. Loctite
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é uma marca comercial da Henkel Corporation nos Estados Unidos da
América e em outras localidades.
Mercury
®
é uma marca comercial da Brunswick
Corporation. NMEA
®
NMEA 2000
®
e o logotipo NMEA 2000 são marcas comerciais da
National Marine Electronics Association.
Yamaha
®
é uma marca comercial da Yamaha
Motor Corporation.
5
support.garmin.com
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